26 de fevereiro de 2007

Guinga estréia como letrista em 'Casa de Villa'

Um dos mais inspirados compositores brasileiros, o carioca Guinga ingressa na gravadora Biscoito Fino com Casa de Villa, CD (foto) em que, além de estrear como letrista, ainda se aventura como cantor. Guinga assina os versos de faixas como a inédita Maviosa. O álbum inclui parcerias do compositor com Edu Kneip (Mar de Maracanã e Via-Crúcis), Paulo César Pinheiro (Porto de Araújo), Aldir Blanc (Tudo Fora de Lugar e Jongo de Compadre - esta também com Simone Guimarães, co-autora ainda de Capital). A valsa instrumental que fecha o disco, Comendador Albuquerque, foi composta em tributo ao saudoso produtor Paulinho Albuquerque, que, no comando da gravadora Velas, lançou Guinga no mercado fonográfico em 1991. A propósito, o produtor de Casa de Villa é o violonista Marcus Tardelli, discípulo de Guinga que reverenciou seu mestre no belo CD Unha e Carne, editado em 2005 pela mesma Biscoito Fino.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Você sabe informar se o Guinga e o Paulo César Pinheiro continuam brigados?

Não sei direito o motivo da briga entre eles, mas sei que foi uma bobagem. Algo que o Guinga falou numa entrevista há muito tempo que deixou o Paulo meio melindrado... Mas que foi suficiente para romper a amizade entre eles.

De qualquer forma, adoro as músicas que eles compuseram juntos (Bolero de Satã, Saci, etc...) e gostaria muito que eles voltassem a trabalhar juntos.

abração,
Denilson

26 de fevereiro de 2007 às 15:56  
Blogger Mauro Ferreira said...

Boa pergunta, Denilson. Se a música que ele assina com Pinheiro é inédita, acho que podem ter reatado. Mas, até onde sei, continuavam brigados.

26 de fevereiro de 2007 às 16:05  
Anonymous Anônimo said...

A Biscoito Fino é o lugar mais apropriado para Guinga e seu talento .

Muita gente desconhece esse mestre da nossa musica ! Os gringos não . Seus albuns " Noturno Copacabana " e " Suite Leopoldina " tiveram boas aceitações lá fora e foram inclusive indicados ao Grammy Latino .

Entre suas composições gosto muito de "Catavento e Girassol" dele com
Aldir Blanc , hit de Leila Pinheiro em 1995 .

27 de fevereiro de 2007 às 11:37  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Estou sentindo falta do seu comentário sobre a morte do Luís Chaves, baixista da formação original do célebre grupo Zimbo Trio.

Eles fizeram história na música brasileira, como músicos e como professores.

De antemão, desculpe esse meu comentário.

abração,
Denilson

27 de fevereiro de 2007 às 13:22  
Anonymous Anônimo said...

Mais do que adequada a inclusão de Guinga na Biscoito. Um artista de seu porte e com sua sofisticação não encontraria lugar neste rendevouz geral das multi.

27 de fevereiro de 2007 às 16:56  
Anonymous Anônimo said...

Perfeito comentário do anônimo aqui em cima!
Quero muito ter esse cd.
E qto à briga do PC e do Guinga, meu Deus!!!! como podem ?
Parece coisa de exu "invejoso". Essa parceria não poderia terminar de forma tão humana assim...rsrsrs
Ela pertence aos deuses!

28 de fevereiro de 2007 às 01:50  
Anonymous Anônimo said...

Notícia sensacional, um novo disco de Guinga é coisa boa demais, músicas maravilhosas, o homem é um gênio. Bom saber que voltou a compor com Aldir, a última havia sido "Abluesado", do Noturno Copacabana.
A propósito, Mauro, "Porto de Araújo" não é inédita, é até bem antiga, tem gravação da Miúcha e da Simone Guimarães ( um show este registro dela). Outra coisa: música e letra lindas! Provavelmente continuam brigados...

28 de fevereiro de 2007 às 02:24  
Anonymous Anônimo said...

Guinga é um gênio da raça. Embora suas parcerias com Aldir Blanc sejam maravilhosas, ainda prefiro as músicas de Guinga que receberam letra de Paulo César Pinheiro. A história da briga é muito boba, e é inacreditável que nós tenhamos sido privados de novas pérolas do quilate de Noturna, Bolero de Satã, Saci, Punhal, Senhorinha, Chorando com o Coração e Valsa Maldita por causa de uma desavença tão tola.

3 de março de 2007 às 19:03  

Postar um comentário

<< Home