4 de abril de 2007

Dixie Chicks em seu CD mais íntimo e pessoal

Resenha de CD
Título: Taking the

Long Way
Artista: Dixie Chicks
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * * * *

É bem difícil para um ouvinte brasileiro escutar este álbum do grupo texano de country e entender toda a importância que ele adquiriu nos Estados Unidos. A ponto de ter se sagrado o grande vencedor do Grammy 2007, faturando disputados troféus como Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano. Editado no Brasil com um ano de atraso, via Sony BMG, Taking the Long Way representa ato de resistência das moças. Elas enfrentaram a tirania de George W. Bush e sofreram boicote de fãs (?) por criticar publicamente o presidente dos EUA. Mas, quando poderia ir para o ralo, o trio ressurgiu das cinzas com álbum produzido por Rick Rubin, que já assinou CDs de bandas como Red Hot Chili Peppers. Taking the Long Way oferece country com atitude roqueira. Em seu trabalho mais denso, íntimo e pessoal, as três meninas se mantém firmes em suas opiniões, trocam figurinhas com nomes como Sheryl Crow (co-autora de Favorite Year) e politizam o seu country. Ainda que não se afastem do gênero que lhes deu fama e fortuna. Há forte atmosfera emocional nas letras de músicas como The Long Way Around, Easy Silence e Not Ready to Make Nice. Para quem acompanha a discografia do Dixie Chicks, Taking the Long Way é belo salto rumo ao futuro. Espera-se que sem Bush...

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

nunca ouvi nada delas, mas já gostei. se incomodaram bush, tem todo meu apreço.

4 de abril de 2007 às 19:36  
Anonymous Anônimo said...

esse cd é belissímo.Melodias encantadoras,letras tocantes e honestas.Um trabalho que mereceu o reconhecimento que teve no Grammy(ah!e os discursos foram muito legais e engraçados).

4 de abril de 2007 às 20:10  
Anonymous Anônimo said...

A dica parece interessante, Mauro. Só atenção ao nome correto do álbum: Take the Long WAY (não AWAY).
Um abraço cordial

4 de abril de 2007 às 23:47  
Anonymous Anônimo said...

Correção: TAKING the Long WAY!

4 de abril de 2007 às 23:53  
Anonymous Anônimo said...

Para quem (como eu), tinha preconceitos contra esse grupo, tenho alguns argumentos para ouvi-lo sem medo: nesse disco, o country praticamente sumiu, ficando renegado a um banjo aqui, um solo de guitarra característico ali, e só; a tal "alma roqueira" é ratificada pelos instrumentistas e compositores presentes no disco: o principal guitarrista é John Mayer, o baixista é Justin Meldal-Johnsen, conhecido por seus trabalhos com Beck, o baterista é Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers, tocando vários instrumentos e sendo "co-compositor" de metade das musicas temos Dan Wilson, famoso como vocalista da banda Semisonic, do hit "Closing Time", como "co-compositora" de uma das músicas, temos Linda Perry, ex-vocalista do grupo 4 Non Blondes, do sucesso "What's Up", além da Sheryl Crow, citada pelo Mauro.

Sei disso tudo pois comprei o cd e li tudo no encarte... confesso que só me interessei por ele pela quantidade de Grammys ganhos, mas
me surpreendi com um grande cd, que definitivamente não é country, é praticamente um pop-rock, de altíssima qualidade. Ouçam e não se arrependerão!

7 de abril de 2007 às 00:59  

Postar um comentário

<< Home