24 de setembro de 2007

Teresa Cristina e a ilusão das multinacionais...

Nas entrevistas que tem dado para badalar a chegada às lojas de seu quarto disco, o refinado Delicada, Teresa Cristina tem demonstrado uma certa ilusão com a indústria fonográfica, a multinacional. Como se o fato de ter tido seu disco comprado pela EMI Music - sim, o álbum foi originalmente gravado pela Deckdisc e, depois, adquirido pela major inglesa - fosse logo alterar seu status no mercado. É provável que a cantora logo se desiluda com o marketing prometido pela EMI, pois companhias multinacionais já não têm o poder de outrora. E, além do mais, a música feita por Teresa com o Grupo Semente passa muito longe da órbita populista. Em outros tempos, Delicada poderia emplacar sucessos nacionais - como, aliás, acontecia com os discos de Beth Carvalho e Clara Nunes. No contexto atual, vai ser difícil sair do circuito mercadológico que já cultua e consome CDs da artista. Por maior que seja o marketing.

Seja como for, Delicada merece projeção. A inspiração de Teresa como compositora - revelada em seu segundo disco de estúdio, A Vida me Fez Assim (de 2004) - é ratificada por safra de inéditas que destaca Cantar, Fim de Romance - boa parceria da artista com o saudoso bamba portelense Argemiro Patrocínio (1922 - 2003) - e Senhora das Águas. Generosa, Teresa deixa que Pedro Miranda solte a voz sozinho em Quebranto e que o Grupo Semente mostre o seu virtuosismo no choro instrumental João Teimoso. Entre as ótimas regravações, os destaques são A Paz do Coração (Candeia), A Gente Esquece - jóia da lavra fina de Paulinho da Viola - e Nem Ouro Nem Prata, belo tema afro de Rui Maurity. Teresa Cristina e o Grupo Semente tentam ainda extrapolar a fronteira carioca com releituras de Pé do Lageiro (do cancioneiro do maranhense João do Valle) e Carrinho de Linha, a música do baiano Walter Queiroz que Fafá de Belém gravou com bem mais desenvoltura. Delicada é cheio de encantos. Que a EMI Music faça, portanto, o marketing esperado por Teresa Cristina para promover este quarto álbum da artista com o Grupo Semente. E não decepcionar sua nova estrela.

52 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Infelizmente, acho que o mauro tem razão. foi-se o tempo feliz em que uma cantora como Clara, ou como Teresa é hoje, estourava um samba em todo o país.

24 de setembro de 2007 às 10:35  
Anonymous Anônimo said...

A Alcione estoura.

24 de setembro de 2007 às 11:00  
Anonymous Anônimo said...

estoura com a "qualidade" de músicas sofríveis.

24 de setembro de 2007 às 11:16  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, queria saber o porque da sua proteção com essa cantora. Uma a mais a fazer o que muita gente já faz e BEM melhor...Cantora sem graça, sem carisma, sem voz e agora se achando por que está numa multi!!! Se deslumbrou a coitada... já já cai na rela...

24 de setembro de 2007 às 11:17  
Anonymous Anônimo said...

Mas preste atenção ao que Mauro citou e entenda o porquê Alcione "estoura", se é que "estoura":
[...}"É provável que a cantora logo se desiluda com o marketing prometido pela EMI, pois companhias multinacionais já não têm o poder de outrora. E, além do mais, a música feita por Teresa com o Grupo Semente passa muito longe da órbita populista"{...]

Teresa Cristina realmente passa longe do POPULARESCO!!!!

24 de setembro de 2007 às 12:03  
Anonymous Anônimo said...

A Alcione canta pagode e música brega hoje, por isso estoura.

24 de setembro de 2007 às 12:03  
Anonymous Anônimo said...

A Alcione canta pagode e brega, por isso estoura.

24 de setembro de 2007 às 12:04  
Anonymous Anônimo said...

A Teresa disse: “Existe um mito em torno dessa coisa de ir para uma super gravadora, mas eu continuo a mesma. A única coisa que eu espero que mude - e a quantidade de entrevistas que eu dei já me deu uma idéia do alcance - é a distribuição do disco. Acho que eu vou lucrar com isso, mas não vou virar a Ivete Sangalo.”

Acho que ela só espera que o cd chegue em lugares que antes não chegava.

24 de setembro de 2007 às 12:26  
Anonymous Anônimo said...

Ronaldo diz:
aliás cade zé henrique?


Alcione não canta só brega tem gravações de sambas lindos neste novo Cd da cantora, quanto a Teresa só desejando boa sorte , ela certamente amadureceu bastante, só tem que tomar cuidado com o que Mauro disse não se iluda. As vezes o artista fica se achando mais do que é .

24 de setembro de 2007 às 12:31  
Anonymous Anônimo said...

Teresa Cristina "sem Voz"???
Que absurdo algo desse naipe!!!

24 de setembro de 2007 às 12:59  
Blogger geraldo pimentel said...

A Teresa tem os pés no chão, sim! O que ela tem deixado bem claro, nas entrevistas, é que espera que o seu trabalho seja melhor distribuído e que atinja lugares em que os seus trabalhos anteriores não chegaram. O CD é belíssimo e cada vez mais Teresa mostra, além de grande intérprete, a excelente compositora que ela é. "Cantar" é uma obra-prima que qualquer medalhão da MPB teria o maior orgulho de assinar.

Abraços,

Geraldo Pimentel

24 de setembro de 2007 às 13:02  
Anonymous Anônimo said...

Boa sorte à Teresa. Mas tenho a impressão de que a EMI só investe em Marisa Monte.

Lembram de Zizi Possi, que fez discos excepcionais na Eldorado e na Velas, e depois voltou pra multi e, desde então, não fez nada (artisticamente) à altura, e a cada disco foi ficando pior?

Que tal Luciana Mello, que sumiu depois de sair da Trama?

Que tal o caso de Bethânia, que está fazendo os melhores trabalhos de sua carreira na atual Biscoito?

Sei não!

24 de setembro de 2007 às 13:31  
Blogger Vinny said...

Eu não gosto muito das multi-nacionais fonográficas, mas espero que a EMI faça um belo trabalho com a Teresa, ela merece!

Uma ótima cantora!!!

24 de setembro de 2007 às 14:03  
Anonymous Anônimo said...

E aí Ronaldo,tô na área.
Teresa Cristina é ótima!
Não subestimo tanto assim o poder de um EMI da vida.
Se eles quiserem($$$) eles ainda "fazem" qualquer um.
Teresa Cristina leva desvantagem, porque faz música de qualidade, fica mais difícil fazer sucesso no Brasil.
Se fosse Alcione com seus bregas seria bem mais fácil. ehehehe :>)

Jose Henrique

24 de setembro de 2007 às 14:18  
Anonymous Anônimo said...

Discordo totalmente...
O principal problema (e vantagem das multinacionais) é distribuição. Os discos da Teresa são dificílimos de encontrar fora do eixo Rio-São Paulo. Uma gravadora como a EMI já tem uma estrutura montada de distribuição em todo o país e não precisa fazer grandes gastos para levar Teresa para o Brasil. Quanto à demanda de público, existe sim... (Não é como Ivete Sangalo, claro, mas existe). As pessoas querem comprar mas não encontram. Só o simples fato do disco estar nas lojas, deve aumentar em muito o alcance da voz de Teresa.

24 de setembro de 2007 às 15:51  
Anonymous Anônimo said...

Que difícil o quê? Encontro a Teresa em todas as lojas, isso é desculpa!

24 de setembro de 2007 às 16:56  
Anonymous Anônimo said...

Mais uma vez: desculpe para falar inglês... (não é o meu idome também!)

The cds of Teresa Cristina... I bought two in Rio and one(and a dvd) via the internet. The problem is NOT the availability of her cds. It's Teresa's popularity! Outside Brazil, people who are interested in todas as formas da MPB, também Música Independente (!), they can buy every cd they want, these days. But we (...WE...) have to talk about the artists here; here on the internet, to promote essa música beleza. Teresa is wonderful. I hope she stays.... Brazilian! It's not a matter of international releases. Because *international releases* (whatever they are) mean: less Brazilian, more focused on international market (are you there, Paula Toller???). And believe me, people outside Brazil don't want that. We love Brazilian music, NOT international orientated Brazilian music.

Abs,
Kees

24 de setembro de 2007 às 19:24  
Anonymous Anônimo said...

O lance é o Jabá, se a EMI colocasse a música de Teresa pra tocar nas rádios populares, ela conseguiria maior sucesso. Hoje, sem jabá, nem Clara faria sucesso, assim como não fazem Betânia, Gal, Zizi... Infelizmente estes artistas se elitizaram.

24 de setembro de 2007 às 21:02  
Anonymous Anônimo said...

Não acredito que Teresa e o Grupo Semente vá estourar em todo Brasil mas acho que o fato de estarem na EMI vai fazer com que seu trabalho/talento fique mais evidente(o que pode até aumentar as vendas).

Ela anda dando muitas entrevistas pra divulgar o cd ...
Tomara que ela não se iluda ...
Tomara que a EMI não a force mais tarde a adotar uma postura mais populista ...


Seria DELICADA o melhor cd de sambas do ano ?
Um abraço a todos
Diogo Santos

25 de setembro de 2007 às 06:45  
Anonymous Anônimo said...

As vezes ir para uma major é furada! Luciana Mello e Paula Lima que o digam.

Os cds OLHA PRA MIM e PAULA LIMA foram lançados em uma grande gravadora, não fizeram sucesso e são trabalhos sem a cara delas ...

De volta a cena indie, seus trabalhos melhoraram e muito!

25 de setembro de 2007 às 06:50  
Anonymous Anônimo said...

Alcione estoura cantando música brega. Assim fica fácil....

25 de setembro de 2007 às 08:47  
Anonymous Anônimo said...

Tem muito cd bom sendo lançado esse ano que vai ser complicado eleger o melhor.
Estão no páreo:
- Roberta Sá
- Maria Rita
- Teresa Cristina

25 de setembro de 2007 às 10:36  
Anonymous Anônimo said...

Ronaldo disse:
tem muito CD bom sim
- Dorina
- claudio jorge
- Roberta Sá
-Moyses Marques

Agora gente sejamos sinceros , a Teresa pode até ter melhorado no cantar - monocórdio dela, aí da pra ouvir o CD, mas vê-la no palco continua um suplício, ela parece sem vida; é dificil...

25 de setembro de 2007 às 12:00  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com Ronaldo, a Teresa é monocórdia, e o show dela é até legalzinho, mas quando ela canta uma musica que tem que ter útero, falta isso nela. Falta a tTeresa a interpretação e o carisma das grandes interpretes, e não pode reclamar não porque ela toca sim e o pessoal da gravadora junto com a midia criou a Teresa.

25 de setembro de 2007 às 12:53  
Blogger André said...

Pô gente, alivia isso aí.

O Brasil virou uma bosta em todos os sentidos. Só axé, pagode, sertanejo, funk e música romântica brega é veiculada pelos meios de comunicação. Quando uma jovem surge cantando e compondo samba, vocês a rejeitam porque, em comparação com as grandes intérpretes da mpb, ela não dá conta do recado? Tem dó!

Realmente TC não canta TÃO divinamente quanto Gal, Bethânia E Nana mas, afinal, ela é uma boa cantora e, principalmente, faz boa música. Isso importa. Ou não?

25 de setembro de 2007 às 13:17  
Anonymous Anônimo said...

Pô, Ronaldo, acho a Dorina chata pra caramba, vixeeeeeeeeeee. :>)
Coloca a Maria Rita aí na tua lista, pô.

Jose Henrique

25 de setembro de 2007 às 14:39  
Blogger Vitor said...

agora a gravadora bota uma musica dela na novela das 8 e todo mundo fica feliz. Deu certo com a vanessa da mata

25 de setembro de 2007 às 18:09  
Anonymous Anônimo said...

A Dorina tem uma voz chata, mas é uma delícia, eu adoro. Teresa não tem uma voz chata, mas canta de um jeito chato, e eu adoro também. Maria Rita botou pra quebrar (melhor CD de samba do ano, queiram ou não os puristas bairristas do samba), e eu adoro também.

25 de setembro de 2007 às 20:39  
Anonymous Anônimo said...

Melhor disco de samba do ano chegará as lojas em Outubro. Aguardem.

25 de setembro de 2007 às 21:05  
Anonymous Anônimo said...

Teresa é uma cantora de samba. Teresa é uma compositora de samba. Faz bem as duas coisas, só falta aprender a rebolar. :-)

Senti um pouco de mágoa no comentário do Mauro, mas não entendi porque. Parece que a Teresa apenas tem se referido à distribuição e a uma projeto um pouco maior do trabalho dela, e do (esse sim) monocórdio Grupo Semente.


Maria Rita fez um belo disco de samba. Mesmo com algumas letras um tanto idiotas, o disco traz uma pegada forte, e uma alegria gostosa de ver uma bela interprete se render ao samba. Belísismo trabalho.

Melhor que isso, só Marco Sacramento.

E tem o álbum do Melodia.. que é bem bacana.


Abraços,

Sarapatel

26 de setembro de 2007 às 00:17  
Anonymous Anônimo said...

FALA EDU ...
EU ACHO QUE O ZÉ HENRIQUE CONHECE MUITO POUCO DE SAMBA, SENÃO NÃO FALARIA ASSIM DA DORINA, NOSSA MUSA DE IRAJÁ, MAS RESPEITO ZÉ HENRIQUE, DORINA CANTA MUITO E TEM UM REPERTÓRIO DE PRIMEIRA QUALIDADE.VOCE POR ACASO OUVIU O CD O VIOLÃO E O SAMBA?
SE TOCA ANTES DE FALAR, OUVE.
MARIA RITA E ROBERTA SÁ ESTÃO MUITO BEM , GOSTEI DO CD DAS DUAS.

26 de setembro de 2007 às 12:13  
Anonymous Anônimo said...

Zé Henrique , vc não deve entender nada de samba, para achar Dorina chata....., realmente é delirante este seu comentário. Para elogiar um artista não precisa criticar outro, ainda mais sem base. Voce sabia que o disco "Samba.com" e Sambas de Almir, de Dorina foi elogiadíssimo pela crítica e considerados junto com o da Velha Guarda da Portela 'Tudo Azul", os melhores de samba qando do seus lançamentos ??
O trabalho de Dorina merece todo respeito.

26 de setembro de 2007 às 12:37  
Anonymous Anônimo said...

Zé Henrique , vc não deve entender nada de samba, para achar Dorina chata....., realmente é delirante este seu comentário. Para elogiar um artista não precisa criticar outro, ainda mais sem base. Voce sabia que o disco "Samba.com" e Sambas de Almir, de Dorina foi elogiadíssimo pela crítica e considerados junto com o da Velha Guarda da Portela 'Tudo Azul", os melhores de samba qando do seus lançamentos ??
O trabalho de Dorina merece todo respeito.

26 de setembro de 2007 às 12:47  
Anonymous Anônimo said...

Dorina e Teresa podiam bem dar as mãos e se mudar pra outro planeta! PLANETA CHATONICE!!!

26 de setembro de 2007 às 13:16  
Anonymous Anônimo said...

Maria "fake" Rita, tenta se fazer de sambista, mas é um zero a esquerda total. Quem a viu na Hebe sabe o mico que ela pagou. Quis dar uma de entendida do morro e fez um papelão!!! Sem comentários. Ela deveria tentar outro repertório, pois samba mais "tradicional" e MR de fato não combinam!

26 de setembro de 2007 às 13:58  
Anonymous Anônimo said...

Realmente eu tenho o cd O violão e o Samba e posso avalizar, o repertório é de primeiríssima! Nei Lopes, Chico, Cartola, Candeia,Paulinho da Viola, Luiz Carlos da Vila,...Cláudio Jorge e Carlinhos Sete Cordas dispensam comentários dois dos maiores violonistas desse país! Eu já não gosto tanto do Samba.com como os cd's: Sambas de Almir (o melhor da Dorina) e este citado acima. Aliás Dorina cantando Da melhor qualidade, É, pois é,... e tantos outros sucessos da MAIOR qualidade (rs).
E reclamar de Teresa Cristina sem dúvida é coisa de gente sem informação. Teresa Cristina é a melhor cantora de samba da nova geração!
EU MESMO

26 de setembro de 2007 às 14:04  
Anonymous Anônimo said...

Já que fui acusado de nada entender de samba vou ter que me defender me exibindo, é chato, mas fazer o que, né? :>)
Tenho uns 200 cds de samba, adoro o estilo. Tenho do Monarco, Nelson Sargento, Nelson Cavaquinho, Candeia, Paulinho, Batatinha, Cartola, Gudin, Geraldo Pereira, Noel, Noite Ilustrada, VG Portela, VG Mangueira etc.
Das mulheres gosto da Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Beth Carvalho e mais recentemente Teresa Cristina.
Não é porque não concordam comigo que não entendo do assunto, ora.
Acho a Dorina um porre! Voz chata e só canta MAIS DO MESMO.
Prefiro mil vezes ouvir o que ela canta com os compositores/cantores originais.
Como sou benevolente vai aí uma dica de um blog sensacional de samba.
www.pratoefaca.blogspot.com
Atenção, lá só tem coisa boa, nada de Dorina. ehehhe :>)

Jose Henrique

26 de setembro de 2007 às 14:06  
Anonymous Anônimo said...

Caro Zé Henrique,

Eu também no início relutei em relação a Dorina (antes da mídia descobri-la). Achava a voz dela esgarniçada demais. Uns graves de doer. Hoje em dia gosto muito até porque está mais comedida. Valeu pela dica do blog, tem Alcione? É sério mesmo (rs), gostaria de baixar um cd dela que infelizmente não possuo: Profissão Cantora de 95. Abração,

EU MESMO.

26 de setembro de 2007 às 15:17  
Anonymous Anônimo said...

Jose Henrique,

Quem canta "menos do mais" é a sua queridinha Maria Rita né?
Ela sim é a verdadeira baluarte do samba né? Chegou ontem no terreiro e já é bamba? Realmente você entende tudo de samba!!! Estou até com inveja!!!

26 de setembro de 2007 às 15:23  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, sua PARCIALIDADE dá nojo !

26 de setembro de 2007 às 15:37  
Anonymous Anônimo said...

Nunca disse que Maria Rita é bamba, ela tb nunca disse, seria ridículo se tivesse dito.
Pelo contrário, na primeira música do disco dela, ela pede licença aos bambas de verdade da passar.
O que disse, digo e direi é que Maria Rita é EXCELENTE cantora.
Fala Marcelão, o blog só tem coisa boa, logo, sua pergunta não tem cabimento. ehehehe :>)
Um abraço pra vc.
O blog é preconceituoso, como eu, só gosta do filé.:>)

Jose Henrique

26 de setembro de 2007 às 16:01  
Anonymous Anônimo said...

Ninguém comentou mas Teresa deve estar super contente de fazer parte do elenco da EMI, gravadora esta do seu ídolo maior no samba, Clara Nunes.
EU MESMO.

26 de setembro de 2007 às 17:06  
Anonymous Anônimo said...

Dorina?! Essa eu ainda não tive o prazer de ouvir. Vou procurar na cdteca da internétchi. Beijos!

26 de setembro de 2007 às 18:56  
Anonymous Anônimo said...

Junior:
gente vamos parar de história Dorina não precisa ser elogiada pelo povo daqui ela foi por Mestre Monarco Beth CaRVALHO, zECA PAGODINHO, NELSON SARGENTO, QUER MAIS.......

26 de setembro de 2007 às 20:35  
Anonymous Anônimo said...

Dorina lançou, esse ano, um dos melhores discos de samba: "o violão e o samba".

Ela, Carlinhos 7 cordas e Cláudio Jorge.

Sorte de quem ouviu...

Abraços,

Sarapatel.

26 de setembro de 2007 às 21:47  
Anonymous Anônimo said...

Até nisso a Maria Rita gosta de remeter a Roberta Sá...Em "Eu Sambo Mesmo", Roberta mencionava que também pedia um permissão para cantar samba, agora vem a Maria Rita e vem com esse lance de peço permissão aos bambas!!! Já deu né Maria Rita, tá ficando muito discarada suas coincidências com a Roberta...é Casa pré-fabricada pra cá, Novo amor pra lá, é Rodrigo Maranhão, é samba, é permissão... infelizmente ela não vai conseguir plagiar a beleza da Roberta!!!!rs

26 de setembro de 2007 às 23:53  
Anonymous Anônimo said...

Júnior, elogio de amigo não vale, né?

Jose Henrique

27 de setembro de 2007 às 00:46  
Anonymous Anônimo said...

Fatima Jurema, queres conhecer o trabalho de Dorina, visite o seu site www.dorinasamba.com.br.
Garanta que voce vai gostar.
abs

27 de setembro de 2007 às 11:48  
Anonymous Anônimo said...

Fátima Jurema, se queres conhecer o trabalho da Dorina, visite o seu site www.dorinasamba.com.br. Garanto que irás gostar.

abs
Claudia

27 de setembro de 2007 às 11:51  
Anonymous Anônimo said...

Fátima Jurema, se queres conhecer o trabalho da Dorina, visite o seu site www.dorinasamba.com.br. Garanto que irás gostar.

abs
Claudia

27 de setembro de 2007 às 11:56  
Anonymous Anônimo said...

Mauro para atrair novos comentaristas posta a mesma mensagem quatro vezes, e quando comentamos certas verdades que tocam nas feridas ele não publica.

27 de setembro de 2007 às 12:03  
Anonymous Anônimo said...

Eu sambo mesmo já tinha sido gravada pela Rosa Passos, muito melhor do que pela Roberta Sá, então seria a Maria Rita, imitando a Roberta Sa, que está imitando a Rosa Passos. Cansei de esperar você foi gravada pelo fundo de quintal, então é a Roberta Sá imitando o fundo de quintal?
Pessoal, menos, por favor.
Encontrei o Leandro Sapucahy na lapa, ele disse que a Maria Rita quis apenas fazer um disco de sambas com vários estilos, e isso ela fez, tendo ou não 6 músicas do Arlindo, o trabalho é sem dúvida bastante diversificado, e não é tradicional. E outra, Maria Rita canta pra cacete. Coisa que Teresas, Cristinas e Dorinas ainda não alcançaram.

29 de setembro de 2007 às 13:32  

Postar um comentário

<< Home