21 de agosto de 2007

Já fraco, Waldick afirma força do canto popular

Resenha de CD / DVD
Título: Waldick Soriano ao Vivo
Artista: Waldick Soriano
Gravadora: Som Livre
Cotação: * * 1/2

"Este trabalho é a realização de um grande desejo, como fã sincera da arte popular de Waldick Soriano". Patrícia Pillar

"Waldick! Waldick!", grita o público, em coro, depois de Waldick Soriano apresentar Tortura de Amor, obra-prima de sua música de contorno geralmente popularesco. A canção é o maior destaque do roteiro de 17 números do show filmado em 24 e 25 novembro de 2006 em Fortaleza (CE), onde o cantor baiano está radicado nos últimos anos. O registro ao vivo saiu em CD e DVD com produção da atriz Patrícia Pillar, que viabiliza documentário inédito sobre o autor e intérprete de Eu Não Sou Cachorro Não.

Aos 74 anos, já fraco, com a voz e o corpo debilitados, Soriano consegue reafirmar a força de seu canto sentimental. Cantor do povo, Waldick sempre encarnou o intérprete dos amores mal-sucedidos. Cantou sua dor-de-corno com um estilo tão pessoal - incluindo os óculos e o figurino quase sempre preto - que acabou se tornando um dos maiores expoentes da música rotulada como cafona. No Nordeste, sempre teve público cativo. Gente que sabe cantar de cor versos de músicas como Quem És Tu, O Moço Pobre, Fujo de ti e Vestida de Branco - todas obviamente incluídas neste show que faz resumo da obra folhetinesca do autor. Com direito a dueto de Soriano com Cláudia Barroso em Você Mudou Demais.

É inútil tentar diminuir a música de cantores do tipo de Waldick Soriano. As imagens de casais dançando ao som de Tortura de Amor sintetizam a sintonia entre público e artista. O diferencial deste registro é a produção musical oferecida ao intérprete por José Milton e Patrícia Pillar. Poucas vezes, Soriano gravou com naipe de arranjadores e músicos como os reunidos para a feitura deste projeto. Nos extras, imagens de ensaio captam uma breve atmosfera de tensão - em torno do arranjo do bolero Perfume de Gardênia - e revelam um pouco da personalidade voluntariosa de Waldick Soriano, que, não, nunca foi cachorro, não. É o Brasil...

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bela matéria, Waldick merece respeito !

21 de agosto de 2007 às 14:51  
Anonymous Anônimo said...

Tem alguma coisa por trás desse projeto "estranho" de promover Waldick...e com a Pillar na ponta..??!!! Ou é muito jabá ou os astros enlouqueceram...

21 de agosto de 2007 às 14:56  
Anonymous Anônimo said...

Quero ver esse piti do Waldick.

21 de agosto de 2007 às 15:02  
Anonymous Anônimo said...

Brega com conteudo...

Bruno.

21 de agosto de 2007 às 15:28  
Anonymous Anônimo said...

Se encontra boa coisa em tudo, até no Brega! Assim como tem tb MPB de má qualidade, Jazz de má qualidade... Nao basta vestir a capa para ter valor. Waldick merece respeito, sim.

22 de agosto de 2007 às 09:31  
Anonymous Anônimo said...

Há uma contradição entre a nota (a meu ver baixa) e o comentário do Mauro que demonstra puro preconceito do articulista. Pelo que se lê do comentário não há nada do que reclamar do dvd e do cd - fica a impressão de que se trata de uma bela produção/homenagem. Já a nota... Será porque é do "brega" Waldick Soriano?

22 de agosto de 2007 às 09:55  
Anonymous Anônimo said...

Taí o par perfeito para a Alcione. Duas grandes vozes, mas dois bregões!!

23 de agosto de 2007 às 10:00  
Anonymous Anônimo said...

Eu adorei o cd , os arranjos muito bem feitos e um resultado sensacional , é pra ouvir sem preconceitos e se impressionar com a alta qualidade do resultado do disco .

26 de agosto de 2007 às 16:54  

Postar um comentário

<< Home