9 de junho de 2007

'Discoteca MTV' lembra tom legionário de 'Dois'

Resenha de programa de TV
Título: Discoteca MTV - Dois (Legião Urbana, 1986)

Exibição: MTV
Data: 8 de junho de 2007
Cotação: * * *

"Dois é o disco que firmou a estética da Legião Urbana", resumiu Mayrton Bahia, o produtor do álbum enfocado no oitavo episódio da série Discoteca MTV. Com seu tom mais introspectivo, Dois ampliou a legião de fãs do grupo de Renato Russo (1960 - 1996), que apareceu falando deste trabalho em depoimentos extraídos de entrevista concedida à MTV em maio de 1994. "O segundo disco é onde vai ser ratificado se você está pronto para seguir em frente ou não...", ressaltou o guitarrista Dado Villa-Lobos no programa.

A Legião seguiu em frente. E entrou em estúdio para gravar Dois com poucas músicas novas já prontas para o que - inicialmente - seria um álbum duplo. "A gravadora (a EMI) queria que a gente repetisse o primeiro disco", confidenciaria Renato em 1994. Mal sabia a companhia que o LP Dois elevaria o patamar de vendas da Legião Urbana para perto da casa do milhão de cópias. "Este disco é carregado de energias indecifráveis", ponderou corajosamente o baterista do grupo, Marcelo Bonfá, sem medo de entrar no terreno do inexplicável para justificar o sucesso de um trabalho que deu início à religião urbana e ao culto à banda. "Ele é atemporal e fala direto para as pessoas", explicou Dado de forma mais direta. "É o melhor disco da Legião!!!", sentenciou Japinha, do grupo CPM 22.

Imagens de arquivo do baixista Renato Negretti foram mostradas a todo momento pelo programa, mas ninguém tocou no nome do músico que acabaria expulso da Legião por Renato Russo. O que foi lembrado foi a influência do grupo The Smiths no arranjo de Tempo Perdido. A dificuldade de gravar Andrea Doria, faixa cheia de ambiências. E também a estética Joy Division da capa do disco. Conterrâneo (e contemporâneo) dos músicos da Legião Urbana, Dinho Ouro Preto contou que, ao escutar o álbum, se deteve em Índios, faixa que calcula ter ouvido "umas 50 vezes". Enfim, um bom programa que, contudo, não conseguiu dimensionar toda a importância de Dois no culto ao mais importante grupo de rock do Brasil. Por tudo que ainda simboliza, Dois merece até um livro.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

grupo mais importante do Brasil, Mauro? e Mutantes?

9 de junho de 2007 às 13:35  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
vc sabe me dizer se essa série da MTV sairá em DVD?
Abs,
Felipe.

9 de junho de 2007 às 22:18  
Anonymous Anônimo said...

Até gostei da resenha Mauro mais dizer que a Legião Urbana é a banda de rock mais importante do Brasil ?!
E os Mutantes, Novos Baianos , Barão Vermelho, Sepultura e Os Paralamas do Sucesso ?

Aquele abraço , Diogo !

10 de junho de 2007 às 07:26  
Anonymous Anônimo said...

Não gosto das músicas da Legião, menos ainda das interpretações do Renato, mas percebo que uma banda de personalidade como esta faz falta no cenário atual.

10 de junho de 2007 às 14:27  
Anonymous Anônimo said...

Belo disco, gosto da banda,Renato Russo e a Legião tinham uma ideologia, palavra que é quase motivo de chacota hoje em dia.
Como disse a Theda era uma banda com personalidade.

Jose Henrique

10 de junho de 2007 às 18:09  

Postar um comentário

<< Home