17 de fevereiro de 2008

DVD revive 60 anos da Atlantic, casa de Ahmet

Resenha de DVD
Título: Atlantic Records 60
- The House that Ahmet Built
Direção: Susan Steinberg
Narração: Bette Midler
Gravadora: Atlantic Records
/ Warner Music
Cotação: * * * *

Depois de amargar anos de fracassos na Columbia, Aretha Franklin ingressou na Atlantic Records em 1967 e iniciou fase de grande êxito artístico e comercial. A contratação da cantora foi outro capítulo de sucesso na folhetinesca trajetória de Ahmet Ertegun (1923 - 2006), turco que fundou a Atlantic Records nos EUA em 1947. O DVD Atlantic Records 60 - The House that Ahmet Built reconstitui alguns momentos importantes das seis décadas de vida da gravadora que consolidou o sucesso de Ray Charles (a partir de 1952), abriu suas portas para o Cream e para o rock em 1966, lançou o Led Zeppelin (cuja recente reunião foi articulada em nome de Ahmet...) e editou discos áureos de Phil Collins a partir de 1981, entre outros feitos.

Feito para a TV, o filme é narrado pela atriz e cantora Bette Midler. A narrativa é cativante por apresentar imagens antigas e raras de artistas como Ruth Brown - boa cantora de r & b que foi a primeira contratada da Atlantic - e por recontar a vida de um executivo da indústria fonográfica também ele raro por ter gostado de música e por ter aberto uma gravadora em nome de um ideal. Os encontros afetuosos de Ertegun com Mick Jagger, Ray Charles, Phil Collins e Aretha Franklin - entre muitas outras estrelas - mostram como o turco nunca foi visto como (mais um) executivo por seus artistas.

Ao longo da narrativa, outros fiéis moradores da casa de Ahmet - como o hábil engenheiro de som Tom Dowd, contratado logo no primeiro ano da Atlantic, e o sócio Jerry Wexler - têm o seu valor ressaltado. Em seu depoimento, Wexler reconhece que a aposta de Ahmet no rock dos 60 posssibilitou a sobrevivência da companhia quando o jazz e o r & b não conseguiram manter mais a casa de pé. Ainda assim, a adesão ao rock não impediu a venda da gravadora para a Warner em 1967 por 17 milhões de dólares. Mesmo sem a aura dos tempos áureos, a marca Atlantic Records continua firme no mercado fonográfico graças ao ideal de um turco que não viu e ouviu como mera fonte de lucro a rica música do país que adotou.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

se o cara fez mesmo tudo isso, tiro meu chapéu

17 de fevereiro de 2008 às 09:51  

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