22 de setembro de 2007

'Sim' afirma o crescimento de Vanessa no palco

Resenha de show
Título: Sim
Artista: Vanessa da Mata
Local: Canecão-Petrobrás (RJ)
Data: 21 de setembro de 2007
Cotação: * * * 1/2

Os rodopios de Vanessa da Mata em Baú, o número de abertura do show de lançamento do álbum Sim, já sinalizaram a desenvoltura crescente da cantora em cena. Mais expansiva, a artista já pouco lembrou a intérprete tímida de suas primeiras apresentações. Em sua ótima estréia carioca, no Canecão, Sim afirmou a evolução de Vanessa no palco - perceptível já no show anterior, Essa Boneca Tem Manual. Corajosa, a artista incluiu no roteiro as 13 músicas inéditas de seu terceiro álbum e salpicou algumas faixas autorais do disco anterior (Ainda Bem, com sua melodia à moda de Marisa Monte, e Nossa Música, além, claro, do inevitável hit Ai, Ai, Ai...).

O show é bem sedutor. Integrada pelo guitarrista Davi Moraes e o baixista André Rodrigues, entre outros virtuoses, a afiada banda garantiu a sonoridade moderna, em sintonia com o som hype do CD que gerou o show. Ótimos arranjos garantiram a vibração do show. Se algumas músicas não chegaram à cena com toda a força do álbum (sobretudo Você Vai me Destruir, cuja pegada de disco music não contagiou - como seria esperado da música eleita para fechar o show), outras cresceram bem no palco. Casos dos reggaes Vermelho e Ilegais. Já no samba Quando um Homem Tem uma Mangueira no Quintal, ficou claro que Vanessa vem aprimorando sua expressão corporal e - como tem porte esguio - a cantora tem sua bela estampa a seu favor. Sua figura em cena chama a atenção.

A vivacidade de Pirraça - com sons que evocam as guitarradas do Norte - se harmonizou bem com a pegada de Viagem, cujos versos falam em Belém(PA). Gravada por Daniela Mercury no CD Sol da Liberdade (2000), Viagem foi ótima surpresa de um roteiro em que Vanessa incursiona pelos territórios de Marina Lima (Veneno - sem a sedução da leitura de Marina) e Nelson Cavaquinho. Juízo Final, a propósito, foi o ponto baixo do show. Como a cantora não prima pela afinação absoluta em cena, não deveria se dar ao luxo de cantar o (difícil) samba de Nelson e Guilherme de Brito ao som solitário da cuíca percutida por Marcos Lobo. Suas desafinadas em Juízo Final saltaram aos ouvidos do público e tiraram o brilho do número. Nada, entretanto, que tirasse o mérito do show. Eu Sou Neguinha? (com linda alternância de luzes e sombras no palco), o manemolente samba Fugiu com a Novela, a ruralista Joãozinho e a sempre contagiante História de uma Gata, entre outros coesos números, mantiveram alto o teor de sedução do show. Sem falar em Não me Deixe Só, música infalível. No bis, de vestido branco, acompanhando-se sozinha na guitarra, Vanessa da Mata mostrou Minha Herança: uma Flor - uma de suas canções mais singelas (e belas) - sem reeditar o tom sublime da gravação do CD. No todo, ao sair de cena, a intérprete deixou no público a certeza de seu progresso em cena. Sim é, sim, o seu melhor show e merece ser gravado para provável edição em DVD. Mata cresceu e apareceu...

45 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Até que enfim o mauro reconhece que essa cantora é desafinada

22 de setembro de 2007 às 13:50  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, pelo amor de Deus, uma cantora pra ser qualificada como tal, é imprescindível, que ao menos, ela seja AFINADA!!! Isso a Vanessa não é e dificilmente será. Nunca vi uma mulher desafinar tanto como ela. Dói na alma!!

22 de setembro de 2007 às 14:06  
Anonymous Anônimo said...

Quando a vi num pocket show na Fnac, deu p/sentir que ela não é boa de show.Mas ainda bem que ela está melhorando,isso comprova que o show ao vivo mostra que o buraco é mais embaixo.Mas ela é nova e chega lá!

22 de setembro de 2007 às 14:33  
Blogger Moisés Westphalen said...

Aqui em Porto Alegre ela cantou Juízo final lindamente.

22 de setembro de 2007 às 14:36  
Anonymous Anônimo said...

Putz, não vejo a menor graça nessa mulher, voz chata!

22 de setembro de 2007 às 14:56  
Anonymous Anônimo said...

Só 2 comentários: incrível a necessidade de mauro comparar vanessa com marisa em ainda bem! tão desnecessário! e você deu 3 estrelas para o CD e agora diz que o show não consegue o clima SUBLIME do CD mas dá 3 e 1/2 estrelas para o show.

22 de setembro de 2007 às 17:20  
Anonymous Anônimo said...

Bem, eu estava no show, gostei tanto que já estou de saida para vê-lo novamente e com certeza irei amanhã tbm.
Discordo do Mauro quando ele diz que Vanessa desafinou em Juizo Final- muito pelo contrário Vanessa simplesmente arrasou, ficou lindo e singelo, arrepiante e o público aprovou esfuziantemente esse número.
Show lindo, ousado, Vanessa cantando super bem á frente de uma banda `PERFEITA - QUE MÙSICOS!!!!!!!
Beijos, estou indo me deliciar com toda a doçura e beleza de sua música e pessoa.

22 de setembro de 2007 às 19:06  
Blogger  said...

Vanessa desafina SIM, e muito, mas e dai??? Fica evidente que ela é melhor em disco pq dispõe de todo o aparato tecnológico pra corrigir as falhas. Enquanto Marisa consegue colocar no palco 'quase' a mesma sonoridade do cd com uma técnica impecável e com isso torna o show um pouco frio; Vanessa faz o show ser quente, justamente por ter a coragem de modificar os arranjos de algumas músicas e tb por 'desafinar'. Pode parecer contradição, mas não é, a emoção de interpretar a música em muito supera essas temíveis desafinadas. Fora que o público em algumas músicas, durante o show, tem a sensação de estarem ouvindo-as pela primeira vez. Enfim, acho que SIM é um show quente, bonito, ousado - poucos artistas incluem todas as canções de um disco recém lançado em um show e Vanessa faz isso e merece pontos. Ela cresceu e apareceu mesmo. Eu discordo do Mauro, mas o momento mais interessante do show é quando Vanessa canta o hit Veneno de Marina Lima - lindo demais!!!! Salve Vanessa! Essa é grande e merece toda nossa atenção!!!

22 de setembro de 2007 às 20:23  
Anonymous Anônimo said...

Maria Bethânia e Nana caymmi desafinam a mais de 40 anos e ninguém reclama. Pq a vanessa não pode desafinar tb???

22 de setembro de 2007 às 20:35  
Anonymous Anônimo said...

Pois é! Por isso que não levo esse rapaz a sério. é nítida a mania de comparar cantoras. Não sabe fazer uma crítica sem, necessariamente, comparar cantoras. E como esse rapaz é um puxa-saco da Marisa Monte, acha que tudo tem de passar por ela. Coisa de gente amadora, que não leva a sério o que faz. E, por isso mesmo, ganha a vida a analisar o trabalho dos outros, já que o dele...

Por isso que adoro Zuza Homem de Melo, Nleson Motta. Esses sabem falar de música sem puxar saco de artistas. Tampouco se valem de comparações idiotas para fingir que entendem de música.

Sobre Vanessa, não precisa provar nada a ninguém! Excelente cantora. Muitas vezes melhor do que essas chatas que o senhor Mauro insiste em proteger, como Daniela Mercury.

22 de setembro de 2007 às 21:11  
Anonymous Anônimo said...

Não gostei muito do cd, as músicas parecem muito "iguais", é regular.Mas acho a Vanessa uma artista que tem algo a dizer sim.Ainda não assisti a este show, mas o anterior era bem legal. Vamos dar um crédito pra moça.

22 de setembro de 2007 às 23:23  
Anonymous Anônimo said...

Não sei se ela desafina, até porque nunca vi um show seu. Mas não é a primeira cantora profissional a desafinar.

23 de setembro de 2007 às 01:03  
Anonymous Anônimo said...

ridícula essa moça... gal costa tombada com visual de clara nunes

23 de setembro de 2007 às 01:15  
Blogger Moisés Westphalen said...

Não quero parecer um fanático, até porque não sou, mas defendo Vanessa novamente. Vi shows dela desde seu primeiro disco. E ela nunca se mostrou tímida no palco. Imagino que deva acontecer variações entre as apresentações. Sempre achei melhor que em estúdio, com muita vida e beleza. E também não presenciei as desafinadas, essas apenas vi em programas de TV. Não sei... Só sei que é uma cantora e compositora que certamente tem o que dizer.

23 de setembro de 2007 às 03:55  
Anonymous Anônimo said...

eu gosto das desafinadas dela.

23 de setembro de 2007 às 08:43  
Anonymous Anônimo said...

já rolou essa historia de desafinação aqui, e uma das melhores respostas foi que cantoras liricas não podem desafinar, mas cantora de mpb...

Tem tanta cantora afinadinha de chatas.. fico mil vezes com a desafinação e a emoção da Vanessa... o show tá otimo , merecia 5 estrelas...

23 de setembro de 2007 às 09:48  
Anonymous Anônimo said...

Querer comparar Nana e Bethânia com essa moça projeto é uma blasfêmia!!!!!! Daqui a 5 anos ninguém vai se lembrar que ela existe!

23 de setembro de 2007 às 10:25  
Anonymous Anônimo said...

Não gostei de Sim, achei chaaaato. Ela desafina bastante no palco, sim. Mas eu gosto da Vanessa, sim.

23 de setembro de 2007 às 20:06  
Anonymous Anônimo said...

Ah tá. Esquci de consultar a minha bola de cristal para fazer minha previsão para daqui a 5 anos... o fato é que, assim como Bethânia e Nana (que desafinam a mais de 40 anos), Vanessa também desafina. E acho até que ela tem vantagens sobre Nana e Bethânia. Duas aliás: é ótima compositora e é linda. Coisas que Bethânia e Nana não são.

23 de setembro de 2007 às 21:39  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo das 8:35: Maria Bethânia e Nana Caymmi desafinam? POde até ser...
Agora respondendo à sua pergunta: Porque Vanessa da Mata não pode desafinar também?

É simples: ela pode desafinar, quando cantar uma musiquinha que se aproxime de algo como "Cais" com a Nana, ou tiver a expressão de Bethânia no palco, quando explode e desafina.
Aí tá liberada.

23 de setembro de 2007 às 23:48  
Anonymous Anônimo said...

Mais: Vanessa é uma compositora regular. Não é otima. Não é nada perto de Sueli Costa por exemplo... E se for pela beleza.. fico com a Céu, ou com a Ivete Sangalo, ou com uma modelo, que só serve pra isso mesmo: pra ser bela. Mas acho que a Vanessa é boa cantora e compositora, e não negaria sua beleza. Mas ainda é: regular, podendo variar para boa (grande maioria das vezes) e ruim (sim, ela é ruim às vezes - "aiaiaiaiaiaiaiaiaiai").

23 de setembro de 2007 às 23:53  
Anonymous Anônimo said...

o pior pra mim é dar 5 estrelas pro show de marisa que ela NAO OUSOU EM NADA como o crítico aqui disse na época. cantar os hits da carreira fazer um acustico mtv é ousaR??? ela cantava apenas 5 musicas dos novos cds.. VIVA VANESSA e sua ousadia de cantar todo o novo cd no show! e que fique claro que não as estou comparando! marisa é incrivel e vanessa tb! mas chamar aquele show de marisa de ousado e 5 estrelas??? aiii mauro! controle seu lado fã e seja mais crítico da próxima vez também com ela!

24 de setembro de 2007 às 00:18  
Anonymous Anônimo said...

Nana é cantora para se escutar.Seu compromisso é com a música.Prova disso é que nessa sua fase em que se deixou ser mais "produzida" visualmente,perdeu muito de sua criatividade e magia sonora.Gostava mais da Nana de longos cabelos desalinhados,sem maquilagem,mas com musicalidade extraordinária.Isso é que importa!Quanto a desafinar,so rindo...

24 de setembro de 2007 às 07:34  
Anonymous Anônimo said...

Quero muito ver esse novo show Sim, vi o último e ela estava sublime, pode até ser que desafine... o que importa é que têm letras legais e uma presença de palco invejável ,talvez precise melhorar um pouco o canto isso é inegável, mais nada que a deixe por baixo de “grandes nomes” como essa chata da Bethânia!

24 de setembro de 2007 às 08:56  
Anonymous Anônimo said...

Ultimatum. Basta, senhores. Nana e Bethânia jamais desafinaram.

Deusas não desafinam. Explico: elas transpõem a tonalidade das canções por menos de um segundo (o tempo de um suspiro), apenas para, logo em seguida, retornar triunfantes à tonalidade original.

O problema são os malditos músicos, que não acompanham o truque.

24 de setembro de 2007 às 16:47  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia e Nana não nasceram deusas e para muitos ainda não são. Ninguém tem a bola de cristal para saber se Vanessa vai estare squecida daqui a 5 anos ou se vai ser a cantora de maior prestígio da MPB.

Bethânia e Nana desafinam e são mitos. Deixem, apenas, que a Vanessa faça seu bom trabalho e tente o mesmo.O sucesso que Bethânia teve e que Nana NUNCA teve ela já conseguiu.

24 de setembro de 2007 às 19:07  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia e Nana devem desafinar "há" mais de quarenta anos. Desafinar a mais de quarenta é demais, até para duas estrelas desse porte! Não?

24 de setembro de 2007 às 22:49  
Anonymous Anônimo said...

Esse tipo de comentário (anônimo 8:35, 7:07) é coisa de fã carola... xiita mesmo, que não sabe diferenciar o gosto pessoal do gosto técnico e por isso perde toda a argumentação.
Vanessa da Mata faz Sucesso? Quem se importa? Quem está discutindo sucesso aqui? Qualquer MC Leozinho faz sucesso... E você deve gostar, afinal... faz sucesso!
VM está começando, já fez coisas ótimas (Viagem, Delírio, Quando um homem tem, Música..., etc) Mas nem por isso pode ser comparada à Nana ou Bethânia que são de uma geração completamente diferente. Como aquelas pessoas que insistem que Marcelo Camelo é o novo Chico Buarque... não existe. Os caras tem 40, 50 anos de carreira não é por acaso. Bethânia, Nana, Gal, Elis até, têm uma aceitação do público de várias gerações, e tem muita gente descobrindo agora... Dê tempo ao tempo e quem sabe VM, Céu, Mariana Aydar chegam lá, como elas chegaram: com qualidade. Não estou dizendo que elas não tenham chances, e sim, o contrário disso.

24 de setembro de 2007 às 23:40  
Blogger Guilherme said...

1 - Vi um show da Vanessa em Mariana/MG pouco antes do lançamento do disco "Sim". Se numa casa de show bem equipada a moça decepciona, imagina numa praça pública? Sofrível. Mas continuo gostando do resultado dela nos discos, em especial o primeiro, que eu acho belíssimo.

2 - Acho que a palavra "sublime" vem sendo utilizada com muita frequência neste blog. Acho que vocês não sabem qual o significado dela...

25 de setembro de 2007 às 00:08  
Anonymous Anônimo said...

Aliás,Nana conseguiu um feito único nesse país e um fenômeno raro no mundo,que é de um filho de um gênio e mito,tornar-se da mesma estatura e quiça até mais,dadas as devidas diferenças.
Concordo que Nana e Bethânia além de serem de outra geração,não alicersaram suas carreiras nos padrões comerciais desses novos tempos.Nana não fez esse tal "sucesso" porque não quis seguir tal caminho.Mas os frutos e as recompensas desse feito são culturalmente infinitos.

25 de setembro de 2007 às 07:36  
Anonymous Anônimo said...

Peter.peter.drão. Vc está cosmicamente enganado. Não sou sequer fã da Vanessa. Minhas cantoras favoritas são Gal Costa, Ná Ozzetti e Cássia Eller, e antes da Vanessa devem haver umas 50 preferidas. Mas acho que ela tem suas qualidades. E acho que criticá-la pq desafina meio ridículo, pq duas das artistas mais incensadas da história da MPB, repito, desafinam a mais de 40 anos: Bethânia e Nana (ok ok ok, Bethânia hoje desafina bem menos, mas Nana desafina pelas duas). E acho igualmente ridículo se fazerem previsões de que daqui a 5 anos ela irá desaparecer. Ninguém sabe... pode ser que daqui a 5 anos ela tenha o mesmo patamar que Bethânia e Nana tem hoje. Quem vai saber? Só o tempo dirá.

25 de setembro de 2007 às 09:02  
Anonymous Anônimo said...

1- Nana, seguramente, é uma grande artista, mas nem ela nem seus dois irmãos chegam ao chulé do mito que é Dorival Caymmi.

2- É ingenuidade achar que Nana não QUIS fazer sucesso. Concordo que ela não orientou seu trabalho na direção do sucesso fácil, mas fazer sucesso todo cantor quer, e ela ficou muitíssimo feliz quando fez, REALMENTE, sucesso com a música Resposta ao tempo.

25 de setembro de 2007 às 09:05  
Anonymous Anônimo said...

Ronc! Zzzzz

25 de setembro de 2007 às 10:39  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo 9:02,não é por ser "afinada" que voce é fã de Cassia Eller não é mesmo?
Anônimo 9:05,o grande lance é que Nana superou todos os estigmas de ser filha de mito e hoje é mito como o pai,apesar dele.Maria Rita,Bebel Gilberto,Moreno Veloso,Preta Gil ainda são lembrados como filho de "...".Nana é Nana!P.S.Dorival nunca foi esse "sucesso" também.E Nana hoje em dia é conhecida para um número maior de pessoas que seu pai.Se é melhor ou pior que ele,isso é questão de gosto.

25 de setembro de 2007 às 14:52  
Anonymous Anônimo said...

Mas, Anônimo das 2:52, eu não critico Nana e Bethânia por serem desafinadas. Gosto muito das duas (gosto mais que da Vanessa da Mata, inclusive) apesar de todas as suas desafinadas. Só o que acho é que o fato de Vanessa não ser uma cantora 100% afinada não é demérito para ela. Pq outras, tão ou mais desafinadas, são sempre aclamadas, caso de Nana e Bethânia ou Cássia Eller. Assim como existem cantoras afinadíssimas e que não curto, como a Cláudya, por exemplo. O que eu contesto é que certas pessoas condenem Vanessa da mata por ser desafinada e que não reconheçam que outras cantoras tão desafinadas quanto têm sua desafinação perdoada, quando não sequer comentada. Ou, pior, quando ainda dizem que são técnicas, caso da Nana Caymmi que utiliza-se de toda sua apurada técnica para dar as maiores desentoadas possíveis e depois dizer que foi emoção. Vanessa da mata não é ainda o mito que Nana e Bethânia são? Com certeza. Mas ninguém tem como saber se vai ser um dia ou não, além da Mãe Dinah. O importante é que ela vem fazendo um bom trabalho, buscando fazer música de qualidade (coisa que MC Leozinho e outros citados como exemplos de artistas de sucesso aí por cima não buscam), e, ao meu ver, desafinando ou não, em maior ou menor medida, ela tem conseguido. E tem o aval de quem senão da própria Maria Bethânia???

25 de setembro de 2007 às 19:35  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo das 2:52Pm. O fato real é: a Nana NUNCA teve o estigma de ser filha de Dorival, principalmente porque quem se lançou primeiro e carregou essa cruz foi o Dori. Esse sim foi suuuuuper comparado e criticado. Especialmente numa época em que o pai dele, Caymmi, estava a 1000 com a fama (sim, ele já foi muito-super popular).
E mais: sendo desbocado como ela só, Nana quando questionada se o seu sucesso veio por causa do pai, já mandou, em entrevistas, todo mundo praquele lugar.E não teve que superar estigma nenhum pq foi esperta. Agora, ela ser mais conhecida que o pai, acho que é forçar a barra.... Tem até praça com o nome do velho!!!

26 de setembro de 2007 às 00:26  
Blogger André said...

Blah blah blah! Roooonc Zzzzzzzzz....

26 de setembro de 2007 às 02:23  
Anonymous Anônimo said...

Mas 7:35,geralmente cantoras de atitude,com postura mais criativa e pessoal,correm mais riscos de errar,caso da Nana e da Cássia.Mas não se engane porque a tal "desafinação" de Nana sempre foi argumento usado para depreciá-la,inclusive para dizerem que ela so estava em cena graças sobrenome Caymmi.As possíveis desafinações de Nana,pessoalmente acho despresíveis de tão mínimas.Agora a Vanessa ainda não escolheu o seu lado.Ser mais viceral e sujeita a erros ou afinadíssima e sujeita a frieza e falta de personalidade.

26 de setembro de 2007 às 08:09  
Anonymous Anônimo said...

pedro.peter.drão,não sei sua idade,mas acho que voce não viveu a época ou pesquisou bem.Nana se lançou muito antes do Dori.Dorival nunca foi ou ligou em ser super-popular e seus filhos seguem essa ideologia.Se Nana fosse esperta estaria trilhardária pois é artista de primeira magnitude,do mesmo nível que a inesquecível Elis,Gal ou Bethânia,só para citar uma mesma geração.

26 de setembro de 2007 às 09:17  
Anonymous Anônimo said...

A pesquisa está corretíssima. Acontece que eu não estou guiando por discos solo, e nesse caso, como músico, Dori começou primeiro que Nana. (com 16 anos pra ser mais preciso)
E quanto ao sucesso... de 30 a 50... Caymmi tava estorado! Eu também pensei que nunca tivesse sido esse sucesso todo, mas pesquisando melhor... o velho teve fama pra burro! Tudo bem que ele não ligasse pra isso, mas que foi.. ah! foi sim...

26 de setembro de 2007 às 14:14  
Anonymous Anônimo said...

Ta bom pedro.peter.drão,não vou discutir "quem foi que nasceu primeiro o ovo ou a galinha".Acho Dori um gênio,o arranjador que mais aprecio,mas as estrelas da casa mesmo são o Dorival e a Nana.

26 de setembro de 2007 às 15:28  
Anonymous Anônimo said...

Vanessa é hoje a MAIOR CANTORA BRASILEIRA. POP, moderna, inteligente, graciosa, jovem, cativante.
Uma das maiores compositoras da MPB. Um talento incomparável.
PODEROSÍSSIMA!

26 de setembro de 2007 às 17:18  
Anonymous Anônimo said...

Vanessa, além de compositora e cantora, é linda e feminina.

26 de setembro de 2007 às 22:48  
Anonymous Anônimo said...

Concordadíssimo...
Só mais uma coisa: curioso o fato de estarmos discutindo Família Caymmi num texto sobre Vanessa da Mata, e estarem discutindo Gal Costa num texto sobre Paula Toller. Os tios e tias ficam causando mesmo quando o texto não é sobre eles!

27 de setembro de 2007 às 00:05  
Anonymous Anônimo said...

Gosto muito da Vanessa, mas com canções regionais do 1 cd. Esse novo não achei nada de novo só gostei mesmo de Quando um homem tem uma mangueira no quintal e fugiu com a novela, as outras não vi nada de novo.... Comparando com a Marisa acho que esta é muito afinada,bela voz, mas não muito criativa nos arranjos e talvez por isso Vanessa leve vantagem, pois é muito boa compositora e músicas com tons regionais e belos ....

28 de setembro de 2007 às 20:52  

Postar um comentário

<< Home