12 de outubro de 2007

Bonfá não guia o 'barco' além da Legião Urbana

Resenha de CD
Título: Mobile
Artista: Marcelo Bonfá
Gravadora: nenhuma
Cotação: * * 1/2

Tem sido difícil para Marcelo Bonfá sedimentar carreira solo sem sair da sombra da Legião Urbana - a banda lendária da qual foi baterista. A música do extinto grupo costuma ser (injustamente) atribuída no imaginário popular somente a Renato Russo (1960 - 1996) - o carismástico, atormentado e genial vocalista e principal compositor da Legião. Mas o fato é que Bonfá também contribuía para a criação da obra da banda. Isso fica muito claro com a audição de algumas faixas de Mobile, o terceiro CD solo de Bonfá, à venda somente na internet (http://www.marcelobonfa.com.br/). A batida clássica da Legião fica reconhecível logo aos acordes iniciais de De Onde os Sonhos Vêm e, sobretudo, de A Ponto de Partir. Só que não há os versos e tampouco a voz de Renato Russo. O disco até começa bem, com o tema instrumental que lhe dá nome, e também termina bem, com a balada Contando Estrelas. Entre uma faixa e outra, contudo, soa monocórdio e linear - até porque a voz de Bonfá nunca foi talhada para o canto. No todo, o álbum deixa a sensação desagradável de tempo perdido (numa alusão cruel ao homônimo grande sucesso da Legião). Sensação que persiste desde que o artista iniciou sua discografia individual em 2000 com o CD O Barco Além do Sol. Simplesmente porque, sozinho, Bonfá ainda não guiou seu barco muito além do legado da Legião Urbana. E não tem culpa por isso.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

bonfá por ter contribuído sim, mas a alma da legião era renato. sempre foi.

12 de outubro de 2007 às 13:34  
Anonymous Anônimo said...

CHAAAAAAAAAAAAAAAAAAATO...
no legião era aquela história de dois acordes no violão, um arranjo mal feito e os teclados oitentistas (iéééecous). mas as letras do renato... a gente até esquece e considera o resto.
mas sem renato,
o que esperar dos solos de bonfá e dado?

13 de outubro de 2007 às 04:40  
Anonymous Anônimo said...

Nunca fui fã da Legião Urbana muito menos do Renato Russo e acho uma pena um artista ficar marcado por resto da vida, como acontece com ele( Bonfá ) e o Dado. Uma pena mesmo!
Diferente foi com Arnaldo Antunes ...

Não conheço os trabalhos solos dele mas de qualquer forma espero que Marcelo Bonfá consiga atingir seus alvos.
Sucesso pra ele

Um abraço
Diogo Santos
caxias.diogo@bol.com.br

13 de outubro de 2007 às 06:41  
Anonymous Anônimo said...

""i ae fassa umas notas e coloque no site notas de violão ok sou seu fã !!!!!"serio coloque

23 de outubro de 2007 às 21:36  
Anonymous Anônimo said...

Tenho 27 anos é realmente já fui muito fã "da queles fanáticos mesmo, mas com o tempo muitas coisas mudam de acordo com o nosso crecimento mas esse trabalho que o Marcelo Bonfá tem realizado, sei lá! resgata realmente algo em mim acho algo muito bom porque a L.U realmente marcou na minha vida e concecutivamente a todos os integrantes da banda para mim eram todos um Legião Urbana, o que vinha de som produzido por esses gênios já arrepiuou muita gente força sempre e continuo seu fã Marcelo Bonfá já qcompanhei os dois cd's eespero conseguir outras músicas além das que estão para baixar.

19 de dezembro de 2007 às 18:43  
Blogger Unknown said...

Sem o Bonfá a Legião Não seria a mesma, da mesma maneira se não tivesse o Dado ou mesmo o Negrete nos primeiros LPs.
O que sinto é que este "corpo" dividido mostra claramente o que fazia a sintonia no todo, mas para os bons ouvidos é interessante também ouvir tudo isto em separado.

Recomendo que Leiam as letras de Renato e ouçam o som de Bonfá, Dado e Negrete em separado.

Força Sempre!
www.filhosdarevolucao.com.br

5 de fevereiro de 2008 às 10:40  
Blogger Unknown said...

Bonfá,
Tudo o que a Legião Urbana fez, será eterno.
Agora, no teu caminho desejo que haja muito trabalho, sucesso e sorte...

Sucesso sempre!

21 de junho de 2008 às 12:11  
Anonymous Anônimo said...

eu so mt fã do legiao urbana
eu sei sei um pouquinho da historia do marcelo bonfar... ele jogava handbol com um amigo meu .... que atualmente e sgt do exercito .... eu tenho 18 anos....

a LEGIAO URBANA pra mim e uma chama que nunca via se apagar.


gabriell_kss@hotmail.com

6 de agosto de 2008 às 19:35  

Postar um comentário

<< Home