9 de dezembro de 2007

O mergulho de Bethânia é mais fundo no palco

Resenha de CD
Título: Dentro do Mar Tem Rio
- Maria Bethânia ao Vivo
Artista: Maria Bethânia
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * * 1/2

Este é mais um álbum ao vivo de Maria Bethânia? Sim e não. Sim, já que, a rigor, Dentro do Mar Tem Rio é mais um registro de show a somar em discografia que ganha regularmente títulos ao vivo desde 1968. E não, pois este CD duplo que chega às lojas com a tiragem inicial de 30 mil cópias não é mais um disco ao vivo de Bethânia. É, antes, um dos grandes discos ao vivo de Bethânia. Que beira a perfeição e - se não a atinge - é somente por conta de duas músicas destoantes do roteiro, Você e Sob Medida. Músicas, aliás, que não constavam do repertório do espetáculo em sua primorosa estréia, em novembro de 2006, em São Paulo (SP), mas entraram no meio da temporada. Em contrapartida, o roteiro ganhou a bela O Nome da Cidade, música de Caetano Veloso que - unida a Grão de Mar (Chico César e Márcio Arantes) - se tornaria um dos mais pungentes números do espetáculo, para o qual (até) parece criada.

Ao expor no palco suas memórias das águas, com base nos fartos repertórios dos álbuns Mar de Sophia e Pirata, Maria Bethânia formatou um de seus mais belos shows. Aliás, um dos poucos que apresentou uma costura e um conceito realmente novos - sem que estivesse calcado em maior ou menor grau no emblemático Rosa dos Ventos (1971), pilar da obra teatral da intérprete. Daí a total importância deste CD ao vivo que registra o espetáculo na íntegra - tal como ele foi apresentado na gravação, realizada em agosto de 2007 no Canecão (a filmagem do DVD - também feita na ocasião - foi rejeitada pela cantora, o que motivou nova gravação do show neste mês de dezembro, no encerramento da turnê em São Paulo).

Conceitos à parte, o mergulho de Bethânia sempre foi mais fundo no palco. Daí a (real) necessidade da edição de discos ao vivo da cantora. É no palco que seu canto e sua força se expandem. Basta comparar as gravações originais de músicas com Beira-Mar e A Dona do Raio e do Vento com os registros ao vivo para atestar a supremacia da intérprete em cena. É bem verdade que, no palco, seu canto fica menos polido. E aí ouve-se, ainda hoje, uma outra desafinada - como em Sábado em Copacabana - porém nada que amenize a beleza e / ou a intensidade de seus discos ao vivo. Até porque Bethânia nunca maquia no estúdio seus registros de show.

Com luxuoso encarte, repleto de belas fotos de Beti Niemeyer, o CD Dentro do Mar Tem Rio também se impõe na discografia ao vivo de Bethânia pela apurada qualidade técnica. O som é límpido. A voz da diva é ouvida com clareza. Assim como as intervenções do público - seja a bem-humorada contribuição à letra de Sereia de Água Doce, sejam as palmas calorosas que ecoam após o texto Ultimatum e Movimento dos Barcos, que encerra o segundo ato.

Diferentemente de Tempo Tempo Tempo Tempo, show que estreou mal e foi se ajustando na estrada, Dentro do Mar Tem Rio já chegou arrebatador à cena na estréia. Um registro de suas primeiras apresentações teria sido (mais) valioso. Ainda assim, a gravação perpetuada neste CD ao vivo honra o histórico de Maria Bethânia no palco. Difícil não se levar pela correnteza de emoção!!

45 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Concordo em gênero, número e grau.
Aliás, na canção "Grão de Mar", aquela quebrada na música que leva (sem avisar) a canção "O nome da cidade" é de arrepiar tudo. TUDO.
Tudo está tão em feito que até o interlúdio instrumental da banda (que eu sempre passo nos outros shows) está muito bom, e você não comentou sobre.
O bis genial!!!!
Os poemas... cada vez melhores.
O dvd tem que estar a altura.

9 de dezembro de 2007 às 18:42  
Anonymous Anônimo said...

O Cd é realmente primoroso, que venha logo o DVD. Apenas algumas observações: a entrada de Você e Sob medida simplesmente nada a ver com o roteiro, tirar Atiraste uma pedra foi uma pena, e as gravações de Beira-mar e Dona do raio e do vento não ficaram na sua "totalidade" (como em outras apresentações do show). No mais, um grande, mas grande disco.

9 de dezembro de 2007 às 20:21  
Blogger Luís Claudio Giesteira said...

Mais uma vez Bethânia dá de dez.o cd é maravilhoso e perfeito técnicamente. O clima festivo foi transportado para o cd e nos contagia. A parte gráfica,como sempre, é uma atração a mais.Lindo
poema do Chico César. Como as canções do A.Antunes cresceram!!
Faltaram Cais e Trocando em Miúdos
( que estavam no roteiro )no lugar de Você e Sob Medida. Mas tudo bem
Espero anciosamente pelo dvd.
Bela Bethânia!!!

9 de dezembro de 2007 às 20:22  
Anonymous Anônimo said...

Realmente um dos maiores registros da Abelha Rainha. Aqui em Salvador os ingressos para as 2 apresentações esgotaram em apenas algumas horas. O CD tá muito bom mesmo, mas tô louco pra ver o DVD. Espero que Bethânia tire a direção do Andrucha, pois ele destruiu o DVD dos "Doces Bárbaros" que tinha tudo pra ser um primor.

Viva Bethânia!

9 de dezembro de 2007 às 20:24  
Anonymous Anônimo said...

E por que não 5 estrelas, Mauro? Culpa do " Voce" e " Sob Medida"?
Explique e justifique!!( brincadeira)

9 de dezembro de 2007 às 22:38  
Blogger Fernando Lima said...

Só uma nota: Bethânia maquia sim no estúdio seus registros de show, como a mesma afirma ter feito em "Diamante Verdadeiro", justificando o "retoque" pelo fato de usar microfone sem pedestal.

9 de dezembro de 2007 às 22:57  
Anonymous Anônimo said...

MAURO, A BANDA É UM CAPITULO Á PARTE NESTE PRIMOROSO TRABALHO! QUANTO AOS NÚMEROS QUE DESTOAM ENTENDO QUE SEJA A JÁ DIVULGADA DIFICULDADE DAS EDITORAS QUE CONTROLAM A OBRA DESTES ARTISTAS EM LIBERAR DETERMINADAS CANÇÕES.

9 de dezembro de 2007 às 23:45  
Anonymous Anônimo said...

É engraçado como essa cantora OVER consegue impressionar tanta gente...E o pior é q é sempre a mesma coisa...

10 de dezembro de 2007 às 00:17  
Anonymous Anônimo said...

Percebe-se nitidamente nos shows que falta fôlego em " Debaixo Dágua ", que ficou bonito com os violinos. " Agora " vira um rap mas Bethânia lê a letra, ela ainda tenta descontrair com um molejinho. Deveriam colocar um tripé para ela ler o poema !

" Sob Medida " com ela ficou um ó, pois mesmo amando Simone acho que é de Fafá de Belém e ninguém tira.

10 de dezembro de 2007 às 01:08  
Anonymous Anônimo said...

Cotação: * * * * 1/2 ?

O ouro é de Roberta Sá!!

10 de dezembro de 2007 às 01:11  
Blogger Unknown said...

Comparações são inevitáveis ... Mas quem assistiu diversas vezes a temporada de Dentro do Mar tem rio sabe que o disco não retrata a real emoção da cantora e até do público onde os textos foram simplesmente "lidos" e algumas músicas simplesmente foram somente cantadas.Não cantadas por Bethânia.A própria reação da platéia percebe-se fraca.Talvez por isso que o dvd tenha caído no pente fino.Um pena!Ultimatum pra este cd, pois até esse texto foi simplesmente lido, assim lido ... Um show belíssimo sim, porém mal trabalhado.

10 de dezembro de 2007 às 01:30  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia tem tantos registros de shows ao vivo lançados sem necessidade que se tornou uma coisa chata. Quando um em especial vale registro fica parecendo mais um excesso. Vou até procurar ouvir, mas comprar só se for realmente o que dizem.

10 de dezembro de 2007 às 09:18  
Anonymous Anônimo said...

Over total!!!

10 de dezembro de 2007 às 10:44  
Anonymous Anônimo said...

Tomara que no roteiro de SP onde foi gravado o DVD, Bethânia tenha retirado VOCÊ e SOB MEDIDA, para voltar com ATIRASTE UMA PEDRA e CAIS.

ALguém sabe o roteiro da ultima temporada em SP ?

Edu - abc

10 de dezembro de 2007 às 10:51  
Blogger Doug said...

Pois eu acho que Bethânia em estúdio é sempre muito melhor que ao vivo, pelo menos em disco. Ao vivo ela tende a exagerar os vibratos, alongas demais as notas, e torna esses duplos ao vivo extremamente cansativos de se escutar. Podem até ser que Bethânia seja maravilhosa de se ver em DVD (será mesmo?), mas para escutar, ainda prefiro discos como Mel, Álibi ou Brasileirinho, sem os arrobos de "emoção" do placo.

10 de dezembro de 2007 às 10:58  
Anonymous Anônimo said...

Há cantoras q eu adoro ouvir em casa, pq elas são realmente para serem ouvidas.
A diferença em Bethânia é que ela pode ser tanto ouvida quanto assistida. Adoro seu desenvolvimento teatral no palco. Isso prende a atenção. Acho melhor que algumas que amo ouvir, mas não consigo ver em DVD pq não há expressividade alguma, dá sono... Há quem ache MB exagerada, over (rs). Entende-se. Pq essas pessoas se espelham sobremaneira dos modelitos americanóides cool. Nós somos latinos, emociondos e emocionantes. Mas estilo é tão pessoal que há diversidade suficiente para cada um esolher o seu, isso é saudável.
No + MB sempre impressionou grandes artistas: Glauber Rocha, Jeanne Moreau, Clarice Lispector, Wally Salomão, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Hanna Schygulla, dentre tantos outros.
Talvez eles vejam em MB o que o anônimo(a) que elaborou esse intrigado comentário "É engraçado como essa cantora OVER consegue impressionar tanta gente..." não consegue!

10 de dezembro de 2007 às 12:08  
Anonymous Anônimo said...

A-M-E-I o CD.
E, como alguém aí em cima, sempre pulava a faixa instrumental que divide os dois atos do show mas neste disco não deu. Uma das belas faixas do CD.

Bethânia é a grande DIVA da MPB e faz os CDs ao vivo mais honestos e verdadeiros.

Rainha verdadeira!

10 de dezembro de 2007 às 12:28  
Anonymous Anônimo said...

Engraçado...
Numa comunidade do orkut os fãs de MB acharam o cd fraco, sem emoção, sem transparecer a real beleza do show. Diga-se de passagem, fãs que geralmente babam em cima da obra de Bethânia achando tudo lindo e perfeito...
...E o Mauro dá 4 estrelas e meia.

Vai entender...

10 de dezembro de 2007 às 12:38  
Anonymous Anônimo said...

Assisti as apresentações no Rio.
e os shows foram maravilhosos. Leu sim e lê, mas somente o agora e debaixo d'agua.
A voz nos shows estava mais tranquila e mais bonita(opinião pessoal!) tudo era maravilhoso.E' a mesma qualidade no Cd.
Havia por parte do publico a consciência que se tratava da gravação(pelo menos percebi assim).Achei super legal ter a emoção mas um certo controle, por respeito, pelo trabalho que estava sendo feito, ou seja, um show que estava sendo gravado.
Acho a gravação realmente uma das melhores de Bethania.
Quanto ao fato que "você" e "sob medida" destoa do todo, endendo que pode parecer assim,nnao pra mim, na medida que sai do tema central, mas durante o show as reações da platèia foi demais nessas duas canções.
Que sob medida seja da Fafa, posso concordar, mas Bethânia esperou um tempão pra poder cantà-las e acho que ela conseguiu o que queria nessa canção somente agora.
beijos

10 de dezembro de 2007 às 13:39  
Anonymous Anônimo said...

os arroubos existiam la nos anos 70.
Bethania agora è madura.
Mas nnao vou explicar o inexplicavel.
Linda
eu amo demais.
Entendo quem nao goste, mas não tenho muita paciência pra ouvir opiniões, que questionam, indagam sobre uma coisa que dizem nao gostar.Por que serà?
E' melhoe entao cuidar do proprio jardim, e se ocupar somente do que se gosta.
Alias, isso que escrevi nao é contra ninguèm. E' somente um devaneio meu.

10 de dezembro de 2007 às 13:44  
Anonymous Anônimo said...

Lurian, você pode colocar até Janis Joplin nessa lista!

Não discordo de quem diz que os álbuns de Bethânia em estúdio são melhores em estúdio. Ela sempre teve um "conceito" pra fazer um álbum soar bem fechado, como um conjunto mesmo. Fora os privilégios de estúdio.
Mas esquecendo que tudo tem que ser técnicamente perfeito, em matéria de emoção, nenhuma cantora tem essa estética de palco que Bethânia tem (até Elis tentou, ficou feio, aquele show "Trem Azul" cheio de textos!).
E no dvd então?
Eu sempre ligo o dvd e fico ouvindo as músicas enquanto faço outra coisa... com Bethânia não dá, volta e meia tem que olhar pra tela. Acho um barato...

Ps: teve Cais no show?
putzzzz...

10 de dezembro de 2007 às 14:30  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho muito importante esses registros,tanto para a cantora,quanto para os fãs.É muito melhor do que ficar como alguns artistas brasileiros que não tem registro algum de seus shows wm cd.

10 de dezembro de 2007 às 15:26  
Anonymous Anônimo said...

Fica é com a discografia repetitiva isso sim.

10 de dezembro de 2007 às 17:01  
Anonymous Anônimo said...

Infelizmente Bethânia está menos over do que eu gostaria.
Adoro aqueles CDs anos 70, gritados, angustiados, irados, explodidos.
Mais serena, Bethânia continua incomparável, e o CD, embora contido de certa forma, está lindo.

Esta Maria é uma ENTIDADE.

10 de dezembro de 2007 às 19:20  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com muito do que li. O show é ótimo, o CD tá muito bem produzido, a cantora é FERA, mas a inclusão de Você e Sob Medida cortam o barato da audição do disco, como fizeram no show.
E tb não achei sua interpretação para o Nome da Cidade nenhum desbunde.
No geral, contudo, o resultado é + mas poderia ser ainda melhor.
E CAIS estaria perfeito.

10 de dezembro de 2007 às 21:24  
Anonymous Anônimo said...

MARIA BETHANIA, PODE REPETIR QUANTOS DISCOS, COMPACTOS LPS E DVDS AO VIVO QUE QUISER, ELA PODE!!!!
ELA NÃO SE CHAMA ANA CAROLINA!!!

10 de dezembro de 2007 às 21:26  
Anonymous Anônimo said...

Maria Bethânia não se emenda mesmo. Não bastasse assassinar em estúdio 2 musicas do meu amadinho Arnaldo Antunes agora me vem com essas constrangedoras versões ao vivo!
Ano passado, Arnaldo mostrou pra ela como se canta " Lua Vermelha " no CD 'Qualquer " com aquele grave, quase grutal que me derrete.


Mauro não aprovou o cd dos Paralamas no Rock in Rio 85, achando que só dvd bastava. E no caso da Maria Bethânia pode?

11 de dezembro de 2007 às 03:32  
Anonymous Anônimo said...

Tá todo mundo cego!!!
Mauro, não seja ingênuo. Por acaso você não sabe que elas refazem os discos ao vivo em estúdio.

11 de dezembro de 2007 às 10:04  
Anonymous Anônimo said...

Caricatura!!!!

11 de dezembro de 2007 às 11:48  
Anonymous Anônimo said...

A NOSSA INEZITA BARROSO !

11 de dezembro de 2007 às 12:18  
Anonymous Anônimo said...

Mas é evidente que Bethania não maquia suas gravações ao vivo.
O ProTools conserta para ela. A abelha rainha nem precisa aparecer no estudio.
Hoje nao existe gravação ao vivo que nao seja maquiada pelo ProTools,mas conhecido como o PhotoShop dos desafinados, o que bethania já deixou de ser a muito tempo.
Mas uma maquiadinha no ProTools sempre tem.
Mas nao adianta minha gente, Mauro ferreira é zeloso com MB.
Fui assitir a uma gravação do programa palco MPB com a martinalia e ela disse para o deleite da plateia que bethania produziu o seu disco pelo telefone e que ela ficava implorando para bethania ir no estudio.
escrevi isso aqui e fui censurado! Francamente!

11 de dezembro de 2007 às 15:27  
Anonymous Anônimo said...

Nunca tinha visto um post com (tantas) palavras entre parênteses!
hehehehehehehe.

Muito bom o disco mesmo. Tinha perdido um pouco a vontade de Betha nesses últimos discos aquáticos, mas Bethânia, no palco, são outros, muitos outros quinhentos!

12 de dezembro de 2007 às 09:08  
Anonymous Anônimo said...

E desde quando Arnaldo Antunes tem voz? Bethânia fez um favor gravando a música dele. Ela sempre dando uma forcinha. E Martinália cuspindo no prato que comeu. Se Bethânia produziu o cd dela por telefone, entao minha admiracao pela produtora Maria Bethânia só fez aumentar. Afinal, Mesmo por telefone, o melhor cd de Martinália foi o produzido pela Betha!

12 de dezembro de 2007 às 10:41  
Anonymous Anônimo said...

O trem azul tinha somente um texto e lindo demais.

12 de dezembro de 2007 às 12:04  
Anonymous Anônimo said...

adoro os parenteses.Estou tentando esscrever um texto somente com eles.te envio.
Beijos

12 de dezembro de 2007 às 12:06  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia tentou colocar um pouco de coerência em algumas 'letras' do Arnaldo Antunes.
Missão dificílima mas a baiana é PHODA!!!

O CD ficou bem legal.

12 de dezembro de 2007 às 13:28  
Blogger ANNA said...

Ao vivo ou em estudio, é sempre maravilhoso ouvir Bethânia, pois além do talento dela, tem também o talento do grande Moogie Canazio (produção e mixagem) que consegue trasmitir EXATAMENTE a magia da voz e até da respiração dessa diva (seja com ou sem ProTools - não importa!). Se fechar os olhos pode jurar que ela está ali no seu ouvido cantando!
Ao contrário dessa excelente e constante presença nos discos de Bethânia, agora a gravadora inventou de colocar esse Andrucha que tem o dom de estragar tudo que põe a mão - vide Doces Bárbaros e Pedrinhas de Aruanda. Se pegar qualquer estudante de cinema, pode apostar que faz melhor e com mais cuidado que ele!

12 de dezembro de 2007 às 14:13  
Anonymous Anônimo said...

Sob Medida é com a Fafá (que já foi ótima).
Simone e Bethânia, maravilhosas, não têm o dengo e a feminilidade (sensualidade) da personagem.

VOCÊ tb considerei de um mau gosto terrível (seria preguiça da baiana?) neste contexto.

Assisti ao show e achei hipervalorizado por alguns. Um show autoral, assinado, sem dúvida, mas longe do que Bethania já apresentou no palco.

Aliás, os últimos 4 shows da Rainha não me entusiasmaram muito.

Continuo assistindo pq sempre, aqui e ali, transparece a majestade desta que ainda considero a maior artista de música brasileira. E uma das presenças cênicas mais impressionantes que já assisti.

12 de dezembro de 2007 às 14:53  
Anonymous Anônimo said...

Maria Bethânia deveria deixar meu amadinho em PAZ e continuar cantando Zezé di Camargo, Benito de Paula, Ana Carolina, Jorge Vercilo e os hitmakers Chico Roque e Carlos Colla. Acho que não gravou Sullivan & Massadas pra não ficar muito na cara !

Respeito os fãs e sei que tem importância na MPB mas pra mim é a cantora mais kitsch que conheço. Fazendo duo com Roberta Miranda e se repetindo até em DVD alheios, como no de Beth Carvalho então ... ui !

12 de dezembro de 2007 às 17:23  
Anonymous Anônimo said...

Kia, honey, o teor de seu comentário mostra que você NÃO respeita os fãs de Bethânia e NÃO sabe a importância da intérprete na MPB.

12 de dezembro de 2007 às 18:08  
Anonymous Anônimo said...

Complementando o que Ofélia escreveu, diria que a Kia também NÃO entende de Arnaldo Antunes. Qualquer compositor quer se gravado o máximo possível, especialmente pelos grandes intérpretes.
Gostar da versão de Bethânia para
a(s) música(s) de Arnaldo Antunes ou de qualquer outro é uma questão pessoal. Mas achar que a música não deveria ser gravada porque não gosta da intérprete ou porque não gostou da versão é egocentrismo e estupidez, para dizer o mínimo.

12 de dezembro de 2007 às 19:20  
Anonymous Anônimo said...

Não concordo que Andrucha seja um diretor ruim, de jeito nenhum. Eu tu eles e Gêmeas são bons filmes. Pena que depois disso tenha se especializado em dvds de Bethânia. Acorda, Andrucha!

12 de dezembro de 2007 às 20:55  
Anonymous Anônimo said...

O caso Andrucha é muito relativo nesse sentido: ele destruiu o dvd dos Doces Bárbaros.
Primeiro porque o show na íntegra não seria lançado mesmo e Segundo, a proposta inicial era só o documentário. Sorte nossa ter uns picotes de música no meio.
Mas se ele cortou ou não esse novo dvd da Bethânia eu já não sei. Sei que adorei Maricotinha e Brasileirinho, não gostei da filmagem do TTTTempo.

PS: Kia... esse tipo de comentário não se faz em público, ninguém aqui quer subestimar a sua inteligência. So... don't.

12 de dezembro de 2007 às 22:37  
Anonymous Anônimo said...

Gente por favor ... NADA contra Bethânia e os fãs dela.

Particularmente acho uma grande interprete da nossa música e me emociono com a versões de 'Outra vez', 'Tocando em frente ' e ' O quereres ', por exemplo, mas amando Arnaldo Antunes como amo tenho uma exigência a mais. Acho sim que falta ar a Bethânia ao cantar 'Debaixo Dágua/Agora ' e prefiro a versão de 'Lua Vermelha ' com ele. Só isso.

Triste e ler comentários como " Bethânia tentou colocar um pouco de coerência em algumas 'letras ' do Arnaldo Antunes " . Falta de respeito com ela.
Quanto aos compositores citados, foi só uma constatação mas até alguns fãs dela não aprovaram a escolha deles.




Kia

12 de dezembro de 2007 às 23:40  
Anonymous Anônimo said...

Kia, quando vc encontrar Arnaldo por aí (ele frequenta muito a FNAC Pinheiros em sampa)pergunte a ele o que representa para um compositor ser gravado por uma Maria Bethânia.
Se ele responder algo como 'o passaporte que nos retira do transitório e qualidade nosso trabalho', vc perceberá que seu amadinho tornou-se mesmo um cidadão lúcido e maduro. E terá ainda mais razões para admirá-lo.

Quanto ao CD em questão, a inclusão das músicas citadas me faria retirar duas estrelas da cotação, uma para cada equívoco desta proporção.
Ainda assim aí está um dos grandes CDs de 2007.

13 de dezembro de 2007 às 11:42  

Postar um comentário

<< Home