8 de janeiro de 2008

Tensões e afetos de Erasmo e seus convidados

Resenha de CD + DVD
Título: Erasmo Carlos
Convida Volume II
Artista: Erasmo Carlos
Gravadora: Indie
Records / Warner Music
Cotação: * * * *

Um dos bons discos de 2007, Erasmo Carlos Convida - Volume II está de volta às lojas em edição dupla que agrega ao CD um DVD com o making of da seqüência do belo álbum de 1980. Documentários sobre feitura de discos costumam ser enfadonhos. No entando, como se trata de disco idealizado com a participação de estrelas da música brasileira, os 46 minutos de takes colhidos nas gravações dos duetos resultam interessantes e denunciam os afetos e tensões reinantes durante o processo de feitura do álbum.

Há inevitável troca de confetes entre anfitrião e convidados. Mas o Skank é o único nome que posou para depoimento mais formal em louvor ao Tremendão. O que valoriza o making of são imagens que pouco dizem, mas deixam entrever os cuidados que envolvem uma gravação com Marisa Monte, por exemplo (não há sequer um depoimento da cantora). Ou com Adriana Calcanhotto, que parece querer o controle artístico mesmo quando se trata de participação em álbum alheio. Aliás, Erasmo também deixa claro a autonomia que Lulu Santos se deu ao propor o arranjo de Coqueiro Verde. Os takes de Lulu no estúdio são os mais descontraídos e o abraço de fato afetuoso dado por ele em Erasmo, já na despedida, sinaliza o respeito reverente e recíproco entre os dois ídolos do pop nativo. Com Djavan, com quem Erasmo e equipe tomam sorvete, o clima é de aparente informalidade em tentativa de quebrar o gelo e criar uma intimidade que, de fato, não há. O próprio Erasmo, em algum momento, diz que o bom de gravar um disco com convidados é a possibilidade conhecer melhor colegas com quem costuma cruzar socialmente em shows em que o contato é geralmente superficial.

As imagens silenciosas acabam revelando mais do que takes com depoimentos. Uma certa tensão parece ser captada no ar quando Simone e Los Hermanos estão em estúdio, apesar de todo o afeto demonstrado entre a Cigarra e o Tremendão. Com o arisco Milton Nascimento, reina uma excessiva reverência. A mesma que rege a relação de Erasmo com Chico. Até o habitualmente descontraído Zeca Pagodinho deixa entrever todas as formalidades que cercam encontros em estúdio quando filmados. É pelo que não é dito, mas apenas insinuado de forma silenciosa, que o sucinto making of de Erasmo Carlos Convida Volume II resulta bacana e sedutor.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Taí um dos projetos do ano segundo o Mauro. Sinceramente eu tenho e não vejo nada demais. Acho que o Mauro está perdendo o bom gosto que tinha ainda mais tendo a Simone que está parada no tempo como muitas.

8 de janeiro de 2008 às 16:44  
Anonymous Anônimo said...

Esse DVD deve ser fantástico, para quem, como eu, gosta de conhecer o processo de criação dos artistas.

Igual ao DVD do disco "Carioca" do Chico, muito melhor do que o cd, propriamente dito.

Valeu pela dica,

Abração,
Denilson

8 de janeiro de 2008 às 17:06  
Anonymous Anônimo said...

Tb tenho o CD (ñ o DVD). Gosto, ñ acho nada de extraordinário. O mais chato é o Milton com Emoções.
Concordo: o Mauro tá rasgando seda demais, em discos, livros (aquele do Mazzola é um horror!!!!!).
Mauro reveja e ñ se venda só pra ficar simpático.

Simone parada no tempo? vi um ótimo show dela com a Zélia aqui em Sampa. Quase me fez esquecer das m. q ela já gravou, incluindo o chato do Natal (argh!!!)

8 de janeiro de 2008 às 17:17  
Anonymous Anônimo said...

Lucas,

Talvez o Mauro enxergue a falta de viço somente em alguns artistas! Tenho o cd do Tremendão por causa do Zeca e da Marisa e sinceramente também não achei essa Brastemp toda. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

8 de janeiro de 2008 às 17:45  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o Lucas. Emoções com Milton ficou chato mesmo.Talvez pra empatar, só a Simone que encarou um "robertão de frente" com "vou ficar nú pra chamar sua ateñção"

8 de janeiro de 2008 às 19:45  
Anonymous Anônimo said...

Cdzinho desinteressante esse.

8 de janeiro de 2008 às 21:21  
Anonymous Anônimo said...

Acho uó esse tipo de lançamento... Eu, que comprei o cd ano passado, caso queira o dvd precisarei comprar o cd novamente. É isso mesmo, indústria?

10 de janeiro de 2008 às 14:28  
Anonymous Anônimo said...

Assino em baixo do que o Lucas escreveu. Voce Mauro tá entrando na panela dos amigos e colegas do puxando o saco imerecidamente. Esse livro do Mazzola é horror,o do Milton Nascimento idem, o da Clara é só fuxico. Isso prá falar de livros. Falando de cds: o cd da RobertaSá um porre, o da Dolores Duran sofrível e o grave dos graves: falou do cd da Maysa do mesmo cara que produziu o da Dolores( acho), criticou e depois alterou o que tinha escrito. Saudade do tempo do papel onde neguinho escrevia e ficava prá sempre. Agora é só dar o DEL. Mudou de opinião? Como formador de opinião voce tem responsabilidade naquilo que escreve e tem se enganado legal. Esse dvd do Erasmo é outro fora. Quem comprou o cd primeiro agora fica com dois cds para poder ter um dvd? Assim não vale.

10 de janeiro de 2008 às 15:37  
Anonymous Anônimo said...

Emanuel disse

Eihh, Simone ainda pode, mas Adriana Calcanhoto não. A gauchina é que secou a fonte fraca e fica cantando marolas.E quer ser estrela. isso só me faz lembrar a tal Glória Maria que quer ser cantora, isso a do Fantástico. Ainda bem que Raul Seixas já morreu pra não ter febre amarela ao saber dessas coisas.

10 de janeiro de 2008 às 20:47  

Postar um comentário

<< Home