12 de julho de 2007

Clarkson parece Alanis em seu CD mais autoral

Resenha de CD
Título: My December
Artista: Kelly Clarkson
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * *

Kelly Clarkson tinha tudo para ser uma marionete nas mãos dos executivos da Sony BMG. Mas a vencedora da primeira edição do American Idol parece ter tomado as rédeas de sua carreira neste terceiro CD, de repertório autoral. Vai ser muito difícil tirar do disco um hit como Because of You - a música estrangeira mais tocada nas rádios do Brasil em 2006. Clarkson deu guinada em direção ao rock - como já fica perceptível pela audição de faixas como Never Again, One Minute e Don't Waste your Time. É um rock que destila uma raiva que lembra as músicas iniciais de Alanis Morissette. Contudo, há algo também de Evanescence no repertório. E o fato, triste, é que My December é um álbum chato, linear. Clarkson soa ora como Alanis, ora como Amy Lee, e termina sem assinalar a sua própria identidade. Em boas baladas como Sober e Chivas (a faixa acústica escondida depois de Irvine, a última música oficial do disco), salta aos ouvidos o poderio vocal da cantora. Mas, voz por voz, Mariah Carey sempre teve muita bala na agulha e, nem por isso, fez bons discos. Merece aplausos a coragem de Clarkson de se desvencilhar das fórmulas fáceis em que foi enquadrada pela gravadora em seus dois álbuns anteriores, mas seus esforços não são suficientes para tornar My December recomendável. Faltou aquele algo mais...

18 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro... deixa eu te fazer uma pergunta...
Voce conhece Mariah Carey desde quando?
Ou melhor... voce foi vasculhar sobre Mariah desde o colapso mundialmente conhecido de 2001?
Voce dizer que Mariah não fez bons discos... é transparecer que não conhece o trabalho da mina por completo... e da importancia que ela tem no ramo do r&b e hip hop.
Quanto essa mina... o álbum é meio monótono msm... mas a coragem dela é algo raro de se ver hj em dia... algo que Mariah deveria fazer... e naum faz...
Reconheço... e bem... q Mariah de alguns anos pra cá, fez álbuns pensando primeiramente em vendas e depois na qualidade...

12 de julho de 2007 às 15:58  
Anonymous Anônimo said...

Be still é boa...

12 de julho de 2007 às 16:53  
Anonymous Anônimo said...

Kelly Clarkson foi a vencedora da PRIMEIRA edição do AI, e não da segunda!

e concordo com tudo ;D

12 de julho de 2007 às 17:14  
Anonymous Anônimo said...

com tudo o q?

12 de julho de 2007 às 17:22  
Blogger Vitor said...

como eu disse no outro comentario sobre a Alicia, Mariah abriu caminho para TODAS essas jovens cantoras, todas querem ser mariah, essa Kelly mesmo ja cantou algumas musicas da mariah e é assumidamente fã. realmente mauro nao conhece a carreira da mariah pra dizer que naõ fez bons discos. Butterfly é um disco incrivel e Fantasy é considerada por muitos críticos como um marco na musica mundial por unir pop e um rapper, fato inedito ate entao e que hoje todas fazem descaradamente

12 de julho de 2007 às 19:05  
Anonymous Anônimo said...

Mariah carey é lixo musical.

Jose Henrique

13 de julho de 2007 às 00:27  
Anonymous Anônimo said...

Como fã de Mariah gosto de todos álbuns lançados por ela.
Mas como bom entendedor de música, sei que ela nunca foi essa coca cola toda no quesito bom gosto. Mariah guarda algumas pérolas nos seus álbuns como "Looking in", "Bliss", "Subtle Invitation", "Say something", etc... Mas apenas algumas canções em alguns discos de Mariah Carey já dizem que Keely Clarkson não pode ser comparada a ela.

13 de julho de 2007 às 00:42  
Anonymous Anônimo said...

Com todo respeito,acho que o Mauro está perdendo talento de crítico musical. Ele citou Evanescence, Mariah e Alanis num post sobre Kelly. Como pode ?

13 de julho de 2007 às 06:12  
Blogger priscila said...

não ouvi, não vou falar sobre o som, mas essa capa tá total amy lee...

13 de julho de 2007 às 10:17  
Anonymous Anônimo said...

Dizer que a Mariah não fez bons álbuns, é quase o mesmo que dizer que a madonna, os U2, os Pearl Jam, os Nirvana, entre mts outros, também não os fiveram. A Mariah é uma artista que já provou o que tinha a provar, e muitos dos grandes críticos de música, consideram-na como a melhor cantora da década de 90. O senhor devia ter cuidado com o que diz, porque está apenas a denegrir a sua imagem.

13 de julho de 2007 às 13:51  
Anonymous Anônimo said...

cara pelo visto você não entende nada de musica. como assim mariah não fez bons discos? você não sabe que o album "butterfly" é considerado um dos melhores albuns pop e r&b de todos os tempos?!! e como o vitor mesmo disse que ela é mentora da formula de unir pop e um rapper?!! cara reveja seus coceitos e fontes sobre musica. ela pode estar focada mais em vendas que em qualidade, pode ser a mais fresca de todas, pode ate mesmo fazer playback, mas ela é e sempre será uma diva, uma lenda viva.

13 de julho de 2007 às 15:09  
Blogger Unknown said...

Acho q vc nao sabe de q cantora vc ta falando né, vc deve ta louco.....e ainda quer comparar kelly com mariah!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa!!!

13 de julho de 2007 às 16:54  
Anonymous Anônimo said...

Naum saber toda a historia de um artista, naum signifca q naum é um bom resenhista... nem de longe... foi exagero...
Como disse... é questão de saber bem da história do artista... pra dizer se fez ou naum bons discos...

13 de julho de 2007 às 17:14  
Anonymous Anônimo said...

Péssima comparação com Mariah Carey. Mariah é uma grande artista com CDs ótimos, tem o recente Te Emancipation Of Mimi, aclamado, tem o Butterfly, tem Daydream, enfim... Quando quiser citar algum artista, procure saber sobre sua obra, não cite mais nomes ao acaso. Obrigado.

13 de julho de 2007 às 19:47  
Blogger Vitor said...

lembrando que o The emancipation of mimi foi o campeao de indicações ao grammy em 2005 e levou 3 ou 4 premios naquele ano. O cd tb foi o mais vendido daquele ano e teve a musica(we belong together) mais importante do ano, isso quase 20 anos depois de lançado o primeiro cd(1990) e muitos afirmarem que sua carreira chegava ao fim. realmente isso não é pra qualquer um

16 de julho de 2007 às 00:56  
Anonymous Anônimo said...

Sinceramente, acho que você não ouviu o cd completo... Ela não está tão parecida com a Alanis como estão pregando por aí. Até mesmo por que, a voz da kelly é bonita e não é enjoativa, bem difernte da voz da Alanis... E ela não parece nada com a Mariah... Ela realmente já assumiu que é fã da Mariah, mas ela também já assumiu ser fã de carteirinha do Aerosmith e não é por isso que a "Stven Tiller" de saias... E quanto a parecer com o Evanescence, acho que não tem nada a ver, apenas o nome de uma música que também se chama "Haunted", como uma música do albúm "Fallen", do Evanescence... E o album não é tão linear quanto você diz ser. Tem pop (How I feel), uma música bem no estilo de "Because of you"(Sober)... Por essas e outras, acho que você não ouviu o cd completo.
E, a propósito, ela não lançou o album assim desse jeito exatamente por que quis, em parte ela quis, sim, mas não sei se você sabe, a gravadora estava mandando materiais feitos para outras artistas para que ela regravasse ou coisas que não era exatamente o que ela queria... Queriam que ela regravasse uma música de Lindsay Lohan, que, como se não bastasse, foi uma regravação! Ela seria a pessoa á gravar a mesma música!
E para concluir: desde quando você tem bola de cristal e pode dizer quando um cd tem hits ou não? Isso só será descoberto quando o single for lançado... Uma música que pode parecer o maior single do cd pode ser o mAior fracasso e vice-versa... TSC TCS...

28 de agosto de 2007 às 16:11  
Anonymous Anônimo said...

Mauro...nada a ver as comparações! A pior parte é quando você diz "voz por voz". É evidente que será um pouco difícil alcançar a qualidade vocal da Mariah dos anos 90. Pessoalmente, quando never again foi lançado não gostei,pois é enjoativo sim, e por causa das notas altas e repetitivas da kelly. No entanto, é admirável a determinação da garota. Discordo que Mariah n tenha feito bons discos. Fez sim. Apesar disso concordo com o anônimo q disse q nos últimos álbuns ela prima pelo comercial e não pela qualidade.

21 de janeiro de 2008 às 14:36  
Anonymous Anônimo said...

Concordo em tudo que vc escreveu Mauro, e olha que sou fã de carteirinha da Kelly (do tipo que tem "tudo")! A potência de voz tanto da Kelly e quanto da Mariah são "tudo", e concordo que Mariah não fez bons discos, já que o que Mariah fez foram bons singles (o que ela sabe fazer de melhor com a voz maravilhosa que tem!


Agora em Janeiro de 2009 saí o novo Álbum da Kelly, e neste ela também coloca letras pessoais, mas sem cair na depressão, ela está animada com o álbum e os críticos estão dizendo que pode vir a ser bom, já que Kelly aprendeu muito com o quase fiasco do MY DECEMBER... é esperar pra ver!

14 de outubro de 2008 às 14:02  

Postar um comentário

<< Home