17 de outubro de 2007

Exibida, Preta (se) diverte em show espontâneo

Resenha de show
Título: Noite Preta
Artista: Preta Gil
Local: Cinemathèque (RJ)
Data: 10 de outubro de 2007
Cotação: * * * 1/2

Show de Preta Gil não é show. É evento. No fim da elétrica segunda apresentação de Noite Preta, show em cartaz às quartas-feiras de outubro, na Cinemathèque, a artista improvisou até um concurso de dança de funk no minúsculo palco da casa carioca. Apoiada por sua fiel tribo de fãs, Preta sai de cena ao som de inusitado bis que junta Doce Mel (o primeiro hit de Xuxa), Céu da Boca (o malicioso tema baiano que Ivete Sangalo regravou recentemente em dueto com o pai de Preta, Gilberto Gil) e Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar), o infalível sucesso de Tim Maia. É um bom show??! Sim, é. Desinibida e espontânea, Preta captura a atenção da platéia com um carisma tão grande que sua voz miúda acaba sendo detalhe tão pequeno... para desespero dos que a odeiam gratuitamente por ela ser a filha (desde sempre famosa) de artista que vive mais do que nunca sob os holofotes por ocupar o cargo de Ministro da Cultura.

Preta Gil já aparece no palco em ebulição e abre o show com Sinais de Fogo - a deliciosa inédita que Ana Carolina generosamente lhe deu para seu primeiro disco, editado em 2003. O roteiro entrelaça músicas dos dois únicos CDs de Preta. Medida do Amor e Andaraí, dispostas logo no começo, já dão o tom suingante do show. Só que um show de Preta, vale repetir, é um evento, quase um programa de auditório. E tem graça porque Preta ri e debocha de si mesma o tempo todo. "Ali todo mundo com a mão molhada", brinca, ao se referir a um grupo de fãs que lhe gritava elogios. " dando uma força para meu pai, né?", zoa, após cantar Barato Total, o balanço de Gil que Gal Costa lançou em 1974 em seu (célebre) LP Cantar.

Repleta de grooves funkeados, urdidos pela boa banda que toca com Preta, Noite Preta é diversão garantida. "Show também é pegação", avacalha a artista enquanto canta Estágio do Perigo, número que precede o rock Agora Só Falta Você, da Rita Lee de Fruto Proibido (1975). Da mesma Rita, Preta emenda Mutante, música que gravou para a trilha sonora da novela Caminhos do Coração, em que encarna a vilã Helga. Preta Gil tem o mérito de não se levar a sério. E sabe escolher seu repertório, selecionando músicas que se adequam ao seu espírito de moleca pegadora. É o caso de Gatas Extraordinárias, tema que Caetano Veloso fez para Cássia Eller, mas que cai bem na voz de Preta. Sossego, pérola de Tim Maia, é outra boa pedida. Assim como Coisinha do Pai, samba popularizado por Beth Carvalho em 1979 no qual Preta Gil insere o refrão de Kátia Flávia, o rap-funk que projetou Fausto Fawcett em 1987. Faz sentido? Não muito. Mas funciona no palco. E tudo o que a exibida artista quer é se mostrar. Para tal, vale emendar um palavrão no outro, se esfregar com o terno ursinho de pelúcia que ganhou do fã e atacar de pagode (Marrom Bombom, hit do grupo Os Morenos) e funk (Glamurosa). Preta Gil parece se divertir em cena. E o fato - e seria injusto não admitir isso- é que a sua Noite Preta diverte também o espectador. Preta Gil sabe dar um show...

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Um dia eu tbm farei de conta que Preta Gil me distrai. Daí eu me visto de Rossicléa e canto "Preta, preta, pretinha"! Esse 'show' deve ser um programa de animação de auditório!!! Ahuahauahau

Não fico com a mão molhada, mas lavo as mãos.

17 de outubro de 2007 às 02:13  
Anonymous Anônimo said...

Adoro Preta Gil. Realmente, não tem uma grande voz (e acho que nem tem pretensão a isso), mas é uma grande artista. Espontânea, divertida, irreverente, original...
Ponto pra ela que consegue ser Preta Gil, sem necessariamente seguir o mesmo caminho musical do pai.

17 de outubro de 2007 às 08:25  
Anonymous Anônimo said...

Gostei dessa resenha Mauro, acho que você conseguiu salvar o show da Preta... quem for procurar boa música não vai ser nesse show.. mas quem quiser diversão tá ai.. quem disse que é pecado se divertir!!!

valeu Mauro

17 de outubro de 2007 às 08:41  
Anonymous Anônimo said...

Essa resenha me deixou com uma vontade enorme de ver este show! Moro perto e adoro Preta.

17 de outubro de 2007 às 09:01  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, parabens pela resenha. Vc entendeu tudo.
Preta é circo. Tá valendo.

17 de outubro de 2007 às 10:20  
Anonymous Anônimo said...

Talvez seja o excesso de exibicionismo que não a deixa acontecer, de verdade.Confesso que não tenho paciência com aquela falação toda e pouco talento musical.

17 de outubro de 2007 às 11:06  
Anonymous Anônimo said...

O ERRO !

17 de outubro de 2007 às 11:24  
Anonymous Anônimo said...

Queria muito ler essa resenha Mauro !

Também curto SINAIS DE FOGO e ANDARAÍ. MUTANTE ainda não ouvi mas CHEIRO DE AMOR achei que ficou muito bom na voz dela.Ela não cantou ?

Como você disse ela ' sabe escolher seu repertório, selecionando músicas que se adequam ao seu espírito de moleca pegadora'.


Essa caixa é preta!
Um abraço a todos
Diogo Santos

17 de outubro de 2007 às 14:01  
Anonymous Anônimo said...

deve ser legal ser preta gil de vez em quando.
ela é show!!!

17 de outubro de 2007 às 16:14  
Anonymous Anônimo said...

Os shows de Alcione já foram assim, antes dela virar Diva.

17 de outubro de 2007 às 19:29  
Anonymous Anônimo said...

Virar Diva? Só se for da breguice.

18 de outubro de 2007 às 07:48  
Anonymous Anônimo said...

autoritária, fazendo pose de gente que faz.
ainda assim, preta faz o show

18 de outubro de 2007 às 10:18  
Anonymous Anônimo said...

Adoro Preta Gil, pois ela faz um som muito bacana e as letras que ela canta dizem alguma coisa. Adoro o Cinematheque, pois lá vc fica pertinho do artista e pude ir no show da Mart'nália que tb deu um show. Se meu dinheiro desse e se fosse num final de semana, com certeza eu iria num show da Preta, pois sou de Juiz de Fora-MG.

18 de outubro de 2007 às 13:01  
Anonymous Anônimo said...

PRETA É TUUUUUUUUDO!

IRREVERENTE, ICONOCLASTA, PROCAZ, LOQUAZ, AUTORITÁRIA, BRIGONA, DENGOSA, PODEROSÍSSIMA, SENSUAL, DIVERTIDÉRRIMA.

EU AMO ESTA MINHA PRETA.

BEIJOS, AMADA!

M.B.V.

18 de outubro de 2007 às 16:48  
Anonymous Anônimo said...

gostei do que sobre o show.
eu acho Preta uma criatura que ainda nao sabe direito o que vai ser. faz novela, posa nua, canta, tá toda hora na midia sempre em polemica com namorado, beijo na boca de mulher.
uma hora eh gay, outra hora quer homem.
quer saber ? ela precisa se dedicar mais e focar a vida.
fama qualquer um pode ter!
vou ver esse show pra ver essa criatura.
valeu
abraco do alex

19 de outubro de 2007 às 02:20  

Postar um comentário

<< Home