17 de junho de 2007

Que bela cantora é Roberta Sá em seu novo CD!

Resenha de CD
Título: Que Belo Estranho Dia para se Ter Alegria
Artista: Roberta Sá
Gravadora: MP,B / Universal Music
Cotação: * * * * *

Destaque de 2005 com o irretocável álbum Braseiro, Roberta Sá finalizou no Rio seu segundo disco, nas lojas no segundo semestre de 2007 em parceria do selo MP, B - Maior Prazer, Brasil - com a Universal Music. A julgar pelo CD, estupendo, a intérprete vai se firmar definitivamente como uma das mais importantes cantoras brasileiras da década. Há no disco - poeticamente intitulado Que Belo Estranho Dia para se Ter Alegria - o mesmo frescor de Braseiro. O produtor também é o mesmo, Rodrigo Campello, mas Roberta não copiou a receita do trabalho anterior - como já fica claro a partir da faixa de abertura, O Pedido. Há sonoridades mais contemporâneas - em especial na faixa-título - ainda que o velho e bom samba seja novamente o fio que costura o delicioso repertório formado por músicas de Moreno Veloso, Edu Krieger, Pedro Luís e Rodrigo Maranhão, entre outros bons compositores.

Entre excelentes inéditas, Roberta Sá reafirma sua capacidade de vasculhar os baús da música brasileira para fugir de regravações óbvias. Alô Fevereiro - samba de Sidney Miller - é uma das jóias lustradas pelo canto leve da artista potiguar, radicada no Rio. O arranjo remete ao universo dos conjuntos regionais da primeira metade do século 20. E é transitando na ponte passado-presente, com um pé na modernidade e o outro na tradição, que a cantora entoa com suingue e dengo um samba como Interessa. Os sopros do arranjo evocam leve clima de gafieira para Roberta desfiar uma letra pré-feminismo em que a mulher exalta de forma pueril os dotes de seu "maridinho". Lembra até a verve de Carmen Miranda.

Salta aos ouvidos na linda canção Mais Alguém o fraseado sutil e elegante da intérprete. A faixa poderá até oferecer forte munição para quem insiste em associar o canto de Roberta Sá ao de Marisa Monte, mas a perfeita emissão vocal da artista apresenta técnica e identidade próprias. E ambas foram postas a serviço de 13 faixas coesas. Se Janeiros exibe levada próxima do samba-choro, Cansei de Esperar Você ganha releitura suave. Otimista, o samba de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho já foi gravado pelo Fundo de Quintal em seu álbum O Mapa da Mina, de 1986, só que é desconhecido.

Inédita parceria de Pedro Luís e Carlos Rennó, Fogo e Gasolina põe fogo na veia nordestina de Roberta - que já pulsava forte em Braseiro. A faixa foi gravada em dueto com Lenine. Também da lavra de Pedro e Rennó vem o Samba do Amor e Ódio. E, falando em Pedro, ele faz discretos vocais em Girando na Renda, tema que Roberta já cantava em shows e que defendeu num recente festival de televisão. Já Samba de um Minuto, da lavra profícua do carioca Rodrigo Maranhão, reaparece depois de ter merecido um registro da própria Roberta, com o título de Novidade, no CD extra-oficial Sambas e Bossas (gravado para empresa - antes de Braseiro).

Novo Amor - tema de Edu Krieger, inspirado compositor que vem se projetando na nova MPB - ganha interpretação de Roberta que chega a beirar o sublime. Cantando cada vez melhor, ela também reafirma seu frescor e sua bossa em Laranjeira, grande samba de tom baiano. Que bela cantora é Roberta Sá em seu novo e feliz CD!!

81 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Assim eu morro de curiosidade!Eu tb amo o trabalho da Roberta.Acho ela uma coisa tão forte,tão honesta.Canta maravilhosamente bem,linda,inteligente...Não vejo a hora de poder ouvir esse cd.

17 de junho de 2007 às 21:33  
Anonymous Anônimo said...

Uma salva de palmas para Roberta Sá.
E outra - com muitos 'bravo!' - para Durval Ferreira.

17 de junho de 2007 às 21:34  
Anonymous Anônimo said...

Confesso que estava preocupado com esse segundo CD de Roberta. Depois do lindo disco de estréia, a espectativa seria, obviamente, grande com o lançamento do segundo. Fiquei aliviado com a sua crítica, Mauro, e louco pra ouvir.

17 de junho de 2007 às 21:55  
Anonymous Anônimo said...

Roberta Sá ta copianda a mesma receita da Marisa Monte(modernidades com músicas do passado)e não há mal nenhum em copiar os bons.

Jose Henrique

17 de junho de 2007 às 22:06  
Anonymous Anônimo said...

Roberta e Pedro Luis eu tenho medo depois que ouvi a desastrosa regravação de 'Dê um rolê ' com eles para o filme sobre a Zuzu Angel

17 de junho de 2007 às 23:53  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, viva você!!!
Meu caro amigo, jornalista e crítico musical , so resta voce escrevendo sobre musica de qualidade, se dedicando a um bom texto, se debruçando sobre um disco de uma jovem cantora, assim como tantas outras que voce avaliza.
parabens, que voce sirva de exemplo pra seus colegas, que nada entendem de mpb, e falam com tamanha arrogancia , e pouco conhecimento e humildade.
parabens, e beijos de sua amiga e fã

18 de junho de 2007 às 05:03  
Anonymous Anônimo said...

copia a Marisa sim, nao tem duvida.
Mas é boa, canta bem, e isso que importa.
Tem gente que imita e irrita!

18 de junho de 2007 às 05:04  
Anonymous Anônimo said...

"mais importantes cantoras brasileiras da década" EXAGEROUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!
E o cd nem saiu e vc já resenho?

18 de junho de 2007 às 08:31  
Anonymous Anônimo said...

... e até agora nada sobre o novo album da Luciana Mello ou da Daniela Procópio. Roberta nem lançou eu Muaro começa a babar ...

18 de junho de 2007 às 08:56  
Anonymous Anônimo said...

Eu concordo com o Mauro, o espaço que ele deu para o Roberta ainda é pouco, ela está fazendo um excelente trabalho e é bom saber que no segundo CD vai continuar fazendo...

O MPB agradeço Roberta!

18 de junho de 2007 às 09:01  
Anonymous Anônimo said...

Roberta é maravilhosa!!!!! Uma das melhores do Brasil... Deixa qq Ná, Mônica e outras no chinelo....

18 de junho de 2007 às 09:22  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

A foto que ilustra esse post está curiosa, pois parece que a cantora é o Pedro Luís (rsrs), pois ocupa quase a totalidade da foto.

Não sei, mas não seria interessante colocar outra foto em que aparecesse a bela figura da Roberta Sá em destaque?

No mais, fico feliz em saber que ela está pavimentando seu caminho para a maturidade artística, graças principalmente ao seu produtor Felipe Abreu, que a assessora desde quando a conheceu no programa Fama.

Viva a Roberta Sá.

abração,
Denilson

18 de junho de 2007 às 09:53  
Anonymous Anônimo said...

O QUE SERIA ESSA ROBERTA SÁ SENÃO UMA XEROX DA MARISA AOS MONTES.

AH POR FAVOR, NÉ

18 de junho de 2007 às 10:29  
Anonymous Anônimo said...

Como que faço pra aguardar agora o cd!!! Já estava impaciente, agora vou explodir!

18 de junho de 2007 às 10:29  
Anonymous Anônimo said...

E o Pedro Luiz é muito feio, meu Deus! Coloque o colírio Roberta Sá.

18 de junho de 2007 às 10:31  
Blogger Mauro Ferreira said...

Denilson, a foto de fato não é a ideal para ilustrar o post. Porém, é a única opção de foto de divulgação da Roberta Sá disponível nos arquivos da imprensa - além, claro, das fotos do 'Braseiro' que já estão muito batidas.

18 de junho de 2007 às 10:38  
Anonymous Anônimo said...

Roberta canta bem, é elegante e tem um repertório primoroso. Fiquei curiosérrima...

18 de junho de 2007 às 10:39  
Anonymous Anônimo said...

O trabalho de Roberta Sá não se parece com o de Marisa Monte, na minha opinião. As vozes são um pouco parecidas, em alguns momentos, mas os trabalhos e as histórias de cada uma, não. Pra mim, há mais diferenças que semelhanças. Espero ansioso para ouvir o disco novo.

Flávio

18 de junho de 2007 às 11:38  
Anonymous Anônimo said...

Juliana aqui...
Marisa Monte desde "Cor de Rosa e Carvão", de 94, não faz nada que preste. Pra mim há muito tempo ela não é mais referência pra nada. Gosto de "Braseiro", mas não tanto quanto outras pessoas parecem gostar. Nas gravações de músicas mais conhecidas, como "Vizinha do Lado" e "Pelas Tabelas", percebe-se o quanto a voz de Roberta pode ser chata. A vi uma vez ao vivo e achei ela bem apagada no palco, sem carisma. Mas sou interessada no trabalho dela e estou curiosa com relação ao novo CD. "Braseiro" mostrou que ela sabe escolher novas canções e revelar canções antigas, mas pouco conhecidas.

18 de junho de 2007 às 12:32  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, parabéns pelo resenha. Para aqueles que têm dúvida, Roberta é sim uma das maiores cantoras da década e apesar de ainda ser tímida no palco, isso não desmerece em nada sua performance ao vivo. Fazia muito tempo que uma nota do Mauro não tinha tantos comentários, reflexo do sucesso dessa potiguar mais carioca do Brasil!!!

18 de junho de 2007 às 15:03  
Anonymous Anônimo said...

adoooooro roberta sá. pena que não se encontra o cd dela por aqui, ai o jeito é baixar mp3 mesmo!

18 de junho de 2007 às 15:14  
Anonymous Anônimo said...

Concordo em parte com a Juliana. Não acho RS excepcional mas é boa; escolhe bem repertório e, infelizmente, desaparece no palco. Pelo menos no Auditório Ibirapuera, um palco enorme onde - agravado pela produção paupérrima, - ficou constatada sua falta de brilho em cena.

18 de junho de 2007 às 16:53  
Anonymous Anônimo said...

Anos atrás, havia diversidade nas vozes das cantoras.
Ex: Bethânia apresentava um timbre diferente de tudo o que se ouvia até ali.
Gal vinha com um agudo cristalino e todo próprio.
Nana parecia deslizar nas ondas das canções com um timbre em tudo peculiar.
Zezé Mota gravou um disco memorável e se percebeu a personalidade de sua voz.
Elba Ramalho com aquela garganta rascante fez asceclas e detratores ao primeiro agudo.
Simone tinha um grave em tudo diferente da Bethania, por exemplo.
Alcione idem.
Tetê fez loucuras com um agudo que não se conhecia por aqui.
Marina Lima, sem ser A cantora, tinha uma personalidade vocal reconhecida em segundos no dial.
Hoje, praticamente todas as novas cantoras tem a MESMA voz (com o perdão do exagero). Ficam ali entre Marisa Monte e Gal Costa (sem a potência vocal da baiana, bem entendido; sem a inteligência vocal da carioca).
Soam tão parecidas que se fizessem um mix destas garotas, com certeza sairia UMA cantora do tipo PARA SEMPRE.
Gosto do Braseiro. Acho leve, sem compromisso, honesto. Espero que este novo tb tenha valor. Roberta canta direito, não incomoda e.......nada de novo.

18 de junho de 2007 às 17:24  
Anonymous Anônimo said...

Ai, Ai, Ai!!!!!!!!!

Que coisa LOUCA, como serão meus dias daqui pra frente? Estou em pãnico de alegria por tão boas notícias que só nosso querido MF sabe nos trazer
Venha Roberta, te conhcí bem de perto e sei que vc é PURO talento e ORIGINALIDADE- aos pertubados e reclamões de plantão só resta mesmo se conformar: ROBERTA tem sim suas influências, como TODAS, nada mais do que isso- que bom que ela tem BOAS.
Viva NOSSAS CANTORAS, AS MELHORES DO MUNDO!!!!!!

18 de junho de 2007 às 18:17  
Anonymous Anônimo said...

Não, Anônimo Ai Ai Ai. Nossas cantoras não são as melhores do mundo...longe disso. Amo inúmeras cantoras brasileiras mas jamais me atreveria a compará-las com as grandes cantoras americanas, por ex.
Bethânia (talvez a minha prferida)tem personalidade, carisma, é ótima cantora mas lhe faltam agudos e (ainda) técnica, embora tenha evoluído como poucas. Nana é maravilhosa pela sensibilidade, Roberta, motivo deste post, canta direitinho mas jamais chegará à Ella, Sarah, Billie, Dionne, apenas para citar algumas.
Excessões existem: Elis foi fenomenal. Extensão de voz, afinação, transitava à perfeição entre graves e agudos, sem perder a emoção. Não faria feio num dueto com uma Barbara Streisand. Cláudia poderia ter chegado ao nível das grandes cantoras do mundo; não quis ou não pôde. Eliseth foi um desbunde, uma voz segura e desde sempre madura. Poucas outras.
Nossas cantoras, no geral, têm um charme danado, têm brilho, mas não é a toa que não conseguem cruzar o oceano.
O resto são nossas paixões individuais.

18 de junho de 2007 às 19:12  
Anonymous Anônimo said...

é verdade: Gal Costa criou uma escola de canto no Brasil que é seguida por quase todas as cantoras surgidas posteriormente e que se tornou padrão unico após o estouro de quem melhor clonou a alma da Gal fatal dos seventies: marisa monte.
Diversidade por favor!!!
A Gal pós-tropical deu em Zizi Possi, Jussara Silveira, Ná Ozzeti, Vania Bastos.
A Gal Fatal deu em Marisa Monte, Vanessa da Mata e agora Roberta Sá.
Só a revista Veja parece nao ter visto isto!

18 de junho de 2007 às 19:13  
Anonymous Anônimo said...

olivia bygton escreveu um texto bacana sobre as novas cantoras em que denuncia essa cola do canto de gal costa.
será que essas mulheres nao tem outra cantora pra copiar nao?
fica realmente esse balaio de gal com marisa ad eternum...
não guento mais!

18 de junho de 2007 às 19:16  
Anonymous Anônimo said...

"...uma das mais importantes cantoras brasileiras da década."
sem hipérboles, por favor! a roberta tá só começando ainda...

18 de junho de 2007 às 19:22  
Anonymous Anônimo said...

Da safra nova considero a Roberta a melhor. Independente de timbres parecidos, demonstra que é uma grande cantora. Ao contrário de quem acha, eu já tive o prazer de assisti-la em um show no CCC e fiquei extasiado com seu carisma, simpatia e presença de palco. Sem essa de comparar, mas tem porte de Rainha(me faz lembrar Clara). E Clara e o samba são referências da Roberta desde os seus tempos de Programa FAMA, cuja "produtora de repertório" a induzia a fugir desta praia. Mas Roberta não se deixou levar e cantou maravilhosamente bem uma música de Paulinho da Viola (acho que Coração Leviano). Simplesmente linda, que continue abraçando o samba! Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Mauro, eu adoro "Cansei de esperar você", espero que ela faça como fez o Fundo de Quintal no já citado cd O Mapa da Mina, e convide para um contracanto a MARAVILHOSA DONA IVONE LARA!

PS2: Espero que a Roberta leia estas colunas (será que os artistas lêem?) e futuramente ela inclua nos seus discos aquele pout-pourri com o tema Alegria cantando Cartola e outros mestres. Ou que também regrave Senhora Rezadeira do lp No Pagode da Beth, de 79, ficaria lindo na voz da Roberta.Abs

18 de junho de 2007 às 21:14  
Anonymous Anônimo said...

Concordo (lamentando) com Etha.
Nada de novo no front. Há anos.

18 de junho de 2007 às 21:19  
Anonymous Anônimo said...

Até no RJ é difícil encontrar o Braseiro. Comprei o meu pela internet.

Flávio

18 de junho de 2007 às 21:51  
Anonymous Anônimo said...

Mano Freire disse...


Não queria entrar nesse angu de caroço que a galera insiste em ter sempre Gal como referência comparativa. Ora, sou fã de Gal, mas não a vejo hoje como a Gal de até Fantasia. Mas pra frente algumas coisas boas. Sei que hoje a Gal ainda bota pra arrebentar, mas se eu fossse mulher e quisesse ser cantora procurava não me inspirar em nenhuma. É muita pobreza querer ser Gal, Bethania, Marisa etc.. Por que nenhuma quer ser Joyce, Simone, Ângela Roro, Joana, Joelma(Calypso)? Imitação é coisa pra travestir. Que chatisse esse papo Gal Gal Gal...
Gal acaba de adotar uma criança e não té nem aí pra esse fanatismo barato. Fuiiii

18 de junho de 2007 às 22:39  
Blogger Unknown said...

Roberta é sim e sem dúvida nenhuma uma das MAIORES revelações da década sim. Pelo menos ninguém citou aqui a passagem dela pelo FAMA, o que já é uma grande vitoria para ela. Como diria o crítico da Época,Luís Giron, ela é o canto canônico de uma geração!

19 de junho de 2007 às 00:01  
Anonymous Anônimo said...

Quanta insanidade compara Roberta a Clara.

19 de junho de 2007 às 09:07  
Anonymous Anônimo said...

Até uma grande parte dos compositores compõe pensando no padrão Gal de traduzir seus acordes. Isso me foi dito por um importante compositor da Bahia, fartamente gravado por Bethania, para quem - segundo ele - é necessário desaprender a compor naquela métrica.
Não obstante, também me pergunto onde estão timbres diferentes dos que tem aparecido por aí? não se fabricam mais???
Espero que Roberta Sá se afirme como cantora de bom gosto e - VIVA!- bom nível. Seu primeiro CD é uma amostragem mas não fez feio. É uniforme, elegante e - VIVA DE NOVO! - não pretendeu reinventar a roda. Espero que tenha ido mais fundo neste.
Ah, neste caldeirão de cantoras galxmarisa, Roberta é a que mais me agrada.

19 de junho de 2007 às 09:43  
Anonymous Anônimo said...

Ai Ai Ai, 6:17...QUE VIDA BOA, NÃO??!!QUE DELÍCIA!
DEU PRA PERCEBER QUE VC CONTINUA NO BRASEIRO.
UUUIII!!!

19 de junho de 2007 às 10:08  
Anonymous Anônimo said...

O Mauro tem tesão pela Roberta Sá. Ela podia arrotar que ele acharia lindo. Tudo bem, faz parte.

19 de junho de 2007 às 11:30  
Anonymous Anônimo said...

Fazer o que? Algumas nasceram para estrela, outras para planeta.

Gal é um Sol em torno do qual giram alguns planetas. Ninguém deveria se surpreender com isso.

Liszt foi um sol que influenciou os pianistas do século XIX/começo do XX. Tom Jobim teve o mesmo papel entre diversos músicos brasileiros dos últimos 50 anos.

Deixa rolar...

19 de junho de 2007 às 11:41  
Anonymous Anônimo said...

oi!
achei tão interessante essa discussão sobre cantoras/vozes/influências/
imitações...a partir da crítica do Mauro ao novo cd da Roberta.
Fundamental hoje em dia, acima das comparações, é observar a inteligência do cantor construindo a sua música. O encontro tão difícil entre a voz e o contexto. é isso o que vejo na Roberta, uma voz que faz bem, escolhendo o que cantar a partir dela mesma...assuntos completamente diferentes de Gal, de Marisa...
tô esperando o cd também!!!!!!

19 de junho de 2007 às 11:54  
Anonymous Anônimo said...

Roberta Sá é uma cantora extremamente correta: canta bem, tem uma voz bonita, agradável, sabe escolher repertório que lhe cai bem. Ela não apresenta absolutamente nada de novo, diferente. Mas faz um trabalho muito bonito.

Agora, não vejo nada de espetacular, de tão especial nela. É uma cantora "insonsa" em palco.
Se é para comparar com as de sua geração, há outras q eu gosto mais. Contoras que têm vigor e força na interpretação.

Mas de qq forma, curto o trabalho da Roberta. Ela faz um trabalho honesto e agradável de se ouvir.

19 de junho de 2007 às 12:33  
Blogger Erico Baymma said...

O maior problema que temos na música é preservar velhos comportamentos de escolher "divas". Já se sabe que este mar já não tem peixe e os salmões que pulam da pororoca - na luta de sub-existência da indústria musical, seja pelo contrato, seja pela independência - têm-se revelado em ótimas cantoras como Mônica Salmaso, Fabiana Cozza, Anna Luiza, Ana Luisa, Maryana Baltar, Maryana Aydar, Eleonora Falcone, entre outras tantas - incluindo Maria Rita (que fugiu do pedestal, ainda bem!), que fazem com que tudo se confirme na pluralidade e extinção dos mitos. O título do CD da Roberta é ótimo e traduz muito do que estamos vivendo, mas reluz tanto quanto os outros trabalhos, sem que essa observação diminua o valor desse novo trabalho tão esperado.
Talvez o próprio comportamento "independente" e com "certa identidade artística", dos artistas em geral, agora venham a ser explorados em uma linguagem mais criativa.
Abraços e parabéns pelo Blog.

19 de junho de 2007 às 13:49  
Anonymous Anônimo said...

Cópia discarada de Marisa Monte ....

* os mesmos amiguinhos de sempre
* sons modernos + sambas das antigas
* títulos pomposos no cd
* voz limpa
* dona da própria óbria
* péssima presença de palco


e depois o agente pede para que ela não cite Marisa Monte nas entrevistas para não ter comparações . Precisa ?

19 de junho de 2007 às 15:51  
Anonymous Anônimo said...

APLAUSOS 3:51.

19 de junho de 2007 às 16:41  
Blogger Jorge Reis said...

Fiquei curioso, gostei muito de "braseiro", era novo, tinha frescor e jovialidade, um excelente primeiro ou segundo disco de estréia...
Meu maior choque foi descobrir qua não era da fabrica de biscoitos carioca.
É justo que todo artista se inspire em seus ídolos o que não significa copiá-los...
Assim como também é justo reconhecer que Gal Costa criou uma escola de cantoras sem grande extensão vocal, não adianta no Brasil não rola, depois de Elis ficou difícil...
Ficamos mesmo é com o dim dom dom, quem quiser ouvir vozeirão que ouça as estrangeiras, no céu brasileiro não existe lugar para estas estrelas...
E quando aparecem e surgem logo um covil de fãs desta ou daquela cantora sem técnica vocal ou impírica para dizer que ~elas não tem luz propria, carisma, etc...
Resta-nos saber o que queremos ?
O novo de qualidade ou permanecer estagnados com as águas de março que já fecharam muitos verões...
Roberta é Ótima !!!!!!!!!!

19 de junho de 2007 às 19:39  
Anonymous Anônimo said...

Qual é o problema de ela ter a voz que "lembra" a Marisa Monte em alguns momentos? O que importa é que ela é uma grata surpresa e mesmo que ainda não tenha total domínio do palco, até mesmo porque isso se adquire com o tempo e não em menos de 2 anos, ela veio pra ficar e marcar uma era entre as cantoras que têm resgatado o bom repertório do samba.
A título de registro, se ela tanto copia a Marisa Monte e é influenciada por todo mundo, como se explica o fato de Marisa Monte ter feito um album de samba após "Braseiro"? Rodrigo Maranhão ganhou "status" a partir de quem?
Casa pré-fabricada foi gravada por Maria Rita depois porque? Falando dessa cantora ainda, estranho ela ter um projeto pra gravar o próximo trabalho voltado para o samba! Bom, poderia continuar a citar as milhares de influências que a Roberta sofreu...Pelo amor, antes de criticarem sem embasamento, procurem por informações antes. Só lamento a vida de quem faz pouco caso da grande e revigorante ROBERTA SÁ!

19 de junho de 2007 às 22:30  
Anonymous Anônimo said...

Aplausos 3:51 (2)

Como é fácil agradar esse povo! Basta copiar MM e pronto. É a cantora pré-fabricada das Organizações Tabajara.

20 de junho de 2007 às 01:19  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, esse "Aplausos 3:51" é tão engraçado. Cada comentário! Cada um mais nonsense que o outro. Primeiro deveria analisar corretamente a trajetória das intérpretes antes de fazer comentários infelizes e jocosos. Só lamento sua vida!

20 de junho de 2007 às 10:33  
Blogger Unknown said...

Roberta é GRANDE! Roberta conquistou cada ouvidinho que hoje está ansioso pra ouvir esse novo trabalho. E no dia que Maria Monte escolher seu repertório tão bem quanto Roberta Sá aí sim ela entrará num novo patamar. Afinal cantar "Passe em casa, to te esperando to te esperando" é o fim.
Muitos VIVAS a Roberta Sá!

20 de junho de 2007 às 11:27  
Anonymous Anônimo said...

O outro insinua que Marisa Monte gravou um cd de samba influenciada pelo "Braseiro".
Foi piada?
Marisa Monte entende de samba desde que nasceu, seu pai era diretor da Portela, ela gravou samba em TODOS os seus discos e pelo seu selo lançou obras primas do samba, como os discos do Argemiro e o da Velha Guarda da Portela.
Vá se informar meu chapa ou então melhora nas piadas. :>)

Jose Henrique

20 de junho de 2007 às 14:55  
Anonymous Anônimo said...

Roberta Sá está fazendo um grande trabalho e influencia sim outras grandes cantoras como Maria Rita, Marisa Monte e Beth Carvalho, que estão gravando samba só por causa dela.

20 de junho de 2007 às 15:35  
Anonymous Anônimo said...

Bom, se as pessoas não sabem interpretar o que esta escrito é porque são vítimas da mal sistema de ensino brasileiro e que gera milhares de analfabetos funcionais. Disse que Roberta gravou PRIMEIRO o álbum "Braseiro", ou seja, ANTES de Marisa Monte dedicar UM TRABALHO INTEIRO ao gênero. Sem querer fazer alusão ao passado "renegado" de Roberta, ela demonstrou sua vocação para o genêro dentro do programa FAMA, basta ver as músicas que ela interpretou. Em tempo, ela também teve uma infância cercada por músicos admiradores de MPB. Bom, o que importa no fim das contas é que quer queira, quer não, Roberta é polêmica sem querer...rs..Vejam só a repercussão no blog do Mauro!

20 de junho de 2007 às 15:56  
Anonymous Anônimo said...

Rende pela babação do Mauro.

20 de junho de 2007 às 16:23  
Anonymous Anônimo said...

O analfabeto musical agora coloca a culpa nos analfabetos funcionais(nao visto a carapuça) pra desdizer o que disse.
Se vc se arrependeu da besteira que disse, pede para o Mauro apagar teu comentário, cara.
Acho que ele apaga. hehehhe
Quanto a Roberta Sá render muitos comentários, concordo com o anônimo das 4:23
Gerou muitos posts pelo excesso de elogios do Mauro, deve ter mais posts reclamando disso do que elogiando a moça, que nem acho má cantora, só não é esse balaio todo, até porque cópia nunca é melhor que a original.

Jose Henrique

20 de junho de 2007 às 18:14  
Anonymous Anônimo said...

"Roberta Sá está fazendo um grande trabalho e influencia sim outras grandes cantoras como Maria Rita, Marisa Monte e Beth Carvalho, que estão gravando samba só por causa dela."

Depois eu sou taxado como insano. Não vou nem perder tempo em responder, principalmente pela Beth. Abs e tome um gardenal amigo,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

20 de junho de 2007 às 20:54  
Anonymous Anônimo said...

Entre Roberta e Beth cantando samba, so sorry, Marcelo, mas a primeira dá de 1000. Beth é monocórdia demais (e pior: há décadas).
Abraço.

20 de junho de 2007 às 22:12  
Anonymous Anônimo said...

Bom, você pode até não querer vestir a carapuça, pois não DEVE ter entendido o cunho do comentário anterior. ROBERTA SÁ é uma cantora refinada, diferenciada e que não precisou de NELSON's MOTTA's da vida pra subir na carreira. Deixem ela em paz, se não gostam do estilo dela problema de vocês. Mas não tiro uma só palavra da crítica do Mauro, que por sinal só vem a reafirmar a GRANDEZA de um novo e extraordinário trabalho!
P.S.: Em tempo, sou tão alienado musicalmente que não citei as "influências" que Roberta "sofreu"...Pelo amor, aprendam a interpretar e analisar o que os outros dizem primeiro antes de tirar conclusões "distorcidas", para não falar o mínimo!

20 de junho de 2007 às 23:38  
Blogger Moisés Westphalen said...

Roberta não influencia ninguém, mas se copia Marisa Monte, estranho, em um CD superou todos da copiada.

21 de junho de 2007 às 01:09  
Anonymous Anônimo said...

Pedro Luis e Roberta são namorados.
Falando em Pedro, ele e Chico Cesar participam no novo album da Eliana Printes. Eliana é muito mais cantora que Roberta, já lançou o cd e o Mauro não fala nada.

21 de junho de 2007 às 07:01  
Anonymous Anônimo said...

Não dá pra comparar a influência de Nelson Motta com Pedro Luís!

21 de junho de 2007 às 08:31  
Anonymous Anônimo said...

Um fã da Roberta Sá diz que Marisa Monte fez e Maria Rita vai fazer um disco de samba por causa dela, outro fã diz que ela canta samba melhor do que Beth Carvalho e o outro diz que o único cd dela é melhor do que todos da Marisa Monte.
Alguém poderia me dizer se a Roberta Sá anda fazendo shows em hospícios e circos?
Só pode ser isso. :>)

Jose Henrique

21 de junho de 2007 às 14:28  
Anonymous Anônimo said...

Aplausos pra vc José Henrique! Disse tudo mano.

21 de junho de 2007 às 15:12  
Anonymous Anônimo said...

Novamente volto a mencionar que deve haver vários ANALFABETOS FUNCIONAIS que não conseguem interpretar textos...

Para quem não entendeu o que foi escrito, Roberta Sá gravou primeiro Casa pré-fabricada e a Maria Rita incluiu no álbum "Segundo" depois.

Outra coisa, Roberta baseou "Braseiro" em samba e a Maria Rita, muito suspeitamente, pretende gravar seu próximo trabalho calcada no mesmo gênero.

Não fui eu quem mencionou a respeito do Segundo álbum de Roberta, devemos lembrar que existiu "Sambas e Bossas" antes, ser melhor que o de Marisa, mas que Marisa já fez coisas melhores ela já fez, independente disso ela continua sendo uma grande cantora!

21 de junho de 2007 às 15:41  
Anonymous Anônimo said...

3:41 e qto a questão dela influenciar Beth Carvalho? Pirou cara?

21 de junho de 2007 às 16:20  
Anonymous Anônimo said...

Eu também não comentei a respeito da Beth Carvalho, mas a considero uma hors concour do samba! O que citei foi o fato da Maria Rita, que aliás, diga-se de passagem, é muita "coincidência". Quanto a Beth, discordo do que foi escrito!

21 de junho de 2007 às 16:37  
Anonymous Anônimo said...

Menino, tô bege!
Roberta provocando todo este alvoroço?
Ela parece tão na dela...toda limpinha, saída do banho. Quanto aos robertetes...ulalá!!!
De minha parte fiquei ansiosa pelo lançamento pq o aroma de Roberta Sá me faz muito bem às narinas.

21 de junho de 2007 às 16:44  
Blogger J said...

O disco de Samba de ROBERTA é diferente do disco de samba de MARISA... não há como comparar, são discos com propostas muito diferentes...o primeiro é tradicional, "regional" e paulista, bem cuidado e, de certa forma, jovial. O de MARISA tem um "pé no mundo" é mais cosmopolita, fruto de um trabalho de pesquisa (que Marisa já vem fazendo, desde de 89, no seu primeiro disco) e trazendo um ineditismo unido ao lado autoral, traz um som que soa como “novo” (mesmo não sendo!), amadurecido, coeso...e outra coisa, não adianta negar, espenear, puxar os cabelos... MARISA MONTE influenciou (e influencia!) muita gente, e ROBERTA foi uma delas! Isso é fato! Não há como negar!

E q mal há em admitir isso? Pq as pessoas insistem em desmerecer UMA para favorecer a OUTRA?
Parece dor de cotovelo pessoal, incômodo com algo...coisa feia! Rsss

ROBERTA é uma cantora que está seguindo uma trilha de qualidade, honestamente, refinada e cravando seu nome na MPB, difinitivamente...

MARISA já é o que é, uma GRANDE CANTORA, talentosa, dona de uma voz singular, inteligente e dona de suas escolhas ( faz o que faz, fez que o fez; e ainda fará, pq quer, por vontade própria, porque também é honesta com a sua arte, pq vê beleza e sentido para cantar o que canta, seja um samba seu, seja um samba de Paulinho da Viola - seja um pop condensado do TIM MAIA ou uma canção simples e despretensiosa sua, com os Tribalistas), gostem ou não, isso é outra questão!

E viva Roberta Sá...e Marisa Monte tbm!

21 de junho de 2007 às 23:21  
Blogger J said...

PASSANDO A LIMPO (rsss):

O disco de Samba de ROBERTA é diferente do disco de samba de MARISA... não há como comparar, são discos com propostas muito diferentes...o primeiro é tradicional, "regional" e paulista, bem cuidado e, de certa forma, jovial. O de MARISA tem um "pé no mundo" é mais cosmopolita, fruto de um trabalho de pesquisa (que Marisa já vem fazendo, desde 89, no seu primeiro disco) e trazendo um ineditismo unido ao lado autoral, traz um som que soa como “novo” (mesmo não sendo!), amadurecido, coeso...e outra coisa, não adianta negar, espernear, puxar os cabelos... MARISA MONTE influenciou (e influencia!) muita gente, e ROBERTA foi uma delas! Isso é fato! Não há como negar!

E q mal há em admitir isso? Pq as pessoas insistem em desmerecer UMA para favorecer a OUTRA?
Parece dor de cotovelo pessoal, incômodo com algo...coisa feia! Rsss

ROBERTA é uma cantora que está seguindo uma trilha de qualidade, honestamente, refinada e cravando seu nome na MPB, definitivamente...

MARISA já é o que é, uma GRANDE CANTORA, talentosa, dona de uma voz singular, inteligente e dona de suas escolhas ( faz o que faz, fez que o fez; e ainda fará, pq quer, por vontade própria, porque também é honesta com a sua arte, pq vê beleza e sentido para cantar o que canta, seja um samba seu, seja um samba de Paulinho da Viola - seja um pop condensado do TIM MAIA ou uma canção simples e despretensiosa sua, com os Tribalistas), gostem ou não, isso é outra questão!

E viva Roberta Sá...e Marisa Monte tbm!

21 de junho de 2007 às 23:24  
Anonymous Anônimo said...

Perguntada ao 21 anos quando entrou no FAMA sobre seus cantores preferidos , Roberta Sá revelou : Ed Motta e Marisa Monte .

E sobre Eliana Printes. Só a dizer que é a maior !

22 de junho de 2007 às 07:32  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns Jouber.
Até que enfim um comentário inteligente e fundamentado. Sem ataques desnecessários!

22 de junho de 2007 às 13:59  
Anonymous Anônimo said...

tenho a impressão que este post é recordista de comentários no blog.
espero que roberta tome conhecimento disso.
roberta é séria, elegante, canta bonito. tem graça e carisma.

22 de junho de 2007 às 16:21  
Anonymous Anônimo said...

O problema é que essa postagem não é sobre Roberta especialmente. Ninguém notou que o papo sobre Beth Carvalho era pura brincadeira? Ahn... tem neguinho aqui se levando muito a sério :0)

22 de junho de 2007 às 16:33  
Anonymous Anônimo said...

Viva Roberta Sá! A voz mais bonita da nova geração!!!

22 de junho de 2007 às 17:40  
Anonymous Anônimo said...

Para acabar de vez com a pseudo-polêmica, segue foto da matéria publica no Jornal do Brasil em que Roberta Sá entrevista Marisa Monte!
http://ee.jornaldobrasil.com.br/reader/?ed=773&ca=7&num=32

23 de junho de 2007 às 09:10  
Anonymous Anônimo said...

Bem, já que essa postagem foi a mais comentada do Blog, vamos indicar Roberta Sá para o prêmio melhor cantora de 2007. As outras indicadas do primeiro semestre serão Leila Maria e Vanessa da Mata

23 de junho de 2007 às 17:28  
Anonymous Anônimo said...

É gente, vou pontuar algumas coisas:
-Pelo fato de eu ser mto fã, acho Marisa insuperável!;
-Como a própria prima diz, Marisa é "Infinita, sensível, linda!";
-Nelson Motta ajudou, mas Marisa chegou aonde chegou, atingiu o sucesso por méritos próprios;
-Vale ressaltar que Marisa nasceu praticamente no berço do samba carioca;
-Na minha humilde opinião, todo esse aumento no número de comentários se dá pelo fato da Marisa ter sido incluída nesse debate pra ver quem é a melhor cantora;
-Adoreeeeeeiii os comentários do José Henrique. Ao contrário de mts outros, ele pelo menos procura pesquisar um pouco da vida da Marisa Monte;
-Já pude ouvir algumas músicas do primeiro trabalho da Roberta e gostei! Tem uma bela voz! Espero ouvir logo esse novo trabalho;
- Finalizando, com relação a questão de ser original ou não ser original, a própria Roberta já se declarou uma grande admiradora do trabalho da Marisa. Ela agora precisa só vai precisar mostrar personalidade, pra poder evitar novas comparações.

Bem pessoal, por enquanto é só. Parabéns a Roberta, parabéns ao Mauro e VIVA A MARISA MONTEEE!!! Isa

25 de junho de 2007 às 01:10  
Anonymous Anônimo said...

Não consegui ler tudo porque a discussão ficou meio cansativa quando começaram as comparações..

Eu não vejo a Roberta Sá como uma cópia ou que é inferior às outras cantoras, porque sempre q ouço suas canções sinto uma felicidade tremenda, dá vontade de dançar, dá vontade de cantar junto e colocar o som lá no último..

Acho q ela tem um timbre muito agradável e sabe escolher bem seu repertório.. Tem cativado um público de bom gosto e não acredito q tenha pretensão de tomar lugar de ninguém, mas de somar em um time de excelentes cantoras brasileiras.

Detesto comparações, mas ao menos as pessoas a têm comparado com outras grandes cantoras, sinal de que ela promete e ainda vai trazer muita alegria para seus fãs.

Valeu pela resenha, esse cd já era pra ter saído ontem!!

26 de junho de 2007 às 19:47  
Anonymous Anônimo said...

Fernanda, concordo com todas as coisas que você disse. Não vejo Roberta como uma "ameaça" a ninguém, apenas como um trabalho honesto, agradável, promissor e longíquo!

27 de junho de 2007 às 08:12  
Blogger Flávia C. said...

Mauro, afinal, quando é que sai o disco?
Procurei pelo vasto mundo virtual e não encontrei lhufas. Só você fala(ou) do disco.
A Roberta é tudo de bom, então que venha logo! :-))

Aproveitando o ensejo, gosto muito do seu blog!

Flávia
www.fotolog.com/ambar_eletrico

19 de julho de 2007 às 09:01  
Anonymous Anônimo said...

Acabei de ouvir, e é realmente maravilhoso, um Cd leve e maravilhoso ... eu não conhecia a cantora, ouvi o Cd numa loja e comprei na hora ... encantou !

10 de agosto de 2007 às 10:37  
Blogger Unknown said...

leia noticia sobre roberta sa no meu blog (www.omitonacaverna.blogspot.com)

11 de setembro de 2007 às 14:40  
Blogger Unknown said...

acho que vc é ujma otima pessoas para torcar leitura, ja que e´eum jornalista especialista no assunto musica

11 de setembro de 2007 às 14:40  

Postar um comentário

<< Home