16 de outubro de 2007

'Pastor' Chorão prega o bem para seus fiéis fãs

Resenha de CD
Título: Ritmo, Ritual
e Responsa
Artista: Charlie Brown Jr.
Gravadora: EMI Music
Cotação: * * *

Chorão tem fama de mau, e ele por vezes justifica essa fama, mas prega o bem no nono CD de Charlie Brown Jr. - o grupo do qual é líder e o mentor. Responsável, Chorão sabe que o mix de rap, hardcore e reggae tocado pela banda tem sintonia com jovens que vivem na periferia, alvo do desprezo da sociedade capitalista. Daí as mensagens que procuram valorizar a auto-estima desse fiel público e que permeiam boa parte das 23 faixas do álbum Ritmo, Ritual e Responsa, apresentado como a primeira parte da trilha sonora do filme O Magnata, que estréia em novembro e marca a estréia de Chorão nos cinemas (ele criou o roteiro e atua no papel de si próprio na história, protagonizada pelo ator Paulo Vilhena).

Chorão faz a pregação positiva já na primeira faixa do CD, Pontes Indestrutíveis. "Resgate suas forças e se sinta bem", ordena verso do reggae turbinado com efeitos de dub. Em seguida, ele derrapa no discurso sexista de O Que Ela Gosta É de Barriga. Porém, logo reencontra o tom de auto-ajuda que faz do bom álbum quase um manual de sobrevivência para jovens carentes - talvez o principal público-alvo do Charlie Brown. "Uma vida sem amor é uma vida sem sentido", já sentencia Chorão em Não Viva em Vão, um rock de batida nervosa. Em Sem Medo da Escuridão, MV Bill engrossa o discurso no compasso do rap em ponte com a Cidade de Deus (RJ).

Se a faixa-título se dirige aos skatistas, a tribo na qual o grupo se projetou em meados da década de 90 em Santos (SP), Be Myself é crítica direta aos valores materialistas da sociedade. O discurso é raso, mas direto. "O sistema só alimenta o que é mal", reconhece o revoltado Chorão, que soa quase terno na faixa seguinte, a balada Uma Criança com seu Olhar. Mas Ritmo, Ritual e Responsa está longe de exalar ternura. "Que Espécie de Vermes São Vocês?" questiona Chorão - ao lado de Markon Lobotomia - no hardcore homônimo. João Gordo, vocalista do grupo Ratos de Porão, cospe os versos de Vida de Magnata, faixa que inclui falas do filme que inspirou o disco, produzido pelo próprio Chorão em parceria com Thiago Castanho, cuja guitarra se agiganta em muitas músicas. Já o grupo ForFun adere ao time de convidados na faixa O Universo a Nosso Favor. Escorado no tripé rap-rock-reggae, Charlie Brown Jr. faz sua auto-ajuda. Pastor Chorão sabe quem são seus fiéis e é a eles somente que ele se dirige neste disco cheio de boas intenções.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Chorão pode fazer trocentas musicas...
Mas, na essencia... fala sempre a mesma coisa
Charlie Brown perdeu a criatividade há mto tempo...
Saudades de Zoio de Lula, Quinta feira, Não é serio...

Bruno.

16 de outubro de 2007 às 11:44  
Anonymous Anônimo said...

de discos de boas intençoes, o inferno está cheio.

16 de outubro de 2007 às 11:52  
Anonymous Anônimo said...

Malandro... é nitido a decadencia nas musicas dos carass...

Bruno.

16 de outubro de 2007 às 12:30  
Anonymous Anônimo said...

de discos de boas intenções, o inferno já anda cheio...(2)
NÉ?

16 de outubro de 2007 às 16:13  
Blogger Daniel M. said...

Charlie Brown Jr SEMPRE.

16 de setembro de 2011 às 16:33  

Postar um comentário

<< Home