4 de março de 2007

'Letra e Música' é boa piada sobre culto aos 80

Resenha de filme
Título: Letra e Música

Direção: Mark Lawrence
Elenco: Hugh Grant e

Drew Barrymore
Cotação: * * * *


O resistente culto aos anos 80 rendeu divertida e ácida comédia romântica, Letra e Música, em cartaz nos cinemas brasileiros desde sexta-feira, 2 de março. É dez! Ator moldado para o gênero, Hugh Grant é Alex Fletcher, decadente cantor de um grupo, PoP!, que fez grande sucesso na década do tecnopop. Enquanto seu colega Colin Thompson (Scott Porter) decolou em carreira solo, Fletcher ainda sobrevive de shows em eventos que cultuam os 80. Até que surge a oportunidade de compor canção para uma famosa cantora, Cora Corman (paródia de Britney Spears e de Christina Aguilera em sua fase vagaba). Com a letra de regadora de plantas (Sophie Fischer, papel de Drew Barrymore), Alex Fletcher tenta voltar às paradas.

Com esse enredo básico, o filme é deliciosa piada sobre os revivals oitentistas. Os clipes do grupo PoP! são hilários e reproduzem com perfeição a estética glam e kitsch da década, com direito até a uma música - Pop! Goes my Heart, cantada por Hugh Grant - que tem o jeito dos hits da época. Letra e Música é comédia romântica e, como tal, não pretende fazer crítica mais séria ao culto do som dos anos 80. Mas que diverte, lá isso diverte. E muito! Os diálogos são saborosos, brincam com vários ícones efêmeros da década (como as cantoras Debbie Gibson e Tiffany) e acabam satirizando toda a onda nostálgica da era de Duran Duran, Culture Club, Wham! etc. Resta aguardar a trilha sonora do filme que será lançada em breve no Brasil pela Warner Music. A tal canção que salva Fletcher, Way Back Into Love, mesmo fora do tom cínico do filme, é bem... pop!!

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

temos críticas de cinema agora?

4 de março de 2007 às 15:37  
Blogger Mauro Ferreira said...

Sim, Célia, temos críticas de filmes, livros, discos e de qualquer outro produto que verse sobre música ou sobre a indústria fonográfica. Caso do 'Letra & Música'. Espero que o comentário não tenha sido feito em tom crítico.

4 de março de 2007 às 22:11  
Anonymous Anônimo said...

O filme não parece nada interessante Mauro , só vale mesmo dois atores que são excelentes !

5 de março de 2007 às 02:05  

Postar um comentário

<< Home