3 de junho de 2007

Voz de Zé Renato valoriza DVD que traz Milton

Resenha de DVD
Título: Zé Renato ao Vivo
Artista: Zé Renato
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *

Em 26 de junho de 2006, quando gravou seu primeiro DVD na casa carioca Estrela da Lapa, Zé Renato já contabilizava 50 anos de idade e 30 anos de carreira, iniciada em 1976 no grupo Cantares. Um ano depois, Zé Renato ao Vivo está nas lojas com o registro de show cujo roteiro revive músicas de várias fases do artista sem preocupações cronológicas e sem a obrigação de enfileirar hits. Não tem Toada no repertório, por exemplo. Para marcar sua passagem pelo grupo Boca Livre, Zé convidou o quarteto para andar de Bicicleta (1980) com os vocais harmoniosos que fizeram a fama do Boca. Outro ilustre convidado, o parceiro Milton Nascimento subiu ao palco para fazer dueto em Anima, a faixa-título de álbum de 1982. Foi um momento afetivo.

Na melhor das formas, a voz de Zé Renato dispensa convidados. A interpretação a capella de Cantoria - que abre o show em medley com Papo de Passarim - já basta para lembrar aos ouvintes que o artista em cena ainda continua sendo um dos maiores cantores do Brasil. Qualidade atestada no canto em inglês de Roxane - sucesso do trio The Police, rebobinado por Zé com o sax de Zé Nogueira num registro que até rivaliza com o vocal de Sting na gravação original - e na sublime releitura do fado Foi Deus, pontuada pelo acordeom de Marcos Nimritcher (também a cargo dos pianos). 10!

Dentre músicas como o fox Mulher e a canção A Hora e a Vez (hit da trilha da novela Roque Santeiro), o único número destoante do tom romântico, lírico e intimista do roteiro é Eu Quero Botar meu Bloco na Rua. Inclusive porque a formação piano-baixo-bateria da banda é insuficiente para reeditar a pulsação deste clássico de Sérgio Sampaio nos anos 70. O bloco do futuro entra em cena mais harmônico com inéditas como o samba Delicada (parceria de Zé com Teresa Cristina) e a linda folia Luz da Nobreza (Zé com Pedro Luis) - fecho de ouro para um DVD valorizado pela voz nobre de Zé Renato. E nos extras ainda tem clipe de 1990 com Tom Jobim!!!

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

olha, me desculpe, mas um artista que grava um primeiro dvd deve colocar os grandes sucessos. Lamento que não tenha Toada, Bicicleta não é uma música tão bonita e importante na carreira do Boca Livre.

3 de junho de 2007 às 14:31  
Anonymous Anônimo said...

Esse samba do Zé Renato com a Teresa Cristina deve ser bem bom, os dois manjam muito de samba.
Grande cantor mesmo.

Jose Henrique

3 de junho de 2007 às 18:22  
Anonymous Anônimo said...

Zé Renato é um luxo!

4 de junho de 2007 às 08:28  
Anonymous Anônimo said...

O melhor cantor do Brasil!!!
Pena que a Biscoito Fino não seja como as gravadoras sangue-sugas do Brasil, porque eu adoraria ter o cd desse show. (kkkkkk)

4 de junho de 2007 às 09:49  
Anonymous Anônimo said...

Roxane - sucesso do trio The Police em registro que até rivaliza com o vocal de Sting na gravação original ? Pôxa quero ouvir então !

Zé Renato é ótimo pena que a Biscoito Fino não tenha força impulsionar um dos melhores cantores do Brasil ao êxito fonográfico. Seguro no seu canto, o que falta em muitas cantoras.

A ausência de 'Toada 'não entendi
A inclusão de 'Eu Quero Botar meu Bloco na Rua 'também não !

Sucesso !
Diogo !

5 de junho de 2007 às 07:04  
Blogger Doug said...

Uma verdade enfim dita: Zé Renato é um dos maiores cantores brasileiros, uma voz lindíssima, afinadíssimo. O máximo.

5 de junho de 2007 às 08:23  
Anonymous Anônimo said...

Emanuel Andrade disse..

E MAIS: Zé Renato sepre foi avesso a comercialismos. O cara tem uma discografia legal. Minha Praia, por exemplo, é um Cd genial. Ânima, com ele, é uma vagem. Fiquei chapado e escuto sempre a parceria dele com Arnaldo Antunes. Zé é mesmo um luxo de artista, talentoso e que o Brasil precisa ouvi-lo mais e mais. Na primera opoerrtuniade comprarei esse DVD. Será um desrespeito comprar na pirataria!!!

6 de junho de 2007 às 17:30  
Anonymous Anônimo said...

Adoro 'Bicicleta'

7 de junho de 2007 às 01:10  

Postar um comentário

<< Home