13 de fevereiro de 2008

Aneurisma tira Henri Salvador de cena, aos 90

Pela imagem acima, Henri Salvador parece até um sambista como tantos que transitaram e ainda transitam pela Lapa, bairro boêmio da zona central do Rio de Janeiro (RJ). Só que Henri - que saiu de cena em Paris nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, aos 90 anos, por conta da ruptura de um aneurisma - esteve mais associado à bossa nova do que ao samba da Lapa... Nascido na Guiana Francesa em 1917, Henri compôs e cantou músicas como Syracuse, Zorro Est Arrivé e Dans mon Île, que, criada em 1957, seria regravada por Caetano Veloso, fã de Henri, em 1981 no disco Outras Palavras. O baiano citaria Henri em verso de Reconvexo. "Quem não sentiu o suingue de Henri Salvador", diria Caetano pela voz nobre de Maria Bethânia, que lançou a música de seu irmão no álbum Memória da Pele (1989). Admirador do Brasil, que conheceu na década de 40 durante turnê pela América Latina, Henri Salvador gravou com nomes como Gilberto Gil e o próprio Caetano. Um de seus últimos discos, Révérence, editado em 2006, trazia arranjos de Jaques Morelenbaum. Seu suingue jazzístico tinha elementos brasileiros.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

faltou dizer que henri influenciou tom jobim

13 de fevereiro de 2008 às 19:38  
Anonymous Anônimo said...

" Dans mon Île " com Caetano Veloso é uma obra prima que só conheci a pouco tempo.

14 de fevereiro de 2008 às 07:56  
Anonymous Anônimo said...

Na bela cançao "Dans mon île" de 1957, da para perceber a Bossa na letra do tipo "Sol, sal, sul" ou "amor, sorriso, flor". So isso! Jobim ja era um gênio das harmonias e das melodias desde muitos anos. E a batida do samba lento foi inventado por Joao.
Henri era um grande cantor, compositor, guitarista de jazz, mas nunca influençou o Jobim. Foi uma falsa revelaçao que o Sergio Mendes comentou para o Henri, e esse ultimo gostou, claro.

14 de fevereiro de 2008 às 15:36  
Anonymous Anônimo said...

" Dans mon Île " com Caetano é imbativel e Henry fará muita falta mesmo.

Realmente Mauro, pela imagem parece até um membro da velha guarda de alguma escola de samba do RJ ...

14 de fevereiro de 2008 às 16:10  

Postar um comentário

<< Home