22 de outubro de 2007

Alcione regrava 'Rio Antigo' com Toque de Arte

Alcione regravou Rio Antigo - belo tema de Nonato Buzar e Chico Anysio, lançado pela Marrom em 1979, em seu álbum Gostoso Veneno - para o segundo disco do conjunto vocal Toque de Arte. Reviver Rio Antigo foi escolha da própria Alcione. Com a direção musical de Magro, do grupo MPB-4, o novo CD do Toque de Arte, intitulado Pelos 4 Cantos, já tem lançamento programado para novembro pela gravadora Albatroz. Na foto de Pablo Fernandes, Alcione posa em frente ao barquinho que leva cantores e músicos ao estúdio da Albatroz - situado na Barra da Tijuca (RJ) - ladeada por Marcelo Elói (integrante do Toque de Arte, à direita) e o bom cavaquinista Alceu Maia, que participou da regravação da música.

55 Comments:

Anonymous Anônimo said...

podem falar o que quiserem, mas, pra mim, essa alcione dos anos 70 ainda é a melhor de todas. esse lp gostoso veneno era bom do início ao fim, até as faixas românticas não eram como as de hoje.

22 de outubro de 2007 às 15:08  
Anonymous Anônimo said...

Era a abertura do programa do Adelzon Alves. Boa canção. Hoje, devia chamar-se Rio Antiqüíssimo.

22 de outubro de 2007 às 15:21  
Anonymous Anônimo said...

Falando em Alcione o DVD novo, com as gravações em estúdio do CD: de tudo que eu gosto, é bem legal tb. A parte da mart´nalia é engraçada. Gostei.

Edu - abc

22 de outubro de 2007 às 15:50  
Anonymous Anônimo said...

Sem dúvida um clássico da MPB, que se tornou eterna na voz da Marrom.
Não sei qual versão gosto mais, se da original ( Gostoso veneno ) ou a de Celebração.

22 de outubro de 2007 às 15:52  
Anonymous Anônimo said...

Uma cantora antenada com seu tempo,antes era boa hoje é maravilhosa.

22 de outubro de 2007 às 18:09  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Mauro!
Só uma pequena correção:
O Alceu Maia é ás do cavaquinho, não dos sopros, ok?
Abração!

22 de outubro de 2007 às 22:13  
Anonymous Anônimo said...

COMO SAMBISTA ELA É IMPECAVEL, ROMANTICA É SIMPLESMENTE IMBATIVEL.

22 de outubro de 2007 às 23:04  
Anonymous Anônimo said...

A Marrom da década de 70, era maravilhosa, hoje ela continua maravilhosa, porém evoluida, atual, com a voz mais firme e simplesmente personalíssima - acho que é por isso que ela se mantém sempre no topo do sucesso, não ficou parada no tempo.

Louela Passos

22 de outubro de 2007 às 23:07  
Anonymous Anônimo said...

Com todo respeito a opinião alheia, mas dizer que este dvd novo da Alcione é bem legal! Dependendo da ótica, eu por exemplo não trocaria os três anteriores: Ao vivo 2, Faz uma loucura por mim e Uma nova Paixão ao vivo por esse que por sinal é muito ruim. Com exceção das faixas Mangueira é Mãe, Laguidibá e a descontração no final do samba-enredo Aquarela Brasileira de Silas de Oliveira(Império Serrano de 1964 e reeditado em 2004), o resto deixa muito a desejar principalmente com o que Alcione apresentava nas décadas passadas.
Talvez seja preconceito meu por já não gostar de dvd em estúdio. Aliás, este parece que foi gravado em uma garagem de motel, poderiam ter se tocado, caprichado mais. Ao menos teve o mérito da cantora que dessa vez acertou nos convidados, o que não aconteceu no projeto anterior (exceto Leci).
Quanto ao Rio Antigo, sem dúvida é uma das músicas mais bonitas do repertório da Marrom. Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

23 de outubro de 2007 às 08:53  
Anonymous Anônimo said...

Eu não sei aonde se vê uma artista antenada e evoluída e etc.
Antenada em produzir hits para ganhar dinheiro, e evoluída em baladas melosas de gosto duvidoso com a velha fórmula do refrão arrebatador. Sambista ela já foi.

23 de outubro de 2007 às 15:10  
Anonymous Anônimo said...

Eu gostei muito do dvd novo da Alcione, justamente porque é diferente, gravações ao vivo já estão saturadas.
p.s.
Marcelo, sua paixão pela Beth está te cegando, para com isso.

Louela Passos.

23 de outubro de 2007 às 16:16  
Anonymous Anônimo said...

Cara Louela,

Com todo respeito, mas a paixão pela Beth não tem nada a ver com isso. Como citado acima, reconheço que existem bons sambas gravados pela Alcione e que esta redimiu-se na escolha dos convidados. Gosto muito dela, tenho muitos discos, não todos, ainda, mas é um direito meu não gostar desse novo trabalho.
Voz reconheço, é uma das maiores cantoras, mas em matéria de repertório ela há muito tempo tem deixado a desejar. O comentário do anônimo das 2:10 é compartilhado por todos os amantes do samba, infelizmente não fui eu quem escreveu, mas assino o que este(a) comentou.
E não sou nenhum alienado, sou amante da boa música, sobretudo do Samba, quando tenho de criticar o faço. Escrevo sobre a Beth mas também a critico pela sua postura em relação a repertório repetido, sem músicas inéditas, projetos ao vivo. Mas quanto ao cd/dvd novo da Alcione tenho o direito de não gostar assim como vocês tem o direito de amar. Cada um tem o seu senso crítico, eu não gostei, respeito quem gosta, mas eu prefiro a Alcione de Fruto e raiz (86), Emoções Reais (90), Ouro e Cobre (88), Nosso nome resistência (87), Gostoso Veneno (79),Celebração (98), Claridade (99)..... e mais recentemente até o projeto dos discos ao vivos (1 e 2) pela Indie. Somente! Não curto estes últimos projetos feitos para emplacar música em novela das oito (se ao menos tivessem uma letra bela, mas nem assim) de baladas românticas a la Lupicínio Rodrigues, acho que ela tem potencial para muito mais, mas reconheço a "tentativa" neste novo projeto do bom samba. Mas é somente médio, pois ela ficou devendo. Essa tal de Maria da Penha é uma música sofrível, um verdadeiro lixo, mas tem quem goste. Um beijo e não me leve a mal mas tenho o direito de não gostar,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Muito feliz pela volta do show da Marisa por aqui. Já tô lá!!

23 de outubro de 2007 às 20:21  
Anonymous Anônimo said...

Ser idolatrada por gente de 8 á 80 Manter sempre seu nome em evidencia sem fazer escandalos.
Ter uma voz amadurecida e fresca ao mesmo tempo.
Uma artista ecletica,isso é ser antenada e evoluidissíma.

23 de outubro de 2007 às 20:31  
Anonymous Anônimo said...

Bom Cavaquinista Alceu Maia? Alceu Maia é sem dúvida um dos melhores. Espero que faça bem a Marrom a compania de bons músicos, arranjos...

23 de outubro de 2007 às 22:06  
Anonymous Anônimo said...

Detesto esta expressão "gosto duvidoso", ou são boas baladas, ou baladas ruins. Gosto de boa parte das que Alcione gravou, como gosto também das que Fafá, Gal e Caetano gravaram. E o que é Oceano, senão uma balada?
Muitas baladas que foram gravadas por Alcione no início de 80 ainda são cantadas do início ao fim, por idosos, jovens e até crianças, sinal que elas não são tão descartáveis assim, como por exemplo: Nem Morta, Quem é você, Minha estranha loucura e O que é que eu faço amanhã.

23 de outubro de 2007 às 22:11  
Anonymous Anônimo said...

Que forró é aquele do novo disco ? maravilhoso, dá vontade de sair dançando.

24 de outubro de 2007 às 07:47  
Anonymous Anônimo said...

Música romântica não cabe na voz de qualquer um, e ficam perfeitas com a interpretação da Alcione, que extrai aquela coisa melada que geralmente essas canções tem.
Completando a lista do 9:11, também tem Garoto martoto, Meu vício é você, Qualquer dia desses, Pior é que eu gosto.

24 de outubro de 2007 às 07:51  
Anonymous Anônimo said...

Tudo bem, Maria da Penha pode ser um lixo, mas existem outros exemlos de lixo bem parecidos tal como: "e o povo como está ? tá com a corda no pescoço, é o grito popular, come a carne e roe o osso, da fruta que ele gosta eu como até o caroço".
Além disso, Vou festejar, lembra muito algumas músicas que a Marrom também gravou, tipo Sem perdão ( 1981 ), que fala da vontade de se vingar de um amor que não deu certo, e outras.
E Coisinha do pai, não é nenhum exemplo de boa música.
PS
Tirando os pagodões de laje, o repertório a Beth é muito bom.

24 de outubro de 2007 às 09:11  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, sua paixão pela Beth está te cegando, para com isso.(2)


Anônimo, gosto duvidoso é só uma forma elegante de dizer "brega"!

24 de outubro de 2007 às 09:45  
Anonymous Anônimo said...

Se a idolatria fosse uma coisa inteligente até se justificaria os adjetivos antenada e evoluída. Mas a idolatria já é uma burrice.

24 de outubro de 2007 às 12:04  
Anonymous Anônimo said...

Engraçado esse discurso do anônimo das 11:04....se o recado foi pra mim filhão, então todos nós deste blog, sem exceção, deveríamos vestir a carapuça e poderíamos nos considerar acéfalos até porque todos puxam a sardinha para o seus lados. E Vou Festejar e Coisinha do Pai são anteriores a 81 (78 e 79). E não tem nada a ver uns com os outros.
Enquanto a Beth for diminuída neste blog defenderei sim, Roberto, independente de ter gostado ou não do trabalho das outras. Já reparou que a maioria dos comentários são de pessoas no anonimato? Eu não embarcarei mais nessa, certamente. O que importa é o reconhecimento da crítica especializada e de todo Brasil ao de meia dúzia de comentários maldosos de gente sem argumento. Abração,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Independente dos últimos fatos, eu tenho o direito de não gostar do que ouvi. Até porque, nem mesmo o Mauro gostou.

24 de outubro de 2007 às 14:36  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, sua opinião vale por você mesmo, você não precisa da opinião do Mauro, que não é o dono da verdade.
Vou festejar, tem a letra parecida com as letras que a Alcione canta, não falei que a Beth tentou imitar, apenas comparei as músicas. Coisinha do pai e Corda no pescoço são de lascar, como ós pagodões que a Beth grava - gosto dela cantando canções mais sofisticadas.
Quanto ao cometário das 11:04, não fui eu.

24 de outubro de 2007 às 16:51  
Anonymous Anônimo said...

Roberto, música de gosto duvidoso, ou brega, não pode ser gravada por qualquer uma, precisa ter competência pra isso; várias cantoras tentaram, mas não conseguiram, Alcione pode, Bethânia canta um brega maravilhosamente bem, Angela Maria também pode, as demais ficam por aí vagando desaparecidas lamentando a falta de sucesso.

24 de outubro de 2007 às 16:58  
Anonymous Anônimo said...

Só para frisar que me referi ao Roberto em relação a minha paixão pela Beth. Não está me causando cegueira não! Mas francamente, gostei muito da atitude dele em direcionar o comentário, a opinião dele (sobre a cegueira) à minha pessoa. Respeito.
Prefiro que digam do que se escondam no anonimato covarde do blog. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

24 de outubro de 2007 às 17:39  
Anonymous Anônimo said...

Esqueci de comentar, não fui atrás da opinião do Mauro embora tenha concordado com a sua crítica. Abs
Marcelo

24 de outubro de 2007 às 17:41  
Anonymous Anônimo said...

Comigo não, violão
Na cara que mamãe beijou
"Zé Ruela" nenhum bota a mão
Se tentar me bater
Vai se arrepender
Eu tenho cabelo na venta
Sou brasileira, guerreira
Não tô de bobeira
Não pague pra ver
Porque vai ficar quente a chapa
Você não vai ter sossego na vida, seu moço
Se me der um tapa
Da dona "Maria da Penha"
Você não escapa
O bicho pegou, não tem mais a banca
De dar cesta básica, amor
Vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal,é bom e eu gosto
Saia do meu pé
Ou eu te mando a lei na lata, seu mané
Bater em mulher é onda de otário
Não gosta do artigo, meu bem
Sai logo do armário
Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando esculacho
Aqui o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde
Cantou pra subir, Deus a tenha
Se der mais um passo
Eu te passo a "Maria da Penha"
Você quer voltar pro meu mundo
Mas eu já troquei minha senha
Dá linha, malandro
Que eu te mando a "Maria da Penha"
Não quer se dar mal, se contenha
Sou fogo onde você é lenha
Não manda o meu casco
Que eu te tasco a "Maria da Penha"
Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha
Vai dar com a cara
Bem na mão da "Maria da Penha"

Esta letra foi retirada do site www.letrasdemusicas.com.br

Porque esta letra seria um lixo? É uma música carioca, lembra um jeito carioca de lidar com coisas sérias.

24 de outubro de 2007 às 19:32  
Anonymous Anônimo said...

Com raras excessões, as músicas que a Alcione grava, são do gosto do povo, e do gosto dela, e pra fibalizar, de bom gosto. Agora acho boa parte das composições da Marisa Monte (ótima cantora), de gosto duvidoso, como esta:
Você é assim, um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você desde o amanhecer
Até quando eu me deito

Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo,
o meu melhor amigo é o meu amor

E a gente canta, e a gente dança,
E a gente não se cansa
De ser criança, a gente brinca
na nossa velha infância

Seus olhos, meu clarão, me guiam
dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só

Você é assim, um sonho pra mim,
Quero te encher de beijos
Eu penso em você desde o amanhecer
Até quando eu me deito

Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo,
o meu melhor amigo é o meu amor

E a gente canta, e a gente dança,
E a gente não se cansa
De ser criança, a gente brinca
na nossa velha infância

24 de outubro de 2007 às 19:38  
Anonymous Anônimo said...

Gosto é gosto, respeite o alheio cara!!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

24 de outubro de 2007 às 20:58  
Anonymous Anônimo said...

7:38
grande parte das canções da Marisa são breguerrimas, ms os fãs para esconder isso, apontam os bregas de outras cantoras - não que essas músicas sejam de mau gosto, muito pelo contrário! cantoras como Alcione e Marisa Monte, têm que ser respeitadas, pois além de serem ótimas cantoras, fazem boa música para o povão, que é excluído por cantoras metidas a besta.

25 de outubro de 2007 às 08:33  
Anonymous Anônimo said...

Maria da Penha, é uma canção que aborda um tema sério e atual, de uma forma divertida, bem humorada e que o povão entende, usando uma linguagem atual e informal. Eu particularmente, achei muito bacana a letra.

Pedro Donato

25 de outubro de 2007 às 08:37  
Anonymous Anônimo said...

Com a voz e o talento que ela tem, pode gravar qualquer coisa que fica lindo !

Dulcina Linhares RS

25 de outubro de 2007 às 09:16  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria de ressaltar uma coisa:
o anônimo q disse q se referiu disse : "espero que a companhia do Alceu Maia faça bem a marrom...!"
Querido, procure sabe das coisas antes de falar asneiras. O Alceu Maia era integrante da Banda do Sol, a tão famosa e respeitada (por músicos e cantores, diga-se de passagem), banda q acompanha a marrom há décadas.

Faça-me o favor né?!

Tudo que se posta neste blog, tem que ter Alcione no meio.
Ela faz sucesso até entre os despeitados. kkkkkkkkk

Que Deus a livre das más línguas.
Parece o blog do fã clube dela.
kkkkk

Aprendam a criticar primeiro, depois lavem a boca e aí....falem de alguém.

25 de outubro de 2007 às 11:43  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, só repeti o comentário da Louela porque achei engracado! Mas respeito o seu gosto, assim como de todos os outros. Para mim o parâmetro é o a da emocao, o gênero nao importa.
Abracos,

25 de outubro de 2007 às 12:25  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, mas o que é que MM tem a ver com Alcione... já estão apelando.

A letra de Maria da Penha é horrenda, cheia de clichês, lugares comuns, frases feitas. É pobre mesmo, gente, e ponto. Mas acho que a Marron não está nem aí, faz bem seu estilo.

25 de outubro de 2007 às 13:07  
Anonymous Anônimo said...

Maria da Penha, é uma canção informativa, grande parte do povo brasileiro desconhece ou desconhecia a Lei, é muito importante este trabalho social que a Alcione vem fazendo de divulgar e explicar como esta lei funciona.

Henrique SP

25 de outubro de 2007 às 13:07  
Anonymous Anônimo said...

Caro Roberto,

Não leve o meu comentário para o lado da bronca, respeito a sua opinião, uma crítica à minha pessoa. Fique tranquilo, sei discernir um comentário de gente honesta aos covardes que se escondem no anonimato. Quanto a Marisa Monte Fátima, deve ter sido porque citei a volta da cantora por estas bandas no show Universo Particular. O meu comentário das 08:58 Roberto não foi direcionado a você. Abraços e continuem ouvindo a Maria da Penha,quem sabe um dia vocês saem do armário do anonimato,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

25 de outubro de 2007 às 14:41  
Anonymous Anônimo said...

A Fatima Jurema tem toda razão, Maria da Penha é horrível, como sou uma pessoa sofisticada, chique e de bom gosto, vou por pra tocar no meu churrasco de domingo, em cima da laje da minha mansão, Corda no pescoço, que tem uma letra culta, bem elaborada, sem clichê nenhum e se frases feitas.

25 de outubro de 2007 às 17:04  
Anonymous Anônimo said...

O que Marisa Monte tem haver com Alcione ?
Apesar de diferentes, ambas sabem cantar, têm voz bonita, não ficam posando de intelectuais ou de defensoras disso ou daquilo, não ficam patinando em regravações das próprias músicas ou de músicas já gravadas por todo mundo, possuem fãs que não são preconceituosos, podem cantar o estilo que quiserem, são cantoras populares, de muito sucesso e que possuem suas músicas na boca de povo - viu, Fatima jurema ?!

25 de outubro de 2007 às 17:09  
Anonymous Anônimo said...

Por causa de fãs como estes que aconteceu o que aconteceu com John Lennon. Tô com medo dessa gente!! Ai meu Deus, não vou nem sair de casa.

25 de outubro de 2007 às 17:17  
Anonymous Anônimo said...

Heheheh

25 de outubro de 2007 às 19:35  
Anonymous Anônimo said...

Cara Fátima Jurema,

Não entre na pilha desses anônimos, eles querem fazer com você o que já fizeram comigo. Um beijo e fique com Deus.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

E o comentário das 05:17 foi meu, mas estava no trabalho muito atarefado e esqueci de assinar.

25 de outubro de 2007 às 20:19  
Anonymous Anônimo said...

E Beth regravou Ilha de Maré do repertório de Alcione. Sensacional!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Agora vão dizer que a Beth IMITA a Alcione! Meu Deus! Beth ainda cantou Ê Baiana, mas acho que não entrou no disco.

25 de outubro de 2007 às 20:22  
Anonymous Anônimo said...

se o repertório da Marrom é tão ruim, por quê será que a Beth, que é tão criteriosa, escolheu música do repertório da Alcione ?

25 de outubro de 2007 às 21:04  
Anonymous Anônimo said...

É ruim mas salvam-se algumas músicas.

25 de outubro de 2007 às 21:17  
Anonymous Anônimo said...

Maria da Penha me lembra alguns sambas do Ney Lopes, cheios de gírias, e até algumas coisas do Aldir Blanc. Acho que a má vontade com Maria da Penha é por causa de Meu ébano, que realmente era um horror e fez muito sucesso. Infelizmente, grave o que gravar Alcione sempre será muito criticada, porque ela faz sucesso, porque ela tem talento, porque ela canta para o povo e não se limita a fazer temporadas em grandes casas de espetáculo para a elite e tocar nas rádios da classe média alta. Prefiro a Alcione, cantando o que canta, mas disponível para todas as classes, do que todas as outras, que atendem ao lado B da força, e cantam apenas para uma elite intectual e econômica, que pode pagar R$ 70,00 por um ingresso e R$30,00 por um CD.
De tudo que eu gosto, possui uma músicas lindas de Ney Lopes, Altay Veloso, Telma Tavares, Gilberto Gil, Serginho Meriti, Sombrinha... Ah! Mas foi a Alcione que gravou, então é brega.

25 de outubro de 2007 às 22:32  
Anonymous Anônimo said...

Maria da Penha é musicalmente complexa, parece samba de gafieira, e a poesia, mesmo que irônica, não é tão simples. Quem é músico e poeta pode falar disso melhor do que um anônimo como eu.

25 de outubro de 2007 às 22:37  
Anonymous Anônimo said...

Qualquer artista que cair no gosto popular, será criticado, a própria Marisa, que é mais da elite, sofre muitas criticas, é chamada de brega, mas o que importa é o sucesso que elas conseguiram, não é meia dúzia de recalcados que vai acabar com elas.

26 de outubro de 2007 às 07:53  
Anonymous Anônimo said...

O cd dela também custa R$ 30,00 apesar de que eu não dou. Gastar dinheiro a toa, depois baixo!

26 de outubro de 2007 às 07:56  
Anonymous Anônimo said...

Do disco "Gostoso Veneno", minha música preferida é "Faca de ponta".

26 de outubro de 2007 às 08:03  
Anonymous Anônimo said...

ALCIONE REALMENTE É UMA CANTORA POPULAR, MAS NÃO PODEMOS ESQUECER QUE ELA TAMBÉM AGRADA A ELITE; JÁ VI LUGARES EM SP, ONDE A ENTRADA DO SHOW DELA ERA R$ 200,00.

26 de outubro de 2007 às 09:31  
Anonymous Anônimo said...

Falando em elite, nessa semana eu ouvi na rede a famosa nova cantora Ana Cañas. Nossa, que coisa mais chataaaa! Mais uma imitadora de MM, assim não vai dar não!!! Longe se vai o tempo (anos 80) em que apareciam 50 cantoras de uma vez e nenhuma tinha nada a ver com a outra. Deve ser por isso que elas estão aí até hoje.

26 de outubro de 2007 às 17:05  
Anonymous Anônimo said...

por falar em imitar, viram a Beth no programa da Angelica cozinhando ? É, agora resolveu imitar a Marrom.
ahahahahah

27 de outubro de 2007 às 15:28  
Anonymous Anônimo said...

Não vejo a hora de ver e ouvir o cd do Grupo Toque de Arte com a participação da Alcione!!!
O grupo já é muito BOM! Com a participação da Alcione no cd com certeza vai ficar muito melhor.
PARABÉNS GRUPO TOQUE DE ARTE.

29 de outubro de 2007 às 13:20  
Anonymous Anônimo said...

Depois é a Beth quem amadrinha estes pseudo-grupos-de-pagode. De quinta!

29 de outubro de 2007 às 16:27  
Anonymous Anônimo said...

Em primeiro lugar, AMO a Alcione! Contudo, sobre a LEI MARIA DA PENHA, especificamente (e não vou falar sobre a música gravada pela Alcione sobre esta lei), vou copiar e colar o que já escrevi anteriormente.
_______________________
Creio que esta lei seja lastimável. Eu sou mulher, Policial Civil, trabalho em uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher no Estado do Rio de Janeiro e lido a cada plantão com esta realidade. Minha própria mãe sofreu violência doméstica. Conheço muito bem este assunto. Esta lei é discriminatória por si só e também inconstitucional. Onde estão o contraditório e a ampla defesa consagrados na Constituição? O autor da agressão pode ter sido qualquer outro(a), que não o apontado pela suposta vítima. A diferenciação entre homens e mulheres fere a Constituição. O tratamento diferenciado para homens e mulheres, com relação ao MESMO CRIME fere a Constituição e demais leis infraconstitucionais. Esta lei é um absurdo. Saibam todos, que o que as mulheres precisam é de coragem não para denunciar seus parceiros e sim de ir à luta, de arregaçar as mangas e ir ao mercado de trabalho, para conseguirem dignidade e respeito, próprios e por parte de toda a sociedade, através de seu trabalho.

Muitas (e são a ESMAGADORA maioria) preferem apanhar e continuar vivendo com seus parceiros violentos do que trabalhar. Isso sim é vergonhoso e eu sinto vergonha de ser mulher ao atender estas mulheres, que, como já dito acima, são a maioria. Não, as mulheres não são vítimas e "coitadinhas-de-mim", não!

O que elas, assim como toda a sociedade precisa é de educação, mas, principalmente, de vergonha e uma pitada de orgulho. Depois de alguns anos apanhando, elas resolvem ou entendem que não querem mais aquela situação e então, eis que vão à Delegacia e fazem o pedido de praxe: "Por favor, eu não quero me separar dele; eu quero apenas que vocês Policiais dêem um SUSTO nele"!!!

A Desembargadora Maria Berenice Dias disse: "A vítima, ao veicular a queixa, nem sempre quer separar-se do agressor. Também não quer que ele seja preso; só quer que a agressão cesse". E eis que os apontados autores estão sendo presos e a tão desejada lei está sendo rejeitada pelas mulheres que por ela tão ansiaram... É óbvio que a prática do meu trabalho permite-me fazer esta afirmação sem medo de estar exagerando ou errando.

Procriar e colocar no mundo, sem condições financeiras e psicológicas, essas mulheres sabem como ninguém, apesar de a divulgação a respeito de métodos anticoncepcionais estar aí nas novelas (qualquer morador de favela tem uma tv em casa, podem ter certeza), nos jornais de quinta categoria, na fofoca com a vizinha etc. E deste modo, conscientemente, vão ficando cada vez mais dependentes economicamente de seus agressores, os quais dizem acompanhar por longos anos por acreditarem em seu potencial de recuperação.

A verdade, meus caros, vem à tona quando o sujeito é denunciado e, de acordo com a nova lei, se em flagrante e não tem dinheiro para pagar a fiança (só os pobres, é claro), irá preso em flagrante. É claro que quem estiver lendo isso já saberá o que vem pela frente.

É isso mesmo o que acontece: a mulher, desesperada (algumas vezes sem a desculpa de ter duzentos filhos com o agressor ), pede para se retratar da representação (o que de acordo com a nova lei só é possível perante o Juiz) e pergunta a si e aos Policiais - "quem é que vai pagar minha comida e minhas contas?"

Repito, o Governo precisa é bom-senso para não criar leis eleitoreiras, hipócritas e mal-feitas e as supostas vítimas também.

Muitas são as mulheres que usam a máquina pública para tentar apaziguar seu descontrole emocional em virtude de ciúmes que sentem do horrível e agressivo homem com quem vivem e do qual não pretendem se separar; muitas são as mulheres que mentem em Delegacia, simplesmente para verem seus companheiros humilhados diante de uma Delegacia Policial; muitas são as mulheres que procuram a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher para fazerem falsas acusações simplesmente porque não suportam serem trocadas por outra mulher. Brincam com os órgãos públicos , com a Polícia Civil e com o Judiciário, já tão abarrotado de processos.

A lei é absurda! Se um homem tenha (ou que tenha vivido) com uma mulher, relação afetiva ou familiar e que a agrida, será enquadrado na nova Lei "Maria da Penha"; Se um homem desconhecido agredir esta mesma mulher, da mesma forma, será a ele aplicada a Lei 9.099/95, que prevê pagamento de cesta básica ou qualquer outra medida alternativa de sanção !!!

Pasmem!

Se uma mulher agredir um homem (e são muitas as que agridem seus parceiros), terá o benefício da Lei 9.099/95 e ficará sujeita às leves sanções por esta lei impostas.

Não estou sugerindo que as mulheres devam apanhar ou que os homens tenham que ficar impunes. Sugiro que criem leis lógicas e que não sejam incoerentes ou discriminatórias como é a Lei Maria da Penha.

Aos do Legislativo, por favor, procurem saber mais a respeito do que REALMENTE se passa a respeito de Violência Doméstica e aí sim, poderão falar algo a respeito e até mesmo, quem sabe, criar leis adequadas para coibir sua existência!
__________________________________
Parabéns ao dono do blog pelo conteúdo do mesmo e me perdôe por tomar tanto espaço com meu comentário.

1 de novembro de 2007 às 17:37  

Postar um comentário

<< Home