5 de novembro de 2007

Beth se renova ao pisar firme no terreiro baiano

Resenha de CD e DVD
Título: Beth Carvalho Canta o
Samba da Bahia ao Vivo
Artista: Beth Carvalho
Gravadora: Andança / EMI Music
Cotação: * * * *

Referência de boa qualidade no samba carioca, Beth Carvalho pegou a ponte aérea em 1993 para gravar a produção dos bambas de São Paulo. Editado pela Velas, o disco Beth Carvalho Canta o Samba de São Paulo sepultou a frase infeliz de Vinicius de Moraes de que Sampa era o túmulo do samba. Treze anos depois, em agosto de 2006, a artista saiu novamente de seu quintal e foi à Bahia - em tese, o berço do samba - para gravar a produção de compositores baianos em dois shows restrito a convidados. Lançados neste início de novembro, o CD e o DVD Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia ao Vivo renovam o repertório da artista, que vinha degastando sua discografia nos últimos anos com redundantes registros de shows.

Para cantar com ela a maioria das 34 músicas, dispostas no DVD em 30 faixas (o CD reúne 22 músicas em 18 faixas), a intérprete arregimentou estelar time de convidados que abrange cantores (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Danilo Caymmi, Carlinhos Brown), bons compositores de atuação normalmente confinada aos bastidores (Roberto Mendes, Edil Pacheco, Riachão, Nelson Rufino, Walter Queiroz) e o baticum do Olodum, que dá suingue peculiar a dois sucessos mais contemporâneos, Verdade e Samba pras Moças, popularizados no toque informal de Zeca Pagodinho.

A direção do vídeo - a cargo de Lula Buarque de Holanda - nunca justifica a grife hype da Conspiração Filmes. A única contribuição menos trivial do diretor foi entremear os números com imagens em sépia da velha Bahia. Imagens à parte, Beth seduz ao cantar o samba da Bahia. Não tanto quando reverencia Dorival Caymmi (O Samba da Minha Terra, João Valentão e Maracangalha), mas - sobretudo - quando ela recebe emblemáticas cantoras da terra do compositor de Oração de Mãe Menininha, que encerra o show no clima religioso que, afinal, permeia boa parte do samba da Bahia. Daniela Mercury mostra ótima divisão em Chiclete com Banana (Gordurinha e Almira Castilho, 1959). Dona de iluminada presença cênica, Ivete Sangalo exibe bom samba no pé e o habitual carisma, dividindo Brasil Pandeiro (Assis Valente, 1941) com a anfitriã. Já Margareth Menezes não exibe toda sua força em Dindinha Lua e em Filho da Bahia. Neste samba, Beth jamais consegue reeditar a levada contagiante da gravação que projetou nacionalmente Fafá de Belém em 1975. Na seara de Fafá, Beth se sai melhor em Siriê, revivida com o autor Edil Pacheco. Por sua vez, Mariene de Castro se revela graciosa em Raiz, sublime parceria de Roberto Mendes com Jota Velloso que Gal Costa lançou em 1992 e que a própria Mariene já regravara em seu belo primeiro CD, Abre Caminho.

Nem tudo é samba da Bahia. A inclusão de Desde que o Samba É Samba se justifica somente pela autoria ilustre de Caetano Veloso - a despeito de toda a beleza do samba e da presença de Caetano, que une vozes com a anfitriã e com a mana Maria Bethânia - esta com a habitual imponência - em De Manhã, samba de Caetano que Bethânia gravou em 1965. É um número de alto valor histórico. Mas Beth acerta sobretudo quando evoca as tradições do samba de roda ao lado de Gilberto Gil, das baianas do Gantois e do Grupo Nicinha de Samba de Roda. A animada turma revive nove temas tradicionais do gênero que é a grande matriz do samba da Bahia. Com desenvoltura, Gil também participa de Mancada, o samba de seu primeiro álbum (Louvação, 1967) que Beth revive numa das melhores surpresas do repertório - a rigor, muito mais calcado em sucessos do que em temas que definem o caráter do samba baiano.

A presença de compositores clássicos como Riachão - elétrico em Cada Macaco no seu Galho e em Vá Morar com o Diabo - legitima a incursão de Beth Carvalho pelo samba baiano. Fica claro no DVD que as estrelas da terra recebem a artista carioca com verdadeira hospitalidade. A admiração genuína pela obra de Beth transparece nos depoimentos do making of. Já o documentário Quero Ver as Cadeiras Bulir careceu de roteiro mais bem amarrado. Há cenas e depoimentos que procuram explicar a gênese (e as tradições) do samba de roda, mas fica a sensação de que o material colhido não foi aproveitado da melhor maneira possível. Talvez tenha faltado uma narração que costurasse os depoimentos. Ou um fio condutor que tivesse ordenado as cenas de forma mais clara. Ainda assim, o filme valoriza a pisada firme de Beth Carvalho no terreiro baiano.

71 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mais uma contribuição da Beth para revelar e resgatar músicas e compositores e mostrá-los para todo o Brasil.
Essa incursão pelo samba da Bahia legitima ainda mais uma carreira bem sucedida, não ligando para modismos e sempre em sentido de valorização do melhor do samba!

Salve Beth, salve a rainha do samba!

5 de novembro de 2007 às 13:13  
Blogger Mauro Ferreira said...

Aviso aos navegantes: em post de 19 de outubro, relacionei as músicas, autores e convidados. É só ir no arquivo e clicar em outubro de 2007. Ou usar a ferramenta de pesquisa do blog.

5 de novembro de 2007 às 13:31  
Anonymous Anônimo said...

Eu infelizmente ainda não vi, pois aqui para variar ainda não chegou. Estou na ânsia! Mas eu adorei a resenha do Mauro e felizmente acho que este ano conturbado da minha Rainha estará sendo fechado com chave de ouro. Salve ela! Abraços mui contentes,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Ouvi na Rádio a música Brasil Pandeiro com a Ivete e fiquei ainda mais feliz pela cantora exaltá-la como Rainha do Samba. Título que de fato lhe pertence.
PS2: Parece que Beth exalta Clara Nunes, na música Ê Baiana (grande sucesso da cantora do lp homônimo de 1971).

5 de novembro de 2007 às 14:44  
Anonymous Anônimo said...

Comprei o DVD e tive um imenso prazer em ouvi-lo inteiro, sem pular nenhuma faixa, e até voltando algumas. Para mim, por enquanto, sem dúvida nenhuma foi o melhor DVD de 2007 até o momento. Fora que temos a sensação de estarmos na platéia assistindo ao show na íntegra, sem cortes, picotes, ou montagens. Os arranjos estão bonitos, Beth cantando bem, os convidados a vontade e bem ensaiados, coisa que nem sempre acontece com participações por ai...

os extras são muito bons e informativos. Nota 10. Parabéns Beth e toda a produção.

Tomara que o Andrucha não estrague o Dentro do mar tem rio, com seus recortes.

Eduardo Cáffaro - abc

5 de novembro de 2007 às 15:14  
Blogger Unknown said...

O melhor DVD do ano, sem duvida nenhuma
Espero que a imprensa nao despreze este registro historico, como vem, injustamente, fazendo com a Beth nos ultimos tempos

Tiago Prata

5 de novembro de 2007 às 17:23  
Anonymous Anônimo said...

O Mauro fala que Beth gravou pricipalmente sucessos e o outro vai e comenta "revelar e resgatar músicas e compositores e mostrá-los para todo o Brasil". E eu fico perdido no meio do tiroteio. Gosto da Beth, os discos dos anos 70 são primorosos, mas já faz algum tempo que a voz ficou meio embaçada, sem força. Conseqüência de anos de noitadas e refrigerante gelado (sem beber álcool, ela declarou em entrevistas).

Luiz Carlos

5 de novembro de 2007 às 18:16  
Anonymous Anônimo said...

TERESA CRISTINA GRAVOU CARRINHO DE LINHA E AGORA BETH GRAVA 2 DA FAFÁ ? QUE MARAVILHA GENTE

VIVA FAFÁ DE BELEM
( E NENHUMA DAS DUAS SE SAIU BEM .. )

5 de novembro de 2007 às 18:59  
Anonymous Anônimo said...

A chatinha 'É de manhã'com Bethânia está tocando na MPB FM ...

5 de novembro de 2007 às 19:03  
Anonymous Anônimo said...

Q looooook loooooooosho! Glooooooriosa Beth vestida de macumbeira, adorei.

5 de novembro de 2007 às 20:24  
Anonymous Anônimo said...

Rainha do samba?

PeloamordeDeus!
Ela só sabe pular.
E a voz?
Sem força nenhuma.

6 de novembro de 2007 às 02:17  
Anonymous Anônimo said...

Beth já gravou musicas de protesto('Eu so peço a Deus'e 'Nossa Pátria Mãe Gentil'), forró('Eu quero é mais'e 'Forró Bonitinho')e baladas românticas ('Saigon' e 'Ziguezagueou') mas o bom mesmo que ela sabe que o samba precisa dela !

Viva a madrinha da Bahia
Um abraço a todos
Diogo Santos

6 de novembro de 2007 às 07:34  
Anonymous Anônimo said...

Como começar a descrever este projeto da Beth? É redundante falar que Beth se destaca dentre outras, pois sabe como poucas escolher repertório, fato avalizado por uma Maria Bethânia em seu depoimento nos extras do DVD. Aliás dos convidados Maria Bethânia, é uma das que mais impressionam e emocionam, sem dúvida nenhuma. O trio fica melhor ainda quando se completa com a entrada de Caetano Veloso, na música composta por ele, para a Abelha Rainha despontar no cenário artístico. Muito lindo! Aquela ali é simplesmente sem comentários e o registro é histórico. Três monstros sagrados!
Histórico e redundante também é citar a oportunidade que Beth concede aos inúmeros compositores que passaram pelo palco do Teatro Castro Alves. Começando por um serelepe Riachão (pena não ter rendido os causos engraçadíssimos que presenciei em um show dos dois aqui no CCBB), por um Edil Pacheco emocionado em Siriê e fechando, dentre outros, com o maravilhoso e também cantor Nelson Rufino, embalado no grande sucesso Verdade, de seu afilhado Zeca Pagodinho. Sucesso este com uma batida maravilhosa de SAMBA do Grupo Olodum. Pena ter faltado um dueto com o grande Roque Ferreira.
E por falar em afilhados...Beth dá a devida importância e visibilidade a uma Mariene de Castro, inspirada e emocionada tamvbém com a oportunidade de cantar Raiz, com a Madrinha e seu autor. Mais uma prova de que Beth nunca foi egoísta, pelo contrário, acalenta e abençoa os passos de quem passa pela sua trajetória.
Beth naõ esquece e resgata o repertório de suas "rivais" no samba. Canta um Ilha de Maré do repertório da Marrom e encerra com a citação a saudosa e inesquecível Clara Nunes, na música Ê Baiana.
E o que falar do "samba de partido alto" às avessas, que na verdade é uma aula do genuíno samba de roda da Bahia, com o Ministro Gilberto Gil? Beth relembra dentre estes sucessos, duas de suas músicas lançadas no lp de 1971, Canto por um novo dia: Sereia e a Flor de Laranjeira. Resgata também a bela música de seu repertório chamada Dindinha Lua, do lp de 1979, No Pagode, com Margareth Menezes.
Sem falar nos duetos com Ivete, verdadeira súdita confessa da Rainha do Samba e de uma Daniela Mercury grata num dueto sensacional em Chiclete com Banana.
O que falar da interpretação na música de Jerônimo, Agradecer e Abraçar? Maravilha! Só mesmo agradecer.
O que falar das interpretações das músicas de Dorival Caymmi, sobretudo João Valentão? Do dueto com o seu filho e autor do primeiro sucesso da anfitrião, Danilo Caymmi?
E do fechamento emocionante e magistral de Oração a Mãe Menininha?
Apesar de não serem músicas inéditas, comercialmente é um grande projeto, até porque eu sou suspeito, mas me arrisco a afirmar que sem dúvida é o dvd do ano! Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Sinceramente, não senti nenhuma falta da Sra. Gal Costa. Que esta permaneça em sua redoma de vidro. Salve a Abelha Rainha! Ganhou mais um fã!
PS2: Diogão, me desculpe, pois não pude entrar no msn. Fui comprar o dvd da Beth. Abração pra você e espero que não esteja chateado comigo.
PS3: Essa é para o nosso caríssimo crítico, Sr. Mauro Ferreira. Quatro estrelas é muito pouco para este projeto! Deveria ser assim: **** ...*. Abração.
PS4: Bem vindo Pratinha, amigo da nossa Rainha.

6 de novembro de 2007 às 08:54  
Anonymous Anônimo said...

Retificando: anfitriã. Salvo os outros erros de digitação. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

6 de novembro de 2007 às 09:05  
Anonymous Anônimo said...

DVD fantástico e histórico! Não há uma música que eu não tenha gostado.

No medley dos sambas de roda eu não agüentei: levantei do sofá e comecei a sambar e bater palmas sozinho em casa...

Acho que o Grammy latino de 2008 já tem dona!

6 de novembro de 2007 às 10:06  
Anonymous Anônimo said...

Realmente Rafael, essa parte é demais. Sem contar a bela participação das baianas evoluindo. Muito lindo! A imagem em si parece um quadro de tão bonita, com a evolução das baianas em roda, Beth e Gil. Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Parabéns a Conspiração Filmes. Que trabalho maravilhoso! E as imagens de Salvador em preto e branco?

6 de novembro de 2007 às 10:55  
Anonymous Anônimo said...

"Anônimo disse...
Rainha do samba? PeloamordeDeus!
Ela só sabe pular. E a voz?
Sem força nenhuma.

Novembro 06, 2007 2:17 AM

Caro anônimo,

A Beth nunca teve um vozeirão, mas colocou a voz que tem a serviço do samba do Brasil.

6 de novembro de 2007 às 11:26  
Anonymous Anônimo said...

Gal fez falta nesse cd e dvd.... É uma pena a direção que sua carreira tomou... Daqui a pouco ninguém vai lembrar que ela existe!!

6 de novembro de 2007 às 12:16  
Anonymous Anônimo said...

Oi Marcelo,
Por que a Gal não participou? Achei uma pena.

6 de novembro de 2007 às 12:17  
Anonymous Anônimo said...

Gal tá morta ! Esqueceram ?
Bonita a capa à la Clara Nunes.

6 de novembro de 2007 às 13:19  
Anonymous Anônimo said...

Fátima,

Segundo assessoria,a Gal não pôde participar pois estava com shows agendados nos dois dias programados pela Beth. Só ela não pôde. Engraçado que não li nada a respeito desses shows. Mas sinceramente, não fez falta.
Eu esqueci de mencionar e parabenizar o maestro Ivan Paulo, os músicos e as coristas que cercaram a Beth neste projeto. Não esquecer também de Túlio Feliciano, este transita com competência em todos os dvd's que a cantora fez até a presente data. O roteiro dos show's são sempre bem amarrados e sempre há uma coerência cronológica.
Pena também o cd não conter todas as músicas do dvd! A princípio confirmaram a presença de Moraes Moreira (autor com Edil Pacheco de O Encanto do Gantois, do lp de 85, Das Bençãos que Virão com os Novos Amanhãs)mas pelo visto não rolou.
Sem dúvida nenhuma mereceria um novo BC Canta os Sambas da Bahia 2 com Moraes, Pepeu, Tatau, Cláudia Leite (que estava na platéia) e outros, D. Edith do Prato, João Gilberto e outros. Aí já é pedir demais! rsrs Um beijo, Fátima! Abração,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

6 de novembro de 2007 às 14:22  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, esse pode ter sido um dos muitos shows que Gal fez no exterior durante 2007. E Gal é sempre tão generosa, participou de mais de 100 discos de outros músicos (por ex, de Joyce, Wanda Sá...) porque haveria de não participar deste dvd de Beth, não é?

6 de novembro de 2007 às 18:32  
Anonymous Anônimo said...

A explicação oficial é de que a Gal estava fora do país nas datas de gravação, mas já ouvi comentários e insinuações de que ela boicotou a Beth. (Realmente, poderia ter uma participação da baiana nos extras, alguma gravação de estúdio, não???)

Então, se foi boicote mesmo, a única que saiu perdendo foi a Gal - que deixou de participar de uma grande festa da música baiana.

6 de novembro de 2007 às 20:22  
Anonymous Anônimo said...

Já ouvi também o que o Rafael relatou.

6 de novembro de 2007 às 21:06  
Anonymous Anônimo said...

"Muito mais calcado em sucessos do que em temas que definem o caráter do samba baiano", essas palavras do Mauro definem este projeto e as intenções sinceras da Beth Carvalho. Nada mais oportunista.

6 de novembro de 2007 às 21:39  
Anonymous Anônimo said...

Acabei de ver o DVD e é simplesmente fantástico, uma grande festa com participações excelentes. Parece que todos estavam num mesmo espirito: o samba. Parabéns Beth Carvalho. E dona Maria Bethania, mais uma vez...sem comentários..........show show show.

6 de novembro de 2007 às 22:07  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, Gal faz falta em QUALQUER cd ...

7 de novembro de 2007 às 06:32  
Anonymous Anônimo said...

" NA SEARA DE FAFÁ, BETH SE SAI MELHOR EM SIRIÊ " QUE LOUCO ISSO !

DIOGO, NEM ME FALE EM " ZIGUEZAGUEOU " PORQUE ME ENVERGONHO COMO ESSA MULHER DESAFINA NESSA MUSICA

7 de novembro de 2007 às 06:43  
Anonymous Anônimo said...

Bola fora da Beth Carvalho não chamar a Simone né Marcelo ?
Ambas já gravaram as mesmas musicas

Desesperar Jamais e agora Verdade

7 de novembro de 2007 às 06:44  
Anonymous Anônimo said...

Beth, não gravou o samba da Bahia, e sim, sucessos de compositores baianos. Uma grande idéia jogada fora, pois só tem regravações de músicas conhecidas, inclusive Ilha de Maré, hit da Alcione e Ê baiana, hit da Clara Nunes. Mas o pior, foram as regravações de Verdade e Samba pras moças,músicas popularescas de Zeca Pagodinho, pois uma artista criteriosa como ela, não deveria ter mergulhado neste mar de oportunismo.

7 de novembro de 2007 às 08:12  
Anonymous Anônimo said...

Com todo respito que essa senhora merece, que cara de pau ! Regravar Ê baiana e Ilha de Maré...

7 de novembro de 2007 às 08:14  
Anonymous Anônimo said...

Não acho bola fora, até porque Simone já convidou todos os cantores de samba para cantar nos seus discos, exceto as cantoras. Até Dudu Nobre, nada contra o Dudu, já deu canja no disco dela. E sinceramente continuo achando que Gal não fez falta. Acredito também no relato do Rafael acima, caso a D. Maria da Graça aceitasse o convite, talvez não tivéssemos a belíssima interpretação de Mariene de Castro na música Raiz. Talvez tivesse sobrado outra música para ela cantar com Beth. E Raiz ficou maravilhosamente bem gravado na voz das duas, ou melhor dos três. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Na seara de Fafá, Beth mandou muito bem em Siriê com o autor Edil Pacheco. Só tem destaque nas interpretações. A voz da Beth na minha opinião continua maravilhosa! E ela ainda menciona a música que lançou Fafá, Filhos da Bahia.

7 de novembro de 2007 às 08:37  
Anonymous Anônimo said...

DIOGO, NEM ME FALE EM " ZIGUEZAGUEOU " PORQUE ME ENVERGONHO COMO ESSA MULHER DESAFINA NESSA MUSICA ( 2 )

7 de novembro de 2007 às 09:06  
Anonymous Anônimo said...

Beth Carvalho avalizando o repertório de Fafá de Belém. Quem diria ? Qual será o próximo hit que ela irá regravar?
Bem lembrado Tom, Teresa regravou Carrinho de linha e estragou tudinho

7 de novembro de 2007 às 09:15  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo não seja ridiculo e radical. Só porque Simone não convidou Beth antes, a Beth não deveria convidá-la agora?
Onde está o dueto de Bethânia e Beth ou Ivete e sua preferida ? Elas devem ter rixas por isso não rolou o dueto que ao meu ver seria joia!

Ou será que o gatinho não gosta da Simone ?

Marcelo, Gal faz falta em QUALQUER cd ...(2)

7 de novembro de 2007 às 09:22  
Anonymous Anônimo said...

DIOGO, NEM ME FALE EM " ZIGUEZAGUEOU " PORQUE ME ENVERGONHO COMO ESSA MULHER DESAFINA NESSA MUSICA (3 )

7 de novembro de 2007 às 09:25  
Anonymous Anônimo said...

E aí, Marcelo?

Pelo visto, o tão aguardado DVD da Beth tá bom pra caramba. Vou conferir. Mas com o aval do Mauro e o seu, é tiro certeiro.

Neste fim de semana conheci a filha da Beth, a Luana, e me lembrei muito de você. Se você vier ao Rio, vou tentar te apresentá-la.

abração,
Denilson

7 de novembro de 2007 às 09:26  
Anonymous Anônimo said...

Discordo que Teresa tenha estragado Carrinho de Linha. Sinceramente, o povo daqui ou está com despeito ou é pura inveja mesmo pelos dois BELÍSSIMOS discos das cantoras.
E se o mercado impõe regravações a Fafá também não fica atrás, até porque pelo que me consta, não foi a Teresa e muito menos a Beth que ficaram no "oportunismo" barato, que eu não acho também, de gravar um disco somente com composições de Chico Buarque. O que vocês me dizem disso? E a Alcione que regravou sua música com Gilberto Gil?
O Mauro vetou meu comentário, mas sinceramente continuo de acordo com a velha máxima de que a inveja é uma grande .....arma dos incompetentes.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de novembro de 2007 às 09:32  
Anonymous Anônimo said...

Ou será que o gatinho não gosta da Simone ?( 2)

7 de novembro de 2007 às 09:37  
Anonymous Anônimo said...

Fala meu caro Denilson,

A Luana é uma gata mesmo! Aquele requebrado em Coisinha do Pai no primeiro dvd simplesmente não sai da mente. Eu já até conversei com o Thiago, sobrinho-afilhado da Beth. Mas se você já é íntimo da Luana, claro que ficarei na fila das apresentações...ficarei no aguardo (rsrs). Abração e confira o dvd da Beth, acho que você vai se amarrar. Simplesmente, excelente!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de novembro de 2007 às 09:40  
Anonymous Anônimo said...

Gal e Simone a meu ver não fizeram falta. Nada contra as duas!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

E se vocês ficam nessa idéia de que a Beth é odiada pelas cantoras, comprem o dvd e verifiquem nos extras as opiniões de Daniela Mercury, Ivete e Bethânia. Não tenho culpa se a cantora de vocês se acham respectivamente as Rainhas da Cocada preta e do acarajé e recusaram os convites. Acho que Simone nem sequer foi convidada. Tenho somente dois cd's/lp's de cada uma. Gal (Acústico e o Festa do Interior) e Simone (Separação e o Café com Leite).

7 de novembro de 2007 às 09:50  
Anonymous Anônimo said...

Fala, Marcelo.

Ainda não sou assim "intimo" da Luana, mas pode ser que pinte um trabalho junto.

Realmente, ela é muito gata, e é uma pessoa bem legal.

abração,
Denilson

7 de novembro de 2007 às 11:00  
Anonymous Anônimo said...

hummmm
Beth, gravou romantico e forró ! viu, que ficou horrível e por isso usa esta mascara de a purista do samba; pelo menos isso, ela tem senso de ridículo.

7 de novembro de 2007 às 11:36  
Anonymous Anônimo said...

Fafá pode ser oportunista, mas não precisa ficar chamando ninguém pra cantar junto, pois dá conta do recado sozinha e tem fãs para comprar os seus discos, sem precisar pegar os de outras emprestados.

7 de novembro de 2007 às 11:37  
Anonymous Anônimo said...

Beth Carvalho tem seu valor, mas a voz dela está no toco.

7 de novembro de 2007 às 11:39  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo

Simone, "Separação"?!

Joga fora no lixo!!! :p

7 de novembro de 2007 às 11:56  
Anonymous Anônimo said...

Sim Fátima, eu só comprei por causa do samba Disputa de Poder que encerrava a faixa. O nome do lp é Sedução de 88, embalado no sucesso Separação do José Augusto na época em que a Simone separava-se de Ísis de Oliveira. Um beijo,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de novembro de 2007 às 14:10  
Anonymous Anônimo said...

Retificando Mauro: última facha que encerrava o lp. Abração,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de novembro de 2007 às 14:23  
Anonymous Anônimo said...

Simone !!! Essa aí, tadinha, a Zélia bem que tentou ressuscitar, mas duvido que dê jeito !

7 de novembro de 2007 às 17:15  
Anonymous Anônimo said...

Oficial: Simone sequer foi convidada para participar do projeto.

Não entendo essas rixas bobas que nascem nem sei de onde... Viram guerra de fã-clube e não acrescentam nada a nada.

Me digam, o que tem a Beth gravar duas músicas da Fafá, que é uma grande cantora? Siriê e Filho da Bahia são duas músicas belíssimas e, que por isso, merecem ser gravadas por diversos artistas, com novas batidas, novos arranjos, nova vida.

É algum crime alguém cantar músicas de outros artistas? Fafá já cantou "Andança" - aliás, maravilhosamente bem...

***

Marcelo:

Legal a sua idéia do "Canta o Samba da Bahia 2", mas em 2008 eu quero um disco de inéditas!!!

7 de novembro de 2007 às 21:54  
Anonymous Anônimo said...

Não conhecia os forrós que Beth tinha gravado, foi o Marcelo que me enviou por email. Eu cresci ouvindo forró pois minha falecida mãe era paraibana. Posso dizer que gostei e até acho que ela deveria gravar mais.

Ela já gravou : Bossa nova ( " Chega de Saudade " e " Samba do Avião " ), maxixe ( " Maxixe da Zeferina " ) e Djavan ( " Flor de Lis " ) mas o bom mesmo é que no Rio, em São Paulo ou na Bahia ela não deixa o samba morrer !


Acho sim que Gal e Simone deveriam estar no album

Um abraço a todos
Diogo Santos

8 de novembro de 2007 às 01:22  
Anonymous Anônimo said...

Temos que relevar certas besteiras, como a tentativa de diminuir Simone e engrandecer essa senhora, pois o fanatismo faz coisas horrendas na mente das pessoas.

8 de novembro de 2007 às 07:41  
Anonymous Anônimo said...

Ninguém diminuiu Simone...esse ignorante tem de aprender a interpretar textos. Assim como o fanatismo faz coisas horrendas na mente das pessoas a ignorância e a burrice cavalar também não fica muito atrás, o estrago é ainda pior. Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

8 de novembro de 2007 às 14:12  
Anonymous Anônimo said...

FAFÁ É UMA GRANDE CANTORA, E CANTOU ANDANÇA MUITO MELHOR QUE A BETH, AFINAL DE CONTAS, A FAFÁ SABE CANTAR.

8 de novembro de 2007 às 15:29  
Anonymous Anônimo said...

DIOGO, VOCÊ PERDEU PERDEU UMA GRANDE CHANCE DE NÃO ESCREVER UMA FRASE INFELIZ.

8 de novembro de 2007 às 15:31  
Anonymous Anônimo said...

Ficou muito ruim a capa; parece que recortaram uma foto dela no terreiro de macumba, e colaram em uma cartolina azul.

8 de novembro de 2007 às 15:34  
Anonymous Anônimo said...

retificando Mauro: não ficam. Abração,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

8 de novembro de 2007 às 16:42  
Anonymous Anônimo said...

Eu vi a Beth segunda no Sbt ,e garanto se Simone linda daquele jeito está morta ,vou me suicidar, agora Beth devia cuidar masi da aparencia

8 de novembro de 2007 às 19:44  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo Barbosa não é o cara que tinha abandonado este blog? Ele é assessor de imprensa da Beth Carvalho?

Acho que Beth Carvalho possui uma importância ímpar para a MPB, pois embora cantora mediana, soube dar voz a grandes compositores do samba, e soube ser coerente com suas escolhas e fiel, coisa que Alcione - que eu adoro, não foi. No entanto, mesmo com a fidelidade, que acho eu, lhe garantiu sobrevida artística, Beth Carvalho de cantora mediana foi se tornando uma cantora medíocre, muito mais envolvida em brigas sem nenhuma razão de ser, do que em sua voz - cada vez pior - e seu pouco talento para as interpretações. Acho que em alguns momentos, como as Rosas não falam, ou no disco sobre o Nelson Cavaquinho, ela soube impor qualidade aos seus registros. o que não é admissível é esta santificação da cantora feita pelo Marcelo, Beth, como qualquer outra cantora quer vender discos sim, quer fazer sucesso sim, e se rendeu algumas vezes aos apelos do mercado, não fosse assim, não teria gravado o desnecessário pagode de mesa ao vivo 2, não estaria agora fazendo este disco com um repertório pra lá de batido, quando poderia ter feito algo a altura do Beth canta o samba de São Paulo. Acho que precisamos ser mais maduros nas nossas declarações para que esta brincadeira fique mais gostosa.

8 de novembro de 2007 às 20:45  
Anonymous Anônimo said...

Nossa que moral que eu ganho neste blog! Sem comentários, até porque além de inveja eu não suporto gente covarde.
E como se eu fosse o único a santificar alguém neste espaço! Às vezes tenho a ligeira desconfiança de que os que se dizem amigos, são os que agem justamente desta forma, mas enquanto o moderador continuar acatando estas opiniões no anonimato, o debate sobre os projetos continuarão de lado. Mas o que tenho a fazer é me calar para não me aborrecer.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Parabéns Mauro! Leu o meu e-mail? Sucesso e felicidades sempre!

8 de novembro de 2007 às 21:14  
Anonymous Anônimo said...

O COMENTÁRIO DO ANONIMO DAS 8:45, FOI QUASE TODO PERFEITO;PECOU APENAS EM CITAR A ALCIONE, QUE JÁ DEIXOU BEM CLARO PRA TODO MUNDO OUVIR: "QUEM QUER UM DISCO SÓ DE SAMBA, COMPRE O DE OUTRA CANTORA".
ALCIONE É COERENTE SIM, POIS A MAIS DE 20 ANOS GRAVA O QUE GOSTA, INDEPENDENTE DE CRITICAS E RÓTULOS, QUANTO A BETH, ESTA DEU VÁRIAS ESCORREGADAS, COMO JÁ CITARAM, POIS JÁ TENTOU FORRÓ E ROMANTICO, MAS VIU QUE FICOU HORRÍVEL E RESOLVEU SE MANTER APENAS NO SAMBA, NÃO POR GOSTO, MAS POR NECESSIDADE.

9 de novembro de 2007 às 08:50  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo e o anônimo das 8:45 deveriam deixar o Diogo Santos em paz. Ele vem aqui, comenta e como sempre muito educado (ou blasé ?) não entra em discussões bobas ...

Escutem a Beth e deixe ele e os outros

9 de novembro de 2007 às 09:45  
Anonymous Anônimo said...

Quem disse que eu citei o Diogo cara! Deixa de viajar! Eu nunca nem falo mal do Diogo. Cada uma!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

9 de novembro de 2007 às 09:55  
Anonymous Anônimo said...

Sabe o que eu fico mais chateado nestas discussões... eu demonstro ter pavio curto, mas eu sou sempre muito bem educado, mas desse jeito fica difícil, visto que o meu nome é o mais criticado nas bocas de Matilde daqui! Sempre com o consentimento do Mauro. Eu não desmereço ninguém, não xingo ninguém, mas mesmo assim eu sou o alvo-mor deste pessoal, a Geni do blog! Eu tenho é que deixar de ser otário e esquecer de vez que isso aqui existe.
Muito obrigado por mais uma vez vetar o meu comentário Mauro. O das músicas da Beth que fiz um pouco antes deste acima. O dos outros me atacando você sempre faz questão de publicá-los.
A censura em falar mal de alguns artistas só existe para uns. Você mesmo já alertou para não comentarmos, ficarmos somente lendo as matérias, o que eu acho muito chato, mas mesmo assim eu não posso ficar calado enquanto você permitir esta covardia de tópicos no anonimato, ainda mais sendo alvo dos muitos ataques. Leia lá em cima se provoquei ou difamei alguém? Emiti uma opinião....as duas cantoras realmente não fizeram falta a meu ver. Depois surgiu um outro comentário anônimo desmerecendo a Simone. Lógico, no anonimato, atribuíram a quem? Ao fanático do blog! E você sabe muito bem que não fui eu e o recado foi direcionado a mim. Bem fizeram os outros que perderam o hábito saudável de escrever por aqui. Eu tenho de aprender a ser mais um nesta turma. Pense numa forma de acabar com isso será saudável para o bem do teu blog. Acabe com os anônimos ou seja conivente com a cretinice e a covardia dessa gente. Sem mais.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

9 de novembro de 2007 às 10:28  
Anonymous Anônimo said...

Os ataques ao marcelo vem por causa dos exageros dele; em qualquer matéria ele põe a beth carvalho no meio; ele sempre ataca as outras para engrandecer sua favorita, principalmente a alcione, que ele xingou de um monte de coisas esses dias; eu gostava da beth, mas confesso que criei antipatia por causa dele.
PS
Beth não é esse exemplo que ele prega, já a vi pessoalmente e tenho vários discos - esta perfeição que ele retrata existe apenas na cabeça dele.

9 de novembro de 2007 às 11:51  
Anonymous Anônimo said...

Nunca critiquei a Alcione.... pois tenho os discos dela. A única vez que fui contra foi em relação a sua intromissão no caso biografia de Clara Nunes e quando não gostei do seu último trabalho. As outras vezes posso até ter sido mal educado, alguns já me chamaram de tudo, mas quando o nível do blog deu uma melhorada eu resolvi voltar e comentar com o propósito de não entrar mais na pilha. Isto claro, sob a orientação de alguns. Saí a primeira vez, a segunda, mas agora já encheu. Para finalizar te peço para encerrar o assunto por aqui e, por favor, não mais publique nada referente ao meu nome.
Sem mais. Sucesso aí pra vocês!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

9 de novembro de 2007 às 14:17  
Anonymous Anônimo said...

10 MOTIVOS PARA "AMAR" O DVD DE BETH CARVALHO"

01.A agonia de vê-la de olho no tele-prompter em tempo integral (em outras palavras a televisãozinha que passa as letras das músicas e que se parar de funcionar, a qualquer momento, põe fim no show). Detalhe: até as apresentações dos artistas tem a sua leitura.

02.Margareth Menezes não acertando repertório nem quando o DVD não é dela.

03.Bethânia vestida de "blaser-terninho" social e de olho no Jaime Álem. A pergunta: pra que Jaime nesse show ?

04.O repertório de Fafá (Siriê, Filho da Bahia)e Alcione (Ilha de Maré e Cheguei tarde) originalmente tão bem gravado e sem a menor necessidade de ser regravado.

05.Gilberto Gil com o cabelo mais lindo do Brasil dizendo que lembra da cantora desfilando de cavaquinho nas ruas do Rio nos anos 60, quando ela ainda cantava bossa nova ?!!!!!

06. Caetano Veloso totalmente, pateticamente e falsamente "à vontade"

07.Mariene de Castro pousando de diva; super importante para a cultura musical baiana

08.A dublagem perfeita de Beth em todas as suas vozes que nitidamente foram refeitas em estúdio, e que em certos momentos "não bate" com o movimento da boca

09.Carlinhos Brown se dividindo entre o vocal e um tambor super necessário (detalhe : por que será que Beth não gravou nenhuma composição do Tribalista?)

10.Por fim, o belíssimo visual de Clara Nunes.


Enfim, lindo. Definitivo !!!

10 de novembro de 2007 às 01:45  
Anonymous Anônimo said...

Ô inveja! Sem contar o uso errado do verbo posar e não pousar!

10 de novembro de 2007 às 11:38  
Anonymous Anônimo said...

Estou estupefato até agora!!! Que DVD maravilhoso, sem dúvida o melhor do ano e concordo que o Grammy de samba de 2008 já tem vencedora!

Parabéns para toda a produção! Figurino muito bem escolhido, cenários encantadores e todos os convidados super à vontade.

Show mesmo!

Será meu presente de natal para toda a família!!!

10 de novembro de 2007 às 12:22  
Anonymous Anônimo said...

Que bom a pluralidade de opiniões emitida aqui!

Eu já acho que Siriê, Filho da Bahia, Ilha de Maré e Cheguei Tarde ganharam versões definitivas com a Beth neste DVD!

11 de novembro de 2007 às 21:04  
Anonymous Anônimo said...

A idéia de regravar Alcione e Fafá, foi muito infeliz, pois as duas já tornaram as músicas definitivas, e Beth só reafirmou que seu canto está cada vez pior.

12 de novembro de 2007 às 07:52  
Anonymous Anônimo said...

Que bom a pluralidade de opiniões emitida aqui!

Eu já acho que Siriê, Filho da Bahia, Ilha de Maré e Cheguei Tarde ganharam versões definitivas com a Beth neste DVD!(2)

E Marcelo como sempre dando corda a essa gente!

12 de novembro de 2007 às 11:30  

Postar um comentário

<< Home