7 de janeiro de 2007

Registro de turnê consagra Ná no primeiro time

Resenha de CD / DVD
Título: Piano e Voz
Artista: André Mehmari e
Ozzetti
Gravadora: MCD
Cotação: * * * * *


Egressa do Rumo, grupo associado à vanguarda paulista da década de 80, Ná Ozzetti sempre foi das maiores cantoras brasileiras pela afinação e emissão impecáveis. Em 2004, após alguns ótimos trabalhos individuais, ela se uniu ao pianista André Mehmari num projeto em dupla que rendeu o CD Piano e Voz, gravado em dezembro daquele ano e lançado em 2005. A reunião do duo teve continuidade em turnê nacional que, captada em abril de 2006 no Teatro Santa Cruz (SP), chega ao DVD homônimo - editado em embalagem digipack que agrega um outro CD, inédito, com músicas ausentes do primeiro. Contudo, o refinado projeto gráfico, criado por Gal Oppido a partir de costuras e pigmentos em pano de Edith Derdyk, é o do disco anterior, pérola da obra de Ná.

E o fato é que o irretocável registro da turnê põe definitivamente Ná Ozzetti no primeiro time das intérpretes nacionais. Piano e Voz está para Ná assim como Sobre Todas as Coisas (1991) esteve para Zizi Possi, que já era grande cantora, mas se firmou com esse trabalho. O nível das interpretações é sempre soberbo e a escolha do repertório - além de fugir do óbvio - irmana autores como Caetano Veloso (Noites do Norte), Pixinguinha (Rosa), José Miguel Wisnik (Bambino) e Lennon & McCartney (Because) com a costura da unidade estilística da dupla. Nada desafina no projeto.

Em registro cool, só que denso, Ná lapida jóias como Sabiá (Tom Jobim e Chico Buarque), Clube da Esquina I (Milton Nascimento, Márcio Borges e Lô Borges) e o tema folclórico Cuitelinho - com arranjos de Mehmari. A propósito, o pianista extrapola de vez na gravação a função de (mero) acompanhante da cantora. Há rara interação entre o duo - como se percebe na interpretação de Luz Negra, um dos temas herdados do repertório do trabalho original.

Boa parte da beleza do registro repousa na direção sóbria de Guto Carvalho. Não se vê as corriqueiras imagens do público, do qual somente se ouve, eventualmente, os aplausos entusiásticos. Os 18 números do DVD foram captados ora na presença da platéia, ora no teatro vazio. A alternância de atmosferas entre uma música e outra comprova o virtuosismo da dupla. Com ou sem platéia, o rigor estético permanece inalterado. E isso faz toda a diferença...

O som do CD é igualmente límpido. E somente a releitura vivaz de Águas de Março - exclusividade deste segundo disco - já atesta a maestria do canto de Ná Ozzetti e o toque luminoso (e preciso) do piano de André Mehmari. Ná sempre foi incensada pela imprensa paulista, mas precisa ser reverenciada pelo público brasileiro em geral. E que a descoberta seja feita com esse bonito Piano e Voz.

22 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ná é boa, sim, só que não é isso tudo. Mauro e suas cantoras...

7 de janeiro de 2007 às 13:33  
Anonymous Anônimo said...

Ná é muito mais que isso tudo. Melhor que ela, no Brasil, somente Gal Costa quando esta acerta. Ná Ozzetti não é uma boa cantora, é uma cantora extraordinária, e nessa resenha Mauro toca num ponto importantíssimo: Ná Ozzetti é uma cantora muitíssimo densa quando canta, mas sem apelar para o drama de Bethânia e Nana Caymmi, daí algumas pessoas sem muita noção de que emoção não significa exagero acharem que Ná é fria. Ná é mais que um uma cantora perfeita, é uma intérprete soberba.

Infelizmente (ou felizmente) nessa altura do campeonato acho improvável que passe a ser uma cantora reverenciada pelo grande público. Não é bonita como as breguinhas Marina Elali e Tânia Mara, não é masculina como Ana Carolina e sua imitadora Isabela Taviani, não é filha de Elis Regina como Maria Rita, não é pretensamente espontâne a e simpática como Ivete Sangalo. É apenas impressionantemente musical. Mas, por outro lado, Ná já provou em 27 anos de carreira que não precisa fazer sucesso para ser a cantora que é. Ná tem prestígio. É isso que basta.

Ave Ná

Doug Carvalho

7 de janeiro de 2007 às 14:12  
Anonymous Anônimo said...

Emanuel Andrade disse..

Quem houve os discos de Ná deve ficar calado e consentir que ela é uma das poucas boas cantoras, sem apelação, sem doses de chatisse. É sem comentários. O que ela fez com Atlântida e Raio X, ambas de Rita Lee, foi beleza rara. O melhor: ela não canta em programas de auditórios. Canta em bons lugares e na hora certa. Mauro, imagino que esse novo trabalho deve ser isso: maravilhoso de se ouvir.

Viva Ná

7 de janeiro de 2007 às 15:41  
Anonymous Anônimo said...

Ná é correta e SÓ!!!!!! Mauro qdo se apaixona por alguem faz isso mesmo... passional que só....
Dá pra ouvir a Ná numa coletânea de MPB e só. Menos Mauro, menos...

7 de janeiro de 2007 às 15:58  
Anonymous Anônimo said...

Assisti ao show da Ná no Sesc Pompéia e não gostei. Depois assisti novamente no Sesc Interlágos, 1 ano depois e tb não gostei,nesse dia ela desafinou horrores. Mas depois dessa resenha tão positiva do Mauro, fiquei curioso. Vou assistir ao DVD assim que for possível, e torcer para que ele tenha razão !!!

Edu abc

7 de janeiro de 2007 às 23:49  
Anonymous Anônimo said...

Acho a Ná Ozzetti uma chata. Penso nela e me vem à cabeça sua versão plangeeeeente, chorooooosa de 'Linda Flor' (aquela do Ai Ioiô). Prefiro a gravação de Dori Caymmi.

'Pérolas aos Poucos' é bacana, sutil.

Enfim, questão de gosto pessoal, porque o repertório é sempre de primeira (embora meio 'cabeça') e ela conta com o endosso de gente esperta e experta.

E aí, a Ná Ozzetti tem ALMA ou não tem?

8 de janeiro de 2007 às 01:22  
Anonymous Anônimo said...

Luc , na minha opinião Ná Ozzetti tem alma sim .
Ela é séria e inteligente e seu canto é bem colocado . Sóbria , Ná não é adepta de exageros cênicos como Maria Bethânia , Elis e Cassia ( não é uma critica , só uma observação ) .
E tem uma coisa que valorizo MUITO nas cantoras de hoje : Ela é compositora . E escreve boas coisas como "Capitu" e "Canto em qualquer canto".
O fato de sentar , pegar um violão e uma caneta e compor algo já é digno de nota . Maria Bethânia , Elis e Cassia não fazem/faziam ... ( NÃO é uma crítica , só uma observação . Até porquê , curto o trabalho das 3 citadas ) .
Emanuel ? O CD "Love lee Rita " é realmente muito bom . Ouvi e fiquei surpreso .
Edu ? Ná canta bem . E desafina sim ! Mas que cantora NUNCA desafinou ?

Um abração galera !

OBS : Mauro tem alguma composição de Ná nesse trabalho ?

8 de janeiro de 2007 às 01:50  
Anonymous Anônimo said...

Pra mim Ná já era do primeiro time antes desse album .Tem uma classe de bailarina e me lembra Alaide Costa quando põe seu canto . Aliás ambas lançaram albuns nesse estilo né Mauro ?
Diogo , meu Baby , não sabia que ela era compositora . Muito menos de "Canto em qualquer canto " , eu amo essa musica . Vivendo , lendo e aprendendo ! Tá no CD essa musica Maurinho ??

8 de janeiro de 2007 às 06:55  
Anonymous Anônimo said...

PIANO E VOZ ? DE NOVO ?? MAS COM NÁ DEVE SER DIFERENTE . POIS SÓ NÁ E NÁ !

8 de janeiro de 2007 às 07:02  
Anonymous Anônimo said...

Oi Mauro

Como não tenho outro jeito de contactá-lo tomo a liberdade de ocupar algumas linhas deste seu necessário blog apenas para lhe dizer que de 10 a 13 de Janeiro, Teresa Salgueiro, ex-Madredeus, estará se apresentando no Tom Jazz aqui de São Paulo( agora é Golden Cross Jazz Club) cantando música do seu mais recente cd que será lançado em março apenas com músicas de compositores brasileiros.
DSe já sabia, jornalista bem informado como é, desculpe o atrevimento de relembrá-lo.
Abraço e excelente 2007 para nós todos
Eulalia

8 de janeiro de 2007 às 16:55  
Anonymous Anônimo said...

Puro preconceito , Ná Ozzetti é na dela , discreta e inteligente . Tem quem goste ,tem quem não goste . Mas é assim mesmo !

Sua técnica é apurada . Igual a ela só Jussara Silveira e as vezes Gal Costa . Falta o sucesso e o prestigio de Marisa Monte .

Viva Ná , Viva !!

9 de janeiro de 2007 às 02:44  
Anonymous Anônimo said...

CONCORDO COM O DOUG , NÁ É NÁ . MELHOR QUE ELA SÓ GAL E QUANDO ACERTA

9 de janeiro de 2007 às 05:19  
Anonymous Anônimo said...

Ná Ozzetti
Jussara Silveira
Mônica Salmaso

Essas 3 não deixam nada a dever a nomes como Gal, Bethânia , Elis e Marisa Monte . Falta popularidade só isso . Talento , competencia e tecnica elas tem . Mas da forma delas são ótimas e únicas . Ou por acaso elas imitam alguém ?

9 de janeiro de 2007 às 06:20  
Anonymous Anônimo said...

Diogo , você que um quase especialista em cantoras desconhecidas do grande publico poderia falar um pouco mais sobre o cd 'love lee rita '? pelo jeito feito com canções de Rita Lee !
Quando foi lançado , que musicas tem ou coisas do tipo !

9 de janeiro de 2007 às 06:44  
Anonymous Anônimo said...

Poxa Luc vc não gosta da Ná ??? Que decepção tô tristinha agora ...

9 de janeiro de 2007 às 06:46  
Anonymous Anônimo said...

4:46, eu respeito a Ná Ozzetti. Ela é competente e transmite amor pela música. Acho que me excedi.

9 de janeiro de 2007 às 10:23  
Anonymous Anônimo said...

LOVE LEE RITA é um CD só com músicas de RITA LEE sim, de quem NÁ é fã. Foi lançado em 1996 é foi -- justamente -- muito elogiado na época. É possível encontrá-lo nas lojas, reais ou virtuais. De NÁ conheço este, o SHOW e o PIANO E VOZ. LOVE LEE RITA é de longe o meu preferido. SHOW, com sambas-canção, é muito bom também. PIANO E VOZ é bom, com grandes momentos, mas um pouco cansativo. Às vezes, CDs muito longos dão saudades dos LPs que raramente chegavam à 40min. Neste sentido, o BRASEIRO de ROBERTA SÁ também acerta na consisão.
Flávio

9 de janeiro de 2007 às 11:20  
Anonymous Anônimo said...

Tem outros CDs da Ná que são muito bons. O primeiro é um primor, chama Ná Ozzetti, é talvez o que eu mais goste. O segundo, chama Ná, o primeiro que ela coloca músicas de sua autoria com letristas como Itamar Assumpção e Luiz Tatit (aliás, alguém aí em cima disse que Capitu é da Ná, não é, é música e letra do Tatit, mas a gravação da Ná que a lançou melhor no mercado). O terceiro é o LoveLeeRita, só com músicas da Rita, super legal. O quarto é Estopim, também com composições da Ná, o quinto é o Show, de sambas canções, o sexto é o tal Piano e Voz com essa parceria maravilhosa com o André Mehmari. Esse cara é um Villa Lobos, um Hermeto, um Egberto da nova geração de músicos brasileiros.

Enfim, o que sei é isso aí. Tenho uma coleção das melhores músicas que peguei dos CDs e que vive no meu carro. Além dela, como também já disseram, há outras grandes cantoras que a Globo nunca vai tocar, como Jussara Silveira, Mônica Salmasso. Paciência. Há pérolas para poucos, parodiando a música do Zé Miguel Wisnik que ela canta tão bem.

O DVD ainda não tenho, mas vou ter já já.

Carlos

9 de janeiro de 2007 às 12:22  
Anonymous Anônimo said...

olá,
O CD "Love Lee Rita", da Ná Ozzetti, faz parte do catálogo do selo paulista Dabliú Discos e será reeditado (está esgotado há quase 3 anos) no primeiro semestre de 2007.

9 de janeiro de 2007 às 12:55  
Anonymous Anônimo said...

Especialista em cantoras desconhecidas do grande publico ? Tô muuuiiiito longe de ser !
Sobre o cd , muito foi dito pelos meus colegas
Posso acreditar : " Mania de você " como minha favorita nesse album . " Mamãe Natureza " também é boa ! " Mutante " , ficou legal mas Daniela Mercury fez mais pela canção . Vale a pena , ouvir o CD . Show de Ná !

Abraços , Diogo

9 de janeiro de 2007 às 18:33  
Anonymous Anônimo said...

A Ná, assim como Fátima Guedes(que vi agorinha mesmo cantando lindamente no Sesc V.Mariana),Monica Salmaso,Alaíde Costa, Rosa Passos e quem mais?...fazem parte daquele grupo seleto de cantoras que nos deixam na expectativa de um próximo show,sempre esporádicos(pq não cantam na tv e não cantam axé)pq sabemos que cada um deles será saboreado em cada acorde e em cada interpretação.Alaíde Costa lançará seu cd, dia 31 no Sesc V.M.. e a expectativa ja começou...e quem assistir jamais esquecerá.São assim essas pérolas raras!!!!!

12 de janeiro de 2007 às 01:20  
Blogger Unknown said...

A NÁ É UMA BELA VOZ!
MAS NINGUÉM PRECISA FICAR CRITICANDO AS OUTRAS CANTORAS. AFINAL, A NÁ NÃO É MAGISTRAL, POR SER MELHOR QUE AS OUTRAS, E SIM. POR SUA QUALIDADES VOCAIS QUE ENCANTAM...

PRECONCEITO NÃO EXALTA NINGUÉM. CADA QUAL NO SEU ESTILO, SE NÃO FOSSEM BOAS CANTORAS, NÃO ARRASTARIAM AS MASSAS GIGANTESCAS, QUE MOVEM BRASIL A FORA PRA VÊ-LAS!

E DIGAM QUE A MASSA SÓ COME LIXO... VOCÊS, COMEM O QUÊ???

ABRAÇOS!

26 de fevereiro de 2008 às 18:10  

Postar um comentário

<< Home