9 de fevereiro de 2007

Duas de Caetano valorizam a trilha de 'Ó Paí, Ó'

Resenha de CD
Título: Ó Paí, Ó

- Trilha sonora do filme
Artista: Caetano Veloso,

Jauperi e outros
Gravadora: Natasha
Cotação: * * *

Se a trilha de Antônia propaga o rap que domina as favelas, a seleção musical de Ó Paí, Ó - filme de Monique Gardenberg que estréia em março - está baseada na efervescência rítmica do batuque afro-pop-baiano (a trama é uma adaptação de várias histórias encenadas pelo grupo de teatro do Olodum). Duas inéditas de Caetano Veloso valorizam a trilha sonora, já lançada em disco. Sucesso na Bahia, Ó Paí, Ó é um frevo com energia de axé que junta as vozes de Jauperi (em primeiro plano) e do compositor. Canto do Mundo, a outra inédita, é uma delicada canção entoada apenas por Caetano. Entre fonogramas antigos de nomes baianos como Ilê Aiyê (Adeus Bye Bye, com a participação de Daúde) e Mariene de Castro (Ilha de Maré), o CD apresenta nova releitura de Protesto do Olodum (E Lá Vou Eu) nas vozes de Daniela Mercury, Margareth Menezes e Tatau. O trio opta por ralentar o ritmo deste sucesso do bloco afro. Já Lázaro Ramos se arrisca como cantor em Vem meu Amor (hit da Banda Eva na fase de Ivete Sangalo) sem brilho, mas também sem comprometer o álbum. Já Jauperi, além da faixa-título, revive a linda É d'Oxum, parceria de Gerônimo com Vevé Calazans, já gravada com mais requinte por Elba Ramalho e Gal Costa. No todo, o batuque é bom.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

" efervescência rítmica do batuque afro-pop-baiano " = trilha sonora dos terreiros de macumba . Chamem Rita Ribeiro pois eu tô fora !

9 de fevereiro de 2007 às 00:56  
Anonymous Anônimo said...

Vai ser preconceituoso assim lá longe!!

9 de fevereiro de 2007 às 08:51  
Blogger Rodolfo Martin said...

Mauro,
Meu nome é Rodolfo Martin e acho que voce ja conheceumeu nome quando fez um comentario sobre o CD de rariedades da nova caixa do Caetano Veloso. Sou quem o Charles Gavin convidou como consultor. Claro, sou um louco por Caetano e sempre em procura de informacao cheguei no seu blog. Gostaria de falar algumas coisas com voce sim voce me manda algum email para lhe escrever. Um abraco
Rodolfo Martin
Jacksonville, FL
martinrodolfom@hotmail.com

9 de fevereiro de 2007 às 12:55  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, há um equívoco:
O título do CD é Ó PAÍ, Ó. Escrito como está parece que alguém se refere ao pai, quando, na verdade, o PAÍ é corruptela (para aí - praí).
Permito-me a correção porque são dois conceitos diferentes e o título da canção que dá nome ao CD é bastante ilustrativo do frevo em questão.
Beijinho.

11 de fevereiro de 2007 às 08:50  
Anonymous Anônimo said...

Juro que não entendi o comentário de Péssima. Falta do que escrever???

12 de fevereiro de 2007 às 18:55  

Postar um comentário

<< Home