23 de fevereiro de 2008

Mais relaxada, Aydar volta bem à cena carioca

Resenha de show
Título: Kavita 1
Artista: Mariana Aydar
Local: Caixa Cultural
Data: 22 de janeiro de 2008
Cotação: * * * *

"Faz um ano que eu não canto aqui. Então estou com a corda toda", avisou Mariana Aydar logo após abrir com o samba Minha Missão (João Nogueira e Paulo César Pinheiro, 1981) a primeira das duas apresentações cariocas de seu show Kavita 1 programadas pelo Caixa Cultural. Foi o retorno da cantora paulista ao Rio de Janeiro quase um ano depois de a sua gravadora - a Universal Music - ter promovido um show no Centro Cultural Carioca para apresentar oficialmente a artista aos formadores de opinião da cidade. Sem a tensão daquela apresentação de 7 de março de 2007, dirigida aos críticos e vips, Aydar se mostrou mais relaxada no palco. Ou nem tanto. "Estava nervosinha antes do show", confidenciou a cantora ao público já no fim da apresentação, depois de cantar Festança, parceria com Duani, e antes de fechá-la com Menino das Laranjas.

Se estava nervosa, Aydar não deixou transparecer o nervosismo em cena. Ela já entrou no palco com segurança, reafirmando sua forte presença cênica e uma intensidade vocal que não salta aos ouvidos com a audição de seu (ótimo) primeiro álbum, Kavita 1, cujo repertório sustenta o roteiro do show. Aliás, houve poucas modificações no roteiro neste intervalo de um ano em que Aydar ficou fora do Rio. As boas novidades foram 1, 2, 3 - uma música do repertório da cantora francesa Camille, de estilo moderninho - e Beleza Pura, o sucesso de Caetano Veloso que o Skank rebobinou para a trilha sonora da novela homônima recém-estreada na Rede Globo e que Aydar já havia interpretado antes no programa Som Brasil dedicado ao compositor e exibido pela mesma TV Globo. "Eu quero deixar claro que a a gente já fazia essa música antes da novela", se apressou em explicar Aydar antes de entoar o primeiro verso. E nem era preciso. Sob a cama percussiva de Fumaça e da bateria de Duani, a cantora reviveu o tema de 1979 com graça. No todo, o show deixou a certeza de que Mariana Aydar voltou muito bem à cena carioca - com direito à cúpula da Universal na platéia.

23 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Aviso aos navegantes, a primeira resenha deste show foi publicada em 8 de março de 2007 e está disponível nos arquivos do blog.

23 de fevereiro de 2008 às 11:47  
Blogger Unknown said...

cantou "Vai Vadiar"?

23 de fevereiro de 2008 às 11:51  
Anonymous Anônimo said...

A verão dela pra Beleza Pura é linda!A que o Skank fez eu achei muita fraca.Nem roça na beleza da versão original que está no disco Cinema Transcedental(do Caetano).

23 de fevereiro de 2008 às 12:43  
Anonymous Anônimo said...

Mais uma cantorazinha supervalorizada por meia-dúzia de "muderninhos".

23 de fevereiro de 2008 às 13:42  
Blogger Flávia C. said...

Meu, será que só eu (e o Marcos aqui de cima, hehe) não vejo graça nessa moça?

23 de fevereiro de 2008 às 17:39  
Anonymous Anônimo said...

Opa Flávia eu sou + 1!!!

23 de fevereiro de 2008 às 21:15  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, quando é o proximo show da moça????

23 de fevereiro de 2008 às 21:28  
Anonymous Anônimo said...

Cara Flávia, eu também sou meio frio com relação à filha de Mário Manga e Bia Aydar. Aliás, como sou com o resto das cantoras recentes: Céu, Ana Cañas, Mariana Baltar, Roberta Sá...

Nada de odiar bestamente - acho até legal o surgimento, as ditas cujas dão uma certa oxigenada na nossa mepebê -, mas, com o perdão da expressão, não fedem nem cheiram para mim. Além de tudo parecer um pouco frio, elegante demais.

Mas é só indiferença, não desgosto da música de Mariana, não. Até acho a voz dela das mais imponentes que há por aí. Se entrasse, digamos, numa loja de CDs e ouvisse "Kavita 1" tocando, não ia achar ruim, não.

Felipe dos Santos Souza

23 de fevereiro de 2008 às 21:36  
Anonymous Anônimo said...

Bom eu vejo muita graça e Mariana canta "Beleza Pura " bem antes da versão do Skank ok

23 de fevereiro de 2008 às 22:40  
Anonymous Anônimo said...

Céu é, disparada, a melhor das novatas. Tem estilo próprio e voz linda.

Jose Henrique

24 de fevereiro de 2008 às 00:39  
Blogger Vinny said...

Eu fui pra um show de Aydar aqui em Salvador e saí mais apaixonado do que entrei. Ela envolve, encanta, apaixona... Ela tem magia no palco!

Vida longa a essa moça!

24 de fevereiro de 2008 às 02:10  
Anonymous Anônimo said...

Eu adoro a Aydar. Kavita é um grande disco e ela "funciona" muito bem ao vivo. Que venham os próximos.

Sarapatel

24 de fevereiro de 2008 às 08:13  
Anonymous Anônimo said...

A melhor versão da música "Beleza Pura" foi feita em duo com A Cor do Som e Daniela Mercury. É só escutar que dá vontade de dançar.

24 de fevereiro de 2008 às 10:32  
Anonymous Anônimo said...

Espero que ao vivo sua voz soe realmente melhor que no CD, bem gostosinho por sinal. O repertório é legal mas acho sua voz muito fraquinha. No dueto com Lecy Brandão, que tb não é nenhuma usina de som, fica evidente a fragilidade da paulistinha.

24 de fevereiro de 2008 às 12:28  
Anonymous Anônimo said...

Quem cresceu ouvindo Maria Bethania, Gal Costa, Elis Regina, Nana Caymmi tem dificuldade em se deslumbrar com vozes inexpressivas como a da Mariana e tantas outras contemporâneas suas.

24 de fevereiro de 2008 às 13:14  
Anonymous Anônimo said...

Opa Flávia eu sou + 1!!! (2)
Roberta tem um quê de especial e não parece tão forçada quanto a Aydar!

24 de fevereiro de 2008 às 14:29  
Blogger Ju Oliveira said...

Gosto de algumas coisas do kavita e mariana tem uma boa voz sim, mas o show que eu vi aqui em SP no Auditório Ibirapuera ano passado foi amador, pra ser gentil... Ainda teve participação especial da roberta sá e as duas pareciam duas colegas de escola cantando no show de fim de ano do colégio... rindo dos próprios erros.
Talento e potencial essas cantoras têm, não há dúvida, mas falta domínio de cena, segurança no palco, que é onde o bicho pega.
elas não passam ao público a sensação de que você está assitindo ao show de um artista profissional da música, alguém que está ali fazendo o que faz melhor. A impressão que fica é: ai que lindo, adoro ser cantora, é muito legal!!!
dentre as cantoras mais jovens que já vi ao vivo, as únicas que passam esse "profissionalismo", essa sensação de que estão fazendo a única coisa poderiam fazer na vida, são Maria Rita e Fabiana Cozza.

24 de fevereiro de 2008 às 17:54  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

O que significa a presença da "cúpula da Igreja Universal" na platéia do show da Mariana Aydar?

Alguma ligação profissional entre ela e a Igreja?

abração,
Denilson

24 de fevereiro de 2008 às 19:40  
Anonymous Anônimo said...

Mariana até que tem ímpeto mas sua voz não consegue acompanhar suas intenções interpretativas. Realmente, uma cantora menor.

24 de fevereiro de 2008 às 20:24  
Anonymous Anônimo said...

Xiii..
Mas que besteira escrevi. É claro que é a cúpula da gravadora Universal, não da igreja..

Que idiotice minha. Foi o sono. Desculpem.

abração,
Denilson

24 de fevereiro de 2008 às 21:56  
Anonymous Anônimo said...

hahhahahhahaha
Denílson, essa foi boa!
Sono brabo.
Ahhhhh antes de dormir não esqueça de rezar. :>)

Jose Henrique

25 de fevereiro de 2008 às 14:04  
Anonymous Anônimo said...

Pois é, José Henrique (rsrs)

É que ando meio traumatizado com essa igreja depois que uma prima minha foi lobotomizada por eles...

Aí eu pensei que a Mariana Aydar fosse a próxima arma deles para fazer conversões subliminares (hahahaha)

abração,
Denilson (meio neurótico de plantão)

25 de fevereiro de 2008 às 22:46  
Blogger Pedro Progresso said...

e eu jurava que Mariana Aydar não fazia parte da gravadora PROLE como (quase) todos outros (MR, Moreno, Luiza Possi...) fazem.

26 de fevereiro de 2008 às 13:26  

Postar um comentário

<< Home