14 de agosto de 2007

O disco ao vivo americano de Gal sai no Brasil

Está enfim sendo lançado esta semana no Brasil o CD ao vivo Live at the Blue Note, que foi gravado por Gal Costa em maio de 2006 na famosa casa de Nova York (EUA). O disco havia saído em setembro no exterior pela DRG Records. No mercado nacional, quem está distribuindo o álbum é a EMI - e não a Universal Music, como previsto inicialmente. Já nas lojas.

48 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oba!!!!!!!!!!!!!!!

Já vou logo garantir o meu. Sempre Gal- A MAIOR CANTORA DO MUNDO!!!!!!

Beijos!!!!!!!!!!!!!

15 de agosto de 2007 às 07:32  
Anonymous Anônimo said...

Salve, Gal!

15 de agosto de 2007 às 10:06  
Blogger Acácio Costa said...

Será que neste disco tem a versão para "nada além" que ouvi no último show dela aqui em Recife. Muito legal. Se tiver, só por ela já vale adquirí-lo.

15 de agosto de 2007 às 10:20  
Anonymous Anônimo said...

Mais do mesmo; mas Gal está bastante bem nesse registro. Ao menos é um pouco melhor que o Hoje ao vivo. E, por sorte, em "Fotografia", ele finalmente diz canções e não canços. Mas ainda é pouco, acorda Gal!!!!!!

15 de agosto de 2007 às 10:37  
Anonymous Anônimo said...

PRECISA VER QUEM VAI QUERER COMPRAR ...

15 de agosto de 2007 às 12:57  
Anonymous Anônimo said...

GAL JÁ FOI UMA GRANDE CANTORA BRASILEIRA, HOJE INFELIZMENTE ESTÁ PRATICAMENTE ACABADA: SEM VOZ, FANHA, TOTALMETE OPACA E SEM VONTADE DE CANTAR, PARECE UMA MORTA VIVA, CANTA A MORTE DO FILHO E A RECEITA DE UM BOLO EXATAMENTE DA MESMA MANEIRA.
MUITO TRISTE VER UM GRANDE NOME ACABAR ASSIM.

15 de agosto de 2007 às 13:47  
Anonymous Anônimo said...

quem vai querer comprar.. banana..Esse Blue Note já era faz tempo. Gal foi lá cantar bossa-nova prá gringo ouvir. Gal tá preguiçosa e sem graça. Não adianta ficarem achando que é a maior cantora do Brasil. Nunca foi e agora é tarde prá ser.

15 de agosto de 2007 às 14:16  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Quando saiu a sua resenha sobre esse disco mesmo? Gostaria de consultar na seção "Archives" do seu blog.

abração,
Denilson

15 de agosto de 2007 às 14:47  
Blogger Mauro Ferreira said...

Aviso a Denilson e aos demais navegantes deste blog: a crítica de Gal foi publicada em 7 de novembro. E existe uma ferramenta no blog mais prática do que consultar o mês em questão no arquivo. No canto superior esquerdo, existe "pesquisar blog". É só digitar "Gal Costa Live at Blue Note", por exemplo, que aparecem todos os posts relacionados a este disco.

15 de agosto de 2007 às 15:36  
Anonymous Anônimo said...

o anonimo da 1:47 podia virar o disco.
Viva Gal!

15 de agosto de 2007 às 15:37  
Anonymous Anônimo said...

Do mundo não concordo, mas do Brasil, sem dúvida. Gal continua sendo nossa maior cantora, embora eu prefira Bethânia e Nana.

Se tivéssemos que enviar uma cantora brasileira de padrão internacional para um embate com as grandes divas americanas, por ex, apenas Gal encararia de igual para igual.

15 de agosto de 2007 às 16:38  
Anonymous Anônimo said...

LUC, das nossas grandes cantoras podemos enviar Bethânia, Alcione que é praticamente uma negra americana, Nana, Zizi...Gal no passado poderia até nos representar, hoje seria uma vergonha nacional.

15 de agosto de 2007 às 16:51  
Anonymous Anônimo said...

TIRANDO O DISCO TOM JOBIM AO VIVO, E ALGUNS DO INÍCIO DA CARREIRA, GAL NÃO TEM UM DISCO QUE PRESTA; OU É RUIM OU É MÚSICA BATIDA QUE TODO MUNDO JÁ CANSOU.
FÃS DA GAL, NÃO VENHAM FALAR DOS DISCOS "TODAS AS COISAS E EU" PORQUE ESTE ALÉM DE SÓ TER REGRAVAÇÕES, TEM VÁRIAS PÉROLAS BREGAS LÁ NO MEIO, E DO "HOJE", QUE É DE INÉDITAS, MAS ELA ESCOLHEU AS INÉDITAS MAIS CHATAS QUE RECEBEU PARA FAZER O DISCO, ISSO SEM FALAR DA VOZ.

TAMARA PORTO ALEGRE

15 de agosto de 2007 às 16:57  
Anonymous Anônimo said...

O disco é optimo e Gal está muito bem. Muito bem mesmo! Vi o show "Voz e Violão" 2 vezes aqui em Portugal (este ano) e comprovei ao vivo o que já suspeitava, Gal continua a ser a maior cantora do Brasil.

PS- Acácio, o cd tem a fantástica "Nada além".

15 de agosto de 2007 às 17:04  
Anonymous Anônimo said...

Êta inveja, adoro ver os fãs de outras cantoras se matando.
É sinal de que Gal incomoda e muito.
Fazer o que, quem mandou nascer já A Maior.

E por falar no disco, esta maravilhoso. Comprei o meu logo no início do ano.

15 de agosto de 2007 às 17:18  
Anonymous Anônimo said...

Gal ainda é a maior. Se tivesse alguém de pulso e inteligência para levar sua carreira seria melhor. A culpada maior é ela própria , q deixa nas mãos erradas as maiores resoluções. Turnês com Cesar Camargo, Chico Buarque e Milton nascimento foram por água abaixo porque nenhum deles conseguiu conviver com uma pessoa ligada a Gal. E , realmente, agora é meio tarde pra Gal tomar consciência e dar a volta por cima.

15 de agosto de 2007 às 17:57  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo da 5:18, Gal não é a minha favorita, mas reconheço o seu valor, que aliás não é pouco.E apesar de gostar mais de outras cantoras, acho meio cansativo essas briguinhas de fãs, que acontecem toda vez que aqui é citada qualquer cantora talentosa, principalmente as medalhões e que já tenham um público fiel,tipo Nana,Elis,Alcione,Gal,Beth Carvalho, Leila Pinheiro,Fafa,Bethânia,etc....É normal que se goste mais dessa do que aquela,vamos respeitar o gosto de cada um.Fãs da Gal,festejem mesmo,imagino que vcs estavam aguardando.Sei como é,pq me comporto assim na expectativa de lançamento dos cds dos meus artistas favoritos.Como festejei recentemente ao saber por aqui, e corri para comprar o disco"As canções de Moacir Santos".

15 de agosto de 2007 às 19:14  
Anonymous Anônimo said...

Enquanto certos brasileiros com seu eterno complexo de inferioridade cultural tentam encontrar defeitos no trabalho de Gal, o disco é elogiadíssimo fora do Brasil, pelos mesmos críticos que idolatram as divas negras americanas. Se Gal, hoje, não ousa mais, é pq ela pode se dar a esse luxo.

15 de agosto de 2007 às 20:27  
Blogger Unknown said...

Hoje é um ótimo CD, acho que o melhor depois de o Sorriso do Gato de Alice, acontece que a implicância com a Gal é tão grande, que tudo que ela faz criticam. Não sei como está sua voz ao vivo, mas neste disco(Hoje) está ótima. E também, acho que não é mais para cobrarmos tanto Gal, ela e Betânia já deram sua contribuição a MPB, e não foi pouca, Cantar, Água viva, O Sorriso do gato de Alice, Índia... Enfim, uma puta cantora. Vamos passar o fardo das novidades para a Marisa Monte, Leila Pinheiro, Samasos e Marias Rita. Gal deveria apenas gravar os song books prometidos (Paulinho da Viola, Cole Poter, Gil...) e parar de fazer shows, para não se queimar.

15 de agosto de 2007 às 21:11  
Anonymous Anônimo said...

Qual o problema em fazer regravações? Eu respondo: é não acrescentar nada às canções. Gal, apesar da preguiça, fez um disco (Todas as coisas...)lindo, antológico. Gal tá acomodada, é verdade, mas a marcação é demais em cima dela. O que dizer do disco de Bethânia em homenagem à Vinícius, SÓ DE REGRAVAÇÕES? Eu, particularmente, acho chatíssimo, mas tem quem critique Gal pelas regravações e adora esse disco, um dos mais chatos de Bethânia, não acrescentou nada a essas canções já surradas.

16 de agosto de 2007 às 00:21  
Blogger Fabio said...

Disco chato, músicas batidas, cantora morta, nada a acrescentar.
Tô fora

16 de agosto de 2007 às 09:18  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia é extremamente inteligente e aplicada, Zizi tem uma afinação rara, Alcione tem realmente um vozeirão, Nana é de uma sensibilidade ímpar, mas CANTORA de padrão internacional abaixo do Equador, realmente, ainda é GAL COSTA.

Acomodada, preguiçosa, mal acompanhada, ok, tudo procede, mas quando a baiana resolve botar a boca não sobra nem pra Dionne que daqui a pouco nos visita.

Tivesse nascidos nos EUA, o mundo inteiro reverenciaria esta voz potente, cristalina e de uma musicalidade que raramente se vê por aí.

ps: tô me referindo a legítima Gal, e não às replicantes que pululam em série há muitos anos, OK?

16 de agosto de 2007 às 10:52  
Anonymous Anônimo said...

gal era a maior cantora do brasil. no momento no país a maior cantora do país é marisa monte, tecnicamente falando.

magner albuquerque - 63 anos - RJ.

16 de agosto de 2007 às 12:20  
Anonymous Anônimo said...

O dia que a Marisa Monte for a maior cantora do Brasil é pq as outras se foram. Seus ultimos trabalhos são todos parecidos, aquela coisinha água com açucar, voz bonita porém sem arroubos nenhum. Tem dó gente, falar que a Marisa Monte é a maior cantora do Brasil é muita ignorância, é nao ter ouvido, é matar Gal, Zizi, Alcione, Fafá por exemplo. Fui ao show hoje, Gal Costa continua impecável, uma firmeza, uma leveza, uma afinação completa. Ela é referência p/ Marisa Monte que copia seu jeito de cantar, seus encartes e até mesmo a forma de se vestir, querendo ser uma Gal dos anos setenta nos dias de hoje, ela tenta, mais coitada, ela tá anos luz de chegar a qualquer coisa que seja de Gal Costa, essa sim, fez história.

16 de agosto de 2007 às 13:26  
Anonymous Anônimo said...

Pro embate com as grandes cantoras do mundo eu mandaria Rosa Passos. Qualquer uma tremeria com a divisão e o suingue da baininha. Essa sim, pra mim, é a maior cantora do Brasil hoje.

Quanto a Gal, vou amar por toda minha vida...

Anderson Falcão
brasília - DF

16 de agosto de 2007 às 14:01  
Anonymous Anônimo said...

O Mauro vou sugerir uma idéia p/ seu Blog: Porque você não fala um pouco da importância de Gal Costa p/ a Música Popular Brasileira. Relatar um histórico do passado até os dias de hoje. Esse pessoal entra aqui e fala um monte de coisas sem sentido, de que ela já não é a mesma, você sabe, que isso não é verdade, que o cd Hoje é um grande trabalho, que ela fez nos anos 90 obras impecáveis como por exemplo O Sorriso do Gato de Alice, Gal em 92, e mais recetentemente também Aquele Frevo Axé que é um grande trabalho. Desculpem os fãs da Marisa Monte mais nenhum crítico sério fala que a Marisa Monte é a maior cantora do Brasil, concordo com o de cima, ela tá longe disso. Eu acredito que a Gal é a maior cantora desse país, seguida pela Zizi, a Marisa tá devendo e muito, quando ví aquele dvd do Tom Jobim em Los Angeles com a participação da Gal Costa fiquei impressionado, aquilo sim é realmente um momento de extrema afinação e canto, eu nunca ví a Marisa Monte fazer qualquer coisa nem levemente parecida. Esse pessoal precisa ver mais videos da Gal, como o show India por ex, a Gal cantando com o Tom Jobim, o Show Hoje, ela cantando com Pablo Milanés e por aí vai. Quando esse pessoal procurar mais sobre a obra dela e assistir shows dela, com certeza mudarão de opinião. Fica aí minha dica pra você. Um abração
Eu acho que o Brasil valoriza muito pouca essa estupenda cantora que é Gal Costa. Nós temos é que ter orgulho, ela é única ainda HOJE.

16 de agosto de 2007 às 14:47  
Anonymous Anônimo said...

Maria Rita é muito mais cantora do que Marisa Monte.

16 de agosto de 2007 às 14:50  
Blogger Ypondah said...

Estou na torcida para que GAL prossiga com as reformulações em sua carreira iniciadas com o ótimo álbum HOJE. Quanto ao "Gal Costa Live at Blue Note", pode parecer aos desavisados um disco com repertório "batido", mas trata-se de um trabalho originalmente direcionado ao público americano. Portanto, consideremos um privilégio a oportunidade de ouvir um registro ao vivo, em terras estrangeiras, da nossa rainha vocal. O disco traz uma GAL desfilando clássicos da música brasileira com voz doce e suave. É um CD "cool", equilibrado, musical e de bom gosto, para se ouvir em paz - em casa, nos momentos de relaxamento; no cd-player do automóvel ou como trilha sonora de um bate-papo a dois. O que eu não entendo é o "porquê" de algumas pessoas entrarem no blogger para tentar depreciar a cantora. Por que será que GAL COSTA incomoda tanto? Como já dizia o antigo provérbio: "Não se chuta um cachorro morto"!

16 de agosto de 2007 às 17:34  
Anonymous Anônimo said...

Tem xará no blog. Aquele Luc que fez o comentário sobre 'enviar a Gal para um embate entre cantoras' não sou eu.

16 de agosto de 2007 às 17:53  
Anonymous Anônimo said...

Gal está longe de ser a melhor cantora brasileira, mas verdae seja dita, Marisa Monte a imita sim, mas não chega nem aos pés de Gal.

16 de agosto de 2007 às 19:08  
Blogger Ypondah said...

Corrigindo o provérbio:
"NINGUÉM CHUTA UM CACHORRO MORTO"!

16 de agosto de 2007 às 20:11  
Anonymous Anônimo said...

"Gal está longe de ser a melhor cantora brasileira". Acomodada, preguiçosa, repetitiva, ainda assim não apareceu ninguém melhor depois dela. A revolução que ela provocou na maneira de cantar até hoje produz seus efeitos. Infelizmente, os desinformados não sabem que Marisa Monte, Vanessa da Mata, Roberta Sá e tantas outras têm em Gal o início de tudo. É só procurar ouvir os discos gravados pelas cantoras brasileiras (inclusive Elis) antes de 1969, quando Gal gravou seu primeiro disco e criou um estilo único, inspirado em João Gilberto e diferente de tudo que tinha sido feito até então. Marisa Monte tem uma bela voz, mas todos o seus discos juntos não chegam nem perto do Índia, gravado há mais de 30 anos.

16 de agosto de 2007 às 23:03  
Anonymous Anônimo said...

A Gal Costa teve um único cd produzido pelo Arto Lindsey, O Sorriso do Gato de Alice, a Marisa Monte teve 3 cds produzidos por ele que não chegam nem aos pés de O Sorriso do Gato de Alice. A Gal é muito, mas muito superior a Marisa Monte. O Sorriso do Gato de Alice e aquele Gal 92 são realmente obras de arte, recentes, os show dela eram impressionantes, aquele show India, Plural, O Sorriso, são referências, agora vem essa Marisa Monte, com um showzinho simples e todo mundo fica impressionado, tem dó gente, a Gal foi e ainda é Única mesmo. O Show HOJE foi uma delícia, simples, preciso, ela cantando fantásticamente, uma Diva. Eu só falo pra Gal que ela deva se movimentar um pouco mais no palco, só isso, estamos com saudade disso. Mauro gostei da dica de um post acima, sugerindo p/ você fazer um histórico e falar da importância dela e que ela é a maior cantora do Brasil. Outra verdade, nenhum crítico tira esse título dela, eles sabem que ela é a maior e que nenhuma outra está a altura dela. A Zizi é estupenda também, agora Marisa Monte como maior cantora é realmente rídiculo e sem precedentes né. É pra rir.

17 de agosto de 2007 às 09:27  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com uns e outros arriba. MMonte só é a maior cantora brasileira pra meia duzia de críticos (principalmente cariocas) que a incensam aleatoriamente. Competente, sim, talentosa, sem dúvida, mas londe do podium.
A discussão sobre a maior é completamente ociosa mas comparar uma cantora do naipe da Gal com MMonte e similares (todas suas crias) é lamentável. Ou muito burro.

17 de agosto de 2007 às 09:50  
Anonymous Anônimo said...

Só uma palavra para Gal: maravilhosa. Cante o que quiser, Gal, mas cante, porque isso torna minha vida significativamente melhor. O mesmo digo de Caetano.

17 de agosto de 2007 às 12:25  
Anonymous Anônimo said...

Lady Gal - até o momento - reina soberana como a maior cantora de MPB dos últimos 40 anos.
Conversa de igual para igual com gente tipo Ângela Maria, Elizeth Cardoso, Elis Regina, este tipo de artista que - muito de vez em quando - tornam ainda mais incandescente o sistema solar.
As comparações supracitadas não merecem, sequer, consideração. A anos luz da baiana.

Não arrolei Sra Maria Bethânia na pequena lista anterior pq esta, por sua vez, é soberana de uma galáxia inteiramente sua, sem a menor chance de concorrência ou comparações.

17 de agosto de 2007 às 17:00  
Anonymous Anônimo said...

Gal não está em uma boa fase, tudo bem, mas isso não apaga o passado glorioso de uma das maiores cantoras da MPB. Ela pode ser preguiçosa e repetitiva, mas compará-la a Marisa Monte, uma cantora mediana que a mídia tenta nos fazer engolir que é grandiosa, é insultar demais a Gal Costa.

Henrique SP

17 de agosto de 2007 às 21:37  
Anonymous Anônimo said...

Sr (Sra) miranda disse tudo.
Essa bobagem de querer elevar Marisa ao patamar de Gal é querer enfiar fé na misericórdia. Sem chance!
Marisa é apenas o lado tropicalista da baiana. E olhe lá (o que respira mal a marisa, é de doer).

18 de agosto de 2007 às 10:08  
Anonymous Anônimo said...

Gal é a maior do Brasil sim ,tem uma voz maravilhosa,muita tecnica,e não ousa mais por que na música brasileira ,fora Rita lee ,não há quem foi mais ousada q ela.
A voz hoje domina com segurança,é idolatrada pelos criticos internacionais,sendo comparada a Billie Holiday.
Bethanea sempre foi a mesma,nunca foi inovadora depois de carcara.
Gal é impar quem não concorda paciencia.
A historia já escreveu ,e sua voz selou GAL COSTA A MAIOR CANTORA DO BRASIL,UMA DAS 10 VOZES MAIS BELA DO PLANETA.

18 de agosto de 2007 às 11:18  
Anonymous Anônimo said...

Negar a importância de Gal para a cultura brasileira é impossível. Como também é inegável o equívoco de muitas de suas escolhas, principalmente a partir dos anos 80, quando sua obra tornou-se irregular, com altos e baixos, idas e vindas. Talvez seu maior e mais longo equívoco tenha sido, a partir da experiência desastrosa com Gerald Thomas, assumir uma postura conservadora, com ares de diva. Nada mais incoerente com sua trajetória. Daí, inclusive, essa insistência no repertório jobiniano, com ênfase na Bossa Nova. Gal é mais do que isso. Tom Jobim é mais do que isso. E, em última análise, Bossa Nova é mais do que isso. Pretendo comprar o disco, deve ser um bom disco, bom de ouvir, mas o problema central não é esse. Percebam que a maioria das pessoas reclama, porque sabe que Gal pode mais, muito mais. O disco HOJE, de fato, não é essa coca-cola toda, mas é um ponto positivo. Acho bobagem também derrubar a imagem de outras cantoras para colocar Gal no pódio. Totalmente desnecessário. Por fim, comparação com Billie Holiday soa estranha. Gal me parece bem mais próxima de Ella Fitzgerald.

Flávio

18 de agosto de 2007 às 12:18  
Blogger Ypondah said...

O Flávio pensa muito parecido comigo.

18 de agosto de 2007 às 16:02  
Anonymous Anônimo said...

Oi pessoal!

A despeito de já ter baixado da internet esse disco da Gal, comprei o original hoje. Francamente, alguém agüenta mais esses "standarts" da bossa nova na voz dela? E, além disso: que produção gráfica vagabunda! Nem tradução, nem texto explicativo, ficha técnica miúda, fotos digitais... não vale o que custa. Só que Gal e Gal e ela bota a gente no bolso, quando resolve cantar, mesmo que sejam essas canções que a gente ama mas já conhece de cor.

Abração a todos!

Bruno

18 de agosto de 2007 às 20:42  
Anonymous Anônimo said...

Reclamam muito que Gal está conservadora, mas qual a cantora que não está. Depois do sorriso de gato de alice, tirando Cássia Eller e Rita Ribeiro, todas as outras cantoras fazem apresentações pálidas. MM, Vanessa da Matta, Roberta Sá, Luciana Melo ... Gente, cadê o tesão? Queiram ou não, Gal Costa dominou nossos palcos nas últimas décadas do século passado. Era uma delícia ve-la no palco, algo imcoparável com qualquer outra q veio depois.

18 de agosto de 2007 às 21:37  
Anonymous Anônimo said...

experiencia desastrosa com o gerald thomas????
bom, flavio, certamente vc nao viu o show.
facil,facil um dos 3 melhores de sua carreira e um dos mais importantes da historia da mpb.
quem dera gal trabalhase com GT novamente,,,

18 de agosto de 2007 às 21:56  
Anonymous Anônimo said...

Entre a Gal de agora
E a Gal de peito de fora
Prefiro a de outrora.

E salve Gerald Tomas!

20 de agosto de 2007 às 22:48  
Anonymous Anônimo said...

Antes de ser bom ou ruim, o show O Sorriso do Gato foi polêmico e a repercussão foi péssima (foi motivo de piadas de muito mau gosto). E depois dele, Gal virou uma gata escaldada com pavor de água fria. Foi péssimo para a carreira dela, basta ver seu trabalho depois dele. Ou foi isso ou então o tesão acabou mesmo e tanto fez como tanto faz!

Flávio

20 de agosto de 2007 às 23:13  
Anonymous Anônimo said...

Maravilhoso! Especialmente a faixa "nada além"!

28 de agosto de 2007 às 14:20  
Anonymous Anônimo said...

Gente é o seguinte: Elis(considerada a maior cantora do brasil na época) falava para o marido César Camargo Mariano e para o filho João Marcelo Bôscoli que GAL COSTA era sim, a MAIOR CANTORA DO BRASIL; Tom Jobim, maior músico da era moderna brasileira dizia aos quatro cantos do Mundo que a Maior cantora do Brasil, chamava-se GAL COSTA, então eis a pergunte: Quem são vocês para contestar ou protestar o maior mérito da Gal? ELA É QUEIRAM OU NÃO, A MAIOR CANTORA VIVA BRASILEIRA!

27 de setembro de 2008 às 18:30  

Postar um comentário

<< Home