30 de abril de 2007

Bennett revê seus clássicos em especial de TV

Resenha de DVD
Título: An American Classic
Artista: Tony Bennett
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * * *

Fiel seguidor do padrão vocal imposto por Frank Sinatra na canção americana, Tony Bennett festejou seus 80 anos em CD que aderiu à fórmula de duetos que fez seu amigo Sinatra voltar às paradas na década de 90. Bom especial de TV dirigido por Rob Marshall e editado em DVD, An American Classic é o desdobramento do álbum Duets. Em apenas 41 minutos, os atores-narradores Billy Cristal, Bruce Willis, Catherine Zeta-Jones, John Travolta e Robert De Niro recordam, em rápidos flashes, passagens emblemáticas da trajetória do cantor. São pretextos para apresentações dos duetos filmados ao vivo. Se Bennett reaviva Sing, You Sinners com John Legend em cabaré, Because of You - seu primeiro hit na Columbia - é rebobinado no estúdio da gravadora ao lado de k.d. Lang. Dez!!!

Há imponência e opulência nas imagens e interpretações. Smile - por exemplo - é entoado com Barbra Streisand numa catedral. É o número que abre o especial, cuja edição nacional em DVD não foi legendada em português (ao menos, a gravadora Sony BMG alerta na contracapa sobre a ausência de legendas). A falha é amenizada pelo fato de o especial ter pouco texto e muita música. Haja dueto! As referências ao The Tony Bennet Show - programa dos anos 50 comandado pelo artista na rede de TV NBC - são as deixas para o astro octagenário receber Diana Krall (The Best Is Yet to Come) e até Juanes (ótimo em The Shadow of your Smile). Já Elton John (convidado de Rags to Riches) e Michael Bublé (em Just in Time) aparecem em cenário que recria o palco das casas de Las Vegas, cenários das apresentações do anfitrião nos anos 60. Por sua vez, o dueto com Stevie Wonder, em forma ao reviver For Once in my Life, remete ao nobre palco do Carnegie Hall. Com toda a pompa...

A adesão de Tony Bennett ao formato acústico da MTV também é lembrada no especial. É quando Christina Aguilera entra em cena para cantar Steppin' Out com o mestre. Enfim, é um especial que soaria até trivial se não fossem a produção (luxuosa) e a direção segura de Rob Marshall. É DVD para quem acha que Tony Bennett é mesmo um clássico cantor americano. E o título lhe faz justiça! Até porque - desafiando os 80 anos - ele está cantando muito bem.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

me viro bem sem legenda mas sou do tipo que não compra dvd que não foi legendado em português. é um desrespeito com o consumidor, mesmo que avisem na contracapa.

30 de abril de 2007 às 16:13  
Anonymous Anônimo said...

Não entendi vc , Mauro. Tony Bennett é um clássico americano. O cd e o dvd são maravilhosos.

30 de abril de 2007 às 18:29  
Anonymous Anônimo said...

O engraçado é que nas lojas estão vendendo só o DVD importado (com o preço de nacional). Por isso que não tem legendas...

30 de abril de 2007 às 23:42  
Anonymous Anônimo said...

Os arranjos padronizados não me agradam não ... mas a verdade é que Tony impressiona com seu estilo e voz ainda firmes apesar dos mais de 80 anos !
Entre os convidados ,João Gilberto sempre arisco ...

1 de maio de 2007 às 07:14  
Anonymous Anônimo said...

Tony Bennett... eu assisti um show dele em São Paulo, há dois anos; foi no CredicardHall; ouvi-lo ao vivo é uma experiência mística... foi uma noite inesquecível. É um show que por mais caro que seja o ingresso, não paga a experiência de ouvi-lo. Gostei desse DVD, principalmente o dueto com Diana Krall. Considero Tony Bennett melhor até que Sinatra; ele está ao lado de Elvis Presley em competência de interpretação.

ricardo marques

19 de setembro de 2007 às 12:57  
Anonymous Anônimo said...

Tony é o melhor dos melhores...sugiro o dvd que ele gravou para a MTV e tambén um dvd chamado Live in San Francisco.
Um dia Sinatra disse que ele é o melhor...esse frase ainda é verdadeira. Ele está com mais de 80 anos, e eu gosto ainda mais de sua voz hoje; seu jeito de cantar está cada vez mais solto, livre e dinâmico. Muito melhor do que seus trabalhos na década de 60. Ele mantém a capacidade de recriar canções e a si mesmo e superar a si mesmo. Ele parece bem mais confiante em si mesmo , sem se preocupar com fórmulas. Por isso, ele está no topo.

22 de junho de 2008 às 19:48  

Postar um comentário

<< Home