27 de março de 2007

Lucina historia em DVD 40 anos de boa música

Resenha de DVD
Título: A Música em mim

- Show ao Vivo
Artista: Lucina
Gravadora:
Cinema Digital

/ Canal Brasil
Cotação: * * *

Projetada em 1967, no festival em que defendeu a vitoriosa Margarida ao lado do autor Guarabyra, Lucina historia os seus 40 anos de carreira em DVD gravado através do Canal Brasil e lançado oficialmente nesta terça-feira, 27 de março, com show no Teatro Rival (RJ). A base e a ênfase do roteiro estão no repertório do bom CD que dá nome ao DVD, A Música em mim, editado no primeiro semestre de 2006. Deste disco, Lucina enfileira músicas como Coração Inquebrável - flerte com a vanguarda paulista - e Enfim, que ganha contorno de tango. Entre a euforia nordestina de Música na Feira e a canção-título, a mais bonita da atual safra da compositora, Lucina rebobina carreira de tom original no mundo da MPB. Após breve atuação como vocalista do Grupo Manifesto, em que adotava o nome artístico de Lúcia Helena, Lucina partiu para trajetória que não foi exatamente solo porque desembocou na dupla formada por Luli, a parceira de um estilo alternativo de música e vida (elas foram indies quando o termo nem era usado).

Luli - hoje creditada nos discos como Luhli - está representada no roteiro por músicas como Ao Menos, Corpo Canção e Lar Lunar. E, não por acaso, um dos convidados do DVD é Ney Matogrosso, que interpreta sozinho o belo hit Bandoleiro (acompanhado pelo violão de Lucina) e faz dueto com a anfitriã em Choro de Viagem - dois temas urdidos com a grife de Luli & Lucina. Ney foi o maior intérprete das músicas da dupla antes que esta se desfizesse e que Zélia Duncan, outra convidada natural do DVD, se tornasse desde então a parceira mais constante de Lucina, com quem canta a pop Oxford Street e Miopia (em charmosa união de timbres similares).

"Tinha complexo da minha voz grave", admite Zélia em entrevista nos extras. O complexo acabou quando a então iniciante cantora viu um show de Lucina em Brasília (DF). Zélia, Ney e Joyce (amiga de primeira hora de Lucina desde o tempo do festival de 1967 e convidada do DVD na faixa Os Medos) explicitam a admiração pela colega em depoimentos dados para os dois minidocumentários apresentados nos extras sob os títulos de Biografia e Making of.

Com sua voz grave em ótima forma, Lucina celebra a música que pulsa elegante nela há quatro décadas. Entre números ausentes do show principal (entre eles, Coração Aprisionado e Paciência - a balada de Lenine), Lucina abre e fecha a história de sua música ao som de Deixa a Vida me Levar (samba que seduziu o Brasil na voz de Zeca Pagodinho) - certa de que, mesmo por trilhas alternativas, a vida a levou a por um caminho de (grande) integridade artística.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

curiosidade: porque a luli não foi cantar com a parceira?

27 de março de 2007 às 08:45  
Blogger Pedro k. said...

Bom dia.

a Gravação desse DVD foi em Agosto de 2006, em Niteroi, certo?

aqui o Pedro estava lá.

bem divertido.

Gostei bastante.

tinha ficado com a ideia que a Duncan Records, tinha alguma coisa a haver com a produção do DVD.

abraço,

Pedro k.
Rock-n-brasil.com

27 de março de 2007 às 08:47  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Que maravilha poder ler sua análise sobre o trabalho fantástico da Lucina.

Sou fã dela e da Luhli, sozinhas ou em dupla. São duas batalhadoras, com um trabalho de resistência cultural e de altíssima criatividade musical, há mais ou menos 40 anos.

Você não se interessaria em fazer uma matéria sobre o disco novo da Luhli, que é tão bonito quanto o da Lucina? Se quiser, tenho como te enviar.

abração,
Denilson

27 de março de 2007 às 08:50  
Blogger Mauro Ferreira said...

Pedro, a gravação foi em Niterói, sim, e quem a viabilzou - segundo os créditos do DVD - é o Canal Brasil.

Denilson, mande o disco da Lulhi (sem compromisso) para o endereço do jornal O Dia (Rua do Riachuelo 359 Centro) que ouvirei com prazer e registro algo aqui no blog.

27 de março de 2007 às 09:09  
Anonymous Anônimo said...

Valeu, Mauro.

Bianca,

Depois de 25 anos de dupla, Luhli e Lucina acharam por bem dar um tempo na dupla e optaram por lançar trabalhos que destaquem os seus valores individuais (que não são poucos).

É por isso que elas têm evitado de fazer trabalhos juntas, apesar de continuarem amigas e, de vez em quando, comporem juntas.

abração,
Denilson

27 de março de 2007 às 09:28  
Anonymous Anônimo said...

Denilson a dupla acabou em 92 qd Lucina resolveu mostrar um pouco do seu trabalho com outros parceiros. Elas não estão evitando fazer trabalhos juntas, Luli não canta com Lucina no DVD nem em outras ocasiões pois sempre tem compromissos nas datas dos show de Lucina, isso é a informação que temos. A dupla acabou mesmo mas a obra e a amizade estao no ar.
Luli e Lucina quem viu , viu ....
Mauro parabéns pela crítica.
abs Jorge

27 de março de 2007 às 09:45  
Anonymous Anônimo said...

Valeu, Jorge.

Que bom que você também gosta delas (pelo menos entendi assim...)

abração,
Denilson

27 de março de 2007 às 11:00  

Postar um comentário

<< Home