31 de março de 2007

Donato e Shank celebram sua união e liberdade

Resenha de CD
Título: Uma Tarde com

Bud Shank e João Donato
Artista: Bud Shank

e João Donato
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2

Em 1965, João Donato era um dos amigos brasileiros de Bud Shank no álbum gravado pelo saxofonista americano naquele ano, Bud Shank and His Brazilian Friends. Nascia neste álbum a amizade documentada recentemente em DVD roteirizado a partir da gravação de dois shows feitos pelos virtuoses na casa Mistura Fina (RJ) em novembro de 2006. O DVD vai chegar às lojas ainda este ano pela Biscoito Fino, a gravadora que está editando o disco que marcou a retomada da amizade entre os dois músicos. Uma Tarde com Bud Shank e João Donato foi gravado de forma espontânea em duas sessões de estúdio realizadas no Rio em 8 e 9 de maio de 2004. Shank estava no Rio por conta de apresentação num festival de jazz em que recebeu Donato como seu convidado.

A propósito: trata-se de disco de jazz, gravado com a liberdade do gênero. Com raríssima interação, Donato e Shank improvisam em bons temas de Donato (Gaiolas Abertas, Joana e Minha Saudade, parcerias com Martinho da Vila, Ronaldo Bastos e João Gilberto, respectivamente) e em jóias do quilate de Night and Day (que soa praticamente irreconhecível na reinvenção harmônica conduzida pelo sax de Shank), Black Orchid (tema de Cal Tajder em que há o baixo do convidado Ed Motta) e There Will Never Be Another You (com suingue bossa-novista). Há ainda o auxílio luxuosíssimo da bateria de Robertinho Silva e da percussão de Eloir de Moraes em algumas faixas. Só que são participações discretas. É do perfeito entendimento do piano de Donato com o sax de Shank que é feito este trabalho que celebra a união fraterna e a liberdade de criação.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

não duvido da competência de ambos, agora passo longe de discos em que os músicos ficam improvisando e matam as músicas.

31 de março de 2007 às 18:43  

Postar um comentário

<< Home