8 de outubro de 2007

Queirogas fazem Elba soar interessante de novo


Resenha de CD
Título: Qual o Assunto
que Mais lhe Interessa?
Artista: Elba Ramalho
Gravadora: Ramax
/ Brazilmúsica!
Cotação: * * * * 1/2
Bem antenada, Elba Ramalho recicla raízes em grande CD de tom moderno e contemporâneo. Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? - 25º disco solo da cantora, nas lojas este mês - é dos melhores da artista e corrige grave problema da pífia discografia de Elba nesta década: produção. Elba vinha sendo mal-produzida nos últimos anos. No atual álbum, Lula Queiroga - escalado para a função inicialmente pensada para Lenine, que precisou se afastar da produção por questões de agenda - consegue tornar o som de Elba novamente interessante. Lula recrutou o irmão - o baterista Tostão Queiroga - e o talentoso sobrinho, Yuri Queiroga, responsável pelas sutis programações eletrônicas que permeiam boa parte das 16 faixas. A (ótima) produção do trio valoriza repertório quase irretocável.
Já na faixa de abertura, a contagiante ciranda Gaiola da Saudade, fica perceptível o vigor que andou escasseando em CDs recentes da artista. Até mesmo uma música menor como Ave Anjos Angeli - lançada pelo autor Jorge Ben Jor em um álbum obscuro (Homo Sapiens, 1995) - cresce com a produção azeitada dos Queiroga, que turbinaram a faixa com os metais do grupo Trombonada, de Pernambuco. A propósito, a crescente espiritualidade da cantora salta aos ouvidos também em Novena (com intervenção do violão de nylon tocado pelo autor Geraldo Azevedo) e em Conceição dos Coqueiros. A gravação deste tema de Lula Queiroga, Lulu Oliveira e Alexandre Bicudo é instante sublime do álbum. Ao fim da letra, que retrata a procissão de Nossa Senhora da Conceição, Elba cita versos da Ave Maria ao som da harpa de Cristina Braga. É divino!
Elba soa contemporânea sem patinar em terreno modernoso. Não trai sua história e suas raízes na ânsia de parecer sintonizada com sons atuais. Ainda que estes estejam presentes, por exemplo, em Tempos Quase Modernos, a ácida parceria de Roberto Mendes e Capinam que retrata pluralidades e modernidades do caos social. O rap dito por Gabriel O Pensador está em perfeita sintonia com o espírito dos versos de Capinam - assim como a guitarra de Frejat está em harmonia com o arranjo. Da faixa, veio o título do álbum.
Aliás, o trio de produtores consegue dar unidade a um repertório que atravessa a fronteira estética do nordeste - embora o poético xote Noite Severina (gravado por Ney Matogrosso como o autor Pedro Luís no disco Vagabundo em 2004), Boi Cavalo de Tróia (a faixa de caráter mais assumidamente regionalista) e a singela A Natureza das Coisas (Accioly Neto) delimitem as felizes origens geográficas da leoa paraibana. Entre samba de formato tradicional (As Forças da Natureza, com gravação reverente ao registro feito por Clara Nunes em LP de 1977), pop urbano (Rua da Passagem - Trânsito, com as programações que evocam o congestionamento social proposto na letra da parceria de Arnaldo Antunes e Lenine) e balada romântica (Dois pra Sempre), Elba ainda encontro espaço para seguir o passo viajante da Dança das Borboletas, parceria de Alceu Valença e Zé Ramalho, e para dar tom quase etéreo a Argila (Carlinhos Brown) com o bandolim de Hamilton de Holanda. Luxo!
Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? é um CD repleto de informação que reitera a pluralidade do canto já maduro de Elba Ramalho. Primeiro trabalho da cantora no mercado fonográfico indie, o álbum a repõe - enfim - entre as grandes vozes brasileiras.

31 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro, você coloca esse trabalho entre os 3 melhores do ano até agora?

8 de outubro de 2007 às 17:36  
Anonymous Anônimo said...

Se o Mauro não colocar, eu coloco!!! (kkkkk)
Roberta Sá, Vânia Abreu e Elba Ramalho (os 3 CDs do ano até agora)

8 de outubro de 2007 às 17:55  
Anonymous Anônimo said...

4 estrelas e meia... isso significa que é quase um clássico, Mauro?

Que boa notícia... Fico feliz por Elba e sem dúvida comprarei o disco.

Anderson Falcão

Brasília - DF

(...ouvindo Antônio Adolfo e Carol Saboya ao vivo)

8 de outubro de 2007 às 18:14  
Anonymous Anônimo said...

Sei não, hein.

Talvez seja mais oportuno escolher o melhor show e a melhor mp3 do ano.

8 de outubro de 2007 às 18:29  
Anonymous Anônimo said...

Tive a oportunidade de ver o show e é maravilhoso.É um show dinâmico com músicos maravilhosos e Elba tomando conta do Palco.Imperdível!!

8 de outubro de 2007 às 19:53  
Anonymous Anônimo said...

Adoro Elba e vou comprar o cd.

8 de outubro de 2007 às 20:15  
Anonymous Anônimo said...

Ansioso que o meu chegue!!!
Elba é muito boa, mas realmente não teve produção à altura nos últimos cd's. E interessante como Lula Queiroga finalmente vem se afirmando na MPB, conseguindo sair do eixo Nordeste.

8 de outubro de 2007 às 21:07  
Anonymous Anônimo said...

Também vi o show. Impagável. Mauro, não deixe de ir ao Canecão no início de novembro. Elba não encontra similar. É, realmente, a mais completa.

8 de outubro de 2007 às 21:47  
Anonymous Anônimo said...

Esse assunto muito me interessa Mauro! que bom saber que a demora foi recompensada ****1/2, Viva Elba e os Queirogas.

8 de outubro de 2007 às 21:59  
Anonymous Anônimo said...

Elba é uma grande artista. Acho sua discografia uma das mais dignas da MPB. E este cd só reafirma a grande cantora e intérprete que sempre foi.

8 de outubro de 2007 às 22:07  
Blogger Bruno Vaz Diniz said...

Show divino... já ouvi coisas do CD, arranjos modernos sem perder a característica melodiosa da boa música nordestina... Eu completo as cinco estrelas *****.

Se a mídia executar as músicas desse CD logo logo ele se transformará num clássico, tamanha a qualidade, o cuidado e a beleza deste trabalho fenomenal...

Parabéns Elba, finalmente depois alguns anos um Disco à altura da grandesa de intérprete que Elba é...

9 de outubro de 2007 às 02:03  
Anonymous Anônimo said...

Tb assisti a gravação do DVD e amei as músicas novas. Imagino que o CD esteja realmente muito bom. E seu texto, Mauro, está primoroso. Uma reflexão breve e coerente sobre a trajetória desta grande artista.

9 de outubro de 2007 às 10:00  
Anonymous Anônimo said...

Estou muito feliz com o sucesso desse CD da Elba, pois sou fã dela, como artista e como pessoa.

Mas continuo achando a capa equivocada. As fotos que estão no site dela são muito, mas muito mais bonitas e interessantes.

abração,
Denilson

9 de outubro de 2007 às 10:21  
Anonymous Anônimo said...

Grande artista, grande mulher! com certeza será um grande clássico, da música braxileira, até que enfim um disco a altura de seu talento, Parabéns pela resenha do disco Mauro, agora é só esperar o lançamento dia 18/10.

9 de outubro de 2007 às 11:35  
Anonymous Anônimo said...

Uau!
Mauro, você diria que é o melhor CD do ano!

9 de outubro de 2007 às 12:59  
Anonymous Anônimo said...

Corrigindo: BraSileira, é a correria do dia!

9 de outubro de 2007 às 13:39  
Anonymous Anônimo said...

Elba Ramalho foi plastificada, pausteurizada e mumificada em 1983.

9 de outubro de 2007 às 15:09  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, acho que você deixou as 5 estrelas para o DVD. Tem um trecho no site oficial (link: multimidia) e, com certeza, vem muita coisa boa aí.

9 de outubro de 2007 às 21:29  
Anonymous Anônimo said...

A faixa título não me convenceu não. Apaixonada pelo Frejat e tendo Elba como sua cantora preferida acho que minha mãe iria gostar !

Desde o SOLAR que Elba não lança um cd realmente interessante. Certo que esse tem muitas regravações mas o bom foi que Elba fez do jeito que gosta, sem rezar na cartilha de nenhuma gravadora.

Parabéns pelos convidados, pois só tem feras como Hamilton de Hollada e Cristina Braga. Parabéns a Brazilmusica ! que lança mais um album interessante esse ano ( o outro é NEGA de Luciana Mello)

Sucesso para a flor da Paraiba
Diogo Santos

9 de outubro de 2007 às 23:47  
Anonymous Anônimo said...

A faixa 9 é a que mais gostei.

De Lula Queiroga (Último minuto, de versos fortes como " Nunca mais quero ouvir falar de Hitler e nem quero ouvir dizer Pinochet. Sai pra lá Saddam, vá de retro Stalin Idi Amim, gente ruim ... Deixa que eu chuto,deixa o último minuto da história pra mim " ).

Pôxa Mauro você nem sequer a citou na resenha ...

Um abraço
Diogo santos

9 de outubro de 2007 às 23:50  
Anonymous Anônimo said...

E eu que pensava que ela depois de anos iria vir com um album inéditas ? Triste é saber que Sandra de Sá ainda não lançou o dela!

10 de outubro de 2007 às 06:02  
Anonymous Anônimo said...

Até que enfim, vamos receber trabalhos de qualidade (Cd e Dvd), no meio de tantas coisas ruins lançadas, nos últimos tempos...

Elba volta com tudo, vida longa a eterna Leoa do Nordeste.

10 de outubro de 2007 às 08:14  
Anonymous Anônimo said...

ELBA já foi boa nisso.
Desandou total (faz tempo).
Continua em forma pra animar arraial no nordeste.
Só.

10 de outubro de 2007 às 16:34  
Anonymous Anônimo said...

Cadê a Maria, de New Jersey pra falar da Elba ?

10 de outubro de 2007 às 23:40  
Blogger Bruno Vaz Diniz said...

Vadinho... o CD é REPLETO de inéditas... todas inéditas na voz de Elba... e várias totalmente inéditas sem nenhuma gravação anterior...

e vc aí de cima... bem... Discordo quando quando diz que ela desandou... esse disco é uma prova de que na verdade ela nunca esteve tão antenada e tão bem como está agora...

O disco é maravilhoso... tenho certesa de que será um grande sucesso... pelomenos entre os que entendem de música...

PARABÉNS Flor da Paraíba...
Parabéns ELBA RAMALHO, que eu considero hoje a cantora mais completa do Brasil...

11 de outubro de 2007 às 00:55  
Anonymous Anônimo said...

Mais completa do Brasil. Tô afim de rir com isso !

Ela se valoriza muito isso sim , chegou na Biscoito Fino e pediu muito caro e acabou na Brazilmusica!
Sem falar na negativa que tomou da Marisa Monte e que a deixou de cabeça inchada.
Esse cd ficou quase 1 ano na gaveta !!!

1 ano !Mas gosto dela e dalei a VERDADE

11 de outubro de 2007 às 01:16  
Anonymous Anônimo said...

MAURO SÓ DARÁ 5 ESTRELAS QUANDO UMA CERTA BAIANA LANÇAR UM CD AO VIVO DO SHOW ...

11 de outubro de 2007 às 01:27  
Anonymous Anônimo said...

Vadinho, muito bem, até que enfim alguém encara o que é Elba. Essa mulher era interessante no início, mas o sucesso precoce fez com que virasse múmia há muito tempo! Bem feito!

11 de outubro de 2007 às 09:27  
Anonymous Anônimo said...

A capa não está legal, muito tosca! poderiam ter aproveitado foto melhor e essas mãos da Elba?! aparenta outra coisa... para uma pessoa mais desatenta.
Mais o recheio da bolachinha promete, parece que vem coisa boa por ai! vou comprar sim, e ouvir com muita atenção.

11 de outubro de 2007 às 13:45  
Anonymous Anônimo said...

Por mais que alguns neguem Elba teve muita dificuldade em fechar esse cd. Pedia caro !!!

E a não participação de Marisa e saída de Lenine a deixou abalada !
Acontece.

12 de outubro de 2007 às 06:57  
Anonymous Anônimo said...

ainda não foi desta vez que o leão do norte voltou a rugir.
dona de uma trajetória personalíssima, há tempos que elba não nos oferece uns quitutes à altura dos que já saboreamos em sua panela.
paciente que sou, saberei esperar ainda um tanto.

12 de outubro de 2007 às 14:35  

Postar um comentário

<< Home