13 de janeiro de 2008

Segura, Selma repisa o sagrado terreno erudito

Resenha de CD
Título: Maria Mãe
de Jesus
Artista: Selma Reis
Gravadora: Tessitura
Musical Brasileira
Cotação: * * *

Em Sagrado, álbum lançado em maio de 2007 com temas sacros, Selma Reis pisou com segurança no terreno erudito. Neste duplo Maria Mãe de Jesus, gravado ao vivo na nave da igreja Martin Luther no Rio de Janeiro (RJ), a artista combina suas atividades de cantora e atriz. No CD 1, a intérprete narra a via-crúcis da Virgem Maria ao som de musicas de compositores como Bach e Bizet. Já no CD 2 Selma entoa cinco temas sacros com arranjos e regências de Lipe Portinho. O órgão de tubos de 1928 tocado por Eder Targino ajuda a criar toda uma atmosfera sagrada exigida por árias santificadas como Agnus Dei, Sancta Maria, Ave Maria (a criada por Verdi para a ópera Otello) e Crucifixus. Completa o repertório Jesus Alegria dos Homens, de Bach. No todo, o álbum reafirma a capacidade vocal de Selma Reis de entrar no sagrado terreno destinado às cantoras eruditas. Mas também pouco acrescenta ao que já mostrado em Sagrado, disco gravado na carona da exposição obtida pela artista ao interpretar a freira Zenaide na novela Páginas da Vida - exibida pela Rede Globo entre 2006 e 2007. Projetos religiosos convertem públicos específicos, mas Selma Reis tem cacife para arrebanhar seguidores de todos os credos, como provou em seus dois primeiros álbuns, ainda imbatíveis em sua (irregular) discografia - iniciada em 1987.

34 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Será que é tão complicado para uma boa cantora, fazer um bom disco de música popular brasileira, me impressiona o quanto elas patinam em algo, que talvez por ignorância, me pareça tão simples, juntar bons compositores, bons músicos, boas canções e gravar. "Meio impaciente hoje."

13 de janeiro de 2008 às 14:58  
Anonymous Anônimo said...

Acho "Ares de Havana" superior aos 2 primeiros álbuns da Selma, que ouvidos hoje, mostram o quanto os arranjos com excesso de teclados da época se tornaram antiquados. Ares de Havana tem um clima cubano totalmente acústico que o torna atemporal.

13 de janeiro de 2008 às 15:55  
Anonymous Anônimo said...

MAURO, A SELMA REIS É A MAIOR CANTORA DESSE PAÍS!!!

CANTAR MÚSICA CLÁSSICA COM OS SIGNOS NECESSÁRIOS PARA TAL É QUALIDADE E TAREFA DE POUCOS NO MUNDO. PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE ELA É UMA CANTORA POPULAR E ATRIZ.

DISCORDO DE VC EM DUAS COLOCAÇÕES: 1ª "... QUE POUCO ACRESCENTA AO QUE JÁ MOSTRADO EM SAGRADO..." ORA MAURO!... CANTAR ÁRIAS DE MOZART, BACH, BIZET, VERDI, ROSSINI E TANTOS OUTROS É TAREFA DE POUCOS, E OS CANTORES DE MÚSICA CLÁSSICA EM TODA A TRAJETÓRIA DE SUAS CARREIRAS CANTAM A CADA CD ÁRIAS DESSES GRANDES COMPOSITORES (EX. PAVAROTTI, JESSYE NORMAN, KIRI TEKANAWA E OUTROS QUE GRAVARAM ESSAS ÁRIAS - QUE A SELMA REIS TEVE A CORAGEM DE GRAVAR - E GRAVARAM VÁRIAS VEZES E EM VÁRIAS FORMAÇÕES) POR ISSO, DISCORDO QUE NÃO ACRESCENTA EM NADA, PELO CONTRÁRIO É DESLUMBRANTE VER UMA CANTORA E ATRIZ COM ESSA CAPACIDADE VOCAL E ARTÍSTICA.
A 2ª "... COMO PROVOU EM SEUS DOIS PRIMEIROS ÁLBUNS AINDA IMBATÍVEIS EM SUA IRREGULAR DISCOGRAFIA...". MAURO, A DISCOGRAFIA DA SELMA REIS NÃO TEM NADA DE IRREGULAR E SIM DE UMA ARTISTA QUE PODE NAVEGAR EM QUALQUER PRAIA SEM LIMITE. OS DOIS PRIMEIROS DISCOS DELA QUE VC ACHA IMBATÍVEL SÃO COM COMPOSIÇÃO DE GRANDES COMPOSITORES BRASILEIROS E COM MÚSICOS DA MAIS ALTA QUALIDADE, E OS OUTROS TAMBÉM, COMO O QUE GRAVOU EM LONDRES COM O ARRANJADOR DO PAUL MCCARTNEY E ELTON JOHN, O DO GONZAGUINHA ONDE ELA CANTA MARAVILHOSAMENTE E APRESENTA MÚSICAS QUE O GRANDE PÚBLICO NÃO TINHA TANTO CONHECIMENTO E OS GRANDES SUCESSOS DELE, O QUE GRAVOU EM HAVANA COM MÚSICOS CUBANOS QUE É UMA OBRA - PRIMA, COM O CAUBY (QUE FOI PREMIO TIM DE MELHOR DUPLA). O QUE SE TEM NA VERDADE É QUALIDADE A DAR DE SOBRA E LIBERDADE DE POUCAS ARTISTAS DE PODEREM NAVEGAR NA PRAIA QUE QUISEREM DO JEITO QUE ACHAR MELHOR E OS JORNALISTAS DE UM MODO GERAL PREFEREM ROTULAR TODOS E UMA SELMA REIS É IMPOSSÍVEL ROTULAR.

ADOREI A SUA RESENHA SOBRE O CD, TIRANDO ESSES DOIS ÍTENS QUE COMENTEI, MAS VEJO QUE VC É UM DOS POUCOS JORNALISTAS A TER UM POUCO DA NOÇÃO DA ARTISTA QUE A SELMA REIS É, E O QUE PODERÁ A VIR REPRESENTAR EM TERMOS DE QUALIDADE AO NOSSO PAÍS.

O QUE FALTA EM MINHA OPINIÃO PARA A SELMA REIS SER CONSIDERADA O FENÔMENO QUE REALMENTE É. É ELA ESTOURAR UMA MÚSICA EM UMA NOVELA, O GRANDE PÚBLICO DO BRASIL CONHECER E AÍ INFELIZMENTE OS JORNALISTAS IRÃO FALAR O QUE TODO MUNDO JÁ VAI ESTAR SABENDO. QUE ELA É O MÁXIMO.

UMA CANTORA QUE CANTA O CLÁSSICO E O POPULAR COM ESSA QUALIDADE, ALÉM DE SER ATRIZ DO PORTE QUE É (CHICAGO ELA ARRASOU, ÓPERA DO MALANDRO IDEM) TERIA QUE TER A MÍDIA SE CURVADO A UM TALENTO GENUINAMENTE BRASILEIRO DE NÍVEL INTERNACIONAL E ACLAMAR ESSE FENÔMINO CHAMADO... SELMA REIS.

EU ME CURVO A ESSA ARTISTA SINGULAR, BRASILEIRA, CARIOCA E UM GRANDE FENÔMENO ARTÍSTICO.

LI NA COLUNA DO TÁRIK DE SOUZA QUE ELA VAI GRAVAR O SEU PRÓXIMO CD CANTANDO A OBRA DO PAULO CÉSAR PINHEIRO. JÁ FICO IMAGINANDO O QUE VEM DE EMOÇÃO POR AÍ NOVAMENTE.

MEUS PARABÉNS MAIS UMA VEZ PELAS SUAS RESENHAS SEREM DE UM MODO GERAL COM MAIS ACERTOS DO QUE ERROS.

13 de janeiro de 2008 às 20:11  
Anonymous Anônimo said...

A Selma Reis é fora de série.

Esse cd eu comprei e dei de presente para mta gente nesse natal e todas as pessoas ficaram maravilhadas.

A Selma Reis é mto sentimento, tenho vários dela (Gonzaguinha, Todo Sentimento, Ares de Havana é Um Luxo! - com o Cauby) ela dá show cantando tudo e música clássica é mais surpreendente ainda. E qual cantora tem capacidade de cantar o popular e o erudito?

Acho tbm que ela tem cacife para arrebanhar a tudo e a todos.

MUITO LINDO ESSE CD!!! E o projeto gráfico e as fotos merecem uma resenha a parte.

Ricardo Peixoto (SP)

13 de janeiro de 2008 às 20:53  
Anonymous Anônimo said...

Selma é uma boa cantora sem direção. Tem uma voz gostosa de ouvir mas não sabe aproveitá-la bem.
E a capa desse cd ficou sinistra.

14 de janeiro de 2008 às 08:01  
Anonymous Anônimo said...

Primeiro para o Vagner.
A Selma Reis não só faz isso que vc está dizendo a anos, de ter bons compositores, músicos, boas músicas e etc (è só ver, ler e ouvir a sua discografia - dê uma olhada no site dela www.selmareis.com.br) desde o seu primeiro cd até hoje.

O que acontece com uma artista dessa QUALIDADE aqui na terrinha é que só damos valor ao que está na mídia batendo e enfiando goela abaixo ou aconteceu no exterior, assim mesmo, tem que ser amiguinho dos colonistas e jornalista do momento se não... Veja a atriz Alice Braga que já atuou em uma série de longas em Hollywood e agora é protagonista do novo filme do Will Smith e saiu uma matéria pequena sobre o fato e ela está trabalhando desde 2003 nos USA. Enquanto isso aqui no Brasil falão aos borbotões dessas atrizinhas que andam na mão te tudo e de todos para aparecer. Infelizmente não damos valor a nada que temos de qualidade e ficamos arrotando papo furado sobre isso ou aquilo.

Quanto ao anônimo da 8:01AM Sem direção tá vc, me desculpe a franqueza, mas dizer que uma artista que canta o clássico e o popular com essa qualidade é sem direção... Francamente!!!!
Concordo com vc a capa do cd é muito linda mesmo... ela está sempre cercada de bons profissionais.

O anônimo das 8:11PM ARRASOU!!!... É bom ver um cara escrever tão bem sobre um trabalho e o que está acontecendo no nosso país em termos de tudo e da mídia. MEUS PARABÈNS!!!!

Arrasou tbm Ricardo.

Eu acho o que o Mauro escreveu legal sobre o trabalho, mas discordo totalmente de que a discografia é irregular. Se a Selma Reis tivesse uma exposição na mídia nacional como a Ivete Sangalo, todos vcs estariam falando que ela é o máximo!!!

O que falta a Selma Reis é o reconhecimento e exposição na mídia nacional. SÓ ISSO!!!

Carolina Marinho

14 de janeiro de 2008 às 11:07  
Anonymous Anônimo said...

Carolina Marinho,

Quando disse que a capa está "sinistra", quis dizer que está horrível e não linda.

É a minha opinião.

14 de janeiro de 2008 às 12:44  
Anonymous Anônimo said...

Esse papo de Selma estourar em uma novela é furado, ela conseguiu o que poucas conseguiram, interpretar e cantar no horário nobre, ainda que se pese, não era
MPB, tampouco o repertório era área de interesse de quem assiste novela.
Aguardo ansiosamente peo disco do Pinheiro, comparações à parte é quem melhor fala do Brasil enquanto Nação.
Ah sim...
Sou fã da Selma, mas os discos são irregulares, sim.
Sé eu sei o quanto me dói ter que admitir isso, mas, não posso mecomportar como um fã-nátio de Maria Bethania que se mostram incapazes de enxergar o obvio.
Show de bola Mauro.
Beijo Selma - Boa sorte

14 de janeiro de 2008 às 13:59  
Anonymous Anônimo said...

Isso não é só um problema de Selma Reis... vejam, Nana Caymmi, Verônica Sabino, Fátima Guedes e Olívia Byington fizeram ótimos discos e não tiveram o rconhecimento que merecem. Nem Gal, hoje em dia e quem diria, tem esse reconhecimento, apesar de continuar fazendo um belo trabalho.

Como explicar que outras tantas cantoras muito mais fracas tenham vendido tantos discos? Há algum tipo de macumba aí que faz a diferença. Quem sabe não seja a chamada publicidade, ou marketing. Ou então é mesmo a simples adequação ao gosto médio da maioria da população.

O brasileiro continua muito conservador, e ouve basicamente ou axé/pagode ou música de elevador (cantoras românticas com vozes parecidinhas cantando coisas doces - leia-se Marisa Monte e seguidoras) Na TV ou no cinema brasileiro isso se repete em comédias ou romances açucarados. Nada é denso, nada é sério, nada diz a que veio e tudo é som pra boi dormir. A idéia é essa mesmo: gado, vai dormir.

As únicas cantoras estranhas que conseguiram se impor foram Bethânia (estranhíssima) e, em grau muito menor, Elba Ramalho. Mesmo assim, elas foram domesticadas com o tempo. Cássia Eller conseguiu incrivelmente romper o circuito "moça boazinha com voz doce" e abriu caminho pras Anas Carolinas... Cássia só o conseguiu porque tinha um talento excepcional, mas não aguentou tanta exposição.

Cantoras como Selma Reis, Tetê Espíndola, Cida Moreira etc pagam o preço de cantar de uma forma diferente... mas deve haver uma boa compensação pra isso, senão não continuariam a cantar. A compensação é fazer aquilo que acreditam.

14 de janeiro de 2008 às 16:21  
Anonymous Anônimo said...

AMO música sacra e clássica. Comprei, portanto, o CD Sagrado.
Lamentável!
Após ouvi-lo pensei comigo mesma: Selma, vá e não peques mais!

14 de janeiro de 2008 às 18:46  
Anonymous Anônimo said...

Fatima Jurema, perfeito. Incluo na sua lista, Alaíde Costa.

14 de janeiro de 2008 às 22:21  
Anonymous Anônimo said...

Eu fico feliz de ver a Selma Reis ainda trabalhando muito...seja como atriz ,s eja como cantora..ahco ela talentosissima e ha mutos anos atras, assiti a um show dela em Brasilia, no teatro nacional, na sla menor, a Martins pena, e fiquei emocionadissimo com presenca de palco, a voz e a simpatia...a dor maior foi o fato de so terem 3i pessoas no teatro, mesmo assim, ela cantou como se fosse o ultimo dia da vida dela...achei o show tao lindo, simples mas verdadeiro...era o show do disco Todo Sentimento, que eu tenho e adoro...algumas pessoas acham a voz dela muito impostada mas acho que isso so acontece em algumas musicas, depende do arranjo, do tom...o fato eh que ela canta muito sim e nao tem o lugar que merece...sem contar que eh uma mulher inteligente, internacional e bonita. Confesso que nao tenho ouvido nada dela nos ultimos anos, e vou dar uma checada nestes ultimos CDs citados por aqui...

"As vezes
Morro por cantar demais..."

15 de janeiro de 2008 às 02:48  
Anonymous Anônimo said...

Estamos vivendo o momento da mediocridade hoje em dia.

Após a 2ª Guerra até o final dos anos 70 os intelectuais eram as pessoas mais famosas e que o mundo todo ouvia, a mídia colocava os pensamentos e teorias desses pensadores que falavam sobre dignidade, cidadania e tantas outras coisas que faziam com que todas as pessoas no MUNDO começassem a analisar e pensar, eles eram Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Einstein, Jung, Nietzsche, Marx e tantos outros que ditavam os pensamentos e tendências.
Mas hoje, o que é colocado para nós pela mídia e somos obrigados a ouvirmos diariamente são os “artistas da TV”, as “celebridades” e modelos e manequins de moda, as moças do BBB que surgiram e estão para surgir em grande estilo na capa da Playboy do próximo mês, são eles que ditam o pensamento e tendências de hoje.
Com isso, vem surgindo uma alienação cultural e de valores enorme, e assim vai surgindo esse hiato cultural.

O Mauro e seus amigos da imprensa e mídia em geral ajudam em parte por esse emprobecimento geral cultural e de valores.

Desculpe-me Mauro, vc pode até não colocar esse meu comentário, mas acredito que jornalistas do porte de você, Antonio Carlos Miguel, Tárik de Souza, Artur Xexéo e tantos outros se quisessem melhorar o nível e darem espaços para artistas da qualidade da Selma Reis e tantos outros como coloca a Fátima Jurema acima, iríamos começar a ter uma mudança cultural séria e maravilhosa nesse país.

Achei a crítica mais ou menos por não colocar a capacidade artística dessa cantora diferenciada no patamar e na altura que merece, do trabalho diferenciado com músicos de primeira qualidade, de uma capa com requintes artísticos invejáveis feita por um profissional da maior importância na história das capas de disco no Brasil que é o Locca Faria autor de capas antológicas como o Clube da Esquina 2, O Som Brasileiro de Sarah Vaughan, Egberto Gismonti (Alma e Bandeira do Brasil), Boca Livre (do disco independente), Dorival Caymmi, Nana Caymmi e tantos outros. Falo do Locca Faria por ter acabado de estudar o trabalho dele e de mais outros 3 artistas que são Cafi, Noguchi e Elifas Andreato na história das capas de disco no Brasil. Estamos falando de uma cantora popular cantando música clássica com uma qualidade invejável a qualquer medíocre. Selma Reis é para mim uma das grandes verdades artística desse nosso lindo Brasil que está sempre muito bem acompanhada, e de irregular somente a falta de tê-la para o mundo todo.

O aparte de um anônimo que coloca que a capa é feia, realmente é a prova do que acabei de escrever. Uns são da geração dos intelectuais, a outra das celebridades e eu que sou jovem tenho que ir lutando para tentar obter um pouco do que esses artistas de verdade tem pra oferecer.

Luciano Almeida - RJ

15 de janeiro de 2008 às 02:53  
Anonymous Anônimo said...

Em sua prolixidade intelectualóide, Luciano esqueceu o principal: há controvérsias.

Selma, apesar dos seus atributos, não merece (profissionalmente) adjetivos superiores a estes com que Mauro a laureou. E tá de bom tamanho!

15 de janeiro de 2008 às 12:26  
Anonymous Anônimo said...

Esse blog tá muito chique!!!
Agora estão citando, entre outros, Simone de Beaouvoir, Einstein, Nietzsche.
Será que "todos" tem ao menos uma vaga idéia de quem foram estas pessoas ou apenas acham lindos esses nomes difíceis de escrever e de pronúncia estranha á nossa lingua?
Ou pior,será que entram nestes temas que nada tem a ver com a opinião do autor do blog, só por não saber emitir uma opinião a respeito do assunto em questão?

15 de janeiro de 2008 às 13:20  
Anonymous Anônimo said...

Este post está bem erudito. Erudição, diga-se de passagem, à altura da performance 'nem lá nem cá' da artista referida.

15 de janeiro de 2008 às 18:05  
Anonymous Anônimo said...

O que coloquei e está bem claro é que estamos vivendo o momento da mediocridade e do imediatismo em tudo.

Esclareci um momento histórico que estamos vivendo e quanto a opinião do autor do blog ela pertence a ele e minha opinião sobre o assunto em questão está dada.

A minha intenção é falar da Selma Reis que simplesmente eu acho o MÁXIMO!!!!!

As opiniões são divergentes em todos os setores e aqui não poderia ser diferente.

SELMA REIS VOCÊ É LINDA, MAGNÍFICA E UMA ARTISTA DA MAIS ALTA COMPETÊNCIA!!!!... OBRIGADO POR EXISTIR!!!!!

E para quem não gosta só resta mesmo o perdão, "por eles não saberem o que fazem".

Luciano Almeida - RJ

15 de janeiro de 2008 às 19:22  
Anonymous Anônimo said...

Para o anônimo que disse que a capa é sinistra, realmente vc é sem comentários e é só ver o que o Luciano Almeida escreveu sobre o cara que fez mais uma das capas de cd fora de série e saber que o autor já fez esse tanto de capa bonita é fabuloso, isso demonstra que sinistro é mesmo esse anônimo.

O exemplo que dei da atriz Alice Braga confirmou agora com a presença do Will Smith no Brasil onde a mídia não fala de sua participação com o destaque devido. Assim é o jornalismo tupiniquim e certos anônimos que estão navegando por aqui.

Mas, falando de Selma Reis eu quero ratificar a minha admiração por ela e por seu trabalho magnífico.

Esse Maria Mãe de Jesus é simplesmente lindo!!!

Carolina Marinho

15 de janeiro de 2008 às 19:44  
Anonymous Anônimo said...

Apoio quase que tiotal ao rapaz que citou os intelectuais d ehoje em dia...eu tneho 40 anos, tenho uma profissao que explora vaidade, beleza, prazer e um pouco do luxo burgues, nao sou famosissimo, sou pequeno, vio no dilema se quero mesmo ser grande nesta exploracao de algo tao futil, ou quero continuar anonimo e pensando na vida, nos filmes de Almodovar, na melhora de mim como pessoa diariamente...tudo mudou muito no mundo..nao so no Brasil..e as celebridades d ehoje espantariam ate mesmo Andy Warhol...agora jovem amigo, acho que os memsos jornalistas que voce citou ajudam bastante a cultura do Brasil...muitas vezes nao conordo com a opiniao destes(ate do Mauro) mas tenho visto uma diversidade de assuntos, de gostos,d e esteticas incrivel nos Blogs destes jornalistas...temos que pensar tambem que eles nao sao donos da midia e trabalham tambem com uma pauta que , garanto a voce, muitas vezes nem os agradam mas eles teem que obedecer ao dono do Jornal. E a verdade eh que assim eh com a TV, com o Radio...
Tenho escrito muito aqui e acho este espaco super antenado; so o fato de podermos teclar nossas opinioes ja nos coloca em evidencia(mesmo anonimamente...rsrsrsrs). No mais concordo com voce e sugiro que ocntinue assim, interessado na vida, na leitura , na poesia e peneire tudo..so mesmo voce para saber o que eh de melhor e o que lhe toca a alma mais. Deixe o BBB pra la!

15 de janeiro de 2008 às 19:52  
Anonymous Anônimo said...

Tá cehirando a invasão de fã clube.

15 de janeiro de 2008 às 21:44  
Anonymous Anônimo said...

que bobagem...os fans clubes sao fundamentais para um artista...que preconceito..nao sou de fan clube nenhum mas tento entender ate os trablhos que nao gosto de meus artistas favoritos...o artista nao tem que agradar ao fan nem ao jornalista, tem que agradra a si mesmo..eh errando que eles aprimoram seus dons...acho chatissimo esta estoria de cantora com repertorio irrepreensivel, cantora que grava de primeira, que nunca desafina, que so grava intelectuais...o artista precisa beber de tudo e se embriagar...a loucura eh o alimento da alma de um artista...acho a opiniao do Luciano maravilhosa...Acho mesmo que apesar de existir esta mediocridade cultural imensa exposta na midia, existe uma turma jovem hoje interessada, sensivel e que venera o que temos de melhor e mais vigoroso.

16 de janeiro de 2008 às 01:27  
Anonymous Anônimo said...

Estou chegando agora e li tudo.

Não acho em primeiro lugar que a crítica do Mauro tenha algo ruim, muito pelo contrário, ele fala muito bem do trabalho da Selma Reis em tudo e somente no final ele diz que ela tem uma discografia irregular. Achei a resenha muito positiva e discordo dele e de alguns dessa colocação de irregular.

A Selma Reis é uma artista que tem poucas no mundo e que surgem esporadicamente a cada 50 anos e nós precisamos ter consciência desse fato.

Ela irá fazer o Projeto Pixinguinha com um grupo de chorinho e estará se apresentando na quinta-feira na Funarte aqui no centro do Rio e estarei lá para ver. Porque não vamos todos lá vê-la e os que gostam já estarão indo mesmo e os que tenham alguma resistência vá lá ver ao vivo e a cores para tirar uma opinião um pouco mais embasada, pois vi aqui algumas colocações totalmente sem sentido em relação ao trabalho da Selma Reis que é uma artista maravilhosa. Até a capa desse último cd que é uma obra de arte eu li um colocar que é "sinistra", convenhamos é alguém que está aqui só para falar mal e sem conhecimento, ainda mais depois que o Luciano Almeida explica quem é o cara que fez essa capa e tantas outras que tenho e nem imaginava que eram do mesmo autor, nós vemos que a colocação não tem o menor fundamento.

Agora quero falar um pouco do Mauro Ferreira que acho um crítico inteligente e que tem uma visão muito interessante em alguns casos da produção musical de hoje. Ele escreveu muito bem sobre esse trabalho da Selma Reis onde ela canta música clássica e é imbatível ouvir a sua voz em árias de extrema dificuldade ser colocada com uma qualidade e sentimento muito raro no bel canto.

Não vejo invasão de fãs e sim de pessoas que admiram a Selma Reis, acompanham e com isso provam que seu público é de pessoas informadas, educadas e de bom gosto.

Estarei no Pixinguinha da Selma Reis e Mauro faça uma grande matéria, caso seja possível, para ouvirmos a Selma Reis colocar sobre esse trabalho de música clássica e de MPB agora com um grupo novo de chorinho, seria muito interessante e esclarecedor ela falar desses dois mundos da música..

Além de concordar com as ponderações do Luciano esse anônimo da 1:27AM colocou com muita propriedade o seu pensamento onde eu na minha humilde inteligência concordo.

Não deixe de colocar também para ela sobre esse bate - bola que o pessoal está fazendo aqui no seu blog.e que é muito interessante. Parabéns!

Abraços para todos

Leonardo Malta – RJ / Madureira

16 de janeiro de 2008 às 10:01  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, que cansaço. Sobre Selma, acho o disco do Gonzaguinha impossível de ouvir, ela não entendeu as composições populares do Gonzaguinha, cantou tudo de forma impostada e chata. Tem uma gravação da Selma Reis, num disco do Salgado Maranhão, o nome da música é "Revela", deveria tocar, sempre, em todas as rádios, é uma aula de canto. Ela patinou feio, também, cantando com o Cauby, enfim, gosto muito da cantora, mas acho que ela perdeu com tempo o jeito delicioso de cantar, que exibiu nos primeiros trabalhos, a gravação de O que é o amor, é primorosa.

16 de janeiro de 2008 às 12:35  
Anonymous Anônimo said...

Selma Reis é uma excelente cantora, intérprete, e tudo o mais, tenho quase todos os seus discos, e gosto."Todo sentimento" é impar. No entanto, peca quando não se define, a discografia é completamente irregular, parece que não sabe o que quer. Precisa mudar, e rápido. Esta semana tem show dela aqui em BH, e de tão irregular a forma como se apresenta, vamos no susto: o que ela vai cantar? árias? choros? mpb? Eu vou, de qualquer jeito, pois gosto dela, mas a Selma Reis tem que saber que caminhos quer trilhar.....pra não correr o risco de virar uma Zizi Possi da vida.......
E vejo que, em música, cantar popular ou erudito não faz diferença, importante é fazer diferete, ter uma linha, e isso, por mais que eu tente, ela não tem.

17 de janeiro de 2008 às 00:17  
Anonymous Anônimo said...

Quem não entendeu as composições do Gonzaguinha é você!!!!... BETO!.

Falar que a Selma Reis cantou tudo de forma impostada é que você ouviu outro cd. Mamão com Mel, é de uma delicadeza sem igual.

Beto você realmente é sem combate com suas ponderações a respeito.

Você não tá legal!!!!!
Se cuida lindo!!!!!
Ninguém merece!!!!!
Tanta falta de sensibilidade...

Carlos Afonso

17 de janeiro de 2008 às 00:38  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, quem tem linha é pipa... artista tem que ter emoção, verdade e liberdade. O que tá raro hoje em dia.

A Selma Reis com o seu talento tem que cantar tudo, imagina vc se ela entrasse numa linha de só cantar sertanejo...

Vou ver o show dela aqui no Rio hoje e te digo depois.

Ricardo Peixoto

17 de janeiro de 2008 às 10:29  
Anonymous Anônimo said...

O disco do Gonzaguinha talvez tenha excessos sim, mas não chega a comprometê-lo a ponto de tornar impossível de ouvir. Mamão com mel foi muito bem lembrada, e há um samba de breque delicioso tbm.

17 de janeiro de 2008 às 10:55  
Anonymous Anônimo said...

Ok. Mamão com mel, na voz de Selma é uma delícia, ponto alto de um trabalho com muitos baixos...

17 de janeiro de 2008 às 21:43  
Anonymous Anônimo said...

Beto vc não tá legal!!!!!

Carlos Afonso

18 de janeiro de 2008 às 10:54  
Anonymous Anônimo said...

Rique, se tiver notícias do show do RJ realmente me avise: marcelorodrigos@yahoo.com.br
Quanto à ter linha você sabe bem o que eu quis dizer, não é pipa não, é intérprete mesmo.

19 de janeiro de 2008 às 00:18  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo o show foi quinta-feira na Funarte na sala Sidney Miller. Foi lindo!!!!... Selma Reis colocou todo mundo em pé pra sambar e deu mais uma aula de simpatia, carisma, talento e interprtação em todas as músicas que cantou.

Fui informado lá que ela irá fazer umas cidades BH, Salvador, Aracajú e na volta dia 28/01 grava um DVD na sala Funarte.

Cara, a entrada é R$ 5,00 e estudante paga R$ 2,00. Tava LOTADO mesmo sem ser divulgado.

Selma Reis é um ESTRONDO e uma EMOÇÃO vê-la cantar...

MAURO!!! FAZ UMA GRANDE MATÉRIA SOBRE A SELMA REIS E MOSTRA PRA ESSE POVÃO O QUE É TALENTO.

Marcelo, uma interprete do calibre da Selma Reis tem que cantar tudo e não dá pra ter linha ou um tipo de música pra cantar. Quem tem um DOM DIVINO como o dela com uma VOZ ÚNICA tem que cantar tudo.

Vá ver o show que tenho certeza que irá me entender e ver o seu equívoco.... e continuo a dizer, quem tem linha é pipa... interprete de verdade tem poucas e "linha de interprete" não dá. Quem precisa de linhe como interprete são essas cantorinhas que vemos por aí.

Selma Reis é muito além da mediocridade existente e nós temos que ficar atentos porque cada vez mais as pessoas estão se contentando com pouco em tudo.

Ricardo Peixoto

19 de janeiro de 2008 às 16:11  
Anonymous Anônimo said...

Narcelo agora que me toquei, vc é de BH e falou que vai ver a Selma Reis aí... Depois me diga o que achou...

Vamos ver se a mineirada saca a maior cantora do Brasil.

Vc já navegou no site dela?... É muito bonito e informativo, tem tudo sobre ela, com mta fotos, videos, som em todos os cds, o trabalho de atriz e mta coisa. Dê uma navegada lá se é que vc já não navega. É www.selmareis.com.br

Marcelo, sem essa de linha meu caro... o meu e-mail é ricardopeixotof@gmail.com

Ricardo Peixoto

19 de janeiro de 2008 às 16:24  
Anonymous Anônimo said...

Estive no show do Grande Teatro do Palácio das Artes lotado com umas 1000 pessoas e vi um dos shows mais emocionantes da minha vida.

Selma Reis é a maior interprete do Brasil e com um carisma e beleza sem igual.

Quem esteve ontem no Palácio das Artes viu e se divertiu com a maior sensação da música brasileira.

Depois se uma abertura do espetáculo com o grupo de chorinho AQuattro que são legais, mas falta um tanto pra chegar lá, mas são simpáticos e bons, a Selma Reis entra cantando música clássica e um repertório de matar do coração de bom gosto e dá aula de como lhe dar com o público e cantar maravilhosamente.

SELMA REIS VOCÊ É A MAIOR!

OBRIGADO ME DEUS, POR ME FAZER TER ESTADO LÁ ONTEM VENDO ESSA MARAVILHA DE CANTORA!

Antônio Marcos - Belo Horizonte

20 de janeiro de 2008 às 11:16  
Anonymous Anônimo said...

Selma Reis eu tenho que tirar o chapéu, você matou nóis a mineirada ontem no Palácio das Artes que tava cheio e bonito de vê tanta gente cantando junto com ôce.

Mauro Ferreira eu sou um anônimo que adoro a Selma e sempre fiz algumas restricões ao trabalho dela, mas eu ontem vi a artista completa que ela é e refiz tudo que eu penso sobre o seu trabalho.

Como diz o Toninho ela deu aula ontem aqui em Minas... O povo gostou demais e uns amigos que foram comigo ficaram enlouquecidos com ela.

Eu entrei na fila interminável para pegar um autógrafo e vi a artista simpática, engraçada e humilde que é e que atendeu a todos com muito carinho.

Comprei o cd Maria Mãe de Jesus e chegando em casa ouvi e me acabei de chorar de emoção. O que é essa mulher contando a história de Nossa Senhora, que voz, que emoção, que músicas, como canta bem a música clássica e que capa de cd maravilhosa.

Mauro esse cd é de uma integridade única.

Selma Reis eu não sei se vc um dia vai ler esse meu pedido de desculpas por ter um dia pensado que vc poderia ser menos do que vc é realmnte. Peço milhões de perdões em achar que vc era menos do que é.

E a partir de agora eu acabo com meu anonimato infeliz e covarde de quem no fundo não tinha certeza do que achava e nem coragem de por a cara a tapa.

Vc deu um exemplo de como um artista vai a onde o povo está.

Mario Ferraz - BH

20 de janeiro de 2008 às 13:00  

Postar um comentário

<< Home