12 de setembro de 2007

Flor do Sereno faz desabrochar marcha-rancho

Resenha de CD
Título: Rancho
Carnavalesco
Flor do Sereno
Artista: Rancho
Carnavalesco
Flor do Sereno
Gravadora: Acari Records
Cotação: * * *
Gênero associado aos ranchos aparecidos no Carnaval no fim do século 19, a marcha-rancho foi sendo suplantada pelo samba-enredo com o declínio dos ranchos, a partir dos anos 40. Estes temas de cadência lenta são tidos como coisa da antiga. Entretanto, desabrocham belos no primeiro CD do Rancho Carnavalesco Flor do Sereno, grupo carioca formado em 2001 que preserva as tradições da marcha-rancho sem se ater ao repertório do passado. Ao contrário, embora reaviva clássicos do gênero como Ameno Resedá (aliás e a rigor, uma polca composta por Ernesto Nazareth em 1912 para o rancho Ameno Resedá) e Os Rouxinóis (peça de 1958, da lavra profícua de Lamartine Babo), o repertório do álbum apresenta nove temas criados originalmente para o Flor do Sereno por compositores como Maurício Carrilho, Paulo César Pinheiro, Cristóvão Bastos, Aldir Blanc e outros. Flor de Serenata - de Carrilho e Pinheiro, na interpretação de Amélia Rabello - é o destaque entre as novidades. E, para quem imagina apenas a cadência lenta típica do gênero, vale dizer que São Jorge Guerreiro (outra música da dupla Carrilho e Pinheiro, entoada por Pedro Paulo Malta) tem a ginga realçada pelo arranjo de Carrilho. Há um tom meio nostálgico no disco, mas o Flor do Sereno mostra que a marcha-rancho ainda desabrocha vivaz no tempo presente.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

há tempo e hora para tudo.

12 de setembro de 2007 às 18:40  
Anonymous Anônimo said...

cada lançamento meu Deus !
E o da Sandra de Sá nem sinal
Como pode ?

13 de setembro de 2007 às 07:13  
Anonymous Anônimo said...

Belí­ssimo trabalho. Viva o Rancho! Viva o talento dos músicos brasileiros.

Esse povo reclamão acha que modernizar a música é enfiar instrumentos eletrônicos. Vamos estudar, galera. A música feita pelo Rancho é super atual.

Sandra de Sá? Fala sério.
Sarapatel

13 de setembro de 2007 às 07:51  
Anonymous Anônimo said...

Viva o Rancho! Viva o talento dos musicos brasileiros sim mMas esse comentário do Sarapatel foi um desrespeito com a Sandra de Sá e seus fãs aqui no blog.

Não deveria liberar Mauro Ferreira

13 de setembro de 2007 às 07:52  

Postar um comentário

<< Home