31 de outubro de 2007

Nenhum de Nós gravita em 'pequeno universo'

Resenha de CD
Título: A Céu Aberto
Artista: Nenhum de Nós
Gravadora: Orbeat Music
Cotação: * * *

No Sul do Brasil, longe demais das capitais, há muito público disposto a recordar os hits do grupo Nenhum de Nós, formado em Porto Alegre (RS) em 1986. É o coro caloroso deste público que valoriza A Céu Aberto, DVD (nas lojas em novembro) e CD (já à venda) ao vivo que festejam os 20 anos do lançamento do primeiro álbum da boa banda de Thedy Corrêa. Camila, Camila - hit daquele primeiro disco - foi a música escolhida para puxar este registro de show gravado ao ar livre, em 24 de março de 2007, numa apresentação do quinteto no Parque Harmonia, na capital do Rio Grande do Sul. O tom é retrospectivo. O repertório traz apenas duas inéditas, Desejo e Santa Felicidade.

As 19 músicas do CD cobrem todas as fases do grupo, que lançou em 2005 um bom disco de inéditas, Pequeno Universo. Deste trabalho, reaparecem Dança do Tempo e Igual a Ti, a versão em espanhol de Igual a Você que conta com a participação suave da cantora colombiana Ivonne. A propósito, o Nenhum de Nós - não reconhecido nas demais regiões do Brasil na medida de seu valor - vem fazendo cada vez mais conexões com os países vizinhos da América Latina. O intercâmbio é salutar e pode ganhar impulso com essa gravação ao vivo, produzida com zelo pelo galês Paul Ralphes. Esqueça O Astronauta de Mármore - a infame versão de Starman (David Bowie) que tirou a credibilidade da banda ainda nos anos 80 e é revivida em A Céu Aberto - e preste atenção em músicas como Eu Não Entendo, Julho de 83 e Extraño. O Nenhum de Nós tem munição para gravitar além de seu pequeno universo.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

é isso aí, a banda não pode ser crucificada por ter feito concessão uma única vez. são as leis do mercado.

31 de outubro de 2007 às 16:14  
Anonymous Anônimo said...

Sou fã do Nenhum de Nós e acho o Thedy um grande vocalista. Moro em Santa Catarina e aqui eles fazem o maior sucesso!

O repertório é o segunite :

1. Dança do Tempo
2. Camila Camila
3. Você Vai Lembrar de Mim
4. Santa Felicidade
5. Amanhã ou Depois
6. Julho de 83
7. Obsessão
8. Eu Não Entendo
9. Diga a Ela
10. Sobre o Tempo
11. Paraíso
12. Da Janela
13. Extraño
14. Desejo
15. Igual a Ti
16. Vou Deixar Que Você Se Vá
17. Paz e Amor
18. O Astronauta de Mármore
19. Santa Felicidade (bônus: versão com Orquestra de Câmara)


Concordo com o Mauro quando ele diz que 'Pequeno Universo' é um bom disco mas não acho infame 'O Astronauta de Mármore '...

Curti a capa também !

31 de outubro de 2007 às 17:02  
Anonymous Anônimo said...

Nunca entendi porque pegam tanto no pé do NDN até hoje pela versão de "Astronauta de Mármore".Acho a letra linda, principalmente pelo tom metafísico e lírico da canção.Realmente não entendo...

1 de novembro de 2007 às 01:51  
Anonymous Anônimo said...

Estive numa apresentação do Nenhum de Nós, no Canecão, em que eles abriam o show de nem me lembro mais quem - acho que era o show do Nick Cave. Como foram vaiados!!! Eu não vaiei, achei a maior sacanagem! A banda é ótima, com exceção, é claro, de Starman. Que bom que superaram o trauma.

1 de novembro de 2007 às 23:06  
Blogger Carlos Viegas said...

Essa história do Astronauta vem de longe...
eu acho que um dia um cara decidiu que todo mundo deveria falar mal da música e sairam falando...
Não vejo um defeito maior na música...que mereça tanto desprezo.

Seria pelo fato de ser uma versão?
Pois devemos lembrar que "Marvin", dos Titãs também é,"Pra ficar comigo", do Ira!,"É isso aí",da Ana Carolina e do Seu Jorge,sem contar naquelas coisas todas dos anos 80 e da jovem guarda.

Está mais do que na hora de reconhecerem que essa banda é excelente e parar de ficar arranjando desculpa besta para esculaxar..

Minha sincera opinião de fã da única banda dos anos 80 que segue em plena forma.

18 de fevereiro de 2008 às 15:25  

Postar um comentário

<< Home