30 de março de 2007

Arcade questiona dogmas com aura emocional

Resenha de CD
Título: Neon Bible
Artista: Arcade Fire
Gravadora: Slag Records
Cotação: * * * *

Foi quase impossível se referir ao indie rock, em 2004, sem fazer menção ao Arcade Fire, revelação daquele ano com o álbum Funeral, que versava sobre perdas e morte com profusão de violinos. Daí a (natural) expectativa gerada em torno deste seu segundo trabalho, Neon Bible, previsto para chegar ao mercado brasileiro no sábado, 31 de março. Para quem curtiu Funeral, o impacto não poderá se repetir. Mas a ótima notícia é que o septeto canadense conserva em Neon Bible a densa atmosfera emocional do disco de estréia. Como o título já explicita, o conceito de Neon Bible gira em torno de religião. O Arcade Fire questiona dogmas impostos em nome de Deus com aparato orquestral. Destaque do coeso repertório, Intervention evoca a sonoridade anterior com grandioso arranjo calcado em órgão e violinos. Mas é fato que o grupo já soa um pouco mais pop - sobretudo em faixas como Keep the Car Running - sem cortejar descaradamente as paradas. Estas é que já se rendem ao Arcade Fire: Neon Bible chegou a ocupar a segunda posição na parada da revista Billboard, Bíblia do crucial mercado fonográfico dos EUA. Posição merecida para um álbum que traz pepitas como a balada Ocean of Noise, The Well and the Lighthouse (com coro ao estilo suntuoso da banda) e Antichrist Television Blues, faixa que lembra Bruce Springsteen ao narrar o calvário de trabalhador cristão na luta contra o demônio, em seu caso personificado por bela adolescente menor de idade. Há vida inteligente entre os violinos emocionais do som do Arcade Fire!!

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

é sempre assim: chega uma banda nova, a crítica diz que é o máximo, depois vem outra que ganha o mesmo adjetivo e a anterior some na estrada

30 de março de 2007 às 09:45  
Anonymous Anônimo said...

É o negócio da música Elisa, mas gostei do tema do disco, cutucar os dogmas é sempre bom.

Jose Henrique

30 de março de 2007 às 15:33  
Anonymous Anônimo said...

ah, elisa, ate q o Arcade Fire merece o hype. mas - convenhamos - algumas musicas do disco novo parecem echo & the bunnymen nos piores momentos. E em tempos q se fala tanto em aquecimento global, um disco com ares apocalipticos eh bem oportuno.

31 de março de 2007 às 18:20  

Postar um comentário

<< Home