10 de novembro de 2007

Alcione aprimora repertório em show ainda cru

Resenha de show
Título: De Tudo que Eu Gosto
Artista: Alcione
Local: Citibank Hall (RJ)
Data: 9 de novembro de 2007
Cotação: * * *
Show em cartaz até 10 de novembro de 2007

"Vocês trouxeram as giletes para cortar os pulsos?", já perguntou Alcione, marota, antes de fazer um bloco com músicas de dor-de-cotovelo que harmonizou Molambo, Desacostumei de Carinho (a canção de Fátima Guedes gravada por Nana Caymmi) e Ontem à Noite, da seara de Núbia Lafayette (1937 - 2007). O set de fossa é exemplo do upgrade dado pela Marrom em seu repertório em um bom show que estreou no Rio de Janeiro ainda cru, desarticulado, mas que nem por isso deixa de estar entre os melhores da cantora. Já ao entrar em cena, cantando a capella a toada do boi de Maioba Se Não Existisse o Sol, do Maranhão natal, Alcione mostrou que a voz estava em ótima forma - com um viço e um volume que já não apareceram em seus últimos CDs. Na seqüência, cantou As Forças da Natureza, o samba do repertório da amiga Clara Nunes (1942 - 1983) que a Marrom gravara no CD Claridade (1999). Foi outro sinal de que Alcione buscou aprimorar o repertório, mesmo sem dispensar as inevitáveis baladas derramadas que lhe garantiram o sucesso radiofônico nos últimos anos. Entre elas, A Loba, Faz uma Loucura por mim e Você me Vira a Cabeça (me Tira do Sério). É mal necessário para artista que satisfez os caprichos do mercado.

Alcione voltou à cena menos over, sem o tom trash de seu chato e lamentável show anterior, Uma Nova Paixão. Mas sem deixar de ser Alcione. Tanto que a estréia - num Citibank Hall frio e com lotação pela metade - contou com suas tiradas espirituosas e com tristes saudações a convidados que incluíam até atores de terceiro escalão. Em contrapartida, a Marrom pinçou deliciosos lados B de seu repertório dos anos 80. De Vamos Arrepiar!, disco de 1982, reapareceu Edital, belo manifesto de devoção ao canto. Do álbum Almas e Corações, de 1983, Mutirão de Amor lembrou tempos em que Alcione era mais próxima da obra de bambas como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Sombrinha, autores do samba. Aragão e Sombrinha foram bisados no roteiro com Novo Endereço, do LP Nosso Nome: Resistência (1987). E ainda houve Mesa de Bar, a música de Gonzaguinha que Alcione mostrou em 1985 no disco Fogo da Vida em dueto com o autor. Enfim, surpresas do baú...

Se o show ainda precisa de ajustes (a cantora demorou a entrar em Meu Ébano, errou a letra de Edmundo - tributo a Elza Soares, com direito a projeções de imagens antigas da Mulata Assanhada no telão - e pareceu mal-ensaiada), o roteiro precisa de uma costura mais firme. A pueril Obrigada, por exemplo, está deslocada entre dois sambas da Mangueira (o samba-rap Mangueira É uma Mãe e o samba-enredo da Estação Primeira para o Carnaval de 2008). Contudo, qualquer desajuste vira detalhe quando Alcione revive lindamente Camarim, a parceria de Hermínio Bello de Carvalho e Cartola. Neste número, a Marrom volta a ser a grande cantora que foi um dia. E que, felizmente, aparece eventualmente no roteiro e no tom mais comedido deste show que ainda vai ficar mais bonito quando estiver (bem) mais azeitado. Mas que já merece ser visto.

42 Comments:

Anonymous Anônimo said...

bom saber que nossa Marrom tá revivendo músicas que gravou nos anos 80, pra mim sua melhor fase

10 de novembro de 2007 às 12:43  
Anonymous Anônimo said...

"Desacostumei de carinho" ???
Essa preciso ver e ouvir!!!
Se Fátima Guedes já é extraordinária, na voz da Marrom deve estar sublime.
Gostei das pérolas esquecidas e das reverências a Clara, Elza e Núbia, há um pouco de todas com Alcione.

10 de novembro de 2007 às 12:50  
Anonymous Anônimo said...

Querido Mauro Ferreira, tu és ressentido com a Marrom porquê????????????????????
Fica evidente na forma como falas dela! Pelo amor de Deus!!!

10 de novembro de 2007 às 14:01  
Anonymous Anônimo said...

Fiquei animado pra ir no show.

10 de novembro de 2007 às 18:40  
Anonymous Anônimo said...

Alcione cantando desacostumei de carinho? Sempre sonhei com este momento. Bom, pelo que você escreveu parece que o Show está ótimo, talvez mais para o público do Rival do que do Citibank Hall. Uma informação o dueto com o Ed Motta foi em Celebração e não Fogo da vida, que foi com o autor da música, Gonzaguinha. Outra, a alcione sempre este próxima do Arlindo Cruz, apenas nos últimos discos gravou o Sombrinha, ex-parceiro do Arlindo, que já vem sendo gravado por várias outras cantoras. Fico feliz de ver Alcione valorizando seu repertório. Ah! Que foto horrível.

10 de novembro de 2007 às 22:12  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo, você nao está sendo injusto? A crítica foi coerente e construtiva. Em nenhum momento a cantora foi desmerecida!

11 de novembro de 2007 às 08:38  
Anonymous Anônimo said...

"As forcas da natureza" cantada por Alcione e Elba Ramalho e "Eh baiana" cantada por Beth Carvalho.
Que bom constatar que Clara Nunes está sendo reverenciada pelas colegas! Só falta mesmo as gravadoras acordarem e jogarem no mercado um Dvd oficial (o show de sua última tournee no Japao, por exemplo). Enquanto isso os piratas fazem dinheiro com imagens ruins tiradas da tv, mas que, por outro lado, contribuem para perpetuar a bela arte de Clara!

11 de novembro de 2007 às 08:44  
Anonymous Anônimo said...

Salvo engano, o dueto com Ed Motta só aconteceu no disco Celebração de 1988 e o registro de 1985 foi feito com a participação do próprio autor, Gonzaguinha.

11 de novembro de 2007 às 09:23  
Anonymous Anônimo said...

Tem de cantar o repertório das outras também porque se depender dos "sucessos" será mais um fracasso na sua carreira. Camarim foi gravado por quem mesmo? As forças da Natureza por quem? Depois a Beth Carvalho é quem canta repertório de outras.

11 de novembro de 2007 às 11:42  
Anonymous Anônimo said...

Fofo(a), Alcione pode cantar tudo o que quiser! Aliás, tu já escutou ela cantando as Rosas não falam, gravada pela Beth??? Não? Vale a pena... no youtube tem... Põe Beth no chinelooooo!!! A questão não é gravar repertório de outros, a questão é viver só disso. Beth tá precisando pegar carona em Ivete, Daniela Mercury, Caetano, Bethânia pra vender disco... Já pelo contrário, Alcione é requesitadíssima e não cansa de fazer participações especiais em trabalhos de colegas de profissão.

É uma pena... cada vez que se fala em Alcione tem de ter um infeliz pra por a Beth na roda de novo!

11 de novembro de 2007 às 20:04  
Anonymous Anônimo said...

Camarim, foi gravada por Alcione em 1995, no disco Profissão Cantora; As forças da Natureza gravada por ela também em 1999, no disco Claridade, ou seja, fazem parte do repertório da Marrom.
E por falar em As rosas não falam, ouçam a gravação do disco Alcione e amigos, pois ali sim, Alcione deixou a Beth nas chinelas.

12 de novembro de 2007 às 08:02  
Anonymous Anônimo said...

ao 11:42
sucesso é o contrário de fracasso, ou seja, se ela tem sucesso ( e como tem ) significa que não fracassou, e não precisa viver das músicas de outros artistas, diferente de umas e outras, que regravou sucessos da Alcione, Clara e Fafá.

12 de novembro de 2007 às 08:07  
Anonymous Anônimo said...

MOLAMBO DEVE TER FICADO LINDO.
TOMARA QUE ESTE SHOW VIRE DVD.

12 de novembro de 2007 às 08:07  
Anonymous Anônimo said...

Ela disse na televisão que no CD não cabe tudo o que ela gosta, o show é um complemento das coisas que ela gosta: Nubia, Elizeth, Cartola, Fatima Guedes...

12 de novembro de 2007 às 10:31  
Anonymous Anônimo said...

OLha todos são livre para falar o que quer
Mas cantora completa como a Alcione não tem viuu me desculpa
E pq sempre tem que envolver a Beth Carvalho em tudo... affff isso é chato d+
Elas são excelentes cantoras, sem comparações por favor...

12 de novembro de 2007 às 11:10  
Anonymous Anônimo said...

Dá um banho de breguice nas músicas de Cartola. Sou muito mais com a Beth! Autêntica intérprete do compositor. E sem contar os pigarros forçados que a Alcione dá querendo e sonhando, coitada, um dia ser Elza Soares.

12 de novembro de 2007 às 11:31  
Anonymous Anônimo said...

Tem que ter uns infelizes frustados com a fracassada carreira de Beth pra compara-la com Alcione! Comparação essa que não exite, não tem nem como comparar a dama da música que é Alcione com ninguém. Alcione É Alcione e acabou o assunto! Mauro deve realmente ter algum problema pessoal com Alcione que ainda não consegui indentificar as raízes... falem o que falar, pensem o que pensar, ALCIONE É ALCIONE (pode balançar mais jamais cairá)

12 de novembro de 2007 às 13:22  
Anonymous Anônimo said...

Alcione é personalíssima, e não imita ninguém, possui voz e estilo incomparáveis e indiscutíveis, considerada uma das melhores cantoras do MUNDO.

12 de novembro de 2007 às 13:32  
Anonymous Anônimo said...

MAURO, A ALCIONE NUNCA DEIXOU DE SER UMA GRANDE CANTORA, POR ISSO INCOMODA TANTA GENTE, QUE VÊ VÁRIOS NOMES SUMINDO E VOLTANDO E ELA SEMPRE ALI, FIRME A 35 ANOS.

12 de novembro de 2007 às 13:35  
Anonymous Anônimo said...

Firme a 35 anos com um repertório cafona, discos pão com ovo com capas de gosto duvidoso, se vendendo para músicas de personagens de novelas ruins da Dona Glória e ainda por cima com a antipatia usual de sempre.
Sem contar que é flamenguista.

12 de novembro de 2007 às 14:41  
Anonymous Anônimo said...

Mais antipática que a dona Beth, impossível; o repertório pode ser cafona ( eu não acho ), mas pelo menos é sempre inédito, ela não está regravando as mesmas músicas de sempre a décadas; e se o assunto é capa ruim, a Beth é campeã, veja a capa do novo DVD, um horror ! a capa do samba de SP, parece o Rei Leão! tem uma capa então que ela está dentro de uma medalha no peito de um homem, esta é a capa mais cafona e brega que eu já vi em toda MPB.
E se a Glória Peres escolhe suas músicas para tocar em suas novelas, sorte dela e do povo brasileiro.

12 de novembro de 2007 às 15:31  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário do Mauro me deixou mal,estou arrependido de não ter saido de Sampa p ver a Marrom em sua estréia,este swol quando ficar mais redondo vai ser um Arraso.
Alcione é uma cantora de capacidades ilimitadas,comparada apenas a poucas na cena Brasileira(Elba e Bethanêa).
Uma cantora q ñ se prende a rotulos ,faz o q gosta,por isso é sucesso.

12 de novembro de 2007 às 17:58  
Anonymous Anônimo said...

É...
Conhecendo bem Mauro Ferreira, a gente só fica com uma impressão:
O SHOW DA ALCIONE ESTÁ UM ARRASOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

SÓ ME DEIXOU LOUCA PRA CONFERIR!!!!!!!

12 de novembro de 2007 às 19:23  
Anonymous Anônimo said...

Ninguém ousou chamar Bethânia de brega quando ela gravou "É o amor", considerado hit brega na voz de Zezé di Camargo e Luciano! Logo, "brega" e "chique" são questões de ponto de vista! Qto à Alcione, não há o que dizer, cantora extraordinária, talento à prova (Alcione pode cantar tudo), ser humano exemplar e copiável (amada por todos do meio artístico). Então, quando querem falar algo, discursam sobre seu repertório! Só que esquecem, com isso, que o repertório da Marrom é tão vasto qto a potência de sua voz permite! E no meio desse repertório, tem também aquelas músicas que os xiitas do samba cultuam ferrenhamente. E nessas, assim como nas outras, a Marrom ARRASA! PÕE PRA QUEBRAR! DETONAAAAAA! E COM MUITA PERSONALIDADE, COM UMA ASSINATURA QUE É SÓ DELA! Porque ninguém se atreve a cantar o repertório clássico da Marrom??? Porque pra desbancar a nega, meu filho.... NÃO É QUALQUER UM!!!!

12 de novembro de 2007 às 19:33  
Anonymous Anônimo said...

Alcione tem um talento indiscutível, não há toa faz sucesso há 35 anos, e é hoje a cantora mais popular da sua geração. Se alguns consideram algumas de suas músicas bregas, paciência, acho sim, que algumas de suas músicas não estão no mesmo patamar que sua voz e musicalidade, talvez isso que incomode o Mauro. Como uma cantora com tantos recursos, a melhor intérprete de Cartola e Djavan, pode não valorizar este potencial? Por outro lado, ela é fiel ao seu compromisso de ser popular, com a mesma verdade que canta no canecão, canta num clube na baixada, e isso, nenhuma outra faz. Compreendo Alcione e suas escolhas, acho que seria egoísmo querê-la apenas para um público reduzido, que escutam as rádios de "música de qualidade (?)". Quem não gosta, que não compre. Gosto bastante da Alaíde Costa, Monica Salmaso, e da boa fase da Gal Costa, mas isso, não faz com que eu renegue que muitas das músicas "populares" gravadas pela Alcione marcaram momentos importantes na minha vida, que eu vivi, com a mesma verdade com que ela canta. Brega? Não sei o que é isso.

12 de novembro de 2007 às 21:11  
Anonymous Anônimo said...

Além de é o amor, Bethânia canta vários "bregas", tais como Negue, Olhos nos olhos, Lama, Preconceito, Verdades e mentiras e mais um monte - e isso é ruim ? muito pelo contrário, é maravilhoso, pois esse tipo de música não é qualquer uma que pode gravar, pois quando a cantora não é talentosa e muito competente, a música fica horrível, diferente de Bthania e Alcione, que teornam estas canções lindas e cheias de credibilidade.
Parabéns as duas !

13 de novembro de 2007 às 07:57  
Anonymous Anônimo said...

MAURO, VOCÊ SABE DIZER SE A INDIE VAI TRANSFORMAR ESTE SHOW EM DVD, OU FICARÁ APENAS COM O DE ESTÚDIO ?

13 de novembro de 2007 às 10:42  
Anonymous Anônimo said...

Essa gente não sabe diferenciar canções românticas do brega... No dia que Olhos Nos Olhos e Negue forem BREGAS, Elis volta da tumba...

13 de novembro de 2007 às 14:09  
Anonymous Anônimo said...

Achei legal ela ter feito o DVD de estúdio, pois não gosto de gravações ao vivo, mas confesso que fiquei com vontade de ver este show em DVD.

13 de novembro de 2007 às 16:39  
Anonymous Anônimo said...

A amizade com Clara Nunes sempre foi muito valorizada pela Marrom, sempre está lembrando a amiga: em 1893, gravou Um ser de luz; 1996, Mineira; 1999, fez o disco Claridade; 2006, A flor da pele no show Uma nova paixão e agora As forças da natureza.

13 de novembro de 2007 às 16:46  
Anonymous Anônimo said...

O Show Claridade foi lindo, assisti 3 vezes no Teatro João Caetano, lotado, muito simples e muito belo, no tempo em que um bom necessitava apenas de um bom som, uma boa cantora e uma boa banda.

14 de novembro de 2007 às 00:17  
Anonymous Anônimo said...

2:09, vc tem toda razão, Olhos nos olhos e Negue não são bregas, são BREGUÉRRIMAS !

14 de novembro de 2007 às 07:46  
Anonymous Anônimo said...

Negue e principalmente Olhos nos olhos são campeãs de breguisse, acho que é por isso que eu amo.
Viva Bethânia !

14 de novembro de 2007 às 10:56  
Anonymous Anônimo said...

Essas músicas rotuladas de brega, só são cantadas por grandes cantoras, tipo Alcione, Bethânia, Gal, Angela Maria, Marisa Monte, Simone; resumindo é pra quem pode e não pra quem quer.

14 de novembro de 2007 às 13:26  
Anonymous Anônimo said...

O disco Celebração, onde há a participação de Ed Motta na música Mesa de bar, foi lançado no ano de 1998, e não 1988, que é o ano de Ouro & Cobre.

Henrique SP

14 de novembro de 2007 às 16:45  
Anonymous Anônimo said...

Alcione possui a mais bonita voz deste país, só perdia para Gal Costa, no tempo, que esta tinha voz.

14 de novembro de 2007 às 20:10  
Anonymous Anônimo said...

Foi um erro de digitação, Henrique SP. Erro meu, vc está certo e já tinha reparado no erro. Valeu a correção.

14 de novembro de 2007 às 22:32  
Anonymous Anônimo said...

Não gostei das cores do vestido.

15 de novembro de 2007 às 17:54  
Anonymous Anônimo said...

Assisti ao show e está realmente valiosíssimo. Marrom arrasou e vale a pena ressaltar que a direção é de Solange Nazareth. Se o show está bom, ela também e responsável por issso (questtão de respeito com o trabalho dos outros, né Mauro?! Vc é tão ético..... Apesar de ter acabado de sair de uma forte gripe e crise de bronquite que a fez cancelar alguns compromissos, a voz da cantora estava mais no lugar do que nunca. isso, só prova que Alcione possui técnica e conhecimento vocal muito à cima da média dos cantores brasileiros! Tem alma de músico e conhece seu público. Canta com verdade.
Ela apresentará este show acústico no SESC (não lembro o nome - Graça Aranha - RJ) nos dias 4 e 5/12.
Esse espetáculo promete!

16 de novembro de 2007 às 15:36  
Anonymous Anônimo said...

Sempre que ouvia olambo com a Elizeth, ficava imaginando como seria com a Alcione; tomara que fique tão bom quanto ficou apelo, que ela cantava no show Ao vivo 2.

16 de novembro de 2007 às 16:39  
Anonymous Anônimo said...

No Teatro Ginástico será apenas voz e piano. Tenho escutado com muito prazer o primeiro trabalho da Alcione, A voz do Samba, que disco lindo, principalmente a gravação de samba em paz, do Caetano Veloso.

16 de novembro de 2007 às 21:14  
Anonymous Anônimo said...

EU GOSTO DA ALCIONE DESDE E VAMOS A LUTA. ELA VIVE UMA CARREIRA SENSACIONAL,É GRANDE CANTORA, VOZ FORTE E AGRADÁVEL, CANTA BONITO, E NÃO TEM OS VÍCIOS DAS CANTORAS QUE QUEREM "CANTAR BEM" . ALCIONE CANTA , E CANTA BEM PORQUE SÓ SABE CANTAR BONITO. E PODE CANTAR O QUE SENTIR PORQUE SEU CANTO BONITO SUPERA.GOSTO DA ALCIONE CANTANDO SAMBA. QUEM GOSTA NÃO FAZ ESSAS CRÍTICAS SEM MUITO CONSISTÊNCIA.ALCIONE PODE ERRAR A LETRA, E DAÍ. É UMA GRANDE CANTORA, GRANDE PESSOA, NOBREZA PURA.

25 de maio de 2008 às 17:19  

Postar um comentário

<< Home