15 de maio de 2007

Mariano populariza repertório em disco insosso

Resenha de CD
Título: Pedro Mariano
Artista: Pedro Mariano
Gravadora: Universal
Music
Cotação: * *

É muito impressionante como a carreira de Pedro Mariano somente tem andado para trás após a sua saída da gravadora Trama. Depois de um disco abortado pela EMI e de um projeto ao vivo em que se viu obrigado pela Universal Music a apelar para o repertório da mãe, Elis Regina, o artista lança seu sexto e pior CD, Pedro Mariano. Sempre na linha entre o soft soul e o suingue da canção brasileira, o afinado cantor entoa repertório de tom quase popularesco, moldado para FMs. Tanto que a ficha técnica inclui autores gravados por Sandy & Junior e pelo grupo Roupa Nova. Se morre na praia carioca em Tá Tudo Bem, Pedro Mariano patina no excesso de músicas repetitivas de Jair Oliveira (Intacto, Quarto Vazio, Ventania e Sujou, Camarada). Sem falar nas duas inéditas de Jorge Vercilo, que já parece seguir determinada fórmula de composição, tal como os hitmakers. Poder e Personagem (outra parceria com Ana Carolina) já deixam triste sensação de déjà-vu.

A favor de Mariano, conta o fato de ele estar cantando de maneira mais solta. A opção por gravar o álbum apenas com um quarteto também se mostra acertada. Pai de Pedro, César Camargo Mariano assina seis dos 13 arranjos, deixando os demais para o produtor Otávio Moraes. Há um ou outro bom momento. E a regravação de Só Deus É Quem Sabe - apesar de soar pouco original pelo fato de Mart'nália também ter descoberto a balada de Guilherme Arantes, lançada por Elis Regina em 1980 - é um deles. Mas Pedro Mariano precisa urgentemente redirecionar o foco de sua carreira. Pedro Mariano, o disco, soa artificial e insosso. Até melhora lá pelo fim, com regravações de músicas de Djavan (Além de Amar) e Moska (Procurando por mim). Mas seu único lampejo de beleza, verdade e emoção genuína é a balada Risos e Memórias, de Diego Saldanha, um compositor já gravado pelo Roupa Nova (justiça seja feita, sem preconceito: a música é bonita e ganha interpretação intensa). Um indício de que talvez Mariano devesse aposentar o tom cool blasé que vem minando sua discografia para apostar em emoções reais.

24 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro é f...: quando não gosta, não gosta mesmo.

15 de maio de 2007 às 10:06  
Anonymous Anônimo said...

Boa, Mauro... eu sei que você é bem maldito, mas tem hora que eu aprovo...rs

15 de maio de 2007 às 10:37  
Anonymous Anônimo said...

Este cantor tem o jeito mais antipático de cantar que já escutei em toda a minha vida.
Maria Rita (para mim) é um pálido retrato da mãe, entretanto P.C.M. - que não tem como imitar a mamãe - congrega em si mesmo todos os cacoetes que os cantores dispensáveis costumam apresentar.
Ainda bem que Marcelo, o mano, não entrou nesta seara e se é bom no que faz eu não sei, mas, pelo menos, tem um sorriso infantil e espontâneo.

15 de maio de 2007 às 16:40  
Anonymous Anônimo said...

Mano Freire disse

Tenho tesão na música, corpo e dança de Maria Rita. Ah se eu pudesse. Não adianta, é a única filha de celebridade musical que deu certo. O resto que persisite é uma porcaria. No disco Bazar Brasileiro, Moraes Moreira previu no início dos anos 80 que "lá pelo ano 2000 os bebês filhotes da MPB iriam botar pra quebrar". A maioria citada pelo baiano se revelou como músico, mas como cantores, necas. Agora esse Mariano é muito chatoo!

15 de maio de 2007 às 19:44  
Anonymous Anônimo said...

Eu adorei o cd! Além da música "Risos e Memórias", convém dizer que "Nada" também do Diego Saldanha é outro bom momento do cd. Gosto...

15 de maio de 2007 às 19:55  
Anonymous Anônimo said...

esse é cara é cafona. metido a gostosão, se acha lindo...

ele é o pior que o César Camargo podia ensinar....
é busy nos gestos, nas interpretações.....
quando morrer não será nada!
ao contrário do NEY MATOGROSSO.


Alias, PEDRO CAMARGO e EMÍLIO SANTIAGO é a MPB no pior sentido... no sentido mais cafona... é oposto da sofisticação cool de Caetano Veloso, Arnaldo Antunes ou Ed Motta....

Ana Carolina, Pedro Camargo, Vercillo, Isabella Taviani... são super cafonas... e o público que os consome os acham a última bolacha do pacote....

No mesmo balaio está hoje a SIMONE, JOANNA ....

Viva a palhoça!

15 de maio de 2007 às 20:17  
Anonymous Anônimo said...

Realmente: Pedro é cafonérrimo. E embora não seja um mau cantor é mesmo um chatonildo de primeira. Já nasceu ultrapassado este rapaz.

15 de maio de 2007 às 22:53  
Anonymous Anônimo said...

Ele é otimo, bebe na fonte da experiencia do pai, conta com os arranjos do pai, tem tesao em cantar, e canta muitoooo bem!
O unico defeito, na minha opiniao é o jeito soul de terminar as frases, mas pelo menos o garoto é original, nao é como a irmã que imita a voz, os gestos, os "R's"da mãe...
Pena que todos os criticos de musica falem mal...Mas como o povo nao lê oque os criticos escrevem, o garoto vai bem na sua carreira e sobrevive com dignidade. ...

16 de maio de 2007 às 02:22  
Anonymous Anônimo said...

Pedro Mariano é daqueles 'talentos' que deveriam se restringir a saraus domésticos para orgulho da família. Jeito de bom moço, canto caretinha, repertório totalmente dejà vus, o que poderia ser diversão garantida no churrasco de domingo, se transforma em mais uma mala sem alça (e sem nexo) quando tenta vencer os domínios dos muros do quintal.
Infelizmente estes filhos da Elis ouviram o galo cantar mas jamais descobriram aonde.

16 de maio de 2007 às 09:31  
Anonymous Anônimo said...

Já até achei interessante, mas hoje acho uó. Nível Fábio Jr.

16 de maio de 2007 às 10:24  
Anonymous Anônimo said...

Pedro Mariano e Leila Pinheiro. Qual dos dois é mais inóspito???

16 de maio de 2007 às 11:10  
Anonymous Anônimo said...

bichinho mais semgracesa este rapaz, né não???
calado já tá errado.

16 de maio de 2007 às 12:30  
Anonymous Anônimo said...

O povo cobra demais do cara,só porque ele é filho da Elis.Voces acham que se a Elis estivesse viva estaria cantado o repertório que cantava,hoje?Se estivesse não estaria vendendo nada.Já estava embarcada na onda dos "projetos especiais"como seus comtemporáneos.Nosso povo em sua maioria é que esta embarcado e condicionado no mal gosto programado e difundido a anos por essa indústria cultural e os artistas ficam entre a cruz e a espada ou tornam-se popularescos para sobreviverem,neo-tropicalistas eternos para satisfazerem mídia(crítica)e elites ou tirar o time de campo como o papai do Marcelo.Mas a MPB mesmo agonizando é espetacular!

16 de maio de 2007 às 15:00  
Anonymous Anônimo said...

Pedro é ótimo e tem a coragem de gravar coisa nova, não fica regravando música conhecida.

16 de maio de 2007 às 15:11  
Anonymous Anônimo said...

O que é Pedro Mariano... como diria seu grande "sucesso": ai, tem dó, ai, tem dó.

16 de maio de 2007 às 15:27  
Anonymous Anônimo said...

Deus do céu!!!
Pedro ou Leila???
Dô um pelo outro e não quero troco.

16 de maio de 2007 às 16:07  
Anonymous Anônimo said...

Ainda não ouvi nem esse cd nem o novo da Mônica então nem posso falar muito só do Pedro Mariano ...
Acho que ele é um dos melhores cantores do Brasil, com uma voz única e com trabalhos/arranjos sempre caprichados !

Seus melhores cds são 'Voz no Ouvido'e 'Intuição'. E fiquei mais curioso ainda ao saber que ele nem abusa do floreios vocais nesse cd.

Ele é o melhor interprete do Jair de Oliviera que nem é ótimo compositor mas já fez obras-primas como 'Voz no Ouvido ', 'Prazer e Luz 'e 'Você por perto'.

Quero ouvir e depois comentar o album .

Um abraço
Diogo !

16 de maio de 2007 às 23:56  
Anonymous Anônimo said...

Pedro é grande cantor.Tenho certeza que vai chegar o dia em que ele,como bem disse o Mauro de forma precisa,vai transpirar mais emoção.Esta condicionado ainda aquela visão de correção técnica demais,que Elis veio a se livrar somente no final da carreira.João Gilberto é cool,afinado e sempre emociona.Nana é pura emoção e fez com seu pai,de uma única vez,uma das maiores parcerias de todos os tempo.É sempre preciso cultivar outras influências,mas a onipotência do que continua ser o nome Elis,realmente se torna grande obstáculo.Até no suingue,no balanço a emoção é ingrediente importantíssimo.

17 de maio de 2007 às 07:26  
Anonymous Anônimo said...

ele é o fábio jr. da MPB...
não é à toa que PEDRO MARIANO não está na TRAMA... ele não é burro - quer vender.

O primeiro álbum dele, de 1997, é o melhor de sua carreira. É uma pena não ter seguido aqueles moldes... se seguisse teria o brio de um Ed Motta... ETC...

no mais, ele é muito prepotente.

17 de maio de 2007 às 17:21  
Anonymous Anônimo said...

heloísa, PEDRO MARIANO nunca gravou coisas conhecidas??????????

só se for pra você baby...

17 de maio de 2007 às 17:22  
Anonymous Anônimo said...

enquanto ele estiver vivo será uma quase estrela. agora, daqui uns 70 anos, ninguém vai querer ficar pesquisando disquinho fraco de PEDRO MARIANO né!

Alias, nem dele, nem de EMILIO SANTIAGO, nem FÁBIO JR.

talvez, quem sabe o primeiro disco de PEDRO se salva daqui uns anos.

17 de maio de 2007 às 17:25  
Anonymous Anônimo said...

pedro é a ana carolina em versão um pouco mais masculina.

18 de maio de 2007 às 18:28  
Anonymous Anônimo said...

adquiri este CD ontem, até q tem umas musicas legais...Pedro Mariano ( o rapaz realmente canta)...mas prefiro sua irmã Maria Rita!

24 de março de 2008 às 13:38  
Anonymous Anônimo said...

pedro mariano canta super bem...
adoro as musicas dele ....
tdu bem q mariano n pode agradar a
tdos mas vamos respeitar quem gosta
um abraço galera!!!

25 de junho de 2008 às 19:11  

Postar um comentário

<< Home