4 de junho de 2007

Canções rock'n'roll da velha esquina de Minas

Resenha de CD / DVD
Título: 14 Bis ao Vivo
Artista: 14 Bis
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * * *

Antes da abertura do mercado nacional para o rock brasileiro, a partir do verão de 1982 (o da Blitz), houve o vôo do 14 Bis. Formado em 1979, no embalo da abertura do Clube da Esquina, ocorrida sete anos antes, o grupo misturou referências de Beatles e de rock progressivo para fazer um som pop. O DVD 14 Bis ao Vivo dá um rasante na trajetória do grupo, que atravessou a década de 80 a bordo do sucesso - até ser jogado à margem do mercado do disco.

14 Bis ao Vivo é do tipo de registro de show que reitera valores em roteiro pontuado por hits. São as velhas canções que trazem embutido nelas o espírito do rock'n'roll (Linda Juventude, Planeta Sonho, Todo Azul do Mar, Natural, Bola de Meia, Bola de Gude). Como se ainda estivesse naquele momento onírico, o grupo pega a rota do passado e faz um vôo (nostálgico) que agrega à tripulação Beto Guedes (tímido como sempre em Caçador de mim) e Marcus Viana (em Mesmo de Brincadeira e nos temas 14 Bis Instrumental I e II). Cordas orquestradas por maestros como Eduardo Souto Neto e Ringo de Moraes valorizam músicas como Nave de Prata.

Integrante da tripulação original, Flávio Venturini foi ao estúdio gravar com os colegas de seu ex-grupo (entre eles, o seu irmão Cláudio Venturini) as músicas Uma Velha Canção Rock'n'Roll e Planeta Sonho. Esta conta também com a adesão (igualmente de estúdio) do conterrâneo Rogério Flausino, que, a rigor, pouco ou nada acrescenta ao tema - ainda que sua participação simbolize a interação entre diferentes esquinas mineiras. Enfim, é um DVD convencional que se justifica por ser o primeiro do grupo em 28 anos. Já o CD ao vivo editado simultaneamente é dispensável por patinar na triavilidade de produtos do gênero. E aí, vai embarcar?

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

embarcaria se tivesse grana porque essa turma precisa ser mais valorizada. a música deles é simples e bonita.

4 de junho de 2007 às 17:34  
Anonymous Anônimo said...

Esse é o tipo de DVD que vale a pena o registro. É certo que o grupo perdeu com a saída de Flavio Venturini mas continua com um ótimo som e até bem moderno para os nossos dias !

Só tem hits : Linda Juventude,Todo Azul do Mar, Bola de Meia, Bola de Gude e Caçador de Mim ! E também achei legal os convidados. Embarcar é uma boa idéia, rsrsrs

Desejo muito fôlego aos mineiros !
Um abraço , Diogo !

5 de junho de 2007 às 06:49  
Anonymous Anônimo said...

Diogo,

Tudo bem. O som deles é maneiro para caramba. Gosto deles à beça.

Mas será que eles não tem nada, nada novo para cantar? Nem uma música sequer?

Em qualquer caso, é um ótimo DVD para se ter em casa.

abração,
Denilson

5 de junho de 2007 às 09:28  
Anonymous Anônimo said...

É difícil a essa altura do campeonato o 14 Bis sair com algo novo. Eles estão navegando pelos sucessos justamente pq como disse o Mauro, foram colocados a margem da indústria do disco.
A Fera da indústria preferiu apostar na fabricação de grandes vendas e não em artistas. Deu no que deu. Agora os grandes artistas vivem no ostracismo e na nostalgia sem produzir algo novo, e os novos estam procurando a produção independente, e as grandes gravadoras acabaram.

5 de junho de 2007 às 16:27  
Blogger Arte Vital said...

É Mauro, sensibilidade para sacar o que muita gente não saca. O 14 Bis e a música mineira são isso aí.

Vida longa, brother!

5 de junho de 2007 às 20:33  
Anonymous Anônimo said...

14 bis é a melhor banda do brasil de todos os tempos.........

6 de junho de 2007 às 12:43  

Postar um comentário

<< Home