20 de dezembro de 2007

Ivan lança olhar estrangeiro sobre própria obra

Resenha de CD e DVD
Título: Saudades de Casa
Artista: Ivan Lins
Gravadora: Indie Records
Cotação: * * * 1/2

Ao lançar em 2006 vigoroso disco, Acariocando, Ivan Lins abriu seu leque de parceiros e sinalizou que continua inspirado. Daí que este CD e DVD ao vivo Saudades de Casa significa, de alguma maneira, pisada no freio de sua produção. Não chega a ser projeto retrospectivo como o feito pelo artista no CD e DVD Contando Histórias (2005), mas é um trabalho com baixo teor de novidade. A rigor, Ivan lança um olhar estrangeiro sobre a própria obra nesta gravação realizada em estúdio - como se fosse ao vivo. O repertório reunido (alguns poucos hits, lados B de sua grandiosa discografia, duas inéditas e as melhores músicas do CD Acariocando) é reapresentado na forma como é mostrado nos shows feitos pelo artista no exterior. Com alguns aditivos como o bandolim de Hamilton de Holanda no samba A Gente Merece Ser Feliz e o raro violão tocado por Ivan em Acaso. Ou ainda o inédito encontro de Chico Buarque e Leila Pinheiro com o cantor em mais uma (suave) gravação de Renata Maria, a superestimada primeira parceria de Ivan com Chico. E, ainda no quesito participações, há Cláudio Lins num dueto afetivo com o pai na fraterna Depende de Nós. Algumas músicas - entre elas, Daquilo que Eu Sei e Dandara - ganharam passagens instrumentais de clima jazzístico. E, entre as reais novidades, há uma donatiana Boa Nova (parceria com Celso Viáfora e Beto Betuk) e a pungente parceria inédita de Ivan com Gonzaguinha. Composta em 1969 e encontrada por Ivan há dois anos em fitas cassetes, Debruçado é canção à altura da obra dos autores. E, por contar com a voz de Daniel Gonzaga, a faixa dá a impressão (sobretudo no CD) de um reencontro virtual dos dois compositores. Enfim, uma bela isca para atrair os fãs de Ivan Lins para este bom (mas, a rigor, até dispensável) Saudades de Casa.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro,entendo seu ponto de vista. agora entenda o do artista: o mercado quer dvds. é preciso que o artista ceda um pouco também para poder gravar e, como você mesmo lembrou, o ivan lançou cd de músicas novas no ano passado.

20 de dezembro de 2007 às 16:58  
Anonymous Anônimo said...

Não sei por que utilizar o termo 'dispensável' pra um DVD tão caprichado e de excelente qualidade! Qual o problema de se valer de parcerias, raridades e sucessos para atrair o público? Às vezes acredito que os críticos têm por obrigação encontrar um defeito, por ínfimo que seja, para tirar o mérito do artista, pois dessa forma, está 'mostrando serviço' e dizendo aos outros que 'entende muito' daquilo sobre o qual está falando.

21 de dezembro de 2007 às 10:36  

Postar um comentário

<< Home