3 de fevereiro de 2008

Marchas e frevos na voz quente de Maria Dapaz

Resenha de CD
Título: Ô Abre Alas - As Melhores Marchinhas e Frevos do Carnaval de Todos os Tempos
Artista: Maria Dapaz
Gravadora: Atração Fonográfica
Cotação: * * *

Cantora pernambucana cuja voz bela e potente pouco extrapolou as fronteiras do Nordeste, Maria Dapaz já chega ao 15º álbum. Idealizado para o período carnavalesco, Ô Abre Alas reúne marchas e frevos em seleção até óbvia, mas que ganha ar sedutor por conta do canto caloroso da intérprete. O CD apresenta 24 temas em 16 faixas. Como o maestro Gibba Gouveia não procurou inventar moda com os arranjos, ouve-se um disco correto que, embora gravado em estúdio, procura passar o clima quente dos salões. Além das duas únicas faixas da lavra de Dapaz (Marcha do Abacaxi e o frevo Cantiga pra Lua), a surpresa entre clássicos da folia é Confete, parceria de David Nasser e J. Junior.

27 Comments:

Anonymous Anônimo said...

boa, Mauro! tem muita gente fora do rio e sp que merece espaço

3 de fevereiro de 2008 às 13:30  
Anonymous Anônimo said...

Legal mesmo Mauro tem,como disse o Josué, muita gente fora do eixo Rio - São Paulo que tem talento e merecia mais espaço. Não conheço essa cantora mas acho que seja uma dessas !

Gostei também do que você colocou na crítica " ... Gibba Gouveia não procurou inventar moda com os arranjos ... ".

Salve o frevo !
Um abraço a todos

4 de fevereiro de 2008 às 08:02  
Anonymous Anônimo said...

Será que essa aí também é controversa ?

Pergunto isso pois Elba Ramalho mesmo gravou vários sambas e agora declarou que não gosta de samba e nem sabe sambar, que prefere o carnval de Recife e coisa assim ... Se não gosta de samba porquê gavou COISINHA DO PAI, ALTO LÁ E AS FORÇAS DA NATUREZA ...

4 de fevereiro de 2008 às 09:13  
Anonymous Anônimo said...

Ontem eu li no site Terra essa declaração de Elba Ramalho onde ela diz " que não gosta de samba e nem sabe sambar ". Sandrinha de Sá arrasou no Carnaval da Bahia cantando com Pepeu, Preta Gil e Jauperi e gravou em 2000 uma musica de autoria de Elba Ramalho.

Elas são amigas e já fizeram shows juntas. Elba é quente mas não chega a ferver com a Sandrinha que se sai muito bem num sambinha e se não engano torce para a Caprichosos de Pilares.

4 de fevereiro de 2008 às 09:24  
Anonymous Anônimo said...

Sorte e muita paz para essa Maria da Paz. Até ela começa 2008 com album novo na praça e Sandrinha nada !!!!!

Ô Mauro,nos informe alguma coisa aí vai ?? Qualquer coisa vale !!!

4 de fevereiro de 2008 às 09:25  
Anonymous Anônimo said...

Maria da Paz chega ao 15º disco ????

4 de fevereiro de 2008 às 09:36  
Anonymous Anônimo said...

Pura falta de informação! MARIA DA PAZ é uma cantora genial com muitos anos de carreira, muito ligada as suas raízes pernambucanas. Ela mora em SAMPA, parabéns pelo CD.
NIVALDO

4 de fevereiro de 2008 às 12:38  
Anonymous Anônimo said...

Nivaldo parece que o Mauro também não sabia disso pois ele colocou o seguinte " Cantora pernambucana cuja voz bela e potente ainda não extrapolou as fronteiras do Nordeste "

4 de fevereiro de 2008 às 15:20  
Anonymous Anônimo said...

ME PARECE QUE OS BONS VENTOS NÃO ANDAM SOPRANDO PRO LADO DE ELBA RAMALHO ...

ALEM DESSA DECLARAÇÃO INFELIZ - QUE JÁ ESTÁ CAUSANDO REVOLTA NA INTERNET - OUTRA NOTICIA QUE ESTOUROU ESSES DIAS FOI A CONFIRMAÇÃO DE QUE UMA MUSICA DE CO- AUTORIA DE GERALDO VANDRÉ GRAVADA POR ELBA COM MUITO CUSTO EM UM DVD ANO PASSADO EM SÃO PAULO CHAMADA " CANÇÃO DA DESPEDIDA " SERÁ EXCLUIDA DO DVD POIS O VANDRÉ NÃO AUTORIZOU O REGISTRO.O CO-AUTOR É GERALDO AZEVEDO

ELBA ESTÁ MORDIDA DE RAIVA, MAS NÃO FALA NADA ...GERALDINHO AZEVEDO - QUE PARTICIPOU DA GRAVAÇÃO TOCANDO VIOLÃO - ESTÁ INDIGNADO !

4 de fevereiro de 2008 às 15:37  
Anonymous Anônimo said...

Valeu Nivaldo pelas colocações, prometo que vou procurar ouvir Maria da Paz e seu CD. Sou neto de pernambucano e curto muito frevo !

Também estava pensando essa semana em como as coisas estão dificeis para Elba Ramalho, até comentei com uma amiga super fã de Elba sobre as dificuldades para realizar a gravação desse DVD. Pena toda essa confusão judicial com Geraldo Vandré.

Sobre a declaração dela no Terra sobre o samba, eu li sinceramente não entendi nada. Nada mesmo !



Um abraço a todos
Diogo Santos

OBS : Vadinho, as coisas também não está faceis para Sandra de Sá.Paciência cara !!

4 de fevereiro de 2008 às 16:00  
Anonymous Anônimo said...

Mauro............... Maria DAPAZ ( e não mais Maria da Paz )já estrapolou as fronteiras nordestinas faz tempo.
Mora em Sampa há anos e morou na Europa durante seis anos onde gravou 2 CDs ... É a primeira cantora brasileira a lançar CD (até porque estava na Europa e no Brasil não havia chegado essa mídia...) Bem, tem mais no site dela, visitei, adorei e recomendo. Ah ! Já comprei o CD e tá simlesmente maravilhoso.

4 de fevereiro de 2008 às 17:17  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, concordo com os comentaristas anteriores. Maria Dapaz (e não Maria da Paz) tem uma trajetória incrível. Mora em Sampa há anos e morou na Europa onde lançou 2 CDs. Na época não existia CD no Brasil ainda, por isso Maria Dapaz foi a primeira cantora brasileira a gravar um CD. Acredite ou não. Puxa, visitei o site, tem muitas informações e discos para ouvir e curtir.

4 de fevereiro de 2008 às 17:32  
Anonymous Anônimo said...

Elba não gosta de samba, nem sabe sambar?
E daí?
O samba é um ritmo maravilhoso, mas felizmente o Brasil não é só samba!

Em tempo, o Nordeste tem samba, mas um 'outro samba' que é o samba de roda...

(Elba gravou sambas muito raramente em sua coerente discografia...)

Salve Elba!
Salve o samba!

4 de fevereiro de 2008 às 19:41  
Anonymous Anônimo said...

Ai esta os verdadeiros carnavais onde deixaram o grande embalo para nossos flhos com musicas classicos de carnavais , com a excelente cantora Maria dapaz , que é uma gr4nade compositira .

5 de fevereiro de 2008 às 11:09  
Anonymous Anônimo said...

A Maria da Paz, ou simplesmente, pazinha, é uma cantora completa. Tem uma voz maravilhosa e canta divinamente. Nada de estardalhaço, nada de surpresa... O que é bom, é bom.

5 de fevereiro de 2008 às 11:57  
Anonymous Anônimo said...

Conheço Maria DaPaz desde criança; do seu começo na arte do canto/interpretação. Sem suspeição digo: Maria Dapaz é uma das melhores intérpretes do nosso Brasil. Seu novo CD Ô Abre Alas está impecável. Vale a pena ouvi-lo em qualquer tempo. Como já foi dito, ela há muito atravessou as fronteiras do nosso país, mostrando a partir da Suíça a sua bela voz. Fernando Pires - Afogados da Ingazeira, PE.

5 de fevereiro de 2008 às 14:25  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom Mauro.....acho que Deus pois um controle de qualidade muito apurado na porta dos meus ouvidos e do meu cerebro (Não sei porque), Mas essa menina (Maria Dapaz) passou direto nem bateu pra entrar. rsrsrsr....Abç

5 de fevereiro de 2008 às 23:04  
Anonymous Anônimo said...

Maria Dapaz como intérprete, é simplismente divina. Sua voz é doce, macia, porém forte, personifica a voz da mulher do interior nordestino, os anos vividos fora de Pernambuco e mesmo do Brasil, não apagaram suas raízes tanto na escolha do repertório, como da sua forma interpretativa. Torço prá ver ainda, músicas de Flávio José na vóz de Maria Dapaz.

6 de fevereiro de 2008 às 01:48  
Anonymous Anônimo said...

Que Elba não sabe sambar eu sabia mas que não gosta de samba ??!!

Sobre a "guerra" judicial com a musica do Vandré é a pura verdade pois o Alexandre Valentim que é assessor de imprensa da Ramax já declarou. O DVD será mesmo reeditado.

6 de fevereiro de 2008 às 09:35  
Anonymous Anônimo said...

Sim, Anônimo das 9:36, 15º disco!!! Uma prova (mais uma) de que o que é bom não precisa da mídia e do sucesso entre o "grande público" para existir e sobreviver artisticamente.

6 de fevereiro de 2008 às 13:22  
Anonymous Anônimo said...

Mais do que qualquer coisa, Maria DaPaz sabe cantar, e gosta do que faz, canta música de qualidade, independente do gênero,que toca a alma e o coração...pra quem não conhece vale a pena conhecer e se certificar de que ela ja atravessou fronteiras faz muito tempo
Lau

6 de fevereiro de 2008 às 16:10  
Anonymous Anônimo said...

o disco é uma delícia, classicos da música, cantados de forma deliciosa e sem modismos ou invencionices...

6 de fevereiro de 2008 às 21:09  
Anonymous Anônimo said...

O CD "Ô Abre Alas" da Maria Dapaz, é uma das melhores coisas que aconteceu nos últimos tempos. Sua voz é inconfundível, a percussão é excelente, e como já se disse, não se reinventou a música.

7 de fevereiro de 2008 às 17:32  
Blogger nifesa said...

O CD "Ô AbreAlas", é magnífíco, pois nos trás de volta as eternas marchinas carnavalescas de nosso carnaval e, o melhor de tudo nesta voz fabulosa de DAPAZ. É preciso que conheçam oa demais discos de sua discografia pois são igualmente fabulosos afora, as outras composições dela gravadas por outro icones da nossa MPB, onde algumas já foram sucessos nacional.
Nicélio

13 de fevereiro de 2008 às 20:59  
Blogger nicelio said...

O CD "Ô Abre Alas" é realmente maravilhoso, porém é preciso atentar para os demais já lançados por ela e que são divinos. Vale a pena ouvi-los.
Nicélio

13 de fevereiro de 2008 às 21:15  
Blogger nicelio said...

Realmente, o CD "Ô Abre Alas" é muito bom. Maravilhoso mesmo. Agora falta ouvir o retante da discografia desta grande cantora para ver que tudo é somente uma questão de continuação de um belo trabalho. Parabéns DAPAZ.
Nicélio

13 de fevereiro de 2008 às 22:06  
Blogger Unknown said...

MARIA GOSTEI MUITO DAS SUAS FOTOS VC E MUITO ESPECIAL NA VIDA DA DAGMAR PEREIRA, beijos

11 de junho de 2010 às 13:42  

Postar um comentário

<< Home