11 de outubro de 2007

Radiohead e o arco-íris de cores experimentais

Resenha de CD
Título: In Rainbows
Artista: Radiohead
Gravadora: nenhuma
Cotação: * * * 1/2

As batidas bem distorcidas e guitarras dissonantes da faixa 15 Steps - a primeira das dez músicas do sétimo álbum de estúdio do grupo Radiohead, disponibilizado para download desde quarta-feira, 10 de outubro, e à venda somente no site criado pela banda para comercializar o CD (http://www.inrainbows.com/) - já sinalizam que o quinteto de Thom Yorke segue em In Rainbows a difícil trilha experimental pavimentada com êxito em álbuns recentes como Kid A (2000) e Amnesiac (2001). A faixa seguinte, Bodysnatchers, não desfaz a impressão, em que pese a pegada roqueira, urdida com guitarras sujas. Contudo, há melodias no álbum - ainda que embaladas em produção que nem sempre realce as cores melódicas do arco-íris do Radiohead. É o que mostra Nude, boa balada de clima sombrio, cujo arranjo minimalista destaca o baixo de Colin Greewood. É o que mostra também All I Need, que exibe um romantismo soturno ao som de cordas, piano e sintetizadores. As duas faixas são belas.

Da primeira a última das dez músicas, a melancólica Videotape, os climas variam, mas a estranheza é a mesma. Ou quase. Às vezes, a experimentação lembra Kid A - como em Weird Fishes / Arpeggi, boa faixa que vai crescendo até explodir em clímax. Às vezes, não encontra paralelo na discografia do grupo - como em Reckoner. E os climas se sucedem. Faust Arp tem ambiência mais acústica e é exemplo de como, em se tratando de Radiohead, a produção pode aumentar ou diminuir o grau de beleza das músicas. É faixa etérea.

Enfim, In Rainbows já está no ar. Nas lojas propriamente ditas, o CD deverá chegar somente em 2008, por um selo ainda indefinido (a banda está sem gravadora). Por ora, o álbum do Radiohead tem chamado atenção pela inovação mercadológica, pois, ao solicitar seu download, o consumidor tem o direito de decidir o preço que vai pagar por ele. Inclusive o direito de não pagar pelo disco. Mais tarde, digerido com mais calma, o CD deverá ser posicionado com maior ou menor paixão na discografia da banda. É certo, contudo, que não se trata de álbum revolucionário como Ok Computer - a obra-prima lançada pelo Radiohead em 1997. Seria pedir demais!!

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

não pagaria nada pelo disco porque alguém vai pôr as faixas de graça na rede, se já não puseram..

11 de outubro de 2007 às 18:04  
Anonymous Anônimo said...

gravadora:nenhuma ?

12 de outubro de 2007 às 07:34  
Anonymous Anônimo said...

FOO FIGHTERS , BEN HARPER E RADIOHEAD ? A CENA LÁ FORA TÁ BEM INTERESSANTE!

12 de outubro de 2007 às 07:39  
Anonymous Anônimo said...

sério, haroldo?
achei que isso não acontecia! alguém devia avisar eles, então. com certeza eles não se lembraram disso ao lançar a proposta..

12 de outubro de 2007 às 08:16  
Anonymous Anônimo said...

"certo, contudo, que não se trata de álbum revolucionário como Ok Computer - a obra-prima lançada pelo Radiohead em 1997"
Por favor,Mauro!Vc realmente espera que a cada disco eles laçem algo mais revolucionário que o OK Computer?????????Poxa,os caras fizeram o disco mais importante do anos 90!Ter a obrigação de fazer algo ainda maior é foda,sendo que as pessoas que não fizeram nada nem próximo disso não são cobrados por isso.Acho injusto quando grandes artistas são cobrados por coisas assim.Como quando as pessoas falam que um disco novo da Alanis não vai mudar o mercado fonográfico ou não tem nada de realmente novo com o JLP.Ela tem obrigação de fazer isso a cada disco?(Se fizesse não teria personalidade...cada cd completamente diferente do outro...).O novo disco da Roberta Sá não tem nada de realmente novo e isso não te impediu de elogia-ló.E é merecido!O disco é lindo e a ROberta é uma das melhores cantoras desse país.

12 de outubro de 2007 às 10:25  
Anonymous Anônimo said...

Adoro ok computer, mas não gosto que vire um estigma pra banda. é como pedir pros beatles lançarem outro sgt. peppers.. pro nirvana lançar outro nevermind, pro tom jobim lançar outro matita, e pro joão lançar outro chega...etc.
pra entender o álbum de agora, a gente precisa deletar o anterior da memória. pra ouvir integralmete como se fosse algo novo, de alguém que eu nunca ouvi.
e daí sai um veredito... e depois as críticas e comparações. INEVITÁVEIS.
mas como fã que não ouviu o disco ainda e quer esperar algo, espero que tenha algo do tipo "My iron lung" que eu amo.

13 de outubro de 2007 às 04:16  
Anonymous Anônimo said...

Realmente soa até 'ignorancia' pedir um álbum a altura de Ok Computer... um dos maiores e melhores álbuns de todos os tempos... que contem tbem uma das melhores musicas de todos os tempos... Paranoid Android...
ainda naum ouvi nenhuma faixa desse cd...
Vou pegar logo menos...

Bruno.

16 de outubro de 2007 às 09:50  

Postar um comentário

<< Home