7 de julho de 2007

'Mar de Sophia' e 'Pirata' aportam em Portugal

Os dois belos CDs de Maria Bethânia sobre as águas - Mar de Sophia e Pirata - estão aportando de forma oficial no mercado de Portugal. Os dois já eram vendidos na Terrinha na seção de importados de algumas lojas. A intérprete (à esquerda em foto de Leonardo Aversa) está aliás no país para fazer show e promover os discos, editados no Brasil em 1º de novembro de 2006 pela Biscoito Fino. Mar de Sophia tem forte elo com Portugal pelos textos da poeta lusitana Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 - 2004).

35 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ontem Bethânia fez show em um coliseu LOTADO. Foi ovacionada e tudo correu muito bem. A única crítica feita foi qto a sua afinação. Semi tonou várias vezes e desafinou outras tantas. Mesmo assim, é Bethânia. E a noite foi maravilhosa.

7 de julho de 2007 às 11:26  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia volta com o show para o Canecão - RJ em agosto. Será que é para gravar o DVD ? Tomara , to doido pra rever este show em casa.

Edu - abc

7 de julho de 2007 às 12:34  
Anonymous Anônimo said...

Emanuel Andrade disse

"Ai essa terra ainda vai cumprir seu ideial, e vai virar um imenso portugal.."

Essas é Bethânia, ela pode, ela deve, ela faz. Sem frsecuras.
O Brasil s´po presta por causa de nossos bons artistas.
Mas sem falar em Lulas, FHCs, Marthas,Renans.... e os mais de 300 picaretas de Brasília.
Viva a MPB !!

7 de julho de 2007 às 14:09  
Anonymous Anônimo said...

fico feliz e satisfeito qd uma cantora desse nivel representa o Brasil no exterior. Essa sim, merece todo nosso respeito, ao inv�s de outras que se dizem cntoras e s� nos faz vergonha. VIVA A ABELHA RAINHA

7 de julho de 2007 às 22:21  
Anonymous Anônimo said...

Isso sempre aconteceu , semitonar=desafinar e Bethânia sempre cantou assim.

7 de julho de 2007 às 23:16  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
ela vai gravar DVD dessa turnê??
Abraço,
Felipe.

8 de julho de 2007 às 03:07  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia sempre desafinou e nunca escondeu isso. Já é clichê aquela famosa frase dela, no início de carreira, nos anos 60: sei que desafino no palco, mas também desafino na vida. Mesmo assim, é inegável que hoje ela canta melhor do que no início de carreira. Bethânia é intérprete, e como tal, chama mais atenção pelo tom confessional (e emocional) de seu canto do que propriamente pelos atributos técnicos. Neste quesito, Elis e Gal são insuperáveis. Também estou na torcida pelo DVD. Será que Ivete Sangalo (dividindo os vocais em Filosofia Pura), Titãs e Ana Carolina serão mesmo convidados? Há algumas semanas, li no jornal O Globo que ela convidou Roberto Carlos para fazerem um show juntos. Em que pé está isso? Alguém sabe? Teria tudo para ser o show do ano...

8 de julho de 2007 às 17:16  
Anonymous Anônimo said...

Sobre esta MARIA não há o que se escrever.
Incomparável.

8 de julho de 2007 às 22:14  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia, pura ARTE, é universal.
Nossa maior entidade.

9 de julho de 2007 às 06:50  
Anonymous Anônimo said...

Slave Maria Bethânia, a rainha da música brasileira.
Fernando - Rio

9 de julho de 2007 às 10:00  
Anonymous Anônimo said...

Esse papo de semitonar, desafinar, errar, ou qualquer outra coisa nos shows, chega a ser engraçado. Todos, T O D O S, os artistas, cantores, intérpretes, erram, afinal são humanos, no palco, quando da realização dos seus shows, que sofrem muitas interferências, portanto isso é naturalíssimo, não tem nada de extraordinário. Eu nunca assisti um show em que não houvesse algum tipo de erro por parte do artista ou de sua banda, seja em música popular ou erudita, seja música interpretada por um cantor ou apenas instrumental. Se preferirem um computador, façam bom uso! Eu não, quero gente!
Adélia - Rio

9 de julho de 2007 às 10:05  
Anonymous Anônimo said...

Estou na torcida para que o DVD do show seja logo gravado e lançado. O espetáculo é lindo e merece ser registrado. Viva a musica Brasileira!!!!!!!!!!1

9 de julho de 2007 às 10:10  
Anonymous Anônimo said...

Salve Bethânia, a magnífica.
Frederico

9 de julho de 2007 às 12:25  
Anonymous Anônimo said...

Todos desafinam, é verdade. O problema é que essa entidade desafina demais, sempre! Será interferência de alguma outra entidade? Sinto falta dos comentários de Zeca...

9 de julho de 2007 às 23:40  
Anonymous Anônimo said...

Pronto começou o dilema das desafinações,dos semitons,Elis Regina em seu último disco ao vivo "Trem Azul",não há nada de primoroso ali em termos de técnica,muito pelo contrário.Idem no "Montreux ao vivo".Gal Costa,exceto no Vapor Barato(como no "Falso Brilhante" de Elis)que já estava bem ensaiado e redondinho ao ser gravado,só decepcionou tecnicamente em todos seus discos ao vivo.Todas desafinam ao vivo.E daí?

10 de julho de 2007 às 07:33  
Anonymous Anônimo said...

Uma Bethania desafinada vale por uma orquestra inteira.
A maior intérprete do país, uma das poucas divas verdadeiras da história artística desse pedaço de chão.
Viva Bethania. Sempre!!!

10 de julho de 2007 às 10:04  
Anonymous Anônimo said...

Pronto, olha lá já colocaram a Elis no meio.
O que teria o disco trem azul de falta de técnica?
Está bem complicado. Começam atacar a perfeição somente porque falta a tal da perfeição prá Maria?
Gente, amem Bethania sempre. Mas dizer que a Elis não era primorosa?
Não dá.
Outra coisa pode-se falar do show de Montreux, que foi mesmo complicado.Masdo disco trem azul(qe nem existe com esse nome)ela cantou o que quiz e com uma técnica insuperavel.

10 de julho de 2007 às 14:11  
Anonymous Anônimo said...

Gente, o tem azul a Elis desafina? ai,ai,ai, mentiu e mentiu gostoso.

10 de julho de 2007 às 14:12  
Anonymous Anônimo said...

Não só desafinou muito em "Trem Azul",como sua voz parecia estar em frangalhos.Em Montreux,bem,Hermeto "salva a pátria".Agora porque um artista da magnitude de Elis não podia errar?Não era humana?Esse rigor é tão absurdo...

10 de julho de 2007 às 15:12  
Anonymous Anônimo said...

Poxa!Os caras dizem que são fãs da Elis e desconhecem que o último show de sua carreira foi "TREM AZUL" e esta registrado sim.Além de ser fã eu tenho que reconhecer que um dos fatores para o fim trágico dela foi mesmo essa cobrança terrivel de seus fãs pela perfeição.

10 de julho de 2007 às 15:21  
Anonymous Anônimo said...

Mauro informa aos caras aí se existe ou não o "Elis,Trem Azul" de 1982,gravado ao vivo.Ela canta até "Menino do Rio".Esses caras que destratam Bethânia,Nana grandes cantoras e intérpretes ainda vivas desse mundo,deviam ouvir esse CD bastante para sentirem melhor seus próprios corações,e refletir bem quando tentarem humilhar e desdenhar qualquer ser humano.Abraços!

10 de julho de 2007 às 16:18  
Anonymous Anônimo said...

bethania sempre será bethania, e viva a nossa rainha da MMPB. Ao lado de Barbra Streisan,Bethania forma o par mais completo de cantoras mundiais.

10 de julho de 2007 às 20:22  
Anonymous Anônimo said...

quanta babaquice...

Elis foi uma cantora do nível das melhores do mundo.
Bethânia, minha cantora preferida, há quarenta e tantos anos produz arte da maior qualidade.
Estrelas, ambas.

O mais é picuínha de gente miúda que, com certeza, cansaria inclusive - e principalmente - as divas que defendem com a mediocridade do fervor religioso.

11 de julho de 2007 às 09:23  
Anonymous Anônimo said...

Informando:
O último show foi trem azul(o disco que corresponde ao show,não se chamava trem azul,chama-se Elis.
O show é trem azul.Mas não foi um disco da Elis. Foi um show. Gravado pelo irmão dela.
Tudo bem, minha observação foi bem mais específica.Dizer que ali na gravação ao vivo a Elis desafina, é querer moldar a realidade para justificar o que todos sabemos.
Agora, basta dar uma opiniã e fazer uma observação que começam as frases infantis.
Quem disse que ela não podia errar?
Não só podia como errou.
Agora, a Elis fez dois shows lá em Montreux, e o primeiro foi maravilhoso.Ooutro gravado não.
Mesmo assim basta assistir a gravação e ver o que ela faz.
mas daí querer usar isso como justificativa para os problemas de Bethâ, é um pouco demais.
ah, não somente sei que se chama trem azul O SHOW, como graças a Deus pude assisti-lo.
Beijos

11 de julho de 2007 às 13:56  
Anonymous Anônimo said...

Querido anônimo 11:56.Independente dos fatores humanos e pessoais que levaram Elis a desafinar num show,se isso ocorreu pouquissimas vezes sua carreira,se foi oportunista a gravação e mais ainda o lançamento comercial da mesma,não interessa.Não posso aceitar é que explorem na mesma proporção os possíveis erros de um artista numa mesma condição de show ao vivo,que demanda diversos fatores extras,com quem tem a fama de ser perfeito e não o é tambem se não cercado,blindado por uma gama de cuidados excepcionais de produção etc.Elis sempre teve um aparato,um suporte técnico e financeiro que Maria Bethânia e Nana Caymmi nunca tiveram,por preferirem outras ondas.Falar que um cantor desafina é muito preconceituoso,é pior que dizer que um jogador é perna de pau.E infelizmente Elis sempre argumentava que cantoras eram ela e a Gal Costa,porque não desafinavam.Elis era mesmo insegura...Mas genial,mesmo se mostrando aos frangalhos,totalmente imperfeita como naquele show."Agora eu sou uma estrela",lembra?

11 de julho de 2007 às 16:30  
Anonymous Anônimo said...

Não, querido anonimo das 4:30, acho que acabei não me explicando bem.Eu concordo com o que você escreveu e esse é mesmo tambèm o meu pensamento sobre a Elis, não tenho nehuma dúvida sobre a Elis, sobre a obra dela. Na verdade eu iria bem mais longe ainda se o motivo que me levou a comentar lá era outro.
Acho que vou me deixar levar, basta saber que a Elis posuia um ouvido absoluto. Ela é demais!
Eu acho perfeita!PERFEITA!
Gênio!
E não acho que na gravação do show trem azul tenha alguma coisa que não seja perfeito. É perfeito.O de Montreux(do qual falei)sabe-se que foi duro para ela, mas isso não quedir desafinar.Ela teve um momento lá não muito feliz, mas isso nao é nada, nada, absolutamente nada, diante da maravilha que era ela.
Beijos
assinado anonimo d 1:56

11 de julho de 2007 às 19:32  
Anonymous Anônimo said...

Moro em Imperatriz, interior do Maranhão, e fui a Belém assistir ao show da cantora que mais gosto, a que mais me emociona. Foi minha primeira vez e tenho certeza que nunca vou esquecer.
Seu carisma, sua empatia e a força de sua voz estão até agora grudados em minha mente.
Espero ter mais oportunidades de assisti-la pois foi uma das mais fortes emoções que vivi até aqui.
Abraços a todos (e parem com essa bobagem de comparar um artista com outro...tem para todos).

12 de julho de 2007 às 07:23  
Anonymous Anônimo said...

Sabe o que acontece 1:56.não há critérios definitivos para definir um ouvidio como absoluto.Acho que Elis era além de genial, extremamente disciplinada e profissional.Eu posso ter um ouvido,uma voz previlegiados,mas tenho que exercitar e diciplinar-me,ensaiar,apurar minha técnica etc.Elis tinha esse compromisso consigo e isso é muito digno.Mas discordo mesmo que aquele show "TREM AZUL",seja "primoroso".Mas acho que é por isso que é tão bacana.E profundo admirador de Elis,pelo menos espero respeitar sua memória num momento em que ela parou de se cobrar tanto,chutou o balde mesmo.Mas o post é da Bethânia e eu acho que os artistas tem que ser respeitados,mesmo porque qualidades são multiplas e pessoais e um ser único jamais pode deter todas elas.Somos estrelas não o universo.Beijos!

12 de julho de 2007 às 11:48  
Anonymous Anônimo said...

Pois é, mais uma vez vejo que pela falta de tempo aindaa minha idéia não passou.
É verdade o post é sobre a Bethânia, resolvi dar minha opinião somente quando vi escrito lá que a Bethânia semitonava etc.
Mas é uma discussão que na verdade acho sem interesse.Pois exatamente com a Bethânia meu critério pessoal não passa por ali(desafinar ou não)simplesmente não quiz opinar sobre Bethania mas sobre o modo que achei errado de introduzir a Elis na conversa.
Sobre o ouvido absoluto, existe sim um modo de definir se uma pessoa tem ou não:se ela é capaz de saber sempre qual ´o tom a nota, e não errar nunca nessa qualidade. Se nasce assim.Não éalgo que se pode adquirir, o cara pode ser um músico excelente e não ter o tal ouvido absoluto.São poucos os casos.
Vou reafirmar que no meu entendimento ali no trem azul têm momentos insuperaveis,e no todo acho um senhor show,perfeito mesmo, tratando -se da Elis, e um dos momentos melhores da dela.
Outra coisa, parece que você tem afirmado a questão do respeito, acredito que tenha mesmo um mal entendido, pois não costumo fazer comentários sobre a pessoa, quando muito da obra, e no caso procuro somente reconhecer a verdade sobre o lado musical de Bethânia,e mesmo assim continuo achando ela um caso raro na nossa música.
Pra terminar, acho que a Elis é um gênio mesmo.
Bom,obrigado pela conversa
até mais
B.

12 de julho de 2007 às 12:45  
Anonymous Anônimo said...

Na falta de assuntos que me interessem há 3 dias no blog, deixo um oi aqui na boa e velha Bethânia.
Em Portugal, MB já virou prata da casa. Estive lá duas vezes nos últimos 5 anos e nas grandes cidades além de conhecida, ela é vista pelos mais 'maduros' como (quase) uma Amália brasileira. Comparar qualquer artista com Amália, para os portugueses, é o máximo do elogio que podem fazer.

Por aqui nós sabemos que a baianinha é ÚNICA e EXCLUSIVA.

12 de julho de 2007 às 16:25  
Anonymous Anônimo said...

SIMPLESMENTE TIETES DEFENDENDO SEUS ÍDOLOS, ATACANDO AS OUTRAS PARA FALAR QUE A BETHANIA OU QUALQUER OUTRA É A MELHOR.
CADA UM TEM UM MODO PRÓPRIO DE JULGAR UM ARTISTA, POR ISSO NÃO HÁ COMO DEFINIR QUEM É A MELHOR, DE REPENTE A MAIS AFINADA NÃO AGRADA OS MEUS OUVIDOS, E A INTERPRETAÇÃO DA OUTRA IRRITA ALGUÉM.

13 de julho de 2007 às 08:27  
Anonymous Anônimo said...

Eu respeito Elis e amo Bethânia. Gosto de algumas coisas com a Elis, mas não gosto do malabarismo vocal que muitas vezes ela gostava de fazer, já Bethânia, como bem disse Marília Gabriela, o Brasil tem dois reis, Pelé e Roberto Carlos e apenas uma rainha: Maria Bethânia.
Salve a nossa maravilhosa rainha e que continue a trabalhar por muitos e muitos anos.
Fernando - Rio

13 de julho de 2007 às 09:04  
Anonymous Anônimo said...

alguém saberia dizer se o show "dentro do mar..." volta a são paulo?
tks

13 de julho de 2007 às 10:41  
Anonymous Anônimo said...

Os fãs da Elis Regina repetem a mesma insegurança de sua diva. A cada vez que Maria Bethânia ou Gal Costa (e agora até Nana Caymmi) fizerem sucesso eles estarão lá pra xingar, semitonar (rs) e bla-blá-blá...
Nostálgicos, não superam a perda do objeto amado, mas não foi a Elis que disse que 'O NOVO SEMPRE VEM'?
Elas continuam vivas e oxalá produzam muito e bem!!! E Maria Bethânia está ai aos 60 com 2 discos primorosos!!!

13 de julho de 2007 às 12:02  
Anonymous Anônimo said...

Gosto muito da Bethânia, sobretudo por causa dos bregas que ela grava - lindo !

13 de julho de 2007 às 23:37  

Postar um comentário

<< Home