26 de dezembro de 2007

Valéria Oliveira erra ao priorizar temas autorais

Resenha de CD
Título: Leve Só as Pedras
Artista: Valéria Oliveira
Gravadora: Independente
Cotação: * * 1/2

Valéria Oliveira é boa cantora potiguar que tem até público fiel na noite do Rio Grande do Norte e no Japão - onde, aliás, costuma editar seus CDs. Leve Só as Pedras já é o sexto álbum da discografia da artista. Contudo, soa bem menos sedutor do que o anterior Imbalança, lançado no início de 2006 no Brasil pela Deckdisc. A produção é dividida pela cantora com Kazuo Yoshida, só que não se trata daqueles discos de bossa nova que Yoshida faz em série para o mercado japonês. O problema é que Valéria - que tentara em vão se impor como compositora em duas faixas de seu álbum anterior (não por acaso, os pontos fracos de Imbalança) - resolveu investir em repertório quase que totalmente autoral em Leve Só as Pedras. Resultado: sua voz segura pouco cativa por conta da qualidade irregular de suas músicas. O melhor do álbum acaba sendo a regravação de O Último Pôr-do-Sol, boa parceria de Lenine com Lula Queiroga. Já A Tua Presença Morena, de Caetano Veloso, não consegue reeditar o brilho da releitura cool da canção Coração Vagabundo feita por Valéria Oliveira em seu CD anterior. Enfim, é outra cantora que não é a compositora que acredita ser...

18 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É engraçada esta relação, temos ótimas cantoras que insistem em ser compositoras, mas não saem do chão. Marisa Monte é a rainha delas. Temos ótimos compositores, que insistem em ser cantores, mas também não saem do chão.

26 de dezembro de 2007 às 17:14  
Anonymous Anônimo said...

se a artista compõe, é natural que cante e grave suas músicas

26 de dezembro de 2007 às 17:17  
Anonymous Anônimo said...

Seria melhor q Marisa Monte e Leila Pinheiro parassem de compor e só cantassem....assim como seria ótimo q Ivan Lins e Arnaldo Antunes parassem de cantar e se dedicassem apenas as composições....é por aí...

26 de dezembro de 2007 às 19:44  
Anonymous Anônimo said...

O problema da MPB, me desculpe João Gilberto, mas causado pela Bossa Nova é que todo compositor se arvora a ser cantor. Daí termos vopzes horrorosas como as de Fagner, Belchior, Tom Jobim, Sueli Costa, entoando músicas que ficariam maravilhosas nas vozes lindas de nossas cantoras sem repertório. Um mal que, na Era de Ouro, não havia. Compositor, naquela época, só gravava quado Carlos Galhardo e Francisco Alves não gostavam de uma música, oq ue, graças a Deus, era raro.

26 de dezembro de 2007 às 20:00  
Anonymous Anônimo said...

MM e Leila Pinheiro não são ótimas cantoras. São boas cantoras, mas deixam a desejar na interpretação (bastante fria) no repertório e no quesito originalidade... aham!
Quanto às composições: sem comentários.

Ótima cantora é Bethânia.

26 de dezembro de 2007 às 22:40  
Anonymous Anônimo said...

Esta questão dos compositores-cantores no Brasil está fortemente ligada à fragilidade da lei dos direitos autorais do país. Se Fagner, Belchior, Chico Buarque entre tantos outros só compusessem jamais teriam chegado onde chegaram. Porém, incluir João Gilberto nesta lista é misturar o joio e o trigo. João é excelente cantor, cujo único defeito talvez seja a perfeição com que canta.

Anderson Falcão

Brasília - DF

(Ouvindo Vânia Abreu - Misteriosa Dona Esperança)

26 de dezembro de 2007 às 23:13  
Anonymous Anônimo said...

Zé Renato, cantor perfeito, compositor raso. Lenine, ótimo cantor, compositor raso, Marisa Monte, ótima cantora, compositora rasa, Ana Carolina - poderia ser uma ótima cantora, se esquecesse suas composições, Adriana - compositora interessante, cantora mediana. Enfim, bons compositores deveriam apenas compor, quando não fossem bons cantores. O dueto de Erasmo Carlos com Chico Buarque prova isso.

26 de dezembro de 2007 às 23:54  
Anonymous Anônimo said...

Sou grande fã da Marisa, mas ela é uma compositora fraquinha mesmo.
Cantoras(es) que são compositores fracos me incomodam mais do que o contrário, um grande exemplo é o Nelson Cavaquinho.
Quando a composição é genial,qualquer um pode cantar(até eu ehehehe) já o contrário não é verdade.

Jose Henrique

27 de dezembro de 2007 às 02:26  
Anonymous Anônimo said...

Mas o Nelson Cavaquinho é um cantor absolutamente genial. Só quem fica em discussões meia bomba sobre afinição é que não vê...

27 de dezembro de 2007 às 08:01  
Anonymous Anônimo said...

Não disse que João Gilberto é dono de voz horrorisa. João é um grande cantor, mas de timbre indefinido e pouca potência, o que propiciou que outros cantores que não são cantores achassem que podem cantar também. Antigamente, antes de João Gilberto, só quem tinha VOZ podia cantar.

27 de dezembro de 2007 às 10:31  
Anonymous Anônimo said...

Oi anônimo, eu tb adoro a voz do Nelson Cavaquinho, mas a maioria não gosta, não.

Jose Henrique

27 de dezembro de 2007 às 15:04  
Blogger Ju Oliveira said...

Mesmo que o cara não seja um cantor, eu gosto de ouvir a gravação do compositor. É sempre bom saber como o compositor vê a sua própria criação. Acho que algumas das melhores gravações de Chico Buarque, por exemplo, são as dele mesmo.
Agora, cantoras que acham que tem que compor para ganhar 'status' são uma praga mesmo. Marisa Monte é a pior delas, justamente por ela ser uma artista tão interessante. Detesto quase todas as suas composições e acho que a parceria com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown estragou a carreira dela. Vanessa da Mata, por exemplo, é uma péssima cantora que, em vez de ficar compondo canções mediadas, deveria se dedicar a estudar e se aprimorar como cantora.

27 de dezembro de 2007 às 16:23  
Anonymous Anônimo said...

Como disse o Anderson Falcão e a Nana Caymmi, o problema é (ou era, sei lá) de recolhimento do direito autoral. Se não fizesse show e gravasse discos, o compositor viveria à míngua.

Tá certo, Chico Buarque não é um grande cantor. Alguns diriam que sequer seja cantor. Mas ninguém canta melhor do que ele algumas de suas composições. E até de outros: sua 'Ligia' está entre as melhores.

27 de dezembro de 2007 às 17:43  
Anonymous Anônimo said...

Mas Chico, apesar de não ter uma grande voz, é um ótimo intérprete, coisa que Belchior, por exemplo, não é.

28 de dezembro de 2007 às 01:58  
Anonymous Anônimo said...

Chico Buarque, mesmo com sua voz feia, canta muito bem suas composições. O lance é que Chico, Caetano e Gil são compositores que cantam, e são ótimos, o Milton é um cantor que compõem e é ótimo. Os medianos, façam o que fizerem, são medianos. Cartola cantando também é ótimo.

28 de dezembro de 2007 às 02:49  
Anonymous Anônimo said...

Luc,

Concordo contigo em relação ao Chico Buarque. Adoro ouvi-lo cantando as suas composições.

Mas me permita uma pequena correção: "Lígia", a princípio é de autoria do Tom Jobim, porém existe uma suspeita de que Chico o teria ajudado na composição.

Tom e Chico fizeram várias músicas juntos, porém várias outras músicas não ficaram concluídas porque o Chico demorava muito para entregar as letras para as melodias do Tom.

Por exemplo, "Wave" teve a sua frase inicial composta pelo Chico ("Vou te contar, os olhos já não podem ver..."). Aí ele parou e o Tom perdeu a paciência e completou o resto da letra sozinho. "Anos Dourados", o Chico demorou tanto para fazer a letra que o Tom lançou primeiro como instrumental, para poder fazer parte da trilha sonora da minissérie. A música com letra só foi lançada pela Bethânia alguns anos depois.

Parece que com "Lígia" aconteceu algo parecido...

abração,
Denilson

28 de dezembro de 2007 às 12:56  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado pela informação, Denilson. Não sabia dessas histórias interessantes de 'Wave' e 'Anos Dourados'.

Quanto à 'Ligia', você vai ver que fiz a ressalva 'e até de outros'. A versão do Chico é aquela de que aprendi a gostar. A da Gal Costa é um primor tb.

Forte abraço e bom 2008,
Luc

28 de dezembro de 2007 às 15:57  
Anonymous Anônimo said...

Luc,

Desculpe pela minha desatenção. Foi a pressa.

Forte abraço e bom 2008 para você também.

Denilson

29 de dezembro de 2007 às 00:23  

Postar um comentário

<< Home