13 de junho de 2007

As velhas emoções de um 'Rei' falante e maroto

Resenha de show
Título: Roberto Carlos
Artista: Roberto Carlos (em foto de Mauro Ferreira)
Local: Canecão (RJ)
Data: 12 de junho de 2007
Cotação: * * *

"Eu pensei que ninguém ia notar", confessou Roberto Carlos, com ar maroto, após ser aplaudido pela platéia ao cantar pela segunda vez o verso "Se o bem e o mal existem" na música É Preciso Saber Viver. Sim, cada vez mais liberto das manias do T.O.C., o velho Rei esteve maroto, falante e muito bem-humorado na estréia do show que marcou sua volta ao Canecão, depois de 15 anos sem pisar no palco da quarentona cervejaria carioca em que estreou em 1970.

"Fiquei tanto sem vir ao Canecão que eles até pensaram que eu não vinha mais. Encontrei tudo marrom. Ainda bem que eu melhorei", disse o cantor, fazendo piada de suas próprias superstições. É, foi um Roberto renovado que pisou na palco mais importante de sua trajetória - e ele ressaltou isso numerosas vezes em textos ditos ao longo do enxuto show ("Aqui eu me vesti de palhaço e rasguei meu coração") - para reviver as velhas emoções que sua fiel platéia de súditos encara como se fossem novas. Platéia, também ela, velha.

O show Roberto Carlos não é exatamente novo. Mas, nele, o Rei encara as músicas que vinha evitando nos anos em que se deixou dominar pelo T.O.C. - o transtorno obsessivo compulsivo do qual vem se tratando. Tem Ilegal, Imoral ou Engorda - ótimo número que ganha uma pulsação quase de funk pelo sexteto de sopros da banda. Tem Negro Gato, o tema da Jovem Guarda que somente a partir do ano passado passou a figurar novamente no roteiro dos shows do Rei. Mas tem também os números de sempre, todos já obrigatórios. Caso de Emoções, que abre o show com o mesmo arranjo de big-band clonado da gravação original de 1982. Caso também de Detalhes, o número em que o cantor se acompanha ao violão. Roberto não toca muito bem, mas quem vai se importar??!

Roberto Carlos está, de fato, mais solto. Mas nem por isso menos preso às suas convenções. Em Outra Vez, outro número infalível, tudo parece milimetricamente calculado: o suspiro, os olhares, as entonações... A luz já até acende para que o público cante o verso final da canção de Isolda com seu mais ilustre intérprete. Menos obrigatório, mas sempre bem-vindo, é Além do Horizonte, último suspiro soul da obra do artista. Que, claro, reviveu - nostálgico - a época da Jovem Guarda, reafirmou seu amor por Maria Rita e, no fim, antes de encerrar com o gospel Jesus Cristo, enfileirou os hits de sua "fase motel" (Proposta, Seu Corpo, Os seus Botões, Café da Manhã e Cavalgada) para relembrar que o Rei é de carne e osso...

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

fico feliz que Roberto tenha assumido a doença para seu público e hoje, curado, faça até piada dela. Isso é que ser superior.

13 de junho de 2007 às 01:28  
Anonymous Anônimo said...

Quase nunca se comenta, mas Roberto é um dos nossos maiores cantores. Nunca vi nem ouvi Roberto desafinar, sair do tom...acompanhou o grande Cauby em Conceição no mesmo tom do intérprete e mandou muito bem. Ainda bem que tem uma fase ótima em seu repertório, fase pela qual, deverá ser lembrado com carinho por gerações futuras, se Deus quiser.

13 de junho de 2007 às 02:10  
Anonymous Anônimo said...

' Roberto está na minha vida, na minha música , no meu coração ... '

Faço minhas as palavras de Maria Bethânia (em entrevista ao Fantástico, 2000 ).

Mais e mais sucesso ao rei !
Abraços , Diogo Santos

13 de junho de 2007 às 06:24  
Anonymous Anônimo said...

Eu adoro as músicas do Roberto, mas concordo quando alguns criticam o Rei que fica nesta estratégia errônea de marketin. Vai compor meu filho! Ao invés de ficar se remoendo, chorando pelos camtos, nós fãs queremos te ver inspirado e produtivo como sempre foi a sua carreira. Projetos insossos tem marcado a carreira do Roberto que não produz nada de inédito e bom desde o início dos anos 90.

13 de junho de 2007 às 08:22  
Anonymous Anônimo said...

Em nosso país felizmente isento do peso de uma aristocracia - pelo menos a oficial - é indiscutível o valor das cabeças coroadas espontaneamente pelos concidadãos. E aí estão eles, coroados, reverenciados, consagrados e na ativa: Roberto Carlos e Maria Bethânia. A corte da MPB, esta jóia tapuia que o mundo inteiro reconhece e reverencia.

13 de junho de 2007 às 09:24  
Anonymous Anônimo said...

Há 20 anos Roberto faz o mesmo show !

13 de junho de 2007 às 10:09  
Anonymous Anônimo said...

ALGUÉM TÁ SABENDO DO SHOW DE LANÇAMENTO DO DISCO EM HOMENAGEM À MAYSA ?

13 de junho de 2007 às 12:58  
Anonymous Anônimo said...

E por falar no disco em homenagem à Maysa, Mauro não vai comentá-lo?

13 de junho de 2007 às 14:19  
Anonymous Anônimo said...

Roberto pode até não desafinar, mas a voz dele é horrivelmente fanhosa, sem contar que a interpretação dele é o supra sumo da cafonália. Só se salva pq até cerca de 25 anos atrás fazia (FAZIA, não faz mais) umas músicas bonitinhas.

13 de junho de 2007 às 18:34  
Anonymous Anônimo said...

Roberto Carlos, o maior cantor do país, tem um CARISMA e uma empatia com a platéia sem paralelo nos palcos tupiniquins.
O resto é gosto pessoal.
Poucos compositores têm uma infinidade de músicas com a qualidade de tantas que o Brasil inteiro canta há décadas.
Palmas pro Robertão!

14 de junho de 2007 às 09:28  
Anonymous Anônimo said...

RC é um grande cantor, sem dúvida. Poucos como ele na ativa (algum???).

A maior parte de suas canções está na boca e no coração do Brasil desde a Jovem Guarda.
Os artistas que a 'inteligenzia' aplaude, o reverenciam sempre que têm oportunidade. De João Gilberto a Maria Bethania, passando por Caetano, Chico, Milton e toda a fauna.
E - mais engraçado - toda vez que alguém tá precisando de uma graninha extra ou nova exposição na mídia, resolve fazer uma 'homenagem' a Roberto Carlos e grava suas músicas. Até a poderosa MBethânia resolveu 'homenageá-lo' e - coincidência! - voltou às paradas que não frequentava há tempos.
Para não morrer no ostracismo, vira e mexe, a galera de senhores e senhoras da J.G. resolve 'homenagear' o movimento liderado pelo cara que, de sua parte, não precisaria sequer voltar ao assunto.
Apesar dsso, sempre que os 'cabeças' falam em MPB, ignoram sua figura mais exponencial, vai entender. Muito engraçado...

Mas, pensando bem, alguém não já determinou que não se deve levar este país a sério?!

14 de junho de 2007 às 10:59  
Anonymous Anônimo said...

quaquaquá, tb morro de rir com essa gente que na virada da serra resolve "homenagear" $$$ o Roberto.
Concordo que muitas vezes o rei senta no trono e repete arranjos manjados e repetitivos mas NINGUÉM canta suas canções como ele.
Detalhes, por ex. Gal já tentou, Bethania idem, Erasmo sempre, ninguém chega aos pés do coroa. Onde ele bota a boca, so sorry, sai de baixo.

14 de junho de 2007 às 16:25  
Anonymous Anônimo said...

taí, gostei de vários comentários aqui.
assisti a um único show de roberto; tenho poucos cds dele; acho que com frequência ele se plagia a si próprio e patina na mesmice.
nada disso contudo, lhe tira o mérito de ser um dos maiores artistas de música popular deste século. tem várias canções lindíssimas, inspiradíssimas, emocionantes e eternas. está inteiramente atado ao inconsciente coletivo do país e é raríssimo alguém que já não tenha curtido alguma coisa de sua lavra (preconceituosos a parte).
em são paulo, a rádio que se auto intitula especializada em mpb não o toca por não considerá-lo mpb - seja lá o que isso for (mas não é música POPULAR brasileira?)
o cantor roberto carlos tal qual bethania, aqui citada, está cada vez melhor, sua voz redonda e verdadeira.
não pensem que o considero injustiçado. em mais de quarenta anos de carreira, o público, que é o que verdadeiramente interessa ao artista, o aplaude, o credencia e o mantem acima do bem e do mal.
e as pessoas que verdadeiramente fazem arte por aqui, reconhecem e louvam seu talento raro.
acho que está na hora de voltar à platéia do rei.

14 de junho de 2007 às 17:06  
Anonymous Anônimo said...

DETALHES, DEBAIXO DOS CARACÓIS DE SEUS CABELOS, ILEGAL IMORAL OU ENGORDA, VOCÊ, FERA FERIDA, COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCE, AMADA AMANTE, EMOÇÕES, PROPOSTA, JESUS CRISTO, DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, OLHA, MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO, A DISTÂNCIA, O PORTÃO, SE VOCE DISSER QUE NÃO ME AMA, SUA ESTUPIDEZ, AS CURVAS DA ESTRADA DE SANTOS,......
SÃO APENAS ALGUMAS DAS OBRAS PRIMAS DESTE COMPOSITOR, UM DOS MAIORES QUE ESTE PAÍS JÁ CONHECEU. E COMO CANTOR, NÃO TEM CONCORRENTE POR AQUI.
RC É INCOMPARÁVEL.

15 de junho de 2007 às 00:07  
Anonymous Anônimo said...

" Eu amo esse homem. Sempre perto, sempre certo, Roberto. Eu me interesso pela sua magia, áurea e seus calhambeques e cadillacs vermelhos " Ministro da Cultura Gilberto Gil após esse show no Canecão

15 de junho de 2007 às 02:48  
Anonymous Anônimo said...

RC faz o mesmo show há anos, é verdade. Não está sozinho. Barbara Streisand faz o mesmo. Sinatra passou anos apresentando o mesmo espetáculo. Artistas deste porte não saem por aí realizando 'projetos especiais'.
Estes são megas.

15 de junho de 2007 às 07:52  

Postar um comentário

<< Home