19 de abril de 2007

Teresa estreita fronteira entre Brasil e Portugal

Resenha de CD
Título: Você e Eu
Artista: Teresa Salgueiro
& Septeto de João Cristal
Gravadora: EMI
Cotação: * * * 1/2

Grande canção de Carlos Lyra, letrada pelo poetinha Vinicius de Moraes, Você e Eu reside na memória afetiva (e musical) de Teresa Salgueiro por ter sido o primeiro hit brasileiro cantado em show pela cantora, projetada como vocalista do grupo português Madredeus. Por isso, a canção dá nome ao primeiro CD da artista sem o Madredeus. Gravado em São Paulo (SP) ao longo de 2006, o repertório reúne 22 clássicos da Bossa Nova e da MPB. Entre eles, Valsa de uma Cidade, Triste, Modinha, Meditação e A Felicidade. A única música pouco conhecida é o Samba do Orfeu, de Antônio Maria e Luís Bonfá (o tema foi criado para o filme Orfeu Negro).

Não se ouve no álbum a cantora de timbre original que valorizava os discos do Madredeus. Teresa parece ter amenizado seu sotaque em registros de tom suave que são urdidos pelos exímios músicos do septeto formado pelo pianista João Cristal. Claro que, para os ouvidos brasileiros, nenhuma música ganha leitura especialmente inventiva que rivalize com gravações já conhecidas. Para ouvidos estrangeiros, Você e Eu pode soar como sofisticado songbook de compositores (Ary Barroso, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Chico Buarque) que representam o melhor da (antiga) música brasileira.

Há alguma diversidade nos arranjos. Se Maracangalha é pontuada pelo clarinete de Nailor Proveta, Estrada do Sol ganha contornos jazzísticos. Já o coro que aparece ao final de Só Tinha de Ser com Você é dispensável. Entre gravações de denso cunho sentimental (Modinha, Risque e Valsinha - em especial - com destaque para a última), Teresa Salgueiro exibe desenvoltura na acelerada divisão rítmica de Marambaia. Enfim, um disco simpático que estreita a tênue fronteira entre Brasil e Portugal com refinada musicalidade.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"Em relação aos músicos brasileiros, a cantora que eu mais gosto é a Marisa Monte."

Teresa Salgueiro

19 de abril de 2007 às 17:36  
Anonymous Anônimo said...

ela já não lançou um disco solo antes desse?

19 de abril de 2007 às 17:51  
Anonymous Anônimo said...

O disco eu ainda não ouvi, mas o show está impecável. Assisti várias vezes e amei!

19 de abril de 2007 às 19:10  
Anonymous Anônimo said...

Ai Diogo ... nem me fale de Marisa Monte !snif snif

19 de abril de 2007 às 23:53  
Anonymous Anônimo said...

porquê choras Dioguinho ?

20 de abril de 2007 às 00:33  
Anonymous Anônimo said...

MARIZA FEZ UM DVD COM JACQUES MORELEMBAUM . É A UNIÃO DE PORTUGAL COM BRASIL , QUE É ÓTIMO

20 de abril de 2007 às 07:15  
Anonymous Anônimo said...

O Dvd de Mariza está péssimo.Um trabalho de edição sofrível, som péssimo, alguns extras de muito mau gosto. Sem falar nas caretas do guitarrista. Ele até podia fazer as caretas mas competia a diretora fazer os cortes necessários para nos poupar de assistir a essas cenas chatas. Assisti a esse show lá na Torre de Belém. Mariza fêz uma apresentação memorável mas o dvd não faz justiça a isso. Teresa Salgueiro se apresentou em São Paulo num Tom Brasil-Nações Unidas, vazio. Não gosto de vê-la cantando em " brasilês" e acho que com esse trabalho ela não contribui em nada para estreitar laços. O grande projeto musical lusófono foi ,sem dúvida, o de Nelson Motta e Eugênia Mello e Castro, " Atlântico".

20 de abril de 2007 às 18:37  

Postar um comentário

<< Home