11 de novembro de 2007

Elba entra em cena antenada e contemporânea

Resenha de show
Título: Raízes e Antenas
- Qual o Assunto que Mais lhe Interessa?
Artista: Elba Ramalho
Local: Canecão-Petrobrás (RJ)
Data: 10 de novembro de 2007
Em cartaz: até 11 de novembro
Cotação: * * * * 1/2

Pautado pela mesma sonoridade contemporânea do CD Qual o Assunto que Mais lhe Interessa?, destaque da discografia de Elba Ramalho, Raízes e Antenas está entre os melhores shows da grande cantora. Não exibe a exuberância festiva de Popular Brasileira (1989), a imponência emocional de Leão do Norte (1996) e tampouco a teatralidade circense de Baioque (1997), para citar apenas três grandes espetáculos da intérprete, mas tem toda uma gama de sutilezas modernas (nos arranjos, nas letras das músicas e nas projeções visuais) que põe Elba Ramalho imersa em suas raízes nordestinas e, ao mesmo tempo, antenada com tempos e assuntos universais. Com direito a dois figurinos assinados pelos estilistas Lino Vilaventura e David Francisco (o primeiro vestido, visto na foto acima, caiu especialmente bem em cena e na artista).

O roteiro está centrado nas músicas do CD Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? - um dos destaques de 2007 - com precisas e eventuais incursões por repertórios antigo e recente desta leoa paraibana. Se a toada Gostoso Demais teve seu ritmo acelerado no compasso do xote, Essa Alegria - composta por Lula Queiroga no ritmo do caboclinho pernambucano - apareceu reunida a Leão do Norte, o tema de Lenine e Paulo César Pinheiro que sintetizou em 1996 o reencontro de Elba com suas raízes. O número, dos mais belos do espetáculo, contou com esfuziante jogo de luzes e cores.

O refinado aparato visual do show, aliás, está em sintonia com a modernidade proposta no conceito do repertório. Estandartes serviram de telas para as projeções de imagens que variavam e sublinhavam o tom da música. Projeções abstratas ilustraram a viajante Dança das Borboletas enquanto as imagens e os ruídos programados em Trânsito realçaram o congestionamento social enfocado nos versos de Arnaldo Antunes na parceria com Lenine.

Escorado na habitual desenvoltura em cena de Elba, que muito se movimenta com coreografias elegantes, o show resultou sedutor do início ao fim - ao menos na estréia carioca, em Canecão lotado, no sábado, 10 de novembro. Seja pela introdução épica da (linda) Miragem do Porto, a parceria de Bráulio Tavares com um Lenine então desconhecido. Seja pela teatralidade de Palavra de Mulher, tema de Chico Buarque pontuado pelo violoncelo de Lui Coimbra. Seja pela animação de Na Base da Chinela, ótimo número de tom forrozeiro, dado pelo acordeom (virtuoso) de Toninho Ferragutti.

Nem o fim previsível - com os frevos Banho de Cheiro e Frevo Mulher situados entre a toada De Volta pro Aconchego e a linda canção Amplidão - atenua o caráter renovador deste show na carreira de Elba Ramalho, grande intérprete, das mais antenadas.

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

MAURO, O POVO QUER OUVIR BANHO DE CHEIRO E FREVO MULHER. A CANTORA NÃO PODE IGNORAR ESSES APELOS, SE NÃO FICA SEM PÚBLICO. VAMOS COM CALMA!

11 de novembro de 2007 às 17:13  
Anonymous Anônimo said...

Discordo da parte dos figurinos, que achei uó. Não combinam com a brasilidade de Elba.

11 de novembro de 2007 às 19:17  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
Vi o show em Fortaleza e Elba estava perfeita. Um figurino deslumbrante, as belas músicas do cd e outras pouco lembradas, a sonoridade moderna e a tradição...
odestaque do show pra mim foi o momento da folia de Reis em que Elba cantou Boi,cavalo de Tróia.

11 de novembro de 2007 às 20:33  
Anonymous Anônimo said...

Fui num show da Elba, onde um rapaz bem na frente pedia aos berros : Canta Festa do Interior !

Elba ouviu, e graciosamente disse:
Meu amor essa frevo é da Gal !

Ele disse : Mas eu queria ouvir com você !

Ela olhou pra banda e disse : Dá pra fazer ?

E então a banda deu o tom, e Elba cantou. Isso foi no Anhembi - SP em 1990.

O público aplaudiu de pé, o respeito que Elba tem pelos seus fãs !

Adoro essa mulher ! O CD tá ótimo, e o DVD deve estar chegando !!!

Beijo do Edu - abc

11 de novembro de 2007 às 21:01  
Anonymous Anônimo said...

mauro, vi o show hoje no canecão e realmente fiquei encantada.
é uma elba moderna, sem perder as raízes.
voz linda, figurino impecável, banda maravilhosa, enfim... de pleno acordo com sua crítica. agora é esperar o DVD.
abs,

12 de novembro de 2007 às 00:57  
Anonymous Anônimo said...

Pq as pessoas ficam presas a standards. Banho de cheiro e Frevo mulher são datadas demais.

12 de novembro de 2007 às 10:53  
Anonymous Anônimo said...

Elba precisa fazer aula de canto URGENTEMENTE!!! Senão em pouco tempo não consegue mais dar seus agudos!! Tá grave demais...

12 de novembro de 2007 às 12:39  
Anonymous Anônimo said...

verdade... tá cantando muito grave... mas o repertório do Cd é ousado e bom !
Viva Elba !

12 de novembro de 2007 às 14:06  
Anonymous Anônimo said...

Muito Bom!
Cenário, luz, projeção,e principalmente ELBA!!!!

12 de novembro de 2007 às 14:36  
Anonymous Anônimo said...

É curioso que muitas pessoas comentam com um certo ar de surpresa " como o show da Elba é bom !".
OS SHOWS DE ELBA SEMPRE FORAM MUITO BONS. Ao longo da carreira, os discos foram irregulares, mas os shows sempre foram muinto acima do padrão brasileiro de qualidade. Neste momento, Elba lança um ótimo disco e
o show, como sempre, é excelente.

12 de novembro de 2007 às 14:39  
Anonymous Anônimo said...

Um grande show, realmente quem não viu têm que ver! talvez Elba nunca tenha cantado tão bem e segura como neste novo show, o Cd está excelente e o Dvd deve está tão primoroso quanto o Cd, dependendo da bela estetica do Show! Concordo com o Mauro, para mim o ponto alto do show foi a música Essa Alegria/Leão do Norte, como é bom ouvir músicas do passado... viva Elba e seu canto.

12 de novembro de 2007 às 15:06  
Anonymous Anônimo said...

A Elba é o máximo! O frescor deste CD é impressionante! E ela ainda está em ótima companhia: uma banda que tem Toninho Ferragutti e Lui Coimbra precisa de mais alguma coisa? :)
Mais uma vez, parabéns à Elba!

12 de novembro de 2007 às 16:36  
Anonymous Anônimo said...

Oi Mauro!!!!!!

Estive ontem no Canecão e concordo com sua ótima crítica. Elba está cantando com mais vontade e ousadia, o cenário, as músicas, os músicos são perfeitos- MÙSICA DE PRIMEIRA QUALIDADE.

Mauro só queria uma informação correta: no show de ontem quem tocava sanfona não era o Toninho Ferragutti , mas outro sanfoneiro do Sul, aliás muito BOM. Gostaria da confirmação se no sábado era o Toninho quem acompanhava Elba?

Um abraço!!!!!!!

12 de novembro de 2007 às 19:43  
Anonymous Anônimo said...

Fui ao show no domingo e concordo com tudo o que o Mauro falou. O show é realmente muito bom. Não só na musicalidade, o visual é impresionante. As telas de renda com as projeções são lindas.
Mas o que mais me emociona, é ouvir a Elba cantando as músicas lentas, sem nenhum aparato. Só a voz, o violão e sanfona. palavra de Mulher, do Chico Buarque, é o máximo !

12 de novembro de 2007 às 21:05  

Postar um comentário

<< Home