22 de dezembro de 2007

Em evolução, Thalma canta as dores de amores

Resenha de show
Título: Thalma de Freitas
Artista: Thalma de Freitas
Local: Mistura Fina (RJ)
Data: 21 de dezembro de 2007
Cotação: * * * 1/2

Quase na surdina, Thalma de Freitas está se tornando boa e segura cantora - já pronta para vôos mais altos que não a limitem ao belo papel de crooner da Orquestra Imperial. No show que apresentou na (recém-aberta) casa carioca Mistura Fina, a filha do pianista e maestro Laércio de Freitas - mais conhecida pelo grande público por conta de seus trabalhos como atriz em novelas globais como Laços de Família (2000) e a atual Sete Pecados - foi além do universo mostrado no EP editado em 2004 via selo Cardume (seu primeiro obscuro disco solo saiu em 1994). Na companhia eficaz do violão de Paulão Sete Cordas, Thalma canta (ou expia, como ela prefere dizer em cena) as dores de amores na forma de magoados sambas-canções da era de ouro do rádio brasileiro. Segura a onda.

Sentada, entre goles do vinho disposto na pequena mesa que serve de cenário para o show intimista, Thalma vai desfiando um roteiro que reúne músicas de cortar os pulsos - como ela brinca. Começa um pouco tímida com Pode Sorrir (pérola de Nelson Cavaquinho), prossegue terna com Solidão (Dolores Duran) e derrapa em Meu Mundo Caiu, entoada com sorriso que contradiz os versos tristes de Maysa - mestra na arte de fazer canções de fossa. Sem carregar nas tintas da dramaticidade, Thalma esboça tom teatral mais ou menos acertado quando canta temas como Medo de Amar, Negue, Ronda ("Todo mundo já teve seu dia de psicopata", alerta), Risque (forte samba-canção em que reaparece o tal sorriso contraditório) e Vingança, número em que eleva o tom em um registro quase tão exacerbado quanto o da (emblemática) gravação de Linda Batista.

Dramas à parte, Thalma é afinada e tem belo timbre. Sua evolução vocal fica nítida em números como Basta de Clamares Inocência, música que Cartola ofertou para Elis Regina. Conceitualmente, o roteiro pouco extrapola os clichês e os clássicos do gênero samba-canção. Contudo, surpreende com o link que une pela temática Me Deixa em Paz (Monsueto) a Mel na Boca (Almir Guineto). Surpresa é também Fora de Ocasião, samba pouco conhecido do repertório de Alcione. Após arriscar Se Queres Saber, Insensatez e Coração Vagabundo, Thalma sai de cena ao som de Não Foi em Vão, tema de sua própria autoria, deixando a sensação de que está crescendo muito como cantora e de que não tardará a aparecer mais na cena.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

só se for como cantora. como atriz, ela é bem fraquinha

22 de dezembro de 2007 às 13:33  
Anonymous Anônimo said...

Não Foi em Vão é apaixonante.No site Música de Bolso tem um vídeo dela cantando essa música a capela,tendo o pôr-do-sol como cenário.Lindo....
E eu acho ela uma boa atriz,sim.Ela só está mal nessa novela.

22 de dezembro de 2007 às 15:25  
Anonymous Anônimo said...

é impressão minha ou quase sempre o primeiro comentário é negativo.Afff!se vc não concorda mas não tem o que falar,deixe pra lá.A gente vai ler os comentário espernado algo prpdutivo e é sempre "eu não gosto","eu nunca ouvi falar"...

22 de dezembro de 2007 às 15:27  
Anonymous Anônimo said...

as músicas que ela canta na orquestra são ótimas! não tem nem o que dizer. gosto muito dela.

22 de dezembro de 2007 às 16:01  
Anonymous Anônimo said...

Deixe de ser maldosa, Júlia, tá chegando o Natal.
Concordo com o Mauro, essa mocinha está melhorando a olhos vistos.
Mas, uma música triste não pode mesmo ser cantada com sorriso nos lábios.

Jose Henrique

23 de dezembro de 2007 às 05:52  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
Antes do EP,Thalma já havia gravado um cd. Eu tenho ele.
Nivaldo

23 de dezembro de 2007 às 08:57  
Blogger Anderson said...

O show dela com o João Donato, aqui em Porto Alegre, foi bem bom.

23 de dezembro de 2007 às 18:59  
Anonymous Anônimo said...

" Tranquilo " eu gosto
Thalma é muito linda mas como atriz é bem fraquinha ...

Ri mesmo quando o Mauro escreveu " derrapa em Meu Mundo Caiu, entoada com sorriso que contradiz os versos tristes de Maysa "

Hihi

26 de dezembro de 2007 às 11:42  
Anonymous Anônimo said...

Ela é uma das melhores cantoras desse nova geração, devia deixar de lado a carreira de atriz pra se dedicar exclusivamente à música. Também vi esse seu vídeo de "Não Foi em Vão" no tal site www.musicadebolso.com.br e fiquei encantada. E essa música é dela própria, eles dizem. Deixa qualquer embuste como essa Céu no chinelo.

beijos,
Sophia

26 de dezembro de 2007 às 13:07  
Anonymous Anônimo said...

valeu mauro, alguém sabe se thalma vai gravar um CD com este repertório (com o mestre paulão 7)? voz e 7 cordas, show de bola!!

22 de abril de 2008 às 13:16  

Postar um comentário

<< Home