30 de dezembro de 2007

Retrô 2007 - As notas mais dissonantes do ano

Em abril, o quarteto Los Hermanos (visto à direita no traço de Rodrigo Amarante) surpreendeu todo o meio musical ao anunciar um recesso por tempo indeterminado. Os três shows de despedida - realizados na Fundição Progresso (RJ), de 7 a 9 de junho - foram gravados. Para muitos, a pausa pode significar o fim do grupo carioca, que ia começar a gravar seu quinto álbum. Seja como for, Marcelo Camelo já prepara seu primeiro disco solo para 2008. Enquanto Rodrigo Barba passa a integrar o grupo Canastra. Eis algumas outras notas dissonantes ouvidas na música de 2007:

A ira de Nasi - Em abril, com fôlego renovado no mercado, o Ira! lançou o 13º álbum de inéditas, Invisível DJ, produzido por Rick Bonadio. Cinco meses depois, em setembro, o grupo anunciou em comunicado oficial que cumpriria sua agenda e as atividades sem o vocalista Nasi. Problemas entre o cantor e os músicos da banda impossibilitaram a convivência. Farpas foram trocadas pela mídia na nota mais desarmoniosa de 2007. Será que o Ira! vai resistir??

O fim do New Order? - Em maio, confirmando o que já dissera a um jornal da Argentina, já no fim de 2006, o baixista Peter Hook afirmou que o New Order havia chegado ao fim. Tempos depois, o vocalista Bernard Sumner e o baterista Stephen Morris decidiram divulgar nota em que garantiram a sobrevivência do grupo sem entrar em detalhes. Só que paira a incerteza sobre o fim da banda.

O fim de Sandy & Junior? - Em abril, os irmãos Sandy & Junior convocaram entrevista coletiva para anunciar o fim da dupla após 18 anos. O plano (cumprido) era gravar e lançar CD e DVD na série Acústico MTV e partir para turnê nacional até dezembro. Porém eis que, no que seria o último show dos irmãos, em São Paulo (SP), em 18 de dezembro, Sandy já admitiu a possibilidade de voltar no futuro. O tal último show foi gravado e pode ser editado em DVD...

O mar revolto de Maria Bethânia - Em agosto, sob a direção de Andrucha Waddington, Maria Bethânia gravou no Canecão (RJ) seu show Dentro do Mar Tem Rio para registro em DVD. Só que a Abelha Rainha rejeitou as imagens captadas por Andrucha. Sem alarde, a Biscoito Fino bancou a nova gravação em dezembro, no encerramento da turnê, em São Paulo (SP). Por ora, os fãs tiveram que se contentar com o CD duplo ao vivo. O DVD ficou para 2008.

O show polêmico de Ana - Em junho, Ana Carolina estreou o show Dois Quartos, em Belo Horizonte (MG), sob a direção de Monique Gardenberg e alguma polêmica. Fãs teriam reprovado o teor erótico da abertura do show. Mudanças teriam sido feitas já na segunda apresentação para diminuir a suposta carga erótica, porém a cantora nega que tenha feito qualquer alteração no show.

A má distribuição do disco de Cozza - Fabiana Cozza ganhou boa projeção na mídia com o lançamento de seu segundo álbum, Quando o Céu Clarear. No entanto, a distribuição precária da gravadora Eldorado tem dificultado o acesso do público ao álbum.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

só isso que aconteceu de ruim em 2007?

30 de dezembro de 2007 às 18:37  
Anonymous Anônimo said...

ainda agora é difícil de acreditar que o los hermanos acabou. mesmo que seja por ora.
e se aparece um aí dizendo que já era tempo, eu meto porrada!

30 de dezembro de 2007 às 18:56  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, faça a lista dos 10 melhores discos do ano: e não se esqueça dos discos de Roberta Sá, Maria Rita e Célia.

30 de dezembro de 2007 às 21:54  
Anonymous Anônimo said...

Já era tempo! ehehehee

Jose Henrique

31 de dezembro de 2007 às 01:23  
Anonymous Anônimo said...

O Ira! tinha mesmo que acabar, essas bandas dos anos 80 têm que acabar!
O prazo de validade delas já venceu há pelo menos uma década.

PS: Muito boa sorte ao Nasi, figuraça.

Jose Henrique

31 de dezembro de 2007 às 01:34  
Anonymous Anônimo said...

micaço foi a bethania, na tentativa de tornar seu show mais palatável para platéias que têm pouco acesso a ela, incluir 'você' e 'sob medida' no espetáculo que não tinha NADA A VER com essas canções.
desvirtuou a idéia do negócio, cortou o clima quase sempre idílico do roteiro e fez feio. muito feio.
isso é que é tentar 'enfiar fé na misericórdia'.
a baiana tropeçou e caiu em cima da cabeça.

31 de dezembro de 2007 às 10:02  
Blogger Pedro Progresso said...

Eu acabei indo na gravação do dvd Ana Carolina Multishow ao vivo que foi aqui no Credicard Hall... E independente das músicas serem boas ou não, das pessoas gostarem ou não, a produção, as luzes, os cenários estão excelentes...
Vai sair um bom dvd por aí.

3 de janeiro de 2008 às 19:27  
Anonymous Anônimo said...

A Sandy já tá pensando em voltar a dupla com o Junior? Não faz nem um mês que eles se separaram...

Se alguém ainda tinha dúvida da intenção marqueteira por trás da separação, acho que isso já esclarece tudo. Assim que os dois fracassarem individualmente (e há boas chances de que fracassem), lá volta a dupla com mais "músicas" (se é que dá pra chamar o que eles fazem de músicas...).

30 de janeiro de 2008 às 10:26  

Postar um comentário

<< Home