16 de janeiro de 2008

Dudu grava pagode de espontaneidade ensaiada

Resenha de gravação de CD e DVD
Título: Roda de Samba ao Vivo
Artista: Dudu Nobre
(foto de Washington Possato com Roberta Sá)
Local: Universal Up - Gravadora Universal Music (RJ)

Data: 15 de janeiro de 2008
Cotação: * * 1/2


"Eu posso voltar para minha garrafa?", perguntou Zeca Pagodinho, maroto, para Rildo Hora, após gravar duas vezes o seu dueto com Dudu Nobre em Velho Ditado. Maestro que regeu a gravação para o DVD e CD ao vivo de Dudu, realizada na noite de terça-feira, 15 de janeiro, no espaço de show da filial carioca da Universal Music, Rildo até liberou Pagodinho. Mas por pouco tempo. Somente três números depois, ZP, O Terrível - como foi chamado ao palco por Dudu - teve que voltar à cena para fazer o terceiro take de Velho Ditado. Repetiram-se os aplausos e repetiu-se a marcação feita na palma da mão - como convém a um partido alto à moda carioca...

A gravação deste segundo projeto fonográfico de Dudu Nobre na gravadora Universal Music tentou reproduzir o clima das rodas de samba armadas nos quintais dos subúrbios do Rio de Janeiro (RJ). "É um pagode ensaiado", como caracterizou Rildo ao conceituar o disco no início da gravação. Dudu reviveu o partido mais alto de compositores como Candeia, Monsueto, Xangô da Mangueira e o próprio Zeca Pagodinho, parceiro de Dudu no samba inédito Seu Gastão que Vai Bancar, cuja letra traça o perfil de velho amante disposto a custear os caprichos da mulher amada. Convidado do medley que reuniu dois partidos do salgueirense Geraldo Babão, Viola de Maçaranduba e Mocotó com Pimenta, Almir Guineto - saudado efusivamente em cena por Dudu como "o rei do partido alto" - contribuiu para o roteiro com outros dois sambas inéditos compostos com o anfitrião do tal pagode ensaiado: Que Mundo É Esse? (com Fred Camacho na parceria) e Tinha Cachaça no Meio.

Dançarinos evoluíram pelo palco enquanto Dudu reviveu sambas como É Preciso Muito Amor. Ainda uma estranha no ninho desse pagode de tom mais suburbano, Roberta Sá reafirmou mais uma vez sua graciosidade ao gravar dueto com Dudu em Quem É Ela? - parceria do anfitrião com Zeca Pagodinho. O samba é delicioso e tem um tom buliçoso que caiu muito bem na voz leve de Roberta, que pareceu tão à vontade quanto o veterano bamba Nei Lopes, convidado de Tempo de Dondon, que teve letra atualizada. "Um upgrade", na definição espirituosa do autor. Nei mostrou o vigor vocal que faltou em Guineto, em Zeca e mesmo em Martinho da Vila, que entrou em cena com seu pandeiro para reviver Chora Viola com Dudu. O duo teve que ser repetido. No bis, a platéia de convidados atendeu os pedidos de Martinho e de Rildo Hora para cantar o refrão. Momentos antes, Martinho já tinha sido lembrado no roteiro com medley que une Trepa no Coqueiro e Segure Tudo.

"Esse moleque é esperto", disse Rildo a respeito de Dudu quase no fim da gravação. E foi justo: embora quase todos os 21 números tenham sido repetidos por questões técnicas, o jovem partideiro não errou as letras. "Aquele negócio ali quebra um galho terrível", minimizara Dudu números antes, apontando para o teleprompter no qual as letras dos sambas eram exibidos para os cantores. No todo, mesmo com o clima de espontaneidade ensaiada, o pagode liderado por Dudu na (ágil) gravação ao vivo se mostrou sedutor por conta da nobreza dos partidos sempre altos. Em que pesem os arranjos padronizados que uniformizam sambas gravados ao vivo.

Roteiro do show gravado por Dudu Nobre:
1. Sinhá, Sinhá (Casquinha e Candeia) / Gamação (Candeia) / Peixeiro Grã-fino (Candeia e Bretas)
2. Tinha Cachaça no Meio (Dudu Nobre e Almir Guineto)
3. Velho Ditado (Dudu Nobre e Luizinho SP) - com Zeca Pagodinho
4. Seu Gastão que Vai Bancar (Dudu Nobre e Zeca Pagodinho)
5. É Preciso Muito Amor
(Noca da Portela e Tião de Miracema)
6. Quem É Ela? (Dudu Nobre e Zeca Pagodinho) - com Roberta Sá
7. O Samba Vai te Pegar (Dudu Nobre e Pretinho)
8. Feirinha da Pavuna (Jovelina Pérola Negra)
9. Tempo de Dondon (Nei Lopes) - com Nei Lopes
10. Minisaia (Gabriel Moura, Valmir Ribeiro e Carlos Moura)
11. Moro na Roça (Xangô da Mangueira) / Batuqueiro
(Xangô da Mangueira)
12. Trepa no Coqueiro (Martinho da Vila e Tião Graúna) / Segure Tudo (Martinho da Vila)
13. Chora Viola (Carlito Cavalcante e Nilton Santa Branca) - com Martinho da Vila
14. Lamento de Lavadeira (Monsueto)
15. Yaô (Pixinguinha e Gastão Viana) / Patrão Prenda seu Gado
(Donga, Pixinguinha e João da Baiana)
16. Que Mundo É Esse? (Dudu Nobre, Almir Guineto e Fred Camacho)
17. Viola de Maçaranduba (Geraldo Babão) / Mocotó com Pimenta (Geraldo Babão / Almir Guineto) - com Almir Guineto
18. E Eu Não Fui Convidado (Nei Lopes) / Não Quero Saber Mais Dela (Arlindo Cruz e Sombrinha)
19. SPC (Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz) / Brincadeira Tem Hora (Zeca Pagodinho) / São José de Madureira
(Zeca Pagodinho)
20. Vou Botar teu Nome na Macumba (Zeca Pagodinho) / Posso até me Apaixonar (Dudu Nobre)
21. Ô Irene (Beto sem Braço e Geovana) / Dona Fia (Arlindo Cruz e Sombrinha) / Vai Lá, Vai Lá ((André Rocha, Moisés Santiago e Alexandre Silva)

24 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro, o engraçado é que a Roberta se sente mais à vontade nesse tipo de apresentação. Veja o caso da "Cidade do Samba", onde ela cantou Falsa baiana. Sinto ela mais solta do que em seu próprio show.

16 de janeiro de 2008 às 08:08  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

No terceiro parágrafo d texto do post você digitou errado "Martinho da Viola".

No mais, é fácil não errar as letras das músicas quando se tem teleprompter. Não achei justo não.

abração,
Denilson

16 de janeiro de 2008 às 09:39  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

16 de janeiro de 2008 às 09:46  
Blogger Mauro Ferreira said...

Denilson, obrigado pelo olhar atento. Já corrigi o erro de digitação.

quanto ao teleprompter, ele de fato ajuda, mas, em gravação ao vivo, muito artista se atrapalha mesmo com ele. Dudu foi esperto, sim. Estava bem ensaiado.

16 de janeiro de 2008 às 09:47  
Anonymous Anônimo said...

Esse excesso de discos ao vivo é de uma infelicidade tamanha. Adoro a tecnologia do dvd, mas esta foi uma forma de acabar com os discos de estúdio.
Faço severas críticas não só ao Dudu que já tem dois projetos ao vivo, como também a Beth (que dos últimos seis trabalhos, cinco são ao vivo), Martinho, Zeca, Alcione, Fundo, Revelação etc Até o novato Diogo Nogueira engatinhou com um projeto de disco ao vivo!
Sem contar as regravações! Paulinho da Viola então já está Mestre nisso (Acústico, Meu tempo é hoje, Bebadachama e nada de disco de carreira!)
Vamos acordar minha gente e andar pra frente! Chega de regravar e chega de projetos ao vivo! Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Ainda espero em vida um dvd da Clara e a remasterização dos discos de Roberto Ribeiro! Alô EMI! Nos dê de presente isso!
PS: Gostaria imensamente de ouvir a GRACIOSA Roberta Sá no seu momento off-elite. Deve estar demais mesmo! Salve o subúrbio!

16 de janeiro de 2008 às 10:02  
Anonymous Anônimo said...

Mauro esqueci de perguntar: Nada sobre o cd/dvd, Mulheres da Mangueira, da Rosemary? Quando será lançado? Nos dê uma notícia. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

16 de janeiro de 2008 às 11:09  
Anonymous Anônimo said...

O Dudu sabe tudo de samba, está bem acompanhado, Rildo Hora, quase sempre acerta - errou no último ao vivo do Zeca, ter Almir Guineto, com ou sem voz é sempre um luxo, música nova do Zeca, ótimo. Mas Dudu Nobre já tem um disco ao vivo, perfeito por sinal, com participação do MV Bill e Gabriel Pensador, penso que ele poderia ir mais longe com repertório inédito, e a Universal, cá pra nós, só levanta o Zeca Pagodinho, pq já afundou várias carreiras Paula Lima, Luciana Melo, Alcione... Que tiveram um upgrade quando foram para a Indie e S de Samba(?).

16 de janeiro de 2008 às 12:26  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo tem razão. Cadê o disco da Rosemary "Mulheres da Mangueira"? Daqui a pouco a Mangueira acaba e nada do disco sair.. rsrsrs (é só uma brincadeira, viu gente?)

Quanto ao disco do Dudu, o repertório não apresenta muitas novidades, mas é interessante para quem quer se iniciar no mundo do samba. Ou apenas ter um disco legal em casa.

abração,
Denilson

16 de janeiro de 2008 às 13:58  
Blogger Vinny said...

Roberta sempre mandando bem com a sua graciosidade. Seja cantando a tocante música "Desenredo" com o Boca Livre, ou seja cantando pagode com o Dudu. Essa moça vai longe, muito longe!!!

16 de janeiro de 2008 às 15:43  
Anonymous Anônimo said...

Isso ai Vinny, disse tudo. Ela tem ocupado o espaço que lhe é de direito! "Desenredo" realmente é algo de se tirar o chapéu!
Mauro, em tempo, essa foto da Roberta ficou tão boa quanto a primeira que você havia colocado!

16 de janeiro de 2008 às 16:45  
Anonymous Anônimo said...

Verdade, a Roberta é tão queridinha do Mauro que a cada momento ele troca a foto, uma mais bonita do que a outra. Coloca uma foto dela sambando, dando nas cadeiras, Mauro! Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS1: Se tiver uma dela com a minha Rainha, melhor ainda! Me mande.
PS2: Continuo na espera de notícias do cd/dvd da Rosemary.

16 de janeiro de 2008 às 17:19  
Anonymous Anônimo said...

Pois é, até em DVD de Dudu, quem ressalta para o Mauro é a Roberta. E aí é um tal de trocar a foto para valorizar a moça...
Depois diz que não é amigo.

16 de janeiro de 2008 às 20:45  
Anonymous Anônimo said...

E se ele for amigo da moça, qual o problema? Ele nunca deixou de criticá-la...Menos pessoal, menos!

17 de janeiro de 2008 às 10:55  
Anonymous Anônimo said...

Só se salva Roberta.
Curti Dudu no início mas logo percebi que ele era assim, mais um adjetivo do que um substantivo. Sacumé?

17 de janeiro de 2008 às 11:20  
Anonymous Anônimo said...

A Roberta vem quebrando a resistência entre os leitores do blog. Percebe-se uma maior aceitação do talento que ela tem. Caminho longo tem essa moça! Ainda bem que ela não se pauta pelo sucesso fácil e tem construído uma carreira pra lá de sólida!

17 de janeiro de 2008 às 15:57  
Blogger Pedro Progresso said...

Ahhhh...
Mas a Maria Rita...
ahuahauhauhauhauhahauhauahuahuahua
brincadeira, não vamos cair nessa discussão de novo por favor!

17 de janeiro de 2008 às 23:19  
Anonymous Anônimo said...

Pedro, não entendi a referência à Maria Rita!
Creio que as duas são as melhores de sua geração.
Mas o que tenho sentido é que estão querendo transformar em disputa, rivalidade e rixa. Será???rs

18 de janeiro de 2008 às 08:29  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, foto da Roberta com a Beth??? Vai ser covardia com a Madrinha, haha...

18 de janeiro de 2008 às 17:38  
Anonymous Anônimo said...

MAIS DO MESMO!!!

Só esta expressão simboliza o que está acontecendo com a música brasileira...

Agora tudo é projeto ao vivo, com uma pá de convidados, regravações, mais regravações, as mesmas regravaçãoes...

E Dudu - que é mesmo mais adjetivo do que substantivo - parece que já entrou em declínio criativo e artísitico.

18 de janeiro de 2008 às 17:41  
Anonymous Anônimo said...

"Eu posso voltar para minha
garrafa?"

Uma pena que um artista admirado por tanta gente não tenha vergonha (na cara) de ser associado ao vício.

Zeca Pagodinho é o caso perfeito de uma pessoa que sabe a importância e a capacidade de influência que possui e que não as utiliza para conscientizar os mais jovens, os menos instuídos e ajudar a melhorar o Brasil.

Aliás, a Beth Carvalho deu uma bronca pública nele por causa disso e nem assim o ZP se mancou. "Eu não aceitaria gravar comerciais desse tipo. Não faço propaganda do vício! Eu sei bem o que é isso, afinal fumei durante 42 anos, dois ou três maços por dia, e quase morri por causa disso."

Uma pena...

18 de janeiro de 2008 às 17:53  
Anonymous Anônimo said...

05:38,

Eu ia adorar! Duas grandes cantoras que se destacam principalmente pelo EXCELENTE repertorio. Ambas tem MUITO bom gosto! Abs,

Marcelo Barbosa - Brasilia (DF)

18 de janeiro de 2008 às 21:13  
Anonymous Anônimo said...

Sou mais a Maria Rita, como cantora e como gata, hehehehehe...

19 de janeiro de 2008 às 11:55  
Anonymous Anônimo said...

Esse novo nicho de mercado, o CD / DVD ao vivo é idiotizantee repetitivo. Quem ainda aguenta participação especial de Zeca Pagodinho que anda cantando muito mal ?

21 de janeiro de 2008 às 16:26  
Blogger Lucinha Nobre said...

Bom, eu vou ser muito sincera... Num primeiro momento achei um saco essa coisa de tantas regravações, confesso que fiquei com preguiça, nem fui na gravação do DVD. Mas no show de lançamento duas coisas me chamaram atenção. Uma que o repertório, ainda que antigo, é excelente, as músicas são muito boas. Outra que o meu filho, de nove anos, virou partideiro depois desse disco. O moleque, que até então só curtia os gringos do hip hop, definitivamente se encontrou nesse repertório repleto de Candeia, Nei Lopes, Xangô da Mangueira, Monsueto, etc... Por isso esse Cd para mim é o melhor do dudu, fez meu filho se encontrar com o samba, e isso para mim não tem preço...

22 de junho de 2008 às 03:06  

Postar um comentário

<< Home