11 de abril de 2007

As pipocas raras e ainda modernas de Caetano

Resenha de CD
Título: Pipoca Moderna - Raro & Inédito 2 - 75-82
Artista: Caetano Veloso
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * * *

Em 1975, Caetano Veloso pôs suingue no rock Mamãe Natureza, lançado pela autora Rita Lee no ano anterior. Feito nas sessões de gravação dos álbuns Jóia e Qualquer Coisa, o inédito registro do compositor permaneceu no baú até ser encontrado em 2006 pelo pesquisador Charles Gavin. A leitura do velho baiano para Mamãe Natureza abre o ótimo CD Pipoca Moderna, produzido como isca infalível para fisgar compradores para a segunda caixa da coleção Quarenta Anos Caetanos, intitulada 75-82 e já nas lojas com tiragem inicial de mil cópias. Além de faixas avulsas da discografia do artista, o disco apresenta gravações inéditas como A Rã (em registro de voz-e-violão de 1978), Diamante Verdadeiro (provavelmente, a fita-demo que serviu de guia para a gravação feita por Maria Bethânia em 1978 para o LP Álibi), Encantado (a versão em português de Nature Boy, feita por Caetano e gravada por Ney Matogrosso - o registro de Caetano é de 1979), Escândalo (em provável demo de 1980 que serviu de base para Ângela RoRo registrar a canção bluesy que deu título ao seu álbum de 1981) e Pipoca Moderna. A faixa-título do álbum é sobra das sessões de gravação de Outras Palavras, LP pop que Caetano fez em 1981.

Menos raras - posto que já lançadas em CD na coletânea Singles, produzida em 1999 no Japão e, depois, editada no Brasil - são as gravações de compactos compiladas por Gavin. De um compacto lançado em maio de 1978, a coletânea rebobina Amante Amado (música de Jorge Ben, gravada por Caetano para a trilha do filme Na Boca do Mundo) e Pecado Original (tema criado e gravado por Caetano para a trilha do filme A Dama do Lotação). O Bater do Tambor e Samba da Cabeça são músicas que Caetano - em um tempo de produção profícua - lançou em compacto de novembro de 1978. Armandinho - desconhecida música feita por Caetano em tributo ao músico homônimo que integrava o grupo A Cor do Som naquele ano de 1981 – é outro destaque entre as pepitas coletadas por Gavin. Já Massa Real é uma pérola carnavalesca de compacto de 1979. E - fora da seara dos compactos - há ainda o frevo Bom É Batuta, gravação de 1979 extraída do álbum Asas da América.

Com som uniforme, produto da excelente masterização do técnico Ricardo Garcia, as 19 faixas do CD ajudam a preencher lacunas dos colecionadores da discografia de Caetano Veloso - com direito até a reproduções no encarte de capas de alguns raros compactos da época. Musicalmente, são pipocas ainda modernas que resistem e (ainda) pulam nestes quarenta anos de efervescência tropicalista.

11 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Acabei não incluindo no texto, mas Pipoca Moderna traz três das quatro faixas do compacto de estúdio dos Doces Bárbaros: O Seu Amor, Chuckbery Fields Forever e São João Xangô Menino. Apenas Esotérico não entrou.

11 de abril de 2007 às 18:22  
Anonymous Anônimo said...

Pq não entrou "Esotérico"? Algum motivo especial? Abraço.

11 de abril de 2007 às 19:07  
Blogger André said...

Mauro,

Sei que não tem importância nenhuma, mas a gravação de Caê para "Escândalo" só pode ter sido feita em 1981, visto que o compositor fez a canção pra Roro após o escândalo com ZP.

E respondendo ao anônimo: não tem "Esotérico" porque Caê não canta nesta faixa. Quem canta é Mana Bééthania e Gal, a maior :)

11 de abril de 2007 às 23:18  
Anonymous Anônimo said...

Tinha uma novela aí com a versão de Caetano Veloso para 'Escândalo'. Não sou muito do blues (sorry, Lady Day), mas essa música é linda.

Já 'Pecado Original' me dá paranóia. Quando assisti à 'Dama do Lotação', fiquei uns vinte dias com a música na cabeça. Eu acordava e já me vinha 'todo dia, toda noite, toda hora, toda madrugada, momento e manhã'.

Aí me ensinaram uma receita para curar esse troço. Tem que cantar 'zabelê, zumbi, besouro' 10 vezes que passa. Em seguida, bota um Rivotril debaixo da língua. Pronto.

12 de abril de 2007 às 01:41  
Anonymous Anônimo said...

Vem cá, Mauro você não disse que ia sair Bethânia e Caetano na íntegra ?

12 de abril de 2007 às 10:17  
Anonymous Anônimo said...

É uó não lançarem este cd de maneira avulsa. Será que tem chance, ao menos daqui a um tempo?

12 de abril de 2007 às 13:21  
Anonymous Anônimo said...

será que não tem como forçar a universal lançar estes discos bonus das duas caixa do caetano e das caixas que virão avulsos?
quem comprou o caixote original pagando os tubos fica a ver navios.

12 de abril de 2007 às 16:44  
Anonymous Anônimo said...

Ando meio cansada de Caetano.

Reviravolta nos Veloso. Antes eu achava o mano antenadíssimo e a mana meio por fora. Hoje a acho contemporanésima e ele forçando uma barra para parecer jovem.

Ou eu que tô odara dmais???

12 de abril de 2007 às 17:11  
Anonymous Anônimo said...

O projeto dos cds com íntegra dos shows não faz parte das caixas. É outro produto...

12 de abril de 2007 às 18:57  
Anonymous Anônimo said...

Como diria Cazuza: " A burguesia fede". Ô elite cretina que só transforma em caixas os cd's dos cantores da chamada e elitista sigla MPB. Não vou nem entrar no mérito do cantor, mas só lançam caixas para Bethânia, Milton, Chico, Caetano,... Cambada de cretinos de gravadoras!
E mais eu sou um dos poucos otários que compram cd e dvd original, mas se depender só destes lançamentos não verão a cor da minha grana. Todos merecem caixas e esta revolta bate porque nunca fui um apreciador de modismos e nem um burguês centrado em um só gênero musical.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Recomendo a todos a darem um pulo no cinema, belo filme sobre Cartola. Pena ter só 1h20'! Tem de tudo: Pixinguinha, Donga, João da Baiana, Nélson, Carlos Cachaça, Elizeth, Elza e lógico a minha Rainha que resgatou o Mestre quando este já estava no ostracismo causado pela Jovem Guarda. Com certeza comprarei este dvd. Cena linda do Cartola cantando para D. Zica. Lindo demais!

12 de abril de 2007 às 19:24  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

Obrigado pelas informações,pois entrei no site do caetano(discografia)e não estava entendendo esse disco.

13 de setembro de 2012 às 10:52  

Postar um comentário

<< Home