4 de janeiro de 2007

Tiso viaja por Rio e Minas em gravação afetiva

Resenha de CD / DVD
Título: Wagner Tiso 60 Anos

- Um Som Imaginário
Artista:
Wagner Tiso
Gravadora:
Dubas Música
Cotação:
* * * *

Presença fundamental para a expansão e a popularização da música de Milton Nascimento nos anos 70, e ainda não valorizado na medida de sua (grande) importância, o pianista e maestro mineiro Wagner Tiso celebra a sua relação com os sons cariocas em evento gravado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em dezembro de 2005, e ora editado nos formatos de DVD, CD duplo e em embalagem que agrupa DVD e os CDs que registram na íntegra o show que teve intervenções de Gal Costa, Cauby Peixoto e Milton Nascimento - com a ressalva de que Gal e Milton parecem estar batendo ponto na festa de Tiso...

Concebido em cinco movimentos, o show sinfônico simboliza a viagem afetiva de Tiso entre Rio e Minas Gerais, celebrando os 40 anos do músico na cidade (dita) maravilhosa. Foi em 1965 que o então jovem mineiro desembarcou no Rio cheio de sons e música na cabeça. O espetáculo sintetiza os caminhos musicais do artista em terras cariocas. Com arranjos orquestrais que costumam unir elementos de rock, jazz, canção e da congada mineira, Tiso criou identidade sonora que reverberou em discos como o Acústico MTV de Gal Costa. Daí a participação da cantora em números (Sua Estupidez e Camisa Amarela) que remetem a esse álbum de 1997.

Em Solar, Gal faz dueto com Milton Nascimento - o convidado de honra do show por ter sua trajetória associada à de Tiso desde os tempos em que, adolescentes, ambos integraram conjuntos como Luar de Prata e W'Boys. A época juvenil é evocada em números como Castigo (Dolores Duran) e o bolero Aqueles Olhos Verdes. Antes de Milton e Tiso reviveram Coração de Estudante, parceria que virou lindo hino na luta por eleições diretas, na década de 80.

Participação bem mais inusitada - mas igualmente afetiva - é a de Cauby Peixoto. O astro apresenta os versos inéditos de A Flor e o Cais, canção valseada de Tiso letrada pelo poeta Geraldo Carneiro. Explica-se: Cauby empregou Tiso na boate Drink - da qual o cantor era dono - quando o mineiro chegou ao Rio em busca de um lugar na noite da (movimentada) cena musical carioca da década de 60.

A reunião dos músicos do grupo Som Imaginário - para tocar em números como Armina e A Matança do Porco - fecha o mapa de referências de Wagner Tiso. Foi na liderança do Som Imaginário que o maestro enriqueceu a obra áurea de Milton Nascimento e que radicalizou na mistura orquestral de jazz e rock. Mas ainda há as presenças do grupos Uakti e Guarda de Moçambique do Divino Espírito Santo - convidados dessa viagem musical pautada pela riqueza dos sons idealizados pelo multifacetado Wagner Tiso. Dez!!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Mauro, tudo bem? Seria possível você comentar a performance do Milton e da Gal neste DVD? Não ouvi comentários muito positivos. Obrigado!!

Paulo Soares
São Paulo/SP

4 de janeiro de 2007 às 11:22  

Postar um comentário

<< Home