7 de maio de 2007

Sereno, Erasmo celebra obra em duos afetivos

Resenha de CD
Título: Erasmo Carlos
Convida - Volume II
Artista: Erasmo Carlos
Gravadora: Indie Records
Cotação: * * * *

O que era fervor em 1980 se transmutou em serenidade na seqüência do álbum Erasmo Carlos Convida. Só que sem prejuízo artístico. O Tremendão conseguiu fazer segundo volume à altura do primeiro. E se os convidados de 1980 gravitavam em torno da MPB mais tradicional, os de 2007 transitam em órbitas diversas, devidamente respeitadas pelo anfitrião. Vem daí, aliás, o acerto do CD. Nada parece fora da ordem nesta seqüência. Ainda que Chico Buarque soe opaco na levada de sambossa adicionada à canção Olha. E que Milton Nascimento já não exiba o vocal divino dos anos 70 que lhe deixaria muito mais à vontade para bancar o crooner em Emoções no álbum anterior (se a música já existisse).

As presenças de Chico e Milton redimem Erasmo das ausências de ambos no LP de 1980. Contudo, o charme do Convida II está na interação do anfitrião com as estrelas que ainda não brilhavam no céu da música brasileira na época daquele primeiro disco. Se Lulu Santos turbina o samba-rock Coqueiro Verde com os atualíssimos beats eletrônicos, o Skank injeta fina ironia melancólica na Banda dos Contentes. Já Los Hermanos trazem Sábado Morto para o seu universo introspectivo - num dos melhores momentos do disco - enquanto Adriana Calcanhotto transpõe muito bem Ilegal, Imoral ou Engorda para o tom indie de Kassin, Domenico e Cia. Outro gol.

Produzido em uniforme clima plácido por Mú Carvalho, integrante do grupo A Cor do Som, convidado do volume I, o disco é também pretexto para Erasmo revisitar a obra romântica do amigo de fé e irmão camarada Roberto Carlos. São hits que exibem o seu nome nos créditos, mas até então associados unica e exclusivamente ao parceiro. Assim, Marisa Monte rebobina Tema de Não Quero Ver Você Triste com delicadeza tribalista. Já Djavan divide De Tanto Amor. E Simone, em tons elegantes e econômicos, interpreta Vou Ficar Nu pra Chamar sua Atenção. Zeca Pagodinho merecia uma música melhor do que Cama e Mesa para levar para seu fundo de quintal. Mas, no geral, a festa de Erasmo Carlos é boa. Sobretudo pela disposição do anfitrião em deixar seus convidados à vontade.

31 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro, costumo conferir suas indicações mas desta vez vou pular.
A voz tediosa do Erasmo me faz sentir oligofrênico. O preço será deixar de ouvir a Adriana que é sempre ótima. Comprei, tempos atrás, o Cd onde está Do Fundo do Meu Coração em que eles cantam juntos mas quase desenvolvi uma cisão esquizofrênica tentando apagar a audição do Erasmo e me ater à gauchinha.
Portanto, é em nome de minha saúde mental que me abstenho deste produto.
Pode ser que minha eutonia seja muito débil, frágil até, mas se não sou eu a discernir entre o que afronta ou não minha precária lucidez, quem o faria? O Tremendão? Com aquela voz de garoto com chupeta na boca?
Nãnãninha!

7 de maio de 2007 às 16:30  
Anonymous Anônimo said...

Nada de novo no planeta MPB.Vai congelar num "efeito frigor",tamanha frieza e paralizia criativa.Repetições,repetições...

7 de maio de 2007 às 16:39  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
Você não sentiu falta da Nana neste disco? Principalmente depois dela homenagear o Erasmo tão lindamente no Resposta ao Vento, tanto na música quanto no encarte?
Abs,
Adilson

7 de maio de 2007 às 16:41  
Anonymous Anônimo said...

Adilson,estou com voce.Nana,ainda gravou lindamente com ele no projeto "Casa da Bossa" e parceria dele com Marcos Valle no seu disco "DESEJO"!Mas voce acha que depois que o Dori dizer que a música do Rei é "sub",a mana Nana vai ser convidada do amigo de fé e irmão camarada?Fora que a Nana não é "pop" como a turma aí.Sempre a mesma lógica para conservarem a MPB nas panelas ardendo ao fogo das vaidades.Menos rancor MPB!

7 de maio de 2007 às 17:03  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Mauro
estou fazendo uma matéria para o Almanque Saraiva sobre jornalistas e blogs. Me passa seu contato para conversarmos? Obrigada
Mariana Rodrigues
Almanaque Saraiva
mariana@mosaicoac.com.br

7 de maio de 2007 às 17:23  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, me parece que Milton Nascimento não poderia ter participado do primeiro "Erasmo convida" com Emoções porque a música foi composta um ano depois do lançamento desse álbum, mas entendi que vc quis falar do auge vocal do Bituca. Em sua resenha, penso que Simone poderia ser incluída entre as ausências do álbum de 1980, pois além de ser o ano de sua grande explosão popular, ela já havia dado versões muito pessoais para parcerias de Erasmo-Roberto, como "Proposta" e "As curvas da estrada de Santos".

7 de maio de 2007 às 19:25  
Anonymous Anônimo said...

Caro Mauro,
acho que mais uma vez você implica com Chico Buarque. Ultimamente, todas as suas críticas são negativas com relação a ele. O que mostra é que, realidade, você não gosta mesmo dele, pelo menos na fase atual.

Não gosta mesmo quando dá certo, como é o caso do dueto em questão. Sucesso absoluto, com música tocando na novela das oito da Globo, mesmo sendo CHico, mesmo sendo bossa, o país inteiro está cantando. Chico se mantém coerente, gravou bem e casou muito bem sua voz com a de Erasmo... Apesar disto, em sua primeira opinião, Chico cantou mal e agora, pasmém, soou opaco...

Para quem não gosta não adianta: tudo que vier, será mesmo opaco.

7 de maio de 2007 às 21:54  
Anonymous Anônimo said...

Pôôôxa Mauro, você nada falou do fato de Kátia, uma de nossas maiores cantoras, não participar deste cd. Kátia é afilhada de Erasmo e gravou dele "Lembranças" com vocal afinadíssimo e ganhou o disco de ouro com este hit.

8 de maio de 2007 às 01:03  
Anonymous Anônimo said...

Esse disco com certeza ficou uma maravilha, ao anônimo que disse que não tinha nada de novo, não era pra ter cara, é um disco homenagem.
Erasmo merece!!!

Jose Henrique

8 de maio de 2007 às 01:25  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, o que você achou da gravação do Kid Abelha para O PORTÃO? Faltou comentar, e eu gostaria de saber sua opinião. Abraços!

8 de maio de 2007 às 02:07  
Anonymous Anônimo said...

Erasmo Carlos Com Vida seria uma blasfêmia.
Opaco e amorfo é o "meu amigo Erasmo Carlos".
Os convidados têm pouco a fazer neste tipo de recepção. Talvez sorrir, acenar discretamente e distribuir cartão para um próximo convite mais producente.
Quanto a participação de Chico só posso concluir que o tremendão seja um dos principais artilheiros do Politheama. Do contrário...que estaria fazendo Chico neste salão???

8 de maio de 2007 às 09:32  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
esclarece uma dúvida, o tema de não quero ver você triste é uma música que Bethânia cantava no Maricotinha, não lembro se entrou no CD ou no DVD ou se ela cantava no show.
Beijos e parabéns pela excelente coluna.
PS.: Concordo com você, eu adoro Chico, tenho tudo dele, mas não gostei dele cantando Olha.
Beatriz - Rio

8 de maio de 2007 às 09:54  
Anonymous Anônimo said...

O que mais me emocionou foi a voz de Simone,em grande forma,agora....espero que se mantenha assim...parece um grande retorno aos bons tempos da Cigarra.

8 de maio de 2007 às 11:01  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o anônimo 11:01 sobre a Simone. Confesso que tinha desistido de acompanhar sua obra há anos (os tristes anos 80, não somente para ela, mas para quase todos os chamados "medalhões"), mas sua interpretação para "Existe um Céu" me rendeu novamente. Que classe! Me parece que ela se reinventa - e o Mauro foi feliz na caracterização: "tons elegantes e econômicos" - precisando somente encontrar um repertório à altura de seu talento. "Preciso ficar nu..." é outro bom momento. Que bom que a verdadeira Cigarra está de volta!!!

8 de maio de 2007 às 11:34  
Anonymous Anônimo said...

Gente, Erasmo não tem UM ÚNICO ADMIRADOR por aqui???
As únicas pessoas que o citam é para detoná-lo e os demais só comentam sobre os convidados, os que já foram no primeiro disco e os
que deveriam ter sido. Eu, hein?!
De qualquer forma não serei eu a enxugar o rosto do tijucano. Mala total.

8 de maio de 2007 às 20:53  
Anonymous Anônimo said...

Marisa Monte canta e toca(ukulele) na faixa 'Não quero ver você triste'. Vi um trecho do que irá para o dvd e ficou muito legal ela no estúdio com ele.

Adriana Calcanhotto se sai bem gravando Roberto e/ou Erasmo ('Caminhoneiro'a parte ... )mas essa gravação eu não ouvi ainda.

Pôxa, o cd ainda tem Chico Buarque e Zeca Pagodinho. Será que compro ?

Um abraço,
Diogo Santos, direto de Santa Catarina e seus 10 graus!

9 de maio de 2007 às 01:47  
Anonymous Anônimo said...

Credo,ninguém aguenta mais tanta homenagem,convidados,duetos,etcs nessa MPB.Agora é que eu estou entendendo a picardia gênial da Nana Caymmi,regravando o regravado do regravado,regravado "ante-ontem".Só na base da rebeldia e da pirraça para tolerar tanta falta de inspiração e renovação da industria fonográfica.É o fim...

9 de maio de 2007 às 14:15  
Anonymous Anônimo said...

Caí na besteira de comprar este cd. Baboseira do começo ao fim. Erasmo dividindo os vocais é de doer. Não achei nada de especial na Simone cantando a tal música, M.Monte tá lá anasalando aquela pieguice toda da canção (ronronando???), Calcanhoto já teve dias melhores, Lulu, que abre o disco, soa apenas patético em sua tentativa Peter Pan; Milton, o grande Milton, desastroso em Emoções (aliás nesta faixa sequer reconheci a voz do Erasmo - para o bem ou para o mal). Paula Toller, sacando as cordas batidas do Kid Abelha - pasme - faz a única faixa razoavelmente audível pq totalmente descompromissada.
Para ouvir (se for curioso como eu) uma vez e deitar fora.

9 de maio de 2007 às 16:36  
Anonymous Anônimo said...

Também nao gostei do que ouvi.

10 de maio de 2007 às 09:07  
Anonymous Anônimo said...

Tive alguma curiosidade por certos convidados mas...DETESTEI! joguei $$$ no ralo. O tal tremendão não me pega mais. O que é a gravação de cama e mesa com essa dupla?! e o Milton não deveria ter ficado fora dessa??? Chico bom de guerra caiu em cima da cabeça??? só pode, pra fazer aquela gravação. Imoral, Ilegal...apesar do título sacado virou roquinho de fundo de quintal com direito aquele diálogo babaquíssimo da dupla ao final. Simone está maravilhosa??? como, se a música é uma m...? e ela ainda canta no feminino (ficar nua). Não é a toa que o Robertão não se mete nessas frias (embora faça coisas da mesma laia - mas aí, em seu próprio terreiro))
Cara, é RUIM DEMAIS!!!
Quero minha grana de volta!!!!

10 de maio de 2007 às 10:33  
Anonymous Anônimo said...

nossa
o anonimo aqui de cima conseguiu detestar tudo
deve ter dormido de calça jeans kkkk
qta amargura

10 de maio de 2007 às 12:39  
Anonymous Anônimo said...

Caí nessa armadilha também.Mauro,não te perdôo!Até os duetos do Rei,devem ser melhores.Brochante!

10 de maio de 2007 às 16:43  
Anonymous Anônimo said...

Bem, Maurão, eu é que não botei reparo. Vc disse que Erasmo fez o segundo disco à altura do primeiro. (Nelson Ned?)
Se tivesse prestado atenção neste detalhe não teria comprado esta bomba. Porquê o primeiro é igualmente lamentável. Só comprei o CD pq caço tudo da Nara Leão. Desta vez nem sei pq o fiz. Devia ter uma graninha coçando em meu bolso, só pode. E pior: não tenho a quem culpar. Minha garota ainda perguntou: - vc tá comprando pra alguém?
Nem a vc, meu prezado, posso credenciar minha asneira: sou maior e vacinado.
Não poderei entrar em detalhes sobre todas as faixas pq só consegui ouvir trechos de umas 6 ou 7 mas o tijucano oferecendo chantily pra gauchinha me constrangeu fundo. O embate do anfitrião com a Simone só foi superado em babaquice pela cavalgada que o moço empreendeu com a bethania no anterior. Fiquei pensando no que essa galera é obrigada a fazer para ter a impressão que frequenta a corte.
Que corte, Deus do céu??!!O Rei tá nu há muito tempo e o Tremendão sempre esteve mais para o Bufão do que para o Amigo do Monarca.
...E Narinha não veio.
Esta, sim, enxergava longe.

10 de maio de 2007 às 17:40  
Anonymous Anônimo said...

Vocês compraram um cd sem ouvirem antes as faixas?????ou será um bando de mensagens de gente que não escutou nada ...ou sou de uma? Claro que escutamos algo antes de comprar, nimguém aqui é imbecil, por favor, não sejam ridículos .

10 de maio de 2007 às 19:09  
Anonymous Anônimo said...

7:09PM,fui imbecil sim!Não tenho tempo,nem gosto de ficar escutando faixa por faixa em lojas e intenet.Acredito mais no que o Mauro escreve do que em impressôes ligeiras e levianas.E gosto muito do Erasmo.Mas particularmente achei esse trabalho lamentável.Concordo que só a faixa com Paula Toller se salva.De raspão...

11 de maio de 2007 às 11:17  
Anonymous Anônimo said...

O Erasmo é o Robin do Roberto.

11 de maio de 2007 às 15:15  
Anonymous Anônimo said...

O meu ninguém com m foi erro de digitação. Quanto ao de cima ao menos sabe o quanto é imbecil....menos mal.

11 de maio de 2007 às 15:34  
Anonymous Anônimo said...

3:34,fica calmo cara!Achei o disco muito ruim mesmo,e daí?Isso não impede que voce com toda sua inteligência suprema,também erre.No caso do CD nem é erro,é apenas um equívoco colossal,teu e do Mauro,ao meu ver.Mas gosto...

11 de maio de 2007 às 18:05  
Anonymous Anônimo said...

O cd é bem legal. A faixa do Los Hermanos e do Skank sao dispensaveis. As faixas da Simone, Marisa e Paula sao as melhores mesmo. Mas o primeiro "volume" é bem superior. Erasmo disse q se tiver o terceiro será com outros nomes... Cauby e Joao Gilberto estao na lista...é melhor ele se apressar...

11 de maio de 2007 às 19:34  
Anonymous Anônimo said...

tirando a canção que marisa monte canta, todo resto é bom.

marisa canta falso.

11 de maio de 2007 às 21:11  
Anonymous Anônimo said...

gente, e Os Cariocas? O que é que esses caras tão fazendo nesse cd? O Tremendão já falou numa entrevista que a filha de um deles,a brega Lucia Veríssimo, botou ele na maior saia justa: Erasmo falou nos Cariocas prá ser simpático e a Veríssimo telefonou pro pai, no ato, dizendo que o Tremendão tinha falado em gravar com eles. Pô que decadência. Comprei o cd, gosto da Adriana roqueira ( tirando o chantilli do final que parece o " cavalga, fera, cavalga" que o Erasmo disse prá Beta no Duetos anterior), Paula Toller, Djavan se não inventasse tanto. Irreconheciveis: Lulu Santos,Zeca Pagodinho e Skank. Dispensáveis: Chico Buarque, Milton, Los Hermanos, Marisa Monte.Sensacional: SIMONE que eu até nem curto muito. O arranjo do ultrapassado Ricardo Leão( o cara ainda vive nos anos 80, não vive sem um sintetizador) quase estraga. Arranjo fera é o da Adriana Calcanhoto, demais!!!

13 de maio de 2007 às 11:19  

Postar um comentário

<< Home