24 de março de 2007

Trilha de novela é o paraíso para os fãs de MPB

Resenha de CD
Título: Paraíso Tropical

Nacional
Artista: Vários
Gravadora: Som Livre
Cotação: * * *

Embora bem urdida e escrita, a trama de Paraíso Tropical ainda patina em ibope abaixo do esperado para uma novela das oito. Já editada em CD, a trilha sonora nacional da história de Gilberto Braga talvez repita o desempenho comercial do folhetim. É boa, como a novela, só que calcada em medalhões da MPB que já não vendem discos como antes e que confinam a seleção musical a um universo tradicionalista. É até possível que nem mesmo as três composições da lavra de Ana Carolina bastem para tirar logo das prateleiras a ambiciosa tiragem inicial de 40 mil cópias. A melhor delas, o samba Cabide, desce bem na voz macia de Mart'nália. As outras duas, Carvão e Ruas de Outono, são baladas que se ajustam aos padrões da cantora. Ruas de Outono aparece em gravação inédita de Gal Costa, que imprimiu tonalidade suave à canção, em registro similar ao feito por Ana Carolina no seu disco duplo Dois Quartos, de onde foi extraída a - bem menos inspirada - Carvão.

A propósito, Paraíso Tropical Nacional aporta nas lojas com várias gravações inéditas de astros da MPB. Se Milton Nascimento não decola no Samba do Avião, apesar de arriscar os falsetes em que era mestre nos anos 70 e 80, Simone acerta ao baixar seu tom em Existe um Céu, boa inédita de Francis Hime e Geraldo Carneiro. Já Maria Bethânia reafirma sua habitual nobreza no samba-canção Sábado em Copacabana, de Dorival Caymmi e Carlos Guinle. De Caymmi, há também Vatapá (com o filho Danilo) e Você Não Sabe Amar, em gravação meio abolerada feita pela filha Nana para seu ainda inédito álbum Quem Inventou o Amor, que sai em abril.

Amor, aliás, é tema recorrente na romântica trilha. Seja na voz de Toni Platão, o intérprete de Impossível Acreditar que Perdi Você, balada de Márcio Greyck de singela beleza. Seja no tom sambossa do dueto de Erasmo Carlos com Chico Buarque em Olha (Chico até está cantando mal...). Ou no dueto de Bebel Gilberto e Cazuza em Preciso Dizer que te Amo, reproduzido de fita-demo de 1986, com direito a falas de Cazuza. Ou mesmo na interpretação refinada de Miúcha para Você Vai Ver, tema de Tom Jobim. É de seu novo CD.

Para deixar completo o time de medalhões da MPB, os produtores incluíram na trilha sonora gravações antigas de Caetano Veloso e Elis Regina. Da Pimenta, a escolha foi feliz. A gravação de 1973 do samba É com Esse que Eu Vou fornece até a vinheta instrumental que anuncia os intervalos da novela. Já o fraco samba-reggae Não Enche, lançado por Caetano em 1997, era totalmente dispensável. Até porque, após rápida passagem pela Bahia, a trama de Gilberto Braga já se deslocou para o Rio. Não Enche é o toque tropical de uma trilha que vai ser o paraíso de quem curte a MPB tradicional.

24 Comments:

Anonymous Anônimo said...

sempre livrando a cara de sua querida Bethânia, hein Mauro?

24 de março de 2007 às 11:52  
Anonymous Anônimo said...

Acho razoável a trilha da novela,gosto de Cabide,Ruas de Outono , adoro OLha com o Chico apesar de semitonar mas, Carvão de Mrs Ana Carolina é na minha opinião a melhor música das três dela na novela e Martnália arrasa no Cabide...é isso...

24 de março de 2007 às 16:20  
Anonymous Anônimo said...

como vc consegue falar mal de
tantos artistas brasileiros de
grande qualidade?

è despeito, inveja ou frustação?

acorda mauro

24 de março de 2007 às 20:08  
Anonymous Anônimo said...

CONFIRMADO PELO SITE UOL E PELA FOLHA DE SÃO PAULO !
MARIA BETHÂNIA E SUA GRAVAÇÃO DE SÁBADO EM COPACABANA SAIRÁ DA ABERTURA ASSIM COMO ACONTECEU COM MILTON EM AMÉRICA .... NÃO DECOLOU

24 de março de 2007 às 23:44  
Anonymous Anônimo said...

Amo a Bethânia, tenho TUDO dela, entretanto acho dispensável esta (re)gravação e tampouco acho pertinente para abertura de novela.

Achei o CD óbvio demais. A faixa de Milton está realmente lamentável, Nana e Caymmi é chover no molhado, Miucha sempre acerta mas nunca decola, Simone apenas tenta fazer valer uma música medíocre e Gal cantando aquela besteirada da Ana é um acinte ao seu talento. Martnália, contudo, à lá Elza Soares da 'roda', levanta o ibope do CD.

No meio da obviedade fui surpreendida unicamente pela gravação do Toni Platão para esta música aparentemente descartável. Toni colocou sentimento e sensualidade, valorizando muito a canção. Gostei tanto que estou a procura de seu CD solo.

Ah, e a novela é igualmente bem chatinha. Gilberto já teve dias (muito) melhores.

25 de março de 2007 às 10:44  
Anonymous Anônimo said...

Milton Nascimento já era, já "morreu" artisticamente há pelo menos dez anos. Bethânia regravou uma música que Nana e Gal, dentre muitos outros, já haviam regravada recentemente, e portanto não acrescenta nada. Embora concorde com Mauro que "Não Enche" é obra menor de Caetano, acho que tem tudo a ver com a personagem de Camila Pitanga. Ana Gritolina - como bem apelidou alguém - éo fim da picada, na minha opinião. Felizmente sei que vai passar, vai ser igual aos ex-participantes de um Big Brother, daqui a uns dois ou três anos ninguém mais vai lembrar. Só Gal Costa, decadente, para gravar uma música dispensável como esta "Ruas de Outono" - lembrem-se que nos anos 1980 Gal gravou Sullivan e Massadas e muitas versões de baladas norte-americanas de quinta categoria.

25 de março de 2007 às 16:33  
Anonymous Anônimo said...

Essa trilha é um embuste. O elenco de medalhões engana - e Rita Lee já profetizava: ai ai ai, meu Deus, o que foi que aconteceu com a música popular brasileira? O Mauro é condescendente demais com a Bethânia, chega a enjoar, pois sua versão de Sábado em Copacabana é muito pior que aquela apresentada no Maricotinha ao vivo. Chico e Erasmo é um desastre: será esse o nível dos duetos do novo álbum do Tremendão? Ruas de Outono: Gal Costa está destruindo sua carreira. Somente a próxima reencarnação de Guilherme Araújo para salvá-la... Nana cantando papai: até quando??? (Pra não dizer que não falei de flores, Simone está show e reacende nossa esperança para um futuro bom lançamento de inéditas). E Elis "regravou" É com esse que eu vou em 1973: o melhor da trilha da novela apareceu há mais de trinta anos!!! Ai ai ai, meu Deus....

25 de março de 2007 às 23:15  
Anonymous Anônimo said...

Gostava da Bethânia até conhecer esse blog e seus fãs adolescentes 'Primeiro olha-se pra Maria usando a inteligência e verifica-se o universo riquíssimo que a artista oferece. Os elogios são decorrência natural,mas não fundamentais para que tudo aquilo exista. Existe e basta '
Deve ser por isso que Bethânia é tão egocêntrica ,até o cabelo dela esses fãs elogiam.

26 de março de 2007 às 01:31  
Anonymous Anônimo said...

Criticam Gal Costa por anos 1980 gravar Sullivan e Massadas .
Sullivan e Massadas até o Rei Roberto , Tim Maia e Joanna , todos maravilhosos gravaram
E Bethânia ? Ela foi a pioneira em gravar Ana Carolina , além de Zezé di Camargo .Do que adianta ?

26 de março de 2007 às 01:38  
Anonymous Anônimo said...

ana carolina faz coisas bem legais mas 'eu voltei por entre as flores' é de morrer de rir. gal cantar um negócio desses é de lascar o cano.

26 de março de 2007 às 07:32  
Anonymous Anônimo said...

Essa nova gravação de Nana para "Voce não sabe amar",prova da capacidade dela mostrar novos e surpreendentes nuances de uma canção que aparentemente não teria mais novidades.Andamento mais ágil,mais leveza no cantar.Magnífica essa Nana!

26 de março de 2007 às 07:34  
Anonymous Anônimo said...

Gal Costa parece como aquele funcionário, que depois de anos de firma, com desempenho extraordinário, começa a relaxar no seu trabalho para ser demitido pelo patrão e assim ganhar uma bolada de indenização. Faz tudo aquém de suas possibilidades, cansou de ser cantora e agora quer ser esquecida - mas levando uma grana alta. Então tá, eu estou DEMITINDO Gal Costa. É só juntar suas coisinhas e se mandar...

26 de março de 2007 às 08:36  
Anonymous Anônimo said...

Para o anônimo de 1:38 AM: Joanna??? O que é isso, meu? Estamos falando de cantoras de verdade? De Gal, de Bethânia, de Simone, de Nana, de Elis. Estamos falando da série A da MPB, sacou?,e não da segunda ou terceira divisão: aquela turma da Joanna, do Sullivan e Massadas, do Zezé e etc. Acorda, aí!!

26 de março de 2007 às 08:43  
Anonymous Anônimo said...

Não acredito muito que vão trocar a música tema de abertura da novela.Ao contrário da novela da Glória Perez,quem escolheu essa música e a intérprete foi o próprio autor.Mas sem dúvida apesar de bela,essa gravação não tem muito a ver com a trama.E as pessoas querem identificaçôes imediatas em todos parâmetros.

26 de março de 2007 às 16:11  
Anonymous Anônimo said...

Joanna é maravilhosa .
Sabe quem é fã dela ? Maria Bethânia . Além de amigas , elas já cantaram juntas . No Cd ' Todo Acústico'da Joanna elas cantam ' Maninha ' . No CD produzido por Maria Bethânia para Rosinha de Valença elas cantam lindamente 'Chuá Chuá' .
Joanna é maravilhosa sim e Maria Bethânia sabe disso . Sem falar que é educada com os fãs e com a imprensa . Um doce

26 de março de 2007 às 19:06  
Anonymous Anônimo said...

" Samba do Avião" emplaca com Beth Carvalho , com Milton não ...
Acabo de ouvir : Ruas de Outono . E gostei !
Eu não me incluo na lista de fãs de Ana Carolina mas acho que seus 2 primeiros albuns são bons e achei essa letra delicada .
Gostei da interpretação de Gal Costa .

Outra coisa ? Nada a ver esse perseguição com Joanna !

A trilha da novela é ótima mas como é elitizada demais não deve emplacar mas eu torço !

26 de março de 2007 às 19:23  
Anonymous Anônimo said...

O fato de ser amiga de Bethânia e de ser educada não faz de Joanna uma grande cantora. Não se trata de perseguição não, mas de qualidade musical. Joanna é boa no que faz, é claro, mas se trata de uma obra musical mediana, pra não dizer sofrível. Apesar de ter feito coisas importantes (e se esqueceu de falar de Eu te amo, do Chico, e Nos bailes da vida, do Milton, que ela gravou em primeira mão), Joanna sempre transitou num patamar mais popular. Opção sua talvez... Sem preconceito, se é que isso é possível, não há termo de comparação com a obra de Gal, de Simone ou da própria Bethânia ao se falar nas escorregadas das duas primeiras, e do Rei e de Tim Maia, ao gravarem as mediocridades de Sullivan e Massadas. Vamos nos entender com objetividade, certo?

26 de março de 2007 às 22:12  
Anonymous Anônimo said...

Joanna foi muito boa, mas desaprendeu a cantar e já naõ consegue repertório de qualidade.
Pena. Em 1979 era uma das melhores!!!

26 de março de 2007 às 23:11  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,não acho que a Nana abolerou tanto a música não.Fez bem em não se repetir,já que no disco "O Mar e o Tempo" a levada era mais samba-canção,estilo aliás mais do que influenciado pelo bolero,como a bossa-nova também o foi.O que vejo nessa nova versão é algo que poucos e poucas fazem:arriscar-se em busca de outras sonoridades e principalmente uma sonoridade peculiar e pessoal,mesmo e principalmente não se excedendo nos limites,ou seja atuando em sutilezas.Por ex:apezar de bela interpretação a Bethania não acrescenta nada de muito novo na música tema da novela.Nana vai fazer chiar,como sempre, os heterodoxos do bolero e do samba,porque esta peitando uma música que é antes de tudo,mesmo que com elementos conhecidos, música (re)criada por ela.Coisa de gênio!

27 de março de 2007 às 07:57  
Anonymous Anônimo said...

Joanna foi para uma linha popular ? Acho que antes de fazer sucesso em 1979 ela já era popular pois começou a carreira de cantora em festivais do interior do estado do RJ e também atuou também como backing vocal de conjuntos de bailes e casas noturnas . E não vejo problemas nisso ...

Legal terem lembrado do dueto das duas em ' Chuá Chuá '. Joanna dribla os arranjos insosssos , se impõe e rouba a cena de Bethânia na gravação .
Maria Bethânia fez mais por ' Lua Branca ' ,sua versão ficou mais interessante que a de Joanna . Mas no CD 'As canções que você fez pra mim' ela apresenta uma dispensável regravação de ' Seu Corpo' grande hit de Joanna . Por isso não acho que Joanna tenha uma obra mediana para não dizer sofrivel como foi colocado acima . Mas eu respeito a opinião !

Não vejo problemas em um fã elogiar demais seu artista preferido mas acho que não tem nada a ver criticar uma para elogiar a outra .

27 de março de 2007 às 09:32  
Anonymous Anônimo said...

Estou novamente apaixonado pela essa jovem senhora Simone, os 58 anos lhe fizeram bem, retomou realmente a inspiração das duas primeiras décadas de carreira,Existe um Céu é mpb de primeira linha como uma luva para essa grande voz.

27 de março de 2007 às 10:47  
Anonymous Anônimo said...

Joanna é Joanna ...
Maria Bethânia é Maria Bethânia ... ambas maravilhosas
Esse papo morto de que Joanna é isso ou aquilo não tá com nada mesmo , deixe ela em paz ! Como disse Maria Bethânia " não tenho paciência com essa gente que acha que sabe o que artista deve fazer" !

27 de março de 2007 às 13:56  
Anonymous Anônimo said...

Qual a graça de não se criticar Diogo?
Critique uma vez pra vc pegar o gosto.
Mal comparando e fazendo uma analogia a lá LULA, é como seu time ganhar e vc não zombar do adversário.

Jose Henrique

27 de março de 2007 às 15:52  
Anonymous Anônimo said...

Todas estão como sempre a minha surpresa é a emocionante música do Francis/Geraldinho na voz quente e exata/contida e emocionada de Simone....Tenho que dar o braço a torcer, ela quando quer arrasa, aliás todas.

28 de março de 2007 às 19:11  

Postar um comentário

<< Home