22 de abril de 2007

'Discoteca MTV' começa bem com LP de Lobão

Resenha de programa de TV
Título: Discoteca MTV - Ronaldo Foi pra Guerra
(Lobão e os Ronaldos, 1984)
Exibição: MTV

Data: 20 de abril
Cotação: * * *

Inspirada na bela série Classic Albums, produzida pela rede de TV BBC, a MTV criou série de programas que pretendem esmiuçar a gênese de álbuns emblemáticos do pop rock brasileiro. A estréia da Discoteca MTV aconteceu na sexta-feira, 20 de abril, com o foco em Ronaldo Foi pra Guerra, arejado LP lançado em 1984 por Lobão com o efêmero grupo Os Ronaldos. Foi o LP que trouxe os registros originais dos hits Corações Psicodélicos e Me Chama.

A julgar pelo primeiro dos dozes episódios, a série parece bacana e bem produzida, com equilíbrio entre a exibição de ralo material de arquivo e dos vários depoimentos colhidos especialmente para o programa. Através de entrevistas com Lobão, Miguel Plopschi (diretor artístico da gravadora BMG quando o disco foi lançado) e o guitarrista Guto, entre outros nomes ligados ao LP, o programa contextualizou o momento que gerou Ronaldo Foi pra Guerra.

"A estética brasileira da new wave estava ali", resume Bacalhau, o baterista do grupo Autoramas. "O disco representou o meu último extertor romântico de pertencer a uma banda", lembra Lobão, que logo partiu em carreira solo com a dissolução dos Ronaldos. Entre outras curiosidades, o cantor revela sua intimidade com a cocaína na época e ressalta que Me Chama, a grande música do álbum (ao lado de Corações Psicodélicos), foi composta acima do (seu) tom.

Funcionou bem a idéia de inserir os testemunhos de gente famosa que era anônima quando Ronaldo Foi pra Guerra emplacava hits nas FMs. "Esse disco foi a trilha sonora das baladas da minha adolescência", recorda o DJ Camilo Rocha. Já Pitty lembra que, ao ir tirar sua carteria de música na OMB, cantou Me Chama no teste.

Se a época da gravação do álbum foi bem contextualizada, faltou detalhar mais a concepção de cada faixa. Os comentários sobre as músicas foram muito superficiais. E faltou também informação até básica como o ano de lançamento (1984) do disco. Ainda assim, a Discoteca MTV foi aberta com sucesso. A série é boa e tem tudo para se tornar cult entre os roqueiros de todas as gerações. Assim como sua simpática musa inspiradora, Classic Albums, da BBC.


Eis os discos que ainda serão abordados na série da MTV:
Os Mutantes (1968) - Os Mutantes
As Aventuras da Blitz (1982) - Blitz
Tempos Modernos (1982) - Lulu Santos
Revoluções por Minuto (1985) - RPM
Nós Vamos Invadir sua Praia (1985) - Ultraje a Rigor
Cabeça Dinossauro (1986) - Titãs
Dois (1986) - Legião Urbana

Selvagem? (1986) - Paralamas do Sucesso
Vivendo e Não Aprendendo (1986) - Ira!
Da Lama ao Caos (1994) - Nação Zumbi
Usuário (1995) - Planet Hemp

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nao sou daqueles que choraram qdo a MTV resolveu extinguir os clipes de sua programacao. Nao ha duvida, eh bem melhor ver um clipe a qualquer momento na rede. Sem falar q a programacao no horario nobre nunca primou pela variedade. A iniciativa de fazer programas reverenciando velhos talentos me parece valida. Bem melhor q apostar em mais reality-shows inocuos, por exemplo. Mas se nao abrir espaco para novos artistas, a MTV vai acabar atraindo so trintoes e quarentoes saudosos.

22 de abril de 2007 às 12:45  
Anonymous Anônimo said...

Bela lista, gosto de todos esses caras, menos o RPM.
Não sei se vão ter outros além desses albuns citados, mas nessa fornada tinha que esta os PARALAMAS, com O Passo do Lui ou o Selvagem.
Seria bom tambem colocar Novos Baianos(acabou chorare), Secos & Molhados,Rita Lee(fruto proibido) etc

Jose Henrique

23 de abril de 2007 às 01:31  
Anonymous Anônimo said...

Esse estado de Pernambuco ... só indo lá pra conferir os talentos desconhecidos (como a familia Queiroga...).

Da Lama aos Caos(1994). O que dizer?Histórico!

23 de abril de 2007 às 07:33  
Anonymous Anônimo said...

Que nada a pirralhada adora as bobagens que passam com essas pseudo-apresentadoras inúteis namoradas de pseudo-celebridades.

23 de abril de 2007 às 08:28  
Anonymous Anônimo said...

Gustavo, as pessoas mais novas tem q saber o que tem qualidade...ao invés de só ver clipe do Fresno...e todo o resto de bandas do Bonadio...Que muleke que não pira ao escutar pela primeira vez "No caminho do bem", do Tim Maia Racional?? ou "Da lama ao caos"???Eu até vejo um pouco do som do RPM no Cansei de Ser Sexy!!Falta referencia!!!
ASS:Art.

23 de abril de 2007 às 14:28  
Anonymous Anônimo said...

Poderiam colocar também discos de outros gêneros que de certa forma mudaram a sonoridade de um gênero. Cito dois: Canção do Amor demais (Elizeth) e De pé no Chão (Beth, 78). Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

23 de abril de 2007 às 22:16  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, é a MTV cara, é rock/pop

Jose Henrique

24 de abril de 2007 às 01:10  
Anonymous Anônimo said...

Realmente, se não tiver Um disco do Paralamas pode pedir desculpas e sair de fininho.

26 de abril de 2007 às 10:11  

Postar um comentário

<< Home